quinta-feira, 19 de agosto de 2021

OLHÃO: MODA É MESMO ACABAR COM O ESTACIONAMENTO!

 De há uns anos a esta parte que a câmara municipal de Olhão definiu como prioridade acabar com um conjunto de locais de estacionamento. Veja-se a situação na Avenida 5 de Outubro, nos Largos históricos e noutros locais. Esses desapareceram por opção mas agora surge uma nova vaga, desta vez para satisfazer amigos e clientelas. 
A divisão de transito, a cada decisão que toma agrava, cada vez mais, não só a situação de estcionamento como a da segurança dos peões, com a mesma atitude como pano de fundo.
Nalguns locais, é a pedido de amigos que se colocam pinos para proteger a saída de casa, algo que a outros se proibe como foi o caso do vaso na Rua da Cerca, se não estou em erro; na Rua António Henrique Cabrita só uma casa tem pinos que as outras no mesmo lado e condições não mereceram igual tratamento. Se percorrermos as ruas de Olhão iremos encontrar muitos casos desses.
Aquilo que nos trás hoje é uma situação caricata, porque não faz qualquer sentido, conforme se pode ver pela imagem seguinte.

 À esquerda, é o prédio onde pai e filho Pina adquiriram cada um o seu apartamento. Como se pode  ver, no lado direito da Rua está um sinal de proibição de circulação, o que obriga a que o transito se faça no sentido norte/sul. Como se pode ver mais à fente estão carros estacionados, sem estarem em cima dos pequenos passeios.
Mandam os regulamentos que as garagens devem ser protegidas com uma faixa de 1 metro para cada lado, para que possam entrar e sair.
Assim tanto as garagens à direita como as que estão â esquerda poderiam entrar e sair livremente desde que na sua frente não existisse outra barreira. Só um condutor muito fraco teria dificuladade em entrar ou sair das garagens mais a sul, já que a largura da rua o permite fazer sem a nessecidade de grandes manobras.
Logo a colocação dos pinos não visam garantir o acesso ou saida das garagens, nem acautelar a calçada do passeio, mas antes impedir que alguem que estacionasse em cima do passeio na zona de pinos tapasse a vista dos moradores do rés-do-chão para o Parque do Levante.
E de tal forma assim é, que ainda esta manhã, no momento em que era tirada esta imagem, à frente do prédio, em cima do passeio, estavam estacionados dois carros.
Quem afinal está a proteger ou a cuidar o meu amigo Pina? Cada ajuda um voto, é assim que funciona o nosso sistema.
Será que aqueles que se sentem desprotegidos se reveem neste tipo de politicas e vão continuar a votar nestes vermes da politica?

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu também se fosse presidente da camara também nao queria carros estacionados ao lado das minhas janelas ou ao redor do meu prédio!