segunda-feira, 9 de março de 2009

ETARS de Olhão Poente e Faro Nascente Despejam para a Ria Formosa Efluente que não cumprem as Normas da União Europeia!









"Somos Olhão" apresentou queixa à União Europeia, contra o Estado Português. A Apresentação pública e aos órgãos de comunicação social, decorreu no dia 12 de Março, quinta-feira, entre as 10h30m e as 12h no cais T. local de embarque para as Ilhas da Armona Culatra e Farol e onde corre um esgoto a Céu aberto sem tratamento para a Rai Formosa.

Passado mais de um ano do "Somos Olhão" ter apresentado queixa à Comissão europeia, a poluição na Ria Formosa só se alterou, não porque os esgotos sem tratamento deixassem de correr para a Ria Formosa, porque esses continuam (ainda hoje no T em Olhão saiam desse esgoto excrementos humanos em grande quantidade), mas porque como nós dizíamos, os efluentes das ETARS na Ria Formosa, não estavam em condições de serem descarregados para a Ria Formosa.
Hoje temos a confirmação, que duas dessas ETARS, Olhão Poente e Faro Nascente, não cumprem as exigências da União Europeia, pois é o próprio site das Aguas do Algarve que toda a gente pode consultar, que na ultima análise publicada referente ao mês de Janeirodiz o seguinte:

"Face aos resultados analíticos obtidos, constata-se que o efluente final da ETAR não cumpre o normativo da descarga."

A Zona em que essas duas ETARS descarregam os seus efluentes, que não cumprem o normativo, são uma das zonas mais sensiveis da Ria Formosa, onde até a presença humana é proibida, a não ser aos viveiristas e mariscadores devidamente credenciados, Sendo que um desses efluentes vai dar a viveiros de produção de bivalves, que estão na ilha da lebre a menos de 50 metros do tubo de descarga do efluente da ETAR de Poente de Olhão, pergunto eu se não poderá estar em causa a a saúde publica?

Face à grave crise que Portugal vive, e quando o presidente da Républica diz, que se deve apostar no Mar, não será hora das entidades competentes I.P.I.M.A.R. C.C.D.R. do Algarve, Parque Natural da Ria Formosa, Ministério do Ambiente e respectiva Ministra Lurdes Pássaro, ARH, Presidentes das Câmaras Municipais de Olhão e de Faro, se juntarem todos e reconhecerem de uma vez por todas que a Ria Formosa era a zona de maior produção de Bivalves, e que desde há 20 anos a produção de bivalves tem vindo a diminuir drasticamente segundo dados do prório IPIMAR, que apontava as causa dessa mortandade, ao vírus Perkinsus atlanticus". mas que passados 20 anos os bivalves continuam a morrer cada vez mais as biotoxinas a cada ano que passam levam à interdição da apanha de bivalves que dantes era só no oceano, e que agora se alastrou à Ria Formosa, como tem sido o caso dos últimos dois anos.
Perante tal situação e se quer o progresso da aquacultura(Olhão até já tem um observatório de Aquacultura, recentemente inaugurado), os responsáveis vão continuar a enterrar a cabeça na areia e a negar a poluição da Ria Formosa, provocada pelos esgotos sem tratamento, e por ETARS obsoletas e sob dimensionadas para a realidade da população actual, e que não contam para o aumento de população para o triplo tanto na população de Olhão como na de Faro, época do ano em que com o calor o oxigénio diminui e os efluentes da ETARS ainda mais mal tratados,e os esgotos fazem com que os niveis dee oxigénio diminuam draticamente ,como afirmou a cientista investigadora Catia Cardoso na Expomar em 2008.
A Ria Formosa pode ser uma das zona que podem contribuir para o diminuir da défice do estado Português, basta para isso que o estado invista no fim da Poluição da Ria Formosa, fazendo ETARS de ultima geração como as Aguas do Algarve fizeram para as zona turística de Albufeira, onde em Alcantarilha construirammuma ETAR, onde as aguas são aproveitadas para a rega e onde as lamas, são aproveitadas para fertilizante orgânico, e os gazes para bio-gás.
Fazendo ETARS desse tipo, em toda a Ria formosa e passando A haver uma monitorização séria, das aguas da ria, em pouco tempo todas as zonas da Ria Formosa, poderiam passar a ser zona A de produção de bivalves, e assim todos os produtos da Ria Formosa poderiam serem certificados e valorizados, sendo que os bivalves da Ria Formosa, se essa norma fosse cumprida não precisariam de passar pelas depuradoras,e conseguiriam um certificado de qualidade.
Será impossivél acabar com apoluição na Ria Formosa? Ou os governantes vão continuar a enterrar a cabeça na areia, não resolvendo esse grave problema social económico e social, e vão continuar e a vender a Ria Formosa só como destino turístico e de especulação imobiliária?
Responda quem souber!

35 comentários:

Anónimo disse...

isto sim são obras de arte ,ou como a ria formosa é cada vez menos formosa.
boa denuncia agora a CMO que diga que isto é uma campanha véxatoria

Anónimo disse...

isto sim são obras de arte ,ou como a ria formosa é cada vez menos formosa.
boa denuncia agora a CMO que diga que isto é uma campanha véxatoria

Anónimo disse...

Moss ainda no outro dia o Presidente das Aguas do Algarve no jornal do Sporting Olhanense dizia que eliminar não a caca mas sim o cheiro e agora mais esta nodoa para a cidade

João Pereira disse...

Deviam fazer essa iniciativa,era no dia da feira expomar, e fazer leilão, desse modelo novo de moto, made in ria formosa.

Anónimo disse...

é a triste relidade que F.Leal tenta esconder mas que Bruxelas tomará conhecimento.em vez de andar preocupado em marine vilage quintas joão de ourém ,shoping ria formosa e casais e casais devia-se era ter preocupado com a poluição existente na Ria Formosa pois esta afecta directamente aspopulações de pescadores ameijoeiros e viveiristas.
e nãp nos podemos esquecer que bruxelas mandou dinheiro para acabar com estas situaçãos.mas nem f.leal nem os directore do parque natural da ria formosa ,nem a CCDR quiseram acabar com esta vergonha ,que é um autêntico crime ambiental .
quero ver o vem agora F.Leal mais o bufo J.Peres desmentir às televisões jornais e radios que vem fazer a cobertura desta queixa.
o Pina jrº teve õ seu tempo não se demarcou assim como todos os elementos da concelhia do ps de OLHÃO .AGORA TERÃO DE ARCAR COM AS RESPONSABILIDADES. E RESPONDEREM À UNIÃO EUROPEIA PARA ONDE FOI O DINHEIRO DO PÓLIS RIA FORMOSA.pois para tratamento de esgotos não está prevista verba nenhuma em Olhão.
força "Somos Olhão" alguém tem de fazer frente a esta cambada de incompetentes, que só querem ir para a CMO para arranjar tacho.
a luta hoje na sede do ps vai ser grande mas o lelal vai controlar tudo e todos pois a votação vai ser de braço no ar.
belo exemplo de democracia.

SO! disse...

Somos Olhão!
Apresenta queixa à Comissão Europeia por incumprimento da aplicação de direito comunitário em matéria de Ambiente na Ria Formosa.
Convida todos os interessados a comparecerem na próxima quinta-feira, dia 12, pelas 10h30, junto à entrada para o cais de embarque para as ilhas, ao Jardim Patrão Lopes, em Olhão, para o Encontro com a Comunicação Social e Órgãos de Imprensa para dar a conhecer a Queixa.

Anónimo disse...

Que dizem a isto o senhor presidente F.Leal, será que no concelho de olhão existem casos de esgotos sem serem tratados?
desculpe-me lá a ousadia de perguntar ,porque sei que o sr não gosta de ser questionado,o que fez estes anos todos que tem sido presidente da CMO,para continuar a deixar que os esgotos vão descarregar na Ria Formosa sem serem tratados?
sabe que os turistas não gostam destas situações?
sabe que as pessoas de Olhão cada vez acreditam menos em si pois há anos que diz que vai acabar com estas situações e elas manteem-se.
sabe srº presidente que se a queixa seguir o processo normal, Olhão vai andar nas bocas do mundo como mau exemplo de práticas ambientais ,e depois por mais feiras de ambiente que Olhão faça, já nimguém irá acreditar nas intenções da CMO,em matéria de defesa do ambiente.
Sabe que estes casos se espalham rápidamente,e que os seus apaniguados do marine vilage hoteis em marim quintas do ourém e outros vão penar muito para venderem aqueles mamarrachos aos turistas.
Porque não deixa de ser teimoso,e começa JÀ a tratar os esgotos.
Não seria o tratatamento dos esgotos, mais prioritário que o pomposo auditório?
Para que serve a vaidade se as pessoas estãoa morrer à fome?
será que tem coragem de vir agora desmentir que a CMO tem no seu concelho esgotos sem tratamento?
depois de nós vermos publicados exemplos degrandantes como estas fotos.
não há nimguém na concelhia do ps em olhão que saiba disto? ou não pode falar,porque o presidente não deixa?

Anónimo disse...

força
estas situação dos esgotos tem de acabar pois é vergonhoso eu todos os verões ser questionado pelos turista que nos vem visitar,qual o motivo que olhão cheira mal e porque existe um esgoto a descarregar junto ao sitio que se apanha os barcos para as ilhas.

Anónimo disse...

agora é que o Leal se vai borrar todo com os cidadãos do Somos Olhão, pois contrataram o advogado dr José Maria Martins

Anónimo disse...

o leal quer é que vosso zé maria se tronpique pois ele tem o judice a favor dele.
além disso tem o apoio do sócrates,por isso pode fazer tudo o que bem lhe apetece,desde poluir a ria até fazer campos de golfe nas costas da sede do aprque natural da ria formosa em marim .até autorizou o marine vilage a construir em cima de uma estrumeira.
se houvesse lei(que está visto que não existe)há que tempos que Fátima felgueira isaltino morais valentim loureiro e tantos outros tinham sido condenados e presos assim a~inda abusam com a justiça.
toda a gente em olhão dentro do ps tem medo do leal e quando chega a hora das votações ele ganha sempre sem qualquer oposiçãp pois os que estão contra o leal só sabem ladrar por detrás.
a comissão europeia é que talvez possa fazer o leal tremer.pois ele não tem desculpas para continuar a permitir que os esgotos vão parar à ria semmtratamento.ainda por cima com a U.E.a mandar para cá 87,5 milhões de euros para tratar da ria.
e o elal não aproveitou essa opurtunidade para acbar com estas situações.

Anónimo disse...

façam uma coisa comprem umas ameijoas apanhadas ao pé do cano da ETAR de poente de Olhão e ofereçam ao presidente da CMO ao presidente das aguas do algarve para verem se eles se atrevem a comê-las,pois se as aguas daETAR sai tão bem tradada as ameijoas devem de estar saborosas.
depois queria ver eles andarem a cagar raleira durante uma semana e numca mais se endireitarem .
temos de acabar com o ps em olhão e por o psd na CMO.
nas próximas eleições já sabem em quem votar.

Anónimo disse...

o psd vai acabar com o reinado do leal.

Anónimo disse...

era bom é que os gajos do psd em vez de se aproveitarem o olhão livre tivessem era vergonha na cara pois toda a gente sabe que o pas e o ps é tudo a mesma coisa.o professor alberto almeida nas ultimas autárquicas andou a festejar a vitoria do les nas ruas,a apitar,e a gritar pois ele sabia que o lealaprovava o monte caeiro e todas as vivendas dos seus filhos em terreno que nada se podia construir.
é só chulagem .conseguiram correr com o gonçalo amaral pois este é que podia meter medo ao leal.
tacada de ovo e de tomate podre é o que merecem os politicos do psd e do ps.

Anónimo disse...

força somos olhão se a queixa chegar a bruxelas pode ser que alguma coisa mude na ria formosa caso contrário estamos todos entregues à mamada.
pois cada vez que vou ao meu viveiro apanho menos ameijoas.
antes era só de verão que as ameijoas morriam agora assim que a agua começa a aquecer começam logo a morrer.
se nimguém fizer nada os viveiros vão desistir todos mais ano menos
ano.

Anónimo disse...

Meus caros,depois de umas merecidas férias,cá estou,para lhes dar os parabêns pela vossa iniciativa.E dou-lhes porque o nosso insucesso sanitário é um escândalo. Apesar dos rios de dinheiro gastos a limpar águas , estão cada vez mais sujas.
O saneamento é uma eterna falsa partida. E não só falsa. É também uma "partida" que nos pregam que não tem graça nenhuma. A opinião pública desinteressou-se com enfado desta história deprimente que, de tão repetida, perdeu já a mais básica capacidade de indignar. E, contudo, o saneamento é uma meta básica que na última dezena e meia de anos já sorveu milhões de escudos e euros e cujos resultados não param de regressar ao agravamento.

O pior é que os problemas do saneamento básico em Portugal, ao viverem numa incompetência e impunidade tão grande durante tanto tempo, acabaram camuflados pela sua própria evidência. Que as águas se degradem na razão directa das fortunas que se gastaram a assegurar-lhe a qualidade, tornou-se uma banalidade. Mas não deixa por isso de continuar a ser um escândalo.

Como é que isto tudo aconteceu? Desde os anos 60, Portugal assistiu a um acelerado e caótico processo de desordenamento do território. Os factos são conhecidos: macrocefalia urbana e sobretudo suburbana, litoralização, construção clandestina dispersa, instalações fabris mais ou menos artesanais espalhadas por todo o lado, e até grandes complexos industriais dispensados magestaticamente de quaisquer precauções sanitárias (...).

(...) Vejamos os factos. O primeiro Quadro Comunitário de Apoio (QCA), entre 1986 e 92, injectou 1.100 milhões de euros no saneamento básico. Pouco tempo depois. o fracasso manifestou-se de forma mais grotesca: construiram-se ETAR a vazar ou para sítio nenhum, ou desligadas da própria rede de esgotos; construiram-se ETAR que para nada serviam, despejando novamente para o domínio público a carga que supostamente deviam tratar. Outras que apodreceram sem nunca terem chegado a funcionar; ou que entupiram ao primeiro ciclo de funcionamento. O ridículo tornou-se arrepiante. No 2º QCA, em 1993-1999, a situação começou a ser denunciada. Vieram então mais 490 milhões de euros. Todavia, retomaram-se as mesmas asneiras de antes.

A então Direcção Geral do Ambiente, responsável nessa altura pela boa aplicação dos fundos, continuou a não fiscalizar a eficácia dos investimentos. Chegou-se a tal ponto que, em finais de 1995, um estudo do LNEC, coordenado por Jaime Melo Batista e Rafaela Matos, traça um quadro assustador da nossa segunda "esforçada" tentativa para sair da chafurda: 91% das ETAR existentes não funcionavam bem, sendo que 68% funcionavam mesmo muito mal...O estudo também diagnosticava a falta de planeamento; a má concepção técnica; as tecnologias desadequadas; a ausência de uma entidade que fiscalizasse a situação; a falta de formação técnica dos operadores camarários."

Ora,passado este tempo todo,continuamos na mesma,senão pior.
Fico expectante,nos desenvolvimentos,sabendo eu que,se realmente a U.E fizer cumprir a lei,essa vossa queixa,fará suspender as verbas previstas para o pólis.Mas,a verificar-se essa situação,era um merecido castigo para a incompetência dos nossos políticos.
Desejos sinceros de sucesso!

Anónimo disse...

ó trabalhador camarário então não sabe que o nosso presidente leal está acima da lei?
agora até foi eleito para o orgão máximo do partido socialista.quem é que lhe toca ?´
A judite tem um medo dele que se pela, o procurador de olhão igual ele até se gaba de não ligar nenhuma à lei, ainda à poucos meses andou a rasgar folhas de um livro de actas da CMO,e nimguém lhe põe a mão emcima.
os negócios pouco claros são mais que muitos,pode ser que agora com o zé maria martins em cima dele ele se acalme, mas eu não acredito.
a unica coisa que ele é sensivél é quando falam do nariz , e que a secretária manda mais que ele,pois sobe de posto sempre que quer e mete as amigas todas em lugares onde, nem com concurso publico se chega lá.
agora com a nova aliança que todos(até aqueles que comungavam nas costas dele aprovam o que ele quer) fizeram em torno dele,e com a candidatura do compadre alberto almeida pelo psd é que ele está como peixe na água.
olhão está entrgue aos bichos e as forças democr´ticas desta cidade assistem preplexas a isso tudo e nada dizem.
será que não existe em olhão nimguém para fazer frente ao leal e a todo executivo do ps que quer é tacho como se comprovou ontem à noite na sede do ps que até me meteu medo da falta de democracia que houve na concelhia PS de Olhão.
eu tive observar e fazer como todos.caso contrário as represálias eram mais que muitas.

Anónimo disse...

a qeixa á Comissão mais o José Maria Martins metidos á bulha com estas poucas vergonhas que se passam em Olhão ainda vai trazer muito molho.
até o Pólis vai para o maneta

Anónimo disse...

se o Pólis for para o maneta melhor para quem tem as casas nas ilhas.

Anónimo disse...

pior que as casa ditas clandestinas ,são os campos de golfe na quinta do lago em s.lourenço no ancão na caiena e o que a CMO autorizou a fazer em Marim.
são também as casa em cima da ria na quinta do lago noa ancão em tavirae o condominio fechado que este presidente da CMO autorizou ~que se construi-se na fuzeta a menos de 10 metros da linha de agua.
estes sim são os grandes atentados dos ricos contra o ambiente mais os esgotos não tratados e as ETARS a funcionarem como emisores de venenno para a RIA Formosa.
se as pessoas se unirem os esgotos tyem de ser tratados. e só depois se tem de estudar qual o impacto das casa em cima das ilhas.
pois se ós ex governadores civis do algarve Cabrita neto e António Pina tem lá casas ditas clandestinas, é sinal que as casas não devem fazer assim tanto mal.
todos juntos vamos fazer que o programa Pólis tenha de ser alterado e em 1º lugar terão de tratar os esgotos e verem o impacto que tem os camppos de golfe em cima da ria formosa.
em frente Somos Olhão .estão a fazer aquilo que numca se conseguiu em Olhão.estou com vocês .

Anónimo disse...

temos de obrigar a CMO a discutir o programa Pólis em Olhão.pois não foi discutido sem ser na A.Municipal e tem de haver discusão publica.faro discutiu! o presidente da CMO tem medo de quê a U.E. obriga que as populções discutam estes assuntos publicamente ,porque razão o presidente da C.M .Olhão ,tem medo de discutir aquilo que é obrigado a discutir .Não é democrata vá para a Coreia do norte ou para a venezuela.Olhão sempre discutiu o seu destino .porque razão um gajo de Tavira pensa que há-de enrabar os olhanenses todos.
Pensa que os olhaneses são todos como a concelhia do ps que se calam.e aprovam o que ele manda? está muito enganado.queixa prá frente 5ª feira lá estarei.

Anónimo disse...

por esta queixa é que o pencas não esperava,agora quero ver o que vai ele fazer e dizer campanha vexatória contra a CMO?
vexatório é o que F.Leal tem andado fazer em matéria de tratamneto de esgotos.

Anónimo disse...

