terça-feira, 10 de março de 2009

CONTRA A POLUIÇÃO NA RIA FORMOSA...

Pela importância que assume o esclarecimento, merece o destaque que lhe damos:

Meus caros,depois de umas merecidas férias,cá estou,para lhes dar os parabêns pela vossa iniciativa.E dou-lhes porque o nosso insucesso sanitário é um escândalo. Apesar dos rios de dinheiro gastos a limpar águas , estão cada vez mais sujas.O saneamento é uma eterna falsa partida. E não só falsa. É também uma "partida" que nos pregam que não tem graça nenhuma. A opinião pública desinteressou-se com enfado desta história deprimente que, de tão repetida, perdeu já a mais básica capacidade de indignar. E, contudo, o saneamento é uma meta básica que na última dezena e meia de anos já sorveu milhões de escudos e euros e cujos resultados não param de regressar ao agravamento.
O pior é que os problemas do saneamento básico em Portugal, ao viverem numa incompetência e impunidade tão grande durante tanto tempo, acabaram camuflados pela sua própria evidência. Que as águas se degradem na razão directa das fortunas que se gastaram a assegurar-lhe a qualidade, tornou-se uma banalidade. Mas não deixa por isso de continuar a ser um escândalo.
Como é que isto tudo aconteceu? Desde os anos 60, Portugal assistiu a um acelerado e caótico processo de desordenamento do território. Os factos são conhecidos: macrocefalia urbana e sobretudo suburbana, litoralização, construção clandestina dispersa, instalações fabris mais ou menos artesanais espalhadas por todo o lado, e até grandes complexos industriais dispensados magestaticamente de quaisquer precauções sanitárias (...).
(...) Vejamos os factos. O primeiro Quadro Comunitário de Apoio (QCA), entre 1986 e 92, injectou 1.100 milhões de euros no saneamento básico. Pouco tempo depois. o fracasso manifestou-se de forma mais grotesca: construiram-se ETAR a vazar ou para sítio nenhum, ou desligadas da própria rede de esgotos; construiram-se ETAR que para nada serviam, despejando novamente para o domínio público a carga que supostamente deviam tratar. Outras que apodreceram sem nunca terem chegado a funcionar; ou que entupiram ao primeiro ciclo de funcionamento. O ridículo tornou-se arrepiante. No 2º QCA, em 1993-1999, a situação começou a ser denunciada. Vieram então mais 490 milhões de euros. Todavia, retomaram-se as mesmas asneiras de antes.
A então Direcção Geral do Ambiente, responsável nessa altura pela boa aplicação dos fundos, continuou a não fiscalizar a eficácia dos investimentos. Chegou-se a tal ponto que, em finais de 1995, um estudo do LNEC, coordenado por Jaime Melo Batista e Rafaela Matos, traça um quadro assustador da nossa segunda "esforçada" tentativa para sair da chafurda: 91% das ETAR existentes não funcionavam bem, sendo que 68% funcionavam mesmo muito mal...O estudo também diagnosticava a falta de planeamento; a má concepção técnica; as tecnologias desadequadas; a ausência de uma entidade que fiscalizasse a situação; a falta de formação técnica dos operadores camarários."
Ora,passado este tempo todo,continuamos na mesma,senão pior.Fico expectante,nos desenvolvimentos,sabendo eu que,se realmente a U.E fizer cumprir a lei,essa vossa queixa,fará suspender as verbas previstas para o pólis.Mas,a verificar-se essa situação,era um merecido castigo para a incompetência dos nossos políticos.
Desejos sinceros de sucesso!

35 comentários:

Anónimo disse...

Escrever em vermelho é mandar à merda os leitores. Escrever e não assinar é cobardia .

Anónimo disse...

E que tal aproveitar a feira do anbiente em olhão para denunciar tal situação, a quem do ministério do anbiente se deslocar a ela.Isso é que era positivo pois os midia andam sempre em sima dos ministros e secretários de estado.

Anónimo disse...

Escrever em vermelho é mandar à merda o António Jesus e o Leal.
Escrever e não assinar é cobardia e também pode ser medo do Leal.
Escrever e assinar por Ol é assinar por Olhão livre, ó camelo António.

Anónimo disse...

Furão espera pela Feira do Ambiente e pela EXPOMAR e logo vais ver o que espera esta cambada de proxenetas da política.

Anónimo disse...

vamos denunciar estes atentados na expomar.quando cá vierem os ministros e as televisões todas atrás. a questão da poluição da ria formosa e a questão da pesca da pescada onde os pescadores ,do anzol ,foram enganados pelo governantes pelos autarcas .
ò srº Antnónio de Jesus cobardia é não querer debater estas questões para se tentar resolver de uma vez por todas a merda que sai dos esgotos sem ser tratatda.e de os responsaveis afirmarem que as ETARS estão a funcionar bem quando toda a gente sabe que as ETARS estão a mandar veneno para a ria.

Anónimo disse...

Foi publicado mas não foi escrito por olhão livre.
Escrever em vermelho é mandar á merda ó esperto do olhão livre.

Anónimo disse...

Caro António Jesus:
Escrever a vermelho seria mandar à merda, um reles lambe botas como você. É natural que, com o aproximar das eleições, venham mais calinos tentar disfarçar o indisfarçável. O Acçção Socialista não tinha letras a vermelho, seu cretino?
Quanto à história da cobardia, que já é velha, apenas lhe digo que o seu reles presidente e a súcia de seguidores sabem bem quem são os autores deste blog. A Tertúlia dos Cafetantes reune à porta aberta e estão lá todos. Mas, lixo como você, só merece um destino: a lixeira ilegal que o seu querido partido fascista criou...

Anónimo disse...

a questão de discutir o vermelho do texto,bastane elucidativo, sobre o que deviam os governantes ter feito em matéria de tratamento de esgotos e construções de ETARS com o dinheiro ,que a C.E.E e depois a U.E. mandou para Portugal e consequentemente para o algarve e para a RIA FORMOSA.
O que António de Jesus quer é simplesmente para levar a discusão ,para o lado da ofensa pessoal e não discutir os assuntos importantes,que são;o actual estado de poluição na Ria Formosa e quem são os responsaveis?
E para mim um dos grandes responsáveis é FRANCISCO LEAL pois permite que desde que é presidente da CMO que os esgotos descarreguem para a ria sem qualquer tipo de tratamento. no que respeita às ETARS também o presidente da CMO tem as suas responsabilidades pois até à entrega das ETARS às aguas do algarve era a CMO a responsável por elas e ele nada fez para acabar com o veneno que as ETARS despejam para a RIA FORMOSA.agora o presidnte das aguas do algarve que recebeu esse presente envenenado vem em entrvista ao jornal do olhanense dizer que as ETARS estãoa funcionar bem,e o que é preciso é acabar com o cheiro e eu pergunto-lhe como é que acaba com o cheiro da ETAR de poente sem ser coma adição de mais quimicos nas lagoas de decantação.sendo que com a adiação destes quimicos se~rá mais esse veneno que vai parar à ria.
Ao srº António de Jesus sempre lhe digo que a maior parte das pessoas não se identificam,porque se tal fizessem e tivessem alguma coisa que dependessem da CMO pura e simplesmente tinhama vida estragada,como acontece com alguns gabinetes de engenharia e arquitectura existentes em Olhão que Francisco Leal os pôs de lado por não alinharem em negócios coma CMO. assim como o jornal brisas diõ sul está a ser discriminado por reclamar uma divida contraida pela junta de freguesia de olhão no tempo em que o vereador João Peres era o seu presidente,e que não pagou,um trabalho encomendado ao jornal brisas do sul,e que a actual presidente D.Grancinda Rendeiro diz que não paga.
é por esses motivos e muitos outros que a maior parte dos comentaristas do Olhão livre não se identifica.
Espero que tenha ficado elucidado.
mas sempre lhe digo que cobardia é o presidente da CMO quando convidado pela SIC para ir ao programa "NÓS POR CÀ"disse que sim, e que depois de saber que o tema era a poluição da Ria Formosa disse que não debatia esses assuntos, com pessoas que discordavam da òpinião dele.

Anónimo disse...

mom ió Jasus o qé que dizes das fotografias dos esgotos e das ETARS, essas não estão a vermelho
nã dizes nada pou não?

Anónimo disse...

Pois é vocês são como Francisco Leal , quando existe discordancia na cor de letra que não é mais apropriada atacam como feras.
Que saiba não disse que discordava do conteúdo.
Assim não vão lá.

Anónimo disse...

Ao leitor António de Jesus, se está de acordo como conteudo é bom sinal,assim sempre pode ir apoiar, aqueles que amanhã vão fazer queixa do estado português à comissão europeia, por terem deixado chegar a poluição da ria ao estado que chegou.Ou então quando o Somos Olhão fizer a petição aos cidadãos europeus a reforçar essa queixa pode assinar,visto que não tem medo de dar o nome.
eu vou assinar,sem medo do Leal e do Sócrates.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Meu caro leitor se pudesse até ia, mas tenho que ir trabalhar.
Mas vou assinar pode ficar descansado.

Anónimo disse...

todos seremos poucos para ver se acaba a poluição na ria formosa.

Anónimo disse...

Acho que ja e altura de deixarem de atacar o sr. Leal e passarem a atacar o PS por tudo o que de mal tem sido feito em Olhao.Nao foi aprovado por unanimidade por eles?
Entao tambem sao coniventes com o que se passa !Ninguem pode dizer desconhecer o que realmente se passa , sejam vereadores sejam das aguas do Algarve sejam da judite!

Anónimo disse...

Salvo o erro, e corrijam-me os donos do blog mas o texto postado a vermelho é uma transcrição dum excerto de 1 comentário feito pelo "trabalhador camarário com muita documentação" em outro texto do blog olhão livre..isso deveria ter sido identificado e escrito para não dar origens a confusões como se verificou..e como as emoções tão ao rubro acontece logo troca de galhardetes..A UNIÂO FAZ A FORÇA, nunca se esqueçam..

Anónimo disse...

penso que hoje é o primeiro dia da agonia do leal e companhia.
ao ser apresentada a queixa a bru8xelas ,esses irão ver o que se passa com os esgotos na ria formosa e ao verificarem que é verdade o dinheiro do Pólis será suspenso até que os governantes ponham todos os esgotos e ETARS a funcionar como deve de ser.
por isso leal e companhia estrebucham.

Anónimo disse...

A queixa já vai a caminho de bruxelas e foi divulgada à comunicação social quando o esgoto do T despejava para a ria uma descarga branca. os jornalistas vereficaram e perguntaram então aquilo é um esgoto sem tratamento?
"está a vista não está" respondeu o elemento do somos olhão!
a comunicação social ficou estupfacta e registou.
pena que o leal não tenha mandado as "enviadas" dizerem que aquilo era água da mais branquinha que havia,e se estava branca era porque estava tratada.
é tempo da CMO pensar em acabar com todos os esgotos clandestino que despejam para a ria sem nebhum tratamento

João Pereira disse...

Agora é que vcs arranjaram maneira do homem não aparecer na expomar.Pelo que subentendi têm alguma na manga.A esta hora está o homem a ligar para tudo o que é expositores,políticos e jornalistas,para dizer que não vai haver expomar porque uma meia dúzia de doidos estão a armar-lhe uma campanha vexatória para a cidade.Ai vai vai..

Anónimo disse...

A dona Teresa Fernandes das Aguas do algarve veio afirmar que as ETARS que esta empresa gere na Ria
Não conheço essa senhora mas pergunto a essa senhora se aceita o convite de comer umas amejoas apanhadas nos viveirros da ilha da lebre? viveiros esses que ficam alguns a menos de 50 metros da saida do autêntico esgoto que sai da ETAR de poente de olhão.
Falar que as análises estão boas é facil mas a que água é que fazem as análise e onde estão essas publicadas ? as normas europeias dizem que as análises tem de ser feitas à boca da saida das ETARS para a Riade 15 em 15 dias e que tem de ser publicadas.onde estão essas publicações e qual é o laboratório,que faz tais analises,que transformam o veneno em análises boas?
claro que tais afirmações são estudadas quero ver se essa senhora mantêm essas afirmações quando questionada,pelos responsáveis da União Europeia.

Anónimo disse...

A D. Teresa Fernandes veio afirmar hoje á comunicação social que as análises às aguas que saem das ETARS estão boas.
Será por isso que em agosto numa ETAR gerida pelas Aguas do Algarve,na Ria Formosa morreram 100 patos reais vitimas de Botulismo?

Anónimo disse...

O que a D. Teresa Fernandes faz é contornar o problema já que só o excesso de agua doce que vai para dentro da Ria é bastante para alterar o ecosistema. Essa senhora omite que no passado as ruas eram de terra batida e as aguas infiltravam-se; não havia rede de esgotos predominando as fossas septicas; o crescimento urbano e demografico e o proprio desenvolvimento trouxeram outras formas de poluição, e por alguma razão as normas comunitarias acabavam com este tipo de Etars independentemente das tais analises. O que essa senhora não quer reconhecer é que estão a utilizar fundos comunitarios para esgotos e não tratam dos esgotos. Os dinheiros do Polis poderiam ter sido e deveriam ter sido utilizados para eliminar os esgotos. Agora é tarde. A queixa está feita e não volta atraz. Mais a seguir vem uma petição, e à semelhança de outros casos como Albufeira foi por imposição da CEE que corrigiram os erros. É mais um agente da propaganda do Leal que vem no seguimento da entrevista do presidente daquela empresa ao Sporting Olhanense

Anónimo disse...

são todos culpados e agora tentam sacudir a água do capote foi a tresa fernandes agora há-de ser o informático da CMO a dizer que todas as ameijoas e carangueijos gozam de boa saude e que aquilo que sai na ribeira do T´é agua do monchique tão branquinha que saia hoje.
e depois há-de vir o bruxo da CMO a dizerr que são 2 gajos que querem jogar a CMO abaixo,como se fosse preciso muita gente para por a nu tudo o que de ilegal a CMO faz em matéria de esgotos sem tratamento,qa despejaer directmente para a ria.

Anónimo disse...

mais uma vergonha para os militantes do ps que não se demarcam do leal, devido ao seu medo de perderem os lugares elegiveis na CMO.
Õ leal vai tre de prestar contas à comissão europeia pois está há 12 anos como presidente e mostrou-se incapaz de acabar com os esgotos sem tratamento.
tristeza para ele miséria para quem vive da ria,mais vergonha é haverem pelo menos 2 elementos da concelhia do ps na ostreicicultura sabem inclusive que este ano já as ostras começarama morrer na ria e nada dizem ,porque sabem que assim recebem subsidios da U.E. pior estão os ameijoeiros que nõ recebem nada e vem as ameijoas morrer todos os dias.

Anónimo disse...

mais uma vergonha para os militantes do ps que não se demarcam do leal, devido ao seu medo de perderem os lugares elegiveis na CMO.
Õ leal vai tre de prestar contas à comissão europeia pois está há 12 anos como presidente e mostrou-se incapaz de acabar com os esgotos sem tratamento.
tristeza para ele miséria para quem vive da ria,mais vergonha é haverem pelo menos 2 elementos da concelhia do ps na ostreicicultura sabem inclusive que este ano já as ostras começarama morrer na ria e nada dizem ,porque sabem que assim recebem subsidios da U.E. pior estão os ameijoeiros que nõ recebem nada e vem as ameijoas morrer todos os dias.

Anónimo disse...

F. Leal realmente não sabe mentir ,ou pensa que todas as pessoas são parvas.diz ele hoje que olhão gastou 250 000 euros para acabar com os esgotos clandestinos na cidade velha.e eu pergunto onde ?
diz também que pôs aparelhos de videovililancia nos esgotos e que descobriu 2 prédio que ligaram os esgotos dos prédio à rede de àguas fluviais.e eu pergunro a quem F.Lela quer enganar.para já quem deve fazer a ligação da rede de esgotos dos prédios à rede de esgotos`são os serviços próprios da CMO o construtor deve deixar os esgotos `saida do prédio para a rua e depois o resto é coma CMO.
Mas ai F.Leal diz uma grande verdade è que há construtores que em vez de pedirem à CMO para Ligarem os esgotos ,fazem eles próprios este serviço.o que está a ir contra a lei,e depois acontecem estes casos! já agora quem foram os construtores? e que multa apanharam? pois existe uma lei que quem polui tem de pagar! será que foi isso que aconteceu?
ou como a CMO é a principal poluidora da RIa Formosa não se sente com autoridade,e ética para multar esses construtores? ou será que esses construtores pertencem ao tal grupinho,que tudo lhe é permitido pela cmo até fazer aligação de esgotos dométicos á rede de esgotos de aguas fluviais.
é que no sector da construção em olhão há muita coisa que não se compreende como é que uns podem fazer tudo e que outros não possam fazer nada.

Anónimo disse...

o leal que diga a quem pagou esses 250 000 e onde é que fez essas obras na cidade velha para acabar com os esgotos clandestinos.
se não consegue acabar com os esgotos para a ria sem tratatmento é sinal que é incopetente pois está no poder há 12 anos e ainda anda à procura dos esgotos clandestinos?
olhe já descobriu o esgoto da bela olhão? pois desde que a fábrica fechou esse esgoto sai práticamente limpo! e numca quiseram admitir que o esgoto da doca era proveniente da bela olhão .
pois conseguiu que a fábrica fechasse e o esgoto terminá-se.
infelizmente para quem lá trabalhava, e foi para o fundo de desmprego,não foi a melhor soluçao. mas se um dia a bela olhão voltar a laborar oxalá que sim ,veremos se resolvem o problema do esgoto a descarregar directamente para a doca,para não voltarem a poluir a ria.
era bom que bruxelas mandasse investigar como está a ria formosa em matéria de poluição,pois se esta está tão limpa como o F.Leal diz não haverá problema.
agora se vereficarem que os esgotos continuam a poluir a ria e que as ETARS mandam para ,então teremos o caldo entornado e os responsáveis por isso serão chamados à pedra.
veremos a queixa já estaá em bruxelas as assinaturas virão a seguir para que a queixa não fique na gaveta.

Anónