terça-feira, 3 de agosto de 2021

OLHÃO: LAMBE CUS, É POUCO!

 O titulo vem a propósito do movimento anti-critico de alguns sectores do falso partido socialista em Olhão, que não conseguem despir a camisola da clubite e comentar de forma fundamentada aquilo que os opositores vêm dizendo.

Desde as primeiras eleições autarquicas da era democratica que o falso partido socialista governa o concelho. Assim para o bem mas também para o mal, os socialistas são os responsaveis por tudo quanto se tem passado.

Do lado do bem, mesmo quando proposto pela oposição, faz propaganda como se fosse da sua autoria, omitindo a intervenção de terceiros. Do lado do mal, ignora ou diz ser má lingua da oposição.

Esquecem, os mais que lambe-cus, que o conceito de bom ou mau diverge consoante o olhar do observador; se for socialista,estábom mas se for da oposição poderá estar uma merda!

Antigo,destacado membro da assembelia municipal e assessor do presidente, veio para as redes sociais tecer considerações sobre os esgotos, como se ele próprio não tivesse responsabilidades, ainda que menores, no assunto.

Como atrás dizemos, o PS é Poder, em Olhão, desde 1975. Por essa altura só havia uma rede de saneamento, que ia desaguar na Ria Formosa. Só em 1983, e com fundos comunitários, foram construídas as redes separativas de esgotos domésticos e de aguas pluviais, o que se pode confirmar em http://www.ambiolhao.pt/site/index.php/ambiolhao-inicio/publicacoes/publicacoes-noticias/item/500-ria-limpa-ria-linda ainda que tenham sido prestadas algumas declarações erradas.

Depois desse trabalho e da construção das ETAR Nascente e Poente de Olhão, com a situação na Ria a degradar-se, nada mais foi feito por parte da câmara, apesar de ter sido pressionada. Em 2004 viria a ser debatida a Agenda 21 Local, de Olhão, onde a poluição na Ria foi o vector mais votado e também ignorado pelo Poder dito socialista.

Em 2009 é apresentado no Parlamento Europeu e junto da Comissão Europeia uma queixa por causa da poluição, com o Estado português a ser ameaçado de sanções caso se mantivesse o incumprimento.

E nessa altura, o nosso lambe-cus era deputedo municipal e dizia que era tudo mentira ou desconhecia. Diga-se de passagem que levámos deputados municipais a visitarem a ETAR porque não sabiam onde ficava.

A Ambiolhão só é criada em 2010 e nunca com o objectivo de resolver qualquer problema ambiental mas sim económico/financeiro, tratando-se de acabar com a sunbsidiação do preço da agua. Enquanto empresa, estava condicionada pelos resultados económicos e eram esses que determinavam a actuação da empresa. A definição da politica ambiental a prosseguir pela empresa era determinada pela câmara.

Mais de trinta e cinco anos depois de construídas as redes separativas de saneamento e de erros cometidos pela autarquia e a sua empresa municipal, continuam a demonstrar que não querem resolver o problema, preferindo os remendos.

Os milhões gastos em saneamento foram aplicados na ajuda de amigos e não da Ria, fazendo a rede de saneamento de.uma urbanização.

Lambe-cus é muito pouco. Travestis, politicos!

Sem comentários: