terça-feira, 25 de agosto de 2020

OLHÃO: VEM AÍ NOVA CONTA DE AGUA. QUANDO REAGEM?

Está a chegar a carta com a factura da agua e mais um assalto à carteira dos munícipes, apesar de todas as tentativas para "esclarecer" como é apurado o preço dos serviços.
Consultado o site da Ambiolhão, e apesar de já termos chamado a atenção para o facto, a verdade é que continuam sem publicar as contas relativas ao ano de 2019 quando o deveriam ter feito em Junho passado. Muito transparente a gestão da empresa municipal.
Depois de terem feito a comparação da agua da rede com os garrafões de agua mineral em termos de preços e exagerando no preço dos garrafões, anuncia-se nova explicação, talvez sobre o saneamento que não é tratado ou deficientemente, mas que os munícipes pagam para que a Ria Formosa não seja poluída.
Como são apresentas muitas despesas para justificar o assalto, fomos tentar perceber quantos funcionários tem a empresa assaltante. E encontrámos o que vem na imagem; a empresa conta com 202 funcionários mas não é feita a desagregação em função do serviço que prestam para sabermos se também estamos a pagar serviços que nada têm a ver com o consumo de agua, como por exemplo a limpeza urbana.
Claro que percebemos como se podem fazer estas coisas, calculando a totalidade dos custos da empresa e fazer reportar tudo na factura da agua, associando-lhe custos indevidos. A limpeza urbana deve fazer parte de um protocolo entre o município, empresa mãe, e a empresa municipal porque todo o cidadão paga impostos municipais que incidem sobre a parte urbana como pagamento do espaço publico, o IMI entre outros. E atenção que a limpeza urbana tem um peso significativo tanto no pessoal como em viaturas e outros custos.
A melhor forma de perceber isto seria através das contas mas o presidente da AMAL, da Câmara Municipal e também da Ambiolhão, porque gosta da opacidade das suas decisões, esconde as contas da empresa e não permite que o munícipe fiscalize a aplicação dos dinheiros extorquidos ao Zé Povinho.
É assim, o otario dos costume paga tudo sem refilar, até um dia...  

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é uma vergonha, quando mostrei a minha carta da água a colegas meus em Faro perguntaram me se eu tinha um restaurante, mais engraçado é que tenho um colega que reside na zona de Pechão, têm tarifas diferentes, muito mais baixas, e pertence ao Conselho de Olhão, pergunto PORQUÊ?

Anónimo disse...

Informo o seguinte que penso ser de extrema importância e peço ao autor to blogue que faça um artigo a pedir informações aos outros residentes de Olhão a informar se na zone onde residem se passa o mesmo. Ora aqui na minha zona (perto de Moncarapacho) têm havido fugas a mais. Cada vez que há uma fuga lá tem que vir o pessoal arranjar e/ou maquina retroescavadora para desenterra os tubos. Pergunto se os contratos de manutenção são anuais ou por cada serviçó prestado individualmente. É que se for o segundo já se está a ver o que está a acontecer, principalmente aqui nas zonas mais escondidas. Será que é assim tão difícil adequar as tubagens e respectivos equipamentos á pressão utilizada ?! Claro que não!!!
Aproveito também para contar uma história que se passou em Quelfes há uns anos quando andavam a instralar a rede de água nos caminhos para as vivendas no campo aqui á volta. Num desses caminhos foi aberta uma vala no meio do mesmo, com cerca de 300m (talvez mais). Ora qual não foi o espanto de alguns moradores quando repararam que o tubo que foi instalado na mesma tinha um diâmetro bastante reduzido. Um dos moradores indignado confrontou os trabalhadores sobre o assunto, argumentando que no futuro se a maior parte das vivendas aderisse á rede (o que não só é expectável como obrigatório para a maior parte dos casos...) iria ter que se abrir a vala novamente para colocar tubo de maior diametro. Repare-se que o trabalha de rettroescavadora é pago normalmente a 30/35€ á hora(!), fora o pessoal que instala as tubagens e acessórios, os quais na maioria são específicos dos diametros utilizados. Ora a resposta de um dos trabalhadores não se fez esperar:" Nós também temos que ganhar!!"... Sinceramente, não compreendo os novos partidos mais patriotas e á direita que têm vindo a aparecer, e que têm um certo orgulho nacional. Eu tenho vergonha de ser português!!! Povo idiota, invejoso, ladrão e facilmente manipulado. Entretanto o IMI das casa aumentou e ser for preciso põe-me na rua e penhora-me a casa se não o conseguir pagar...