quarta-feira, 1 de abril de 2020

OLHÃO: TRAPALHÃO UM DIA, TRAPALHÃO PARA SEMPRE!

Hoje, de madrugada, deparei-me com uma baia da autarquia com uma pequena faixa, onde se podia ler: "O tempo e os recursos para o obrigar a ficar em casa podiam estar a ser utilizados para ajudar quem mais precisa".
Trata-se mais um acto de publicidade da imagem de um trapalhão hipócrita eleito presidente da câmara municipal de Olhão e que nos merece alguns comentários.
Com a autarquia a trabalhar à porta fechada o que mais lhes sobra é o tempo, tempo esse que podia ser aproveitado de melhor maneira se alguns funcionários da autarquia fossem apoiar os serviços administrativos de quem trabalha nos estabelecimentos de saúde, desde que lhes fossem cedidos todo os meios de protecção que quem trabalha naqueles locais deviam ter e não têm. Quando o presidente, na companhia de um funcionário se deslocaram ao centro de saúde de Olhão, sem mascaras para aparecerem nas televisões estavam a dar um péssimo exemplo de como devem proceder as pessoas que ali vão.
Como pode um traste destes vir falar em recursos, quando leva anos a consumir recursos em propaganda pessoal? E o consumo de recursos na celebração de contratos com amigos ou sócios do clube, muitas vezes desnecessariamente.
Mais, os recursos de que fala não são dele. Se alguém está no terreno a mandar as pessoas para casa, é a policia que é paga por outra entidade que não a câmara. Portanto não há tempo nem recursos por parte da autarquia. Só um trapalhão pode falar assim, mas já sabemos que tem a necessidade de fazer propaganda, agora que estamos a um ano de eleições autárquicas.
Não diz que permitiu que continuassem a funcionar serviços não essenciais sem o mínimo de protecção para os trabalhadores. Permitiu e permite, fingindo nada ver!
Por outro lado, a hipocrisia vai ao ponto de pretender "ajudar quem mais precisa", quando não abre mão de um cêntimo das receitas da autarquia em beneficio dessa pessoas.
O pequeno comercio, onde predominam empresas do tipo familiar, não podem trabalhar e também não são abrangidos pelo lay off, ou seja estão impedidos de receber qualquer apoio do Estado e ainda por cima, a autarquia através da empresa municipal não abdica das tarifas fixas na factura da agua. Então se eles não podem trabalhar, se não têm qualquer rendimento, como vão pagar cerca de vinte euros de um serviço que não lhes é prestado. É esta a "ajuda" que ele dá?
É mais que certo que o Estado de Emergência se vai prolongar por mais quinze dias, para já, podendo ser alargado por iguais períodos. Quem acode ao pequeno comercio?
Os operadores dos Mercados com uma quebra acentuada nas vendas e sem direito ao lay off também não veem baixar as taxas recentemente aprovadas e que se estima ser aumentadas em Junho. É esta  a "ajuda"? 
Os mariscadores vão viver do quê? Por acaso o Pina isentou-os do pagamento das rendas de casa enquanto dura a crise sanitária? Estamos a falar da habitação social, sim mas não só. Há alguma linha de apoio para quem não tiver recursos para pagar as rendas aos senhorios? É que com a falta de rendimentos muita gente não vai poder cumprir com as suas obrigações.
Que o presidente que tenha menos gastos supérfluos para ajudar quem mais necessita!
O presidente quer obrigar as pessoas a ficarem em casa para elas não irem para a porta da câmara reclamar apoios. Medo, muito medo do que está para vir com o sofrimento que vai atingir as pessoas.
Trapalhão um dia, trapalhão para toda a vida!

Sem comentários: