terça-feira, 11 de agosto de 2020

OLHÃO: SABIA QUE...?

Na semana passada houve um assalto a um estabelecimento, café, na Rua do Comercio, em frente à antiga Ourivesaria Miranda, que está abandonada, apesar de contar com uns barquinhos muito giros.
Dirão muitos que é normal, esquecendo que ali ao dobrar da esquina está a sede da Policia Municipal. Mais, na Rua do Comercio foram instaladas câmaras de videovigilância para assegurar a segurança das pessoas.
A cena até é engraçada. É que os assaltantes taparam antes a dita câmara, que segundo informação seria um pacote de leite e depois trabalharam à vontade. Ou seja com uma nova Policia e câmaras, pessoas e estabelecimentos não estão protegidos, contrariando assim os cartazes afixados junto ás ditas câmaras.
Mas isto não foi noticia e tem sido omitido premeditadamente para que os munícipes não questionem a necessidade da Policia e das câmaras. Afinal aquilo redunda num gasto de dinheiro sem qualquer préstimo! 
Claro que os gastos, e já lá vão uns bons milhares de euros, terá de ser compensado através de processos de contraordenações, a grande "utilidade" da nova Policia! Daqui para a frente, carros mal estacionados serão objecto de processos. Mas e de quem é a culpa da falta de estacionamento na cidade e concelho?
Ainda que seja do regime anterior, está em vigor, com as necessárias alterações, o Regulamento Geral da Edificação Urbana, o qual define uma linha imaginaria de 45º graus contados na parte oposta da rua, o que implicava que as edificações não pudessem exceder a largura da Rua, excepto quando se tratasse de recuados.
Tal limitação, na pratica impedia que onde havia uma casa, continuaria a haver uma casa; a construção em altura, veio alterar a situação e onde havia uma casa passou a haver quatro ou cinco, com o inerente aumento de carros e transito.
Quem autorizou tais construções foi a câmara municipal e por isso ela é a única e exclusiva responsável pelo caos que é estacionar em Olhão; para quem conhece Olhão sabe que a sul do caminho de ferro não havia, face ao regulamento, condições para o crescimento em altura com as consequências dali resultantes.
Criar um corpo de Policia Municipal para reprimir  o estacionamento indevido, promovido pela autarquia é mais um a forma de impor o Poder pela força, uma ditadura disfarçada de democracia!
Não venham com historias da segurança de pessoas e bens, que como já vimos não é essa a aposta!
Batam mais palmas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olhão, terra de ladrões, drogados, alcoólicos, pedintes, pobres, violência, bandidos e ladrões de toda a espécie. Cafés são mais de 200! A parte "turística" da Baixa, a propaganda política e institucional, as festarolas, as "obras" pré-eleitorais, as fantochadas como a "vigilância" e promessas eleitorais mascaram a realidade.

Anónimo disse...

Mas qual é a legitimade da policia municipal? Há algum artigo da lei que permita tal coisa? É um absurdo.