Meus caros,tenham calma. Sei de fonte fidedigna que o homem já não dorme descansado.O dia dele chegará.Só lhes posso deixar esta esperança.

CÓDIGO PENAL

LEI 59/2007, 4 SETEMBRO

Artigo 377.º

Participação económica em negócio

1 - O funcionário que, com intenção de obter para si ou para terceiro, participação económica ilícita, lesar em negócio jurídico os interesses patrimoniais que, no todo em parte, lhe cumpre, em razão da sua função, administrar, fiscalizar, defender ou realizar, é punido com pena de prisão até cinco anos.

Artigo 118.º

Prazos de prescrição

1 – O procedimento criminal extingue-se, por efeito de prescrição, logo que sobre a prática do crime tiverem decorrido os seguintes prazos:

b) Dez anos, quando se tratar de crimes puníveis com pena de prisão cujo limite máximo for igual ou superior a cinco anos, mas não exceda dez anos;

Anónimo disse...

é pá o homem pode mesmo ser preso só é preciso provar o crime! vamos a isto!

Anónimo disse...

ele vai é ser corrido com umas valentes tacadas de ovos, mas tem de ser podres.que é pra o cheiro custar mais a sair.
em tempos houve um presidente da CMO que levou com uma lata de tinta,na cabeça, mas esse gajo teve coragem de enfrentar um grupo de jovens revolucionário (na altura hoje estão quase todos acomodados com o poder)este gajo hoje é um cobarde só mete medo às hostes socilistas(incluindo concelhia )e a quem quer uma casinha ou um tacho,como recentemente aconteceu na biblioteca.

Anónimo disse...

jé tempo do chico cara dura ir dar um passeio.pra a terra dele que é tavira

Anónimo disse...

o ps em olhão devia ter vergonha na cara de fazer uma feira de ambiente e deixar chegar apoluição na ria a este estado. agora é bonito ser feito uma queixa à comissão europeia não é?
claro que há-de vir aquele atrasado mental di J.Peres dizer que é outra campanha vexatória contra a CMO,e contra Olhão .mas olhe eu digo-lhes sempre votei no ps mas tenho um viveiro e as ameijoas cada vez morrem mais (perguntem ao pai do C.M. que é da concelhia do ps se é verdade ou não?,ou então digam ao Parvo do J.Peres que pergunte ao sogro que é um homem com bastantes viveiros se os viveiristas tem algum futuro?)
quem tem futuro na ria ?
a rias está condenada já são raros os enxarrocos ,irozes e alcabrozes, e não digam que é do arrasto de varas pois estes são dois ou tres que ainda andam a arrstar.
demitam-se, se esta queixa seguir o caminho até bruxelas muita tinta vai correr nos jornais e televisões depois quero ver a desculpa que arranjam.

Anónimo disse...

francisco leal tem tentado enganar
no que respeita aos esgotos sem tratamento e às ETARS quero ver quando bruxelas lhe vier questionar o que ele diz que é aquela merda que sai no esgoto do T?devia era em vez de enterrar a cabeça na arei e esconder o lixo e a poluição que a CMO é responsavél de ter aproveitado o dinheiro do Pólis e ter desviado a verba para terminar com os esgotos sem tratamento, e devia de dizer ao seu amigo ,presidente das aguas do algarve, que em vez de vir para o jornal do SCO dizer mentiras que as aguas das ETARS saem limpas aconselhár-lhe a fazer uma ETAR como estão a fazer em albufdeira inõnde a agua tratada é aproveitada para a rega .essa é que é a solução para as ETARS na ria formosa.

Anónimo disse...

o leal quer o dinheiro do pólis para jogar areia para cima da ilha da fuzeta para a casa dele e dos cunhados não ser outra vez derrubada pelo mar,como foi o ano passado a dele e muitas outra e só ele é que conseguiu reconstruir a sua casa com o conluiu das autoridades,pois os outros foram imoedidos de as resconstruir.
Não se devia gastar dinheiro nenhum em repos o cordão dunar se é renaturalizar a ria formosa é deixar a natureza ir demolindo as casas que estão em cima da duna primária,como estão na fuzeta e agora tambem o lel deixou construir um condominio fechado na vila da fuzeta a menos de 10 metros da linha de agua.
o leal pensa que está acima da lei? está até que haja alguém que o ponha em tribunal,.
e ao que parece esse dia está próximo.
Viva a Branca Noiva do Mar

Anónimo disse...

Sim, está bem... Pode apresentar-se queixa, porque há coisas gritantes.

Mas porque não apresentar queixa também contra nós mesmos, cidadãos e moradores de Olhão? Ou foi o Leal e a Vereação toda que atiraram as bicicletas e os carrinhos do Pingo Doce para a Ria?

A eles compete limpar e não poluir. Mas a nós e àqueles que educamos compete também não contribuir para poluir mais...

Também somos culpados...

Anónimo disse...

muitos dos que poluem seguem os exemplos de cima ,se os responsáveis autárquicos incentivam que se deposite lixo em sacos de pláticos nas ruas ,do levante em olhão ,transformando uma zona que poderia ser um ex-libris da cidade numa autêntica estrumeira pois os cães vem ao lixo e destroem os sacos espalhando o lixo nas ruas da cidade.aliás aCMO já foi alertada para esse facto por cidadãos da zona pelos jornais regionais e pelo o olhão livre.sabe o que fez ?Nada como nada fez com os esgotos que dexa ir para o T para a marina para a doca etc etc,é esses exemplos que tem de acabar.assim como devia de acabar o pingo doce autorizar que os seus carros saiam do recinto do supermercado.evitava-se assim que esses carros fossem parar muitos deles à ria formosa.

Anónimo disse...

Acho bem que tenham este tipo de iniciativas...é preciso denunciar estes escândalos...
Força!!

Anónimo disse...

tá na hora da U.E. saberem o que tem feito o estado português em matéria de defesa da biodiversidade. pois bruxelas já injectou umas largas centenas de milhões de euros para o tratamento de esgotos e hoje estamos cada vez pior do que antes de entramos para a CEE.
as estações de tratamento servem para envenenar as águas da ria e servem ao mesmo tempo para atrair aves que deviam ser protegidas e que acabam de morrer nas ETARS como aconteceu o ano passado em que morreram mais de cem patos reais.numa ETAR.vitima de Botulismo .
essa vergonha é que a co~missão europeia tem de saber pois os nossos autarcas fazem passar para a ópinião publica que tudo está bem em matéria de esgotos e tratamentomde aguas residuais.
boa iniciativa teve este grupo de cidania que é o "Somos Olhão" pois não tiveram medo de dar a cara e ao apresentar a queixa que nimguém teve a coragem de até hoje fazer.
eu vou estar presente e assinar a petição a reforçar a queixa.

Anónimo disse...

com essa é que os socialistas .não esperavam agora quero ver se também é uma campanha véxatoria

Anónimo disse...

Véxatoria é o que francisco leal tem praticado ao jornal brisas do sul

Anónimo disse...

véxatorio é F.Leal dizer que gastou 250 000 para acabar com os esgotos clandestinos da cidade velha.mas qual cidade velha pensa que está em faro olhão não tem nenhum sitio da cidade chamada cidade velha,tema a barreta temo levante tem o mundo novo .tem as barréquinhas norte e sul tem os bairros populares do 28 de setembro e pescadores tem o da cavalinha,a associassão 11 de março e a 28 de mais tem os blocos da pantera cor de rosa e tem os guetos da habitação social que as câmaras socialistas criaram agora cidade velha ? há tantos anos em Olhão e ainda não conhece a cidade?
vergonha essa e a treta de querer acabar com os esgotos clandestinos.
pois se quisesse acabar com eles já tinha acabado há uma série de anos e se não sabe como acabar é sinal que é incompetente e que está rodeado de incompetentes.