quinta-feira, 27 de agosto de 2020

OLHÃO: CONTAS EM DIA, MÃOS À OBRA!

Durante a campanha eleitoral de 2017, o presidente da câmara municipal de Olhão, tinha como slogan "CONTAS EM DIA, MÃOS À OBRA!. Mas parece que ele não gosta de prestar de contas, ele que é da área de economia.
Como vimos em textos anteriores,  as contas da Ambiolhão estão por publicar, isso é um facto e tão factual como as contas da Fesnima, outra das empresas municipais também não apresentar as contas como se pode ver na imagem a seguir:
Mas não se pense que fica por aqui, já que a própria autarquia, que já presentou as contas do seu quintal, mas não apresenta a consolidação das contas do grupo empresarial de que é a empresa mãe. 
Deve acrescentar-se que as duas empresas são presididas pelo presidente da câmara e como tal a falta de contas e de transparência, pode e deve ser-lhe imputada, única e exclusivamente, já que é ele quem dirige toda a orquestra.
A falta da prestação de contas é sintoma de que algo no reino do pequeno ditador vai mal. Os números trabalham-se e pelos vistos andam à procura de uma solução que permita apresentar contas certas. Isto é o que dá a confusão criada em torno das empresas municipais, um pântano que cada vez mais, mostra que todas elas deviam ser extintas e dar lugar à municipalização dos serviços.
Registe-se que são presididas pelo presidente da câmara pelo que o órgão não necessitaria de mais vereadores a tempo inteiro caso as empresas fossem extintas. Isto para não falar nos quadros do pessoal, que no caso da Fesnima deixam muito a desejar, mal se percebendo os que estão ao serviço da empresa mas a receber por outro lado.
Que o Municipio, no ano de 2019, cobrou de taxas e impostos 14.542.340,57 euros ficámos a saber; e também que recebeu de transferências e subsídios 11.576.282,80 euros, sendo que só em pessoal e encargos sociais gastou 10.323.861,95 euros, sem falar naqueles que foram contratados em regime de prestação de serviços e que como tal não fazem parte dos quadros. 
Alimentar a feira de vaidades, a "compra" de potenciais eleitores, ter o partido como agencia de emprego e outras situações menos claras, é o que está por detrás de tamanha opacidade nas contas. 


1 comentário:

Anónimo disse...

Ora parece que toca na questão do aumento de funcionários na Fesnima que não sei o que estarão a fazer concretamente com as eleições a aproximarem-se e a compra desses eleitores e respectivas famílias e amigo, levam uma lavagem ao cérebro, sim porque estes favores pagam-se e bem!!!!!