quinta-feira, 26 de agosto de 2021

OLHÃO: UM DOS TENTACULOS DE UM POLVO MORIBUNDO

Quero crer que em Olhão toda a gente sabe que o polvo é uma espécie marinha com oito tentaculos, mas é também conhecida como forma de organização mafiosa, neste caso politica, com sede local no edificio da Alfandega.
Um dos tentaculos desta organização funciona na ACASO, uma IPSS que está ao serviço de quem exerce o Poder. Apesarde ser uma instituição dita privada, ela funciona com capitais publicos quer para o investimento quer na comparticipação que dá por cada utente.
Elitista na selecção dos utentes que a ela acedem, o que por si só já é reprovavel. enferma ainda de outros vicios no acesso, já que é preciso ter alguem com o cartão do pratido para apadrinhar a entrada.
Assim, a sogra do presidente da Junta de Quelfes e membro dos órgãos sociais da ACASO, foi admitida pela mão da esposa do vereador Camacho, todos da mesma familia politica. Este polvo está tão rijo que nem a congelação o consegue amolecer. 
Mas pior, a senhora, "por ausência de recursos", foi ali institucionalizada pelo que tem de pagar a quantia astronómica de trezentos euros, destinada a pessoas com carências de meios, quando na ERPI da ACASO, nas mesmas condições da senhora teria de pagar a taxa normal. Costumava o pai Pina dizer que estes eram trabalhos altruistas. Bonito sim senhor!
Como já vai sendo habito, para alimentar o bicho, é preciso cortar nos custos. Assim, e como diz o Povo até da agua conseguem fazer sopa, pelo que muitos dos utentes reclamam da falta de qualidade da mesma.
Porque falamos em refeição, não podemos de deixar de dizer que para fugir ao pagamento do subsidio de refeição, passaram a dar um pacote de leite e pouco mais, aos funcionarios. Vamos aguardar para ver se ainda se mantem a situação.
Mas a redução de custos não se fica por aqui. É que medicação de fora de prazo estava indevidamente pronta a ser utilizada, quando devia ter sido inutilizada ou retirada para local mais apropriado. Não pode valer tudo.
Certo é que, de há uns tempos a esta parte tem havido uma debandada por parte do pessoal, particularmente no sector da saúde, o que levou a enfermeira chefe a fazer turnos duplos. Gratuitos ou para ela,são pagoscomo manda a cartilha (deles) ?
Pelo menos chegou-nos ao conhecimento de que um enfermeiro integro, achando que alguns utentes precisavam de cuidados hospitalares, já que os que tinham na ERPI não eram os mais apropriados, no espaço de dias  mandou sete para o hospital de Faro, dos quais quatro lamentavelmente não resistiram. Pela sua acção na defesa da saúde de quem tratava, o enfermeiro foi admoestado. Revoltado, zangado, pediu a demissão porque ele queria era trabalhar em medicina e aquilo não era nada.
Um polvo com tentaculos destes não merece continuar a viver e por isso no proximo dia 26, devem fazer o que a maioria dos funcionarios da ACASO vão fazer, votando noutra força politica. O voto é secreto e o Polvo por mais poderoso que seja ainda não consegue saber emquem as pessoas votaram, pelo que não têm que ter medo.
MUDAR É PRECISO! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Cada vez mais vergonha destas instituições e o polvo no seu melhor!!!!