quarta-feira, 11 de agosto de 2021

PRAIA DA FUZETA RIA COM BANDEIRA VERMELHA

 

Já lá vão dez anos desde que foi feito este video na Fuzeta por detrás do edificio Delmar, mas apesar dos anos continua tão actual como na altura, já que a qualidade das aguas da Praia Fuzeta Ria estão de tal forma contaminadas que obriga à interdição para uso balnear.
Se os nossos leitores já repararam, as estações elevatórias foram instaladas, todas, em linhas de agua para numa situação de emergência descarregarem para a Ria, quando deveriam ter um sistema, e têm, alternativo para evitarem as descargas em areas protegidas. No entanto o procedimento alternativo nunca é acionado porque tem menos custos mandar a porcaria para a Ria.
A poluição provocada pela descarga de aguas residuais tem duas formas de ser encaradas; uma é a da qualidade balnear, como é o caso presente, e aqui Del Rei que há muita gente a ver o que dá uma pessima imagem dos merdosos que temos no processo de decisão; outra situação é a contaminação microbiológia dos bivalves, mas essa até é um beneficio, já que ajuda a correr com aqueles que sempre viveram da Ria.
No fundo o poder politico quer a Ria para os ricos, nacionais e estrangeiros, e os pobres que se restrinjam  aos guetos para onde são encaminhados.
Como sabem, a exploração das redes de saneamento em alta é da Aguas do Algarve, uma empresa do Grupo Aguas de Portugal, ou seja do Estado. Quem licencia as descargas é a Agência Portuguesa do Ambiente, também ela do Estado, qualquer que seja o seu estatuto. Sendo assim, porque cão não morde a cão, ninguém é responsabilizado pelo péssimo funcionamento desta merda, que é disso que se trata.
E o nosso tão querido presidente da câmara e meu amigo Pina, um defensor dos sete costados  do desenvolvimento turistico vai certamente tomar uma posição, a de mandar calar quem se atravessar no caminho. Aquilo até pode ser bom para correr coms turistas do Parque de Campismo. Quanto mais vazio, mais facil se torna decretar o seu encerramento. 

Sem comentários: