domingo, 1 de agosto de 2021

OLHÃO: A MENTIRA DOS ESGOTOS

 

A imagem acima foi roubada da pagina da empresa municipal Ambiolhão. Claro que podiamos fazê-la acompanhar do texto, mas desvalorizámos o que nele é dito.
As 285 ligações foram identificadas ao  longo dos anos mas não são o resultado de uma procura para resolver o problema mas apenas para reduzir a pressão das pessoas sobre a autarquia já que o saneamento é base de uma cidade minimamente desenvolvida. E a autarquia quer apresenta-la ao mundo como se estivesse tudo bem, quando está tudo mal.
Tomámos conhecimento de que alguns moradores da Rua das Lavadeiras se dirigiram ao presidente da câmara queixando-se da descarga de esgotos de um estabelecimento hoteleiro; estabelecimento ou proprietário que foi contactado por um dos moradores para evitar a repetição das descargas, tendo recebido como resposta de que naquela rua não havia rede de aguas pluviais, embora hajam sumidores e até uma tampa de colector que diz pluviais.
No contacto com o Pina, as pessoas aperceberam-se que o mesmo já tinha conhecimento das descargas, só que "julgava" tratar-se de aguas limpas, quando as pessoas queixam-se da sujidade e cheiro das descargas.
Ao construtor cabe apenas trazer os esgotos domesticos ou pluviais até meio metro da porta ficando a ligação às redes por conta da empresa municipal Ambiolhão.
De uma forma ou outra, os moradores da rua ameaçam, caso continuem as descargas, fazer queixa a entidades externas ao municipio e encaminhar a informação para a comunicação social, o que seria mau parea a imagem do estabelecimento mas também da cidade e a da sua autarquia.
Sabemos também que fizeram videos das descargas que mostram como a agua é suja, só nãomostram o cheiro.
Quer isto dizer que a Ambiolhão que ao longo dos anos se desculpou com a falta de cadastro, para depois elaborar o cadastro a partir da tampa dos colectores sem ter o cuidado de verificar da sua veracidade, sabe bem demais onde estão as chamadas ligações clandestinas promovidas e ou autorizadas pela autarquia. 
Quando dizem que a Rua das Lavadeiras  não tem rede de aguas pluviais, estão na prática a dizer que só existe uma rede e essa muito provavelmente vai descarregar directamente na Ria sem qualquer tratamento.
Não basta dizer que a Ria Limpa, é uma Ria Linda, para isso têm de a limpar, evitar que os esgotos vão para a Ria.
Vão à bardamerda

Sem comentários: