quarta-feira, 19 de agosto de 2020

OLHÃO: CONTINUA O ASSALTO À CARTEIRA DOS MUNICIPES!


A Ambiolhão, empresa municipal de agua e saneamento não para de nos surpreender. Aproveita as redes sociais para tentar convencer os consumidores que a factura da agua é correcta e sensata, mesmo que para isso tenha de mentir um bocado.
Na imagem acima, reproduzimos a mais recente publicação da empresa e o mínimo que temos para dizer é que a idiotice está a fazer escola tanto na autarquia como nas suas empresas.
Entre outras coisas, a empresa vem comparar a agua da torneira com os garrafões de agua vendidos no comercio, tendo fixado o preço de tais garrafões, se de merca branca, em 1 euro. Eu que colaboro num pequeno estabelecimento vendo o garrafão de agua a 0,75 euros, imaginando quanto custará numa grande superfície que compram camiões a preço da agua da torneira ou mais barata como veremos mais à frente.
De qualquer das formas comparar uma actividade comercial regular como é o negocio da agua engarrafada com a função social da agua, que não é apensa um bem essencial mas indispensável à vida, é no mínimo um acto de estupidez.
E prossegue dizendo que a taxa de disponibilidade visa manter a rede nas devidas condições para que a agua chegue a casa, mês omite a degradação da rede e as suas consequências como as constantes roturas.
Mas só fala nos primeiros dois escalões, quando nos demais a "multa" é bem mais pesada para equilibrar a dos consumos mais baixos. No fundo a empresa municipal, presidida pelo António Pina, não dá nada. Quem contribui para que a factura da agua nos escalões mais baixos são os grandes consumidores aos quais se juntam os pequenos estabelecimentos comerciais, que não gastando um m3 acabam pagando uma enormidade. Nisso não falam as aventesmas!
 Este consumidor, também publicou nas redes sociais a factura do assalto á carteira com mais de setecentos euros para pagar, quando no mês anterior tinha pago pouco mais de trinta euros e das duas uma, ou tem uma rotura na canalização ou o contador está avariado. Acontece que, parece que é a nova prática da empresa, o contador foi substituído sem qualquer aviso prévio e não foi informado da ultima leitura do anterior nem do inicio do novo, estando assim impedido de contestar o pagamento, razão pela qual a empresa vem dizer que tem que pagar e mais nada!
Obviamente, que ao pagar  536,45 euros só de agua teria de beber muitos garrafões!
Presumimos que, por não pagar o saneamento, tratar-se de alguma casa na ilha, mas mesmo assim só seria explicável se tivesse alguma piscina e bem grande, não uma dessas insufláveis.
E é com musica desta natureza que a empresa municipal vai levando a agua ao seu moinho, cobrando como quer e entende, com base em recomendações de uma entidade reguladora (ERSAR), que nada regula, mas que dá às empresas exploradoras o beneficio de assaltar as carteiras dos consumidores sem ter em conta o custo social da agua.
Quem tiver casa no concelho de Olhão não se admire do assalto continuado nos próximos meses, estando na altura de se fazer uma recolha de assinaturas, reconhecidas pela Junta de Freguesia, por forma a promover uma Assembleia Municipal com um único ponto da Ordem de Trabalhos, a agua e a sua facturação.
NÃO AO ROUBO NA FACTURA DA AGUA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olhão é a unica camara que com ou sem covid continua a explorar todos os municipios seja de forma camuflada ou descarada apela a todos na poupança da agua na limpeza que não existe e na reciclagem que funcional mal. Apesar de a familia não ser das mais numerosas desde muito cedo habituamos a diferenciar o lixo em media produzo cerca de 2 quilos de lixo por semana que coloque sempre que possivel de 3 em 3 dias no molok 30 litros de plastico e metal que coloque ao fds no eco bem como 2 quilos de papel e cerca de 10 quilos de vidro, aproveito residuo das verduras e frutos para compostagem e o que ganhe com isso nada pago como se fosse o maior poluidor nem nos resíduos, existe forma de controlar e fazer pagar poluidor pagador