terça-feira, 7 de abril de 2020

ALGARVE: A TRAPALHADA DOS NUMEROS E A COORDENAÇÃO DO COVID 19

Os números relativos aos infectados, internados ou mortos na região algarvia não batem certo. As informações prestadas deixam muito a desejar e em lugar de contribuir para esclarecer, contribuem antes para lançar o pânico.
Se há algum ponto a realçar neste combate à pandemia, é o extraordinário trabalho feito pelas equipas de saúde e a forma como a maioria do Povo acatou a recomendação do recatamento social e de manter as distancias entre as pessoas. Porque quanto à acção do governo é um desastre, porque mesmo depois de saber do que se passava no ponto de origem, não tomou quaisquer medidas que evitassem que o vírus chegasse a Portugal, procedendo às monitorizações necessárias em todas as fronteiras, fossem elas terrestres, aéreas ou marítimas, ou seja deixaram a porta escancarada para que o vírus viesse de férias para o nosso País.
Exemplo disso, é a taxa de ocupação de hotelaria, que no mês de Março, segundo números que vieram a publico, registou uma quebre na ordem dos 48%. Deste modo, continuámos a receber pessoas de fora do País, sem qualquer controlo, subordinando o grave problema de saúde à salvação de um sector da economia, o Turismo!
A "gripezinha" do Bolsonaro, as declarações do Trump ou do Boris, este hospedado temporariamente num hospital de luxo, onde recebe a assistência que falta à maioria das pessoas, tem nas mais altas esferas do Estado português, alguns apreciadores que ainda não perceberam ou não querem perceber até onde isto nos pode levar.
Porque os números e a restante informação não prestam, nomearam um coordenador para o combate ao Covid 19, como se pode ver em https://jornaldoalgarve.pt/apolinario-coordena-combate-ao-covid-19-no-algarve/, um individuo de nome Apolinário, que se caracterizou por ser o pior secretario de estado das pescas, quando seria recomendável alguém na área da saúde ou de protecção civil. Estamos em crer que se destina a verificar o grau de contaminação do peixe que chega às lotas. Que pobreza de políticos.
Isto quanto temos uma secretaria de estado adjunta e da saúde, natural do Algarve e que em principio ou aparentemente, reunia melhores condições, como é o caso da Jamila, como se pode ver pelo curriculum, em https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/area-de-governo/saude/secretarios-de-estado?i=adjuntadasaude.
Porquê as nomeações dos ditos coordenadores?
Não se tratando de competência técnica, nas áreas de saúde ou de protecção civil, a coordenação só pode ser politica, ou seja, mandam para o terreno quadros políticos, com outro traquejo na arte de manipular a informação e capazes de proferir palavras como aquelas do primeiro ministro que diz que não faltava nada nos hospitais quando os trabalhadores dos estabelecimentos de saúde diziam o contrario. É esse o tipo de discurso e de informação que nos querem dar e é para isso que mandam estes habilidosos.
E se fossem todos à bardamerda?

3 comentários:

Anónimo disse...

...bardamerda e ontem já era tarde.

Anónimo disse...

Praia de Faro 11.00 horas.Casal de policias marítimos coladinhos no banco da motoquad sem máscara ou luvas ou sequer capacete quais incautos turistas perseguem quem sózinho e distanciado de qualquer outra pessoa tenta apanhar algo para comer mariscando meio kilo de qualquer coisa na baixa mar.Digno de ser visto.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 9 de abril, mais gente registou a surpreendente cena casaleira, mas não só para desencanto. Para que a floresta não seja injustiçada pela árvore, qualquer comando atento deve investigar, analisar, reflectir no modus operandis das suas células subordinadas, forças de segurança e cidadania no caso e agir em conformidade.