terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Pólis ataca em Olhão!

Porque razão a corda parte sempre pela parte do mais pobre?
O Pólis em Olhão começou nos ilhotes das Ratas e do Coco, com os preparativos para demolição das casas, precisamente onde estão as pessoas mais carenciadas, mas que vivem da ria e para a ria.
A directora do Pólis Ria Formosa, Valentina Calixto, não nos surpreende com esta medida pois, enquanto directora do ICN no Algarve, sempre virou a cara às questões da poluição da Ria Formosa e às queixas que os pescadores e viveiristas fizeram sobre as inúmeras descargas de esgotos poluentes e que sempre encalharam na secretária dessa senhora.
Foi também essa senhora que sempre fechou os olhos à exploração desenfreada das areias pela parte de empresários sem escrúpulos, que em vez de dragarem a ria faziam autênticos poços no seu leito, alguns com mais de 25 metros de profundidade, para dai retirarem a areia praticamente limpa para a construção alterando e enfraquecendo as ilhas barreira.
Foi ainda essa senhora que construiu um vivenda no Ludo em pleno parque da Ria Formosa, que é guardada a ferro e fogo por uma matilha de cães assassinos (que o digam os pastores da zona).

As medidas do Pólis não deviam começar pelas irregularidades dos próprios responsáveis e dos governantes desta região (Presidentes de Câmaras, de Região de Turismo, de Governos Civis, de CCDR,...)? Não se devia dar o exemplo e começar pelas vivendas e urbanizações construídas em cima das arribas e a menos de 50 m da linha de água da ria?

NÃO, é "vira o disco e toca o mesmo"!

11 comentários:

Anónimo disse...

o sogro do xico desleal tem uma casa na ilha da fuzeta que o vendaval jogou abaixo no inverno passado,e que este verão estavam a reconstruir perante a passividade das autoridades maritimas e dos fiscais do parque natural da ria formosa.
depois começam pelas casas dos mais miseráveis.como na ilha das ratas e do coco.pois ficava mal começarem ,pelas casa do sogro do xico da camara, dos ex.governadores civis com casas clandestinas na culatra e no farol, e do antigo presidente da CMF,para não falar dos terceiros andares da praia de faro. não o que faz mesmo mal à ria são as casas dos ´descamisados.pouca vergonha! será que Brixelas sabe disto?
se não sabe há- vir a saber.pois alguém se encarregará de fornecer esta informação.

Anónimo disse...

porca miséria o pequenino é que é sempre o bode expiatório.
se os outros do farol e hangares pensam que se ficam a rir esperem pela pancada.pois o que o poder faz é dividir para reinar.se deixarem ir abaixo as casas do coco e das ratas abaixo ,sem se manifestarem a seguir vão as vossas .só vão ficar a dos ricos que alugam as casas no verão a preços exorbitantes.á casas alugadaspor um mês por masi de 25oo euros,sendo que 1500 e 2000 euros já é vulgar, e gostam eles da ilha eles gostam é dos euritos.

Anónimo disse...

A mim sempre me ensinaram que se quer exigir tem que se dar o exemplo. Mas parece que a política, entre outras coisas, não funciona assim. Claro que para dar o exemplo é preciso trabalhar e estes políticos não gostam de trabalhar.

Essa coisa do Pólis (que para mim é mesmo assim, não lhe dou importância nenhuma e acho que é só para atirar areia aos olhos) devia era preocupar-se com a poluição e fazer arder os calcanhares de alguns políticos e entidades aqui em olhão em vez de se preocupar em desalojar aqueles que realmente gostam da ria, que dela vivem e que pelo menos não a poluem como certas etares.

Anónimo disse...

o xico anda à procura dos traidores
que estão contra ele mas mas não tem a coragem de se assumir.
se ele conseguir identificar os ditos cujos ,bem se podem mudar todos para uma lista de óposição a ser criada muito em breve.pelos opositores do xico cara dura.

Anónimo disse...

quando é que a quinta do arém promove um churasco?
pois qualquer dia há novidades.bem podem começar a rasgar papéis.
afinal de quem são os terrenos do pavilhão e do estádio municipal?
quem vai dar a verba para o novo sintético.a CMO anda a nadar em dinheiro e anda ao mesmo tempo a pedir empréstimos á banca?
quem se anda a abotoar com os 6 milhões que o leal disse que tinha para gastar nas escolas do concelho? as capas de plástico para a chuva na chinataw não custam assim tão caras.sim foi assimque ele resolveu o problema da escola N4 para os alunos que vão almoçar a secundária.
as obras da nova escola que começaram a construir tem licença?
pois o placar de obra que é obrigatório em todas as obras não existe e o plano de segurança não está a ser cumprido isto se houver plano de segurança.por uma escavação como esta á poucos anos na 18 de junho morreram 2 pessoas.mas parece que a memória é curta. e a ficalização,mais uma vez não fiscaliza.o que fazemos pulgas e companhia nos gabinetes ou nas tascas?não é ai que se faz fiscalização ,mas sim no terreno.

Anónimo disse...

bom comentário pode ser que os socialistas reunidos esta noite,façam uma vista de olhos para saberem as novidades do natal.
sabem há uma semana que a rua das lojas está semi fechada grande natal que vão ter os comerciantes.mas não se preocupem pois o ria choping até vai dar dinheiro para cobrir o tecto dessa rua.mais uma promessa á leal para ver se os comerciantes se calam,ele é perito nessas manobras.e que tal cobrir otecto da avenida da républica podia ser que os pombos deixassem de cagar tanto a zona do clube dos caçadores.pensa nisso ó chico!

Anónimo disse...

porque será que os espanhois que compraram casa na ilha da culatra,estão a pedir a reidência na ilha será que se vão dedicar á pesca,ou irão ao bergão?
como é possivél que se possam fazer coisas destas,legalizam os estrangeiros e forasteiros e quem vive da ria é escorraçado da ria,como no caso dos ilhotes das ratas e do coco.

Anónimo disse...

soube de fonte segura que isto do polis é só para tapar os olhos ao povo.porque vão mandar somente algumas casas abaixo para não dizerem que não derrubaram nenhuma.Mas agora adivinhem quais as que vão abaixo?não precisa de ter muita imaginação

Anónimo disse...

SANTA IGNORÂNCIA

Anónimo disse...

a maior parte das pessoas quer é alugar as casinhas,e depois dizem que gostam da ilha.

Anónimo disse...

o mal é que a ria vai continuar a estar poluida .a merda vai continuar a sair do cano de esgoto do T os turistas e nós vamos continuar a sentir o cheiro a merda da estação de trartamento de belamandil as ameijoas vaõ continuara a morrer por causa da falta de oxigénio que acontece nas águas da ria,mas o dinheiro vai desaparecer num instante e depois nimguém é chamado á responsabilidade.alguém se vai encher de papel e os que vivem da ria vão ficar a cada dia que passa em pior situação.alguns que moram nos ilhotes irão ser corridos de lá ,mas os espertos vão arranjar residência nas ilhas e as casa vão lá continuar.não é que eu penso que as casas são o que de pior há nas ria ,para mim o pior e mais vergonhoso é a poluição que existe e vai continuar a existir depois do dinheiro do pólis desaparecer em lavar a cara e atirar o lixo para debaixo do tapete.