quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ESQUERDA? DIREITA? NO QUE FICAMOS?

Nos tempos que correm o povo já não está muito preocupado com os conceitos de esquerda e de direita. O que as pessoas querem, no essencial, é que haja mais justiça social, que as desigualdades atenuassem, mais solidariedade por parte de quem nos governa. Tanto a nível central como a nível local, as desigualdades vão-se acentuando cada vez mais, a justiça social vai diminuindo e o Povo cada vez pior.
A pretexto da participação de Manuel Alegre no forum das esquerdas, António Vitorino veio defender que Manuel Alegre estava no partido certo porque o PS é um partido de esquerda. Se "este" PS, com esta governação, é um partido de esquerda, quem quer esta esquerda? O que nós assistimos é o favorecimento do grande capital, dos grandes grupos económicos e financeiros e a retirada de mais direitos aos depauperados trabalhadores portugueses.
As reformas milionárias cresceram bastante ao mesmo tempo que a OCDE afirma que Portugal para um número cada vez maior de pobres. Temos os combustíveis mais caros da Europa e o presidente da Autoridade para a Concorrência afirma, em plena Assembleia da República, que os preços dos combustíveis não descem com a mesma velocidade com que subiram. O preço da energia vai aumentar para o dobro da taxa de inflacção quando a EDP tinha comprado antecipadamente a energia a preços mais baixos, prevendo já o aumento dos custos, não perdendo nada com o negócio. A Mota-Engil é a única empresa portuguesa de construção cotada entre as 100 maiores da Europa (não foi para lá que foi o Jorge Coelho, o homem do "aparelho" do PS?).
Somos roubados através dos impostos e das multas que o ministério das finanças nos vai aplicando para salvar os bancos de gente sem escrupúlos, casos do BPN e do BPP. Se fosse o cidadão comum, estava "arrecadado" e com os bens confiscados. O caso do BCP onde os administradores ganhavam em média cerca de 10.000 euros (dois mil contos) por dia. Mas é o cidadão comum que perde a casa, é o cidadão comum que sustenta todos estes parasitas que nos sugam até mais não poder. E depois admiram-se quando Mário Soares faz um alerta para o que se tem passado na Grécia e que ainda se pode estender a outros países. Vejamos o que vai dar o aumento das cargas horárias de trabalho. Mais riqueza para os patrões, certamente. Entre isto e o fascismo só existe uma diferença: ainda podemos ir dizendo alguma coisa. Até quando?
A nível autárquico, temos o Ria Shoping. Há ou não há juntas de dilatação? Todos nós estamos conscientes do emprego que cria. Mas, pode o emprego de algumas pessoas ser mais importante que a vida humana? E se for verdade que não há juntas de dilatação, não haverá mesmo o risco de um dia os prédios contiguos entrarem em colapso? Que atitude deve a autarquia tomar? Fazer um churrasquinho para afirmar que é seguro ou pedir ao LNEC uma vistoria técnica? Pode a construtora assumir o compromisso verbal (há alguma coisa escrita?) de reparar danos mas há alguma reparação que pague a vida humana em caso de catástrofe?
É isto a esquerda que as pessoas querem ou isto é o mais direitista que pode haver? Entre esta esquerda e o regime do defunto Salazar, que venha o diabo e escolha!!!

11 comentários:

Anónimo disse...

O que acontece é que os portugueses estão anestesiados.Noutro pais em vez de estarem nos cafes e nos blogues já estariam comos os gregos na rua para acabar de vez com esta pouca vergonha.Ainda esta semana numa cidade no Brasil as pessoas e o Brasil etá com um crescimento significativo estouraram com a esquadra da policia com a camara e com o tribunal.Nós com os problemas que temos parece que não se passa nada.Devemos ser o pais da europa onde se praticam mais fraudes,trafico de influencias,corrupção e onde o nosso dinheiro dos impostos está a saque com as derrapagens nas obras publicas e nada se passa.A justiça em vez de funcionar pelo contrario tb colhe a sua parte do quinhão.Então não temos maiores razões para estourarmos como os gregos e os brasileiros?Está na hora do povo fazer alguma coisa porque esta gente está a precisar de um ensinamento ah isso está!

Anónimo disse...

falar em dinheiro de impostos o que é que um cidadão pode fazer quando quando o estado não paga o irs que lhe é devido?

Anónimo disse...

Quando a Justiça não funciona nestes últimos 30 anos de democracia, o que está à vista não precisa de espelho.
No meu entendimento a justiça só serve para os casos mediáticos. E nestes casos, poucos, ainda se tem assistido a mais absolvições do que condenações.
A Justiça é cega, mas vê na escuridão.
A objectividade das Leis deixa muito a desejar, mas há todo o interesse para que funcione desta forma.

Anónimo disse...

consta mas é que a CASAIS, a construtora do Ria Shopping, com falinhas doces convenceu os condóminos dos prédios ao lado que se responsabilizava pelos estragos e tapava as brechas que já apareceram.
E assim os moradores lá ficaram todos contentinhos da Silva.
Cederam ao poder do dinheiro e da inércia, nas consciências é que não vão conseguir dormir a pensar que aquilo um dia pode vir tudo abaixo com quem lá estiver ou fôr passando à frente.

Anónimo disse...

mas o que é certo é que o casais assim admitiu que não colocou as juntas de dilatação.o que só vem provar que a estas construtoras só o lucro interresa,quebrando uma das normas de segurança,que embora não sendo das mais caras,épreciso perder tempo e tempo para estes patos bravos é dinheiro.e para eles o que interresa é o lucro a segurança das pessoas para eles ,não importa. garantia de reparar as rachas? ,e qual é a garantia se houver outras implicações,daqui a 6 anos onde andarão esses senhores que agora deram o churasco para os moradores se calarem? concerteza noutro lado a ludibriar outros.

Anónimo disse...

mas mais uma vez onde andaram os patos bravos da fiscalização da cmo?e sabem porque esta gente desconsidera a segurança dos cidadãos de olhão?porque nunca lhes acontece nada porque o ministério publico de olhão é cego surdo e mudo.Lembram-se do predio da 18 junho onde morreram 2 pessoas?não tinha nem tem licenciamento.O que aconteceu?somente o pato bravo do dono da obra é qe foi condenado.E porque não foi a camara os engenheiros a fiscalização condenada?não são eles qie deixam e até promovem as ilegalidades?que triste pais este que em uma justiça assim.

Anónimo disse...

os 4 blocos de apartamentos,que já tnham a estrutura toda edificada e, onde morreu um conhecido construtor da nossa terra,nos terrenos do SCO.também não tinham licença.e o chico leal sabia, assim como sabiamtidos os fiscais da CMO,mas tinham ordens para não passar lá pois não se podia prejudicar,algumas forças da nossa cidade.
se isto não é cometer ilegalidades então eu vou ali e já volto.
o que acontece é que em olhão favorece-se alguns construtores do regime.e os outros são preseguidos,pois não entram nos esquemas dos envelopes.

Anónimo disse...

esta vereação e nomeadamente o presidente,tem atitudes que são completamente fascistas.e ultimamente com o roubo do mupi do SO veio ao de cima a prepotência fascista de quem governa a CMO,e de alguns dos seue lacaios que tudo fazem para ver se conservam o lugar de vereador.por isso esquerda?qual esquerda ochico leal é mais que direita ,mas está bem acompanhado pelo filipe ramires pelos segundo e pelo bruxo,mais o queirós que ao que parece tinha ligações esquesitas com o antigo regime.

Anónimo disse...

O País esteve sempre a saque, porém, e não só, nos ensinamentos socialistas, os valores aumentam e o aparecimento de novos ricos surgem.
É muito difícil viver nestas condiçõesuma vez que ainda chegará o dia em que o dinheiro nada valerá, voltaremos ao princípio.
Essa câmara tem sido um meio de encher os bolsos de alguns, tendo havido uma habilidade presidencial, para em alguns casos, não todos, dado não ter conseguido controlar tudo, incluir a restante vereação nas decisões mais melindrosas,e, engraçado, que essa dita oposição vai no "barco", pois aguarda as contrapartidas, as quais, algumas já têm, em devido tempo sido denunciadas nos blogs.
Os blogs, além do mais, têm servido para edilidade se proteger, isto é, continuarem a fazer e a cometer irregularidades utilizando uma maior protecção, sendo certo, que nesta altura o lucro será maior, as influências são mais altas.
Que tristeza de câmara,despida de valores, que vergonha, sem descaramento.

Anónimo disse...

valores?o que è isso acabei agora mesmo de ouvir sócrates a dizer que ele é de esquerda popular! numca tal coisa me passou pela cabeça ouvir da bouca do maior defensor dos banqueiros fraudolentos,tal afirmação ele sabe o significado dessa palavra? embora ele o disse-se com um tom de voz muito irónonico,mas disse-o.
causa-me nojo ouvir tais palavras para quem salva bancos da falência e deixa que fábricas como a bela olhão e outras encerrem as portas.mandando milhares de trabalhadores para o desemprego.
tomando o exemplo da bela olhão pergunto onde estão as promessas de salvação que o chico leal prometeu?onde está manuel pinho a salvar essa unidade de producção? só promessas o que os trabalhadores vão levar dali é o fundo de desemprego miserávél para os óperários e rico para quem levou a empressa á falência.
mas os olhanenses já se vão habituando ás promessas do chico leal pois não foi ele que disse que tinha 6 milhões para gastar nas escolas do concelho ? até agora os 6 milhões não apareceram,mas a CMO fez um émpréstimo á CGD de 4,5 milhões! com tantas obras de fachada, não é de admirar que o lençol já não tape o corpo todo,e há que pedir dinheiro para tapar os buracos e fazer campanha eleitoral,pois as eleições estão á porta.

Anónimo disse...

esquerda o sócrates? só se fosse maneta e não soubesse onde ficava a mão esquerda .
este governo foi de longe o governo que mais medidas tomou de apoio ao grande capital,e foi tanbém o governo que mais regalias tirou a classes que as tinham conquistado após o 25 de abril á custa de muitas lutas.mas o pior é retirou direitos aos trabalhadores,como o aumento da idade da reforma,o aumentoda comparticipações dos utentes nos centros de saúde,etc,etc,tudo fazendo querer mostrar aos cidadões que o sistema financeiro do estado estava falido,e depois dos portugueses fazerem todos esses sacrificios aparece agora o governo em tempo de crise a salvar a banca e todos os vigaristas como dias loureiro e outros do genero.quer dizer de um estdado que disse que estava quase falido ,aparece agora com tanto dinheiro para injectar naqueles que sempre tiveram privilégios neste portugal.
´ser de esquerda é em primeiro lugar olhar para os mais desfavorecidos e segundo as previsões da OCDE portugal tem cerca de 20% da população em regime de pobreza extrema.ora salvar a banca e deixar a pbreza continuar não são medidas de esquerda,são sim medidas de direita.
mas hoje a maioria das pessoas desde que elas estejam bem ,estão-se pouco importando com a pobreza,só quando lhes toca a elas é que dão um esboço de revolta.
o saco está enchendo e um dia a revolta vai estourar,ai se verá quem é de esquerda e direita.o ps em olhão que se decida quem apoia as medidas que o socrates tem .assim como quem apoia o leal e todas as coisa que ele tem feito ,como as obras de fachada ,onde gasta milhões ,sem beneficios directos para a população local,pois olhão é neste momento o concelho do algarve com maior tacha de desemprego.é o concelho que mais rendimentos minimos dá será isto um concelho de progresso ou é a cada dia que passa um concelho onde há mais miséria e fome.quais as medidas que o leal promete turismo e mais turismo! e nós olhamos para quarteira albufeira e outros sitios turisticos e o que vemos cidades desertas a maior parte do ano e sobrelotadas no 2 meses de verão.o turismo pode trazer algum emprego mas será sempre um tipo de emprego sanzonal,numca um emprego consistente,apoiado por uma industria pesqueira e transformadoura que olhão poderia ser se para tal houvesse essa visão estratégica.
Floripes.