segunda-feira, 10 de agosto de 2020

OLHÃO: CONTINUA O ASSALTO NA FACTURA DA AGUA!



A Ambiolhão publicou um vídeo onde tenta explicar o assalto à carteira dos munícipes na factura da agua, saneamento e resíduos.
Como se pode ver nas imagens, o patrão da Ambiolhão aproveitou a deixa para justificar os desmesurados valores apresentados. E vai mais longe, apontando à falta de inteligência das pessoas a não compreensão do assalto, como se pode ver na resposta que dá a uma consumidora. Claro já sabemos que o doutor António Miguel Pina, foi um aluno de "excelência" e que não precisou de favores para conseguir um canudo. Mas Luis Gomes, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Sº António, não dizia isso antes de estabelecer amizade com ele.
É assim entre "carinhitos". Tudo gente inteligente, o Povo é que é burro! Pensam eles.
E por fim um tal José Gonçalves, um perfil falso de um consultor da Ambiolhão que não quer dar a cara, para dizer o quê?
É fácil atirar a responsabilidade para a ERSAR, como sendo ela a autora do tarifário o que é falso. Quem faz o tarifário é a Ambiolhão e tem de obedecer a alguns parâmetros, coisa que nem sempre tem sido feita. E de tal forma foi assim que em tempos deu entrada um processo judicial, no Tribunal Administrativo, do qual a empresa municipal recorreu. Infelizmente a Justiça em Portugal é aquilo que toda a gente sabe.
De qualquer das formas, a ERSAR é a entidade reguladora do sector das aguas, saneamento e resíduos. E como todas as outras reguladoras não regulam nada ou quando o fazem, fazem-no no plano inclinado em que os beneficiários são sempre os prestadores dos serviços e nunca o consumidor.
Diga-se que o Estado está cheio de entidades  deste tipo; ele são os Observatórios, as Fundações, os Institutos, as Entidades Reguladoras das Aguas, Telecomunicações, Energetico, e outras mais. A maior parte delas não produzem nada, mas mesmo nada e quando o fazem, a população em geral nada beneficia.
Então como esperar que a ERSAR viesse defender o consumidor, se ela própria é nomeada pelo Estado patrão, a quem devem obediência cega?
A agua, o saneamento e os resíduos, são bens e serviços essenciais, sendo a agua indispensável à vida. No vídeo é dito que o tarifário resulta da aplicação do principio do utilizador/pagador, essa é que é a verdade. E foi decidido pela empresa e não pela ERSAR que quando muito tinha o poder de recomendar, mas nunca o de impor um tarifário.
As pessoas em geral não se preocupam com este tipo de coisas e só se lembram quando são colhidas no percurso, mas se pensassem na generalização da aplicação daquele principio, iriam perceber que aplicado por exemplo na Saude, os pobres iriam morrer por falta de assistência; os pobres não podiam mandar os filhos para a escola; e como já vai acontecendo, os pobres não têm direito a uma casa digna.
O principio do utilizador/pagador colide com os valores sociais, degrada as condições de vida das pessoas, empobrecendo-as ainda mais, num País onde as taxas de desemprego, de rendimento de inserção social ou de reformas de miséria é de tal forma que a maioria da população não teria direito a viver.
Claro que os titulares de cargos políticos e a sua corte de consultores e a teia que se junta à mesa dos cardiais, estão-se nas tintas para os mais pobres; esse apenas servem para trabalhar e se possível na condição de escravos. Esse é objectivo da nossa sociedade politica!
Daqui, bato palmas a todos aqueles que contestam o assalto à carteira dos consumidores levado a cabo pela Ambiolhão, o seu presidente e consultores!
Não se calem! Força! 

2 comentários:

Anónimo disse...

Fascismo por fascismo o anterior era mais justo e menos mafioso, moss.

Humberto Oliveira disse...

E como podemos nos unir para fazermos uma contestação coletiva?