segunda-feira, 24 de agosto de 2020

FUZETA TAMBÉM É OLHÃO!

Olhão tem, neste momento, três freguesias e uma agregação, já que à Fuzeta lhe foi retirada essa qualidade, quando na verdade seria a freguesia de Olhão a ser extinta. Coisas da reforma administrativa de Passos Coelho e mantida pelo Costa.
Mas não é por isso que hoje fazemos questão de lembrar que a Fuzeta também pertence a Olhão e mereceria um olhar mais atento pelos nossos responsáveis políticos.
Isto porque na zona de produção de bivalves Fuzeta, o estatuto sanitário da ameijoa passou a PROIBIDA, conforme se pode ver na pagina 6 do documento do IPMA em  https://api.ipma.pt/public-data/snmb_bulletins/1142020-ci_snmb-21_08_2020.pdf
Face a esta aberração fomos consultar o histórico de microbiologia deste ano e verificámos que em Janeiro, a ameijoa apresentava 700 ecoli, em Fevereiro 78, em Março não foi feita a analise; em Abril 230, em Maio 330, em Junho 790, e em Julho 330. Para quem tiver duvidas pode pesquisar em https://www.ipma.pt/pt/bivalves/micro/ e assim verificar que não há razão alguma para uma reclassificação desta natureza, até porque antes da proibição estaria a classe C mas nem para isso os resultados apontam.
Quando se decreta uma proibição com base no estatuto sanitário, é pela presença de contaminação microbiológica de tal ordem que a Praia dos Tesos teria de ser interdita a banhos. Algo está errado, profundamente errado!
A única explicação para uma decisão desta natureza é única e exclusivamente politica, impedindo os produtores de ameijoa de se fazerem à vida para dar lugar aos veraneantes, como se os viveiros não estivessem ali todo o ano.
Esta atitude do IPMA, mostra também a subordinação técnica à decisão politica, o que aliás não nos espanta tal  o uso dado às instituições publicas. Ou aceitam a subordinação ou as direcções são postas a andar. Ninguem pode contrariar o poder politico e depois admiram-se do pessoal criticar os políticos.
E se fossem todos à bardamerda?

2 comentários:

Anónimo disse...

A classificacao abcd é de analises ao marisco. A actual reclassificacao é temporaria e referente a agua. Hoje vi na azinhaga da patinha uma coisa engracada entao o policia que mora no beco ao lado do predio 38 nao veio meter um monte de entulho ao lado do caixote do lixo e ainda por cima na frente de um portao. La por ser policia pode tudo. Quero ver quando a cmo vai tirar o entulho ou fazer algo.

a.terra disse...

Meu caro comentador:
Parece que não percebeu o que é dito no post. É verdade que a classificação é dada em função da presença de ecoli na carne do marisco. Mas não é disso que se trata. A alteração do estatuto sanitário está de facto associada a isso mas as analises à carne do marisco não mostram qualquer evidencia que sustente a reclassificação. Os níveis de ecoli na carne do marisco até bastante bom. Mas se fosse pela qualidade da agua, temporária ou não, ela teria de ser interdita a banhos e isso não acontece. Existe uma clara contradição em todo o procedimento.