quinta-feira, 6 de agosto de 2020

ILHA DA ARMONA: ESTÁ EM BANHO MARIA?

1 - Por aquilo que veio a lume, os proprietários de casas na Ilha da Armona deram um passo em frente na luta contra o aumento excessivo das taxas de ocupação de espaço publico e não só. Não se trata porem de uma vitoria porque não há ainda qualquer processo em Tribunal nem nenhuma decisão judicial mas um parecer jurídico que põe em causa a cobrança das ditas taxas.
Que os proprietários de casas se mantenham unidos e reforcem a luta, que a vitoria será certa!
2 - O mês de Agosto representa o fim do Verão, assistindo-se no fim do mês à debanada dos habituais frequentadores da praia e o PIR continua envolto em secretismo, ainda que se saiba que estão previstas demolições sem direito a indemnização.
Havia um conjunto de actividades programadas para chamar a atenção dos poderes públicos, mas os dias vão-se passando e não se detecta qualquer actividade nesse sentido.
3 - O Pina está atento às movimentações e sabe que as coisas em Lisboa não lhe estão a correr de feição, com a APA a não pactuar com a proposta apresentada pelo edil de Olhão.
Para dar a volta ao assunto, o Pina enceta nova estratégia, tentando levar ao colo o Apolinário para presidente da CCDR que com as novas competências que lhe serão atribuídas, passando a funcionar como que uma espécie de regionalização, representado a região junto do governo central.
Acredita o Pina que se assim for e com os conhecimentos e influencias que o Apolinário tem, ser possível fazer como quer.
Para mal dos algarvios se tal vier a acontecer, já que o Apolinário, nunca se manifestou contra os crimes urbanísticos e ambientais cometidos na região. Aliás, ele próprio os cometeu, quando para ganhar a câmara municipal de Faro em 2009, mexeu influencias para que as condutas de agua e saneamento fossem depositados no fundo da barra da Armona, contribuindo para o seu assoreamento, reduzindo a renovação de aguas dentro da Ria. Zarolho viu um lado mas esqueceu o outro, que estava condenando a produção de bivalves!
4 - A concessão da Armona termina em 2023 e tem de ser denunciada até um ano antes, ou seja até 2022, não faltando muito para o seu termo. 
Uma das condições para manter a concessão era a construção de uma pequena ETAR mas uma vez que já lá passam as condutas de saneamento em alta, apenas falta a rede em baixa, uma responsabilidade da autarquia, que vem brincando com o assunto.
Irá o Pina fazer a rede de saneamento em baixa até 2022? Se atentarmos noutras situações que ficaram paradas no tempo, à espera de melhores dias, como é o caso da passagem desnivelada da Avenida, a Variante Norte de Olhão entre outras, é bem provável que nada faça.
Será que tem alguém, com uma boa proposta, para ficar na posse de uma nova concessão?
Cabe aos proprietários de casas da Armona fazerem a defesa dos seus investimentos. Já está mais do que na altura de se saber o conteúdo do PIR.
Para quê tanto secretismo se está tudo bem? As pessoas têm o direito de saber o seu futuro!

3 comentários:

Anónimo disse...

Com esse dito Sr. Apolinário as casas bem podem ir abaixo

Anónimo disse...

Para os amigos tudo, a Lei para os outros! Que problema com a concessão, moss?

Anónimo disse...

Há bruxas que raramente não acertam no futuro.