quarta-feira, 26 de agosto de 2020

OLHÃO: O QUE ANDAMOS A PAGAR?

Porque está na berra a factura da agua e entendemos que os munícipes devem saber o que andam a pagar, tratámos de saber o que a Aguas do Algarve factura à Ambiolhão em termos de agua e saneamento. Tudo isso consta do Relatório e Contas daquela empresa, já publicado, devendo mesmo ser feito pela empresa municipal. Quem quiser consultar aquele relatório pode aceder em https://www.aguasdoalgarve.pt/sites/aguasdoalgarve.pt/files/publicacoes/relatorio_e_contas_2020_final.pdf . A paginas 41pode ver-se que o volume de agua consumido no concelho de Olhão ronda os 4.200.000 m3. que na factura da Ambiolhão diz pagar a 0,71 euros; de saneamento foram 2.500.000 m3 que foram tratados e que na factura dizem ser pago a 0,74 euros.
Não havendo outros elementos, a partir daqueles números poderia concluir-se que a Ambiolhão teria de pagar à Aguas do Algarve, no ano de 2019 cerca de 4.832,000 euros. 
Segundo os Instrumentos de Gestão Previsional para 2020 da Ambiolhão, ver em http://www.ambiolhao.pt/site/images/documentos/2020_Instrumentos_Gestao_Previsional.pdf verificamos que em 2019, a empresa recebeu da agua 2.504.957 euros e que os serviços prestados, caso do saneamento e resíduos, entre taxas fixas e variáveis, cobrou só 6.861.133 euros.
Para melhor compreensão seria necessário termos acesso ás contas da Ambiolhão, porque para alem destes números, há ainda os protocolos assinados com a autarquia e que atingem os 2.396.521 euros.
Quando os responsáveis da Ambiolhão se vêm desculpar com os investimentos a realizar, as pessoas devem lembrar-se que muitos deles têm financiamento de programas como o POSEUR.
E porque vem a talhe de foice, chamamos a particular atenção no capitulo que o Instrumento dedica ao saneamento da Ilha da Armona e que a seguir transcrevemos para fazer crescer agua na boca aos nossos leitores:
O núcleo urbano da Ilha da Armona é composto por cerca de 800 habitações, actualmente ainda servidas por sistemasindividuais de drenagem de aguas residuais (tipo fossa séptica). Esta é uma situação que urge resolver, estando prevista a realização da empreitada de construção de redes de drenagem e respectivos ramais, que será interligada à estação elevatória do sistema em alta, existente naquela ilha. As obras previstas contemplam também a construção de três estações elevatórias, integradas nas redes em baixa. Esta obra terá uma duração prevista de 15 meses, sendo espectável que se iniciem os trabalhos no 4º trimestre do ano. Valor orçamentado : 480.725 euros.
Que cada um ajuíze por si mas para nós isto é indicador de que não se farão obras algumas, não passando de propaganda para iludir os mais distraídos.

Sem comentários: