sábado, 7 de agosto de 2021

OLHÃO: PLANO DE URBANIZAÇÃO LIMPINHO SEM INDICIOS DE OUTROS NEGOCIOS

 Podiamos falar de outra coisa, mas aquela que está a dar brado é a do Plano de Urbanização da Fuzeta e das suas consquências para a população da Fuzeta.
Para nós, que andamos nisto há muito tempo, também nos escapam alguma situações, mais pela opacidade da actuação da câmara municipal e seus agentes do que por desmotivação. Mas também percebemos que para a câmara seja natural o secretismo. Afinal o segredo é a alma do negócio!
Tudo isto porque pouco tempo antes do anuncio da celebração do contrato de urbanização para a Fuzeta, contrato celebrado com o Aldi, para permitir a instalação mais uma grande superficie, houve uma transação de terrenos, cerca de dois hectares e meio (25.000 m2) por duzentos e cinquenta mil euros.
Logo na altura. algumas pessoas conhecedoras do negócio estranharam que alguém oferecesse tanto dinheiro por aquele terreno.
De há muito que temos a percepção de que o conhecimento prévio do que vai ser proposto na elaboração dos planos de gestão territorial, é meio caminho andado para negociatas pouco claras e transparentes, que vão permitir ganhos pornográficos.
No caso, parece-nos que alguem teve conhecimento de que se preparava a celebração de tal contrato e do que nele iria ser proposto, e assim tratou de comprar antes para depois multiplicar os ganhos. E não há corrupção! Tudo legal!
A mesma situação se repete com o terreno do novo Parque de Campismo, porque antes do mais seria necessário saber onde se localiza e quem era o proprietário, porque podem surgir diversas nuances e não serão as mais agradaveis para os pequenos proprietários da zona.
Desde logo porque em regra não procedem à actualização dos registos e se a câmara entender avançar para a expropriação daqueles terrenos, será com base no valor de matriz.
Mas também se pode arranjar um testa de ferro comprador do terreno para posteriormente o vender ao municipio. Tipo negócio da Bela Olhão!
Uma coisa é certa, a câmara não tem nenhum terreno ali e se manda fazer um projecto sabe que terreno vai adquirir. Só falta saber o como. 
Não pensem que apesar daquilo que dizemos, deixa de haver negócio. O dinheiro fala mais alto!
Cuidem-se. E votem na mudança!

1 comentário:

salsa 1057 disse...

Os casos sucedem-se ao longo dos anos. Não é o Algarve de hoje um retrato do que se passa por todo o mundo?

Uns acreditam que o problema se resolve com reformas dentro do modo de produção capitalista, outros (poucos) acreditam que só com a mudança para o modo de produção comunista haverá a possibilidade de transformar o planeta para que se impeça a destruição da qualidade de vida e a própria vida da Humanidade.

Agora escolham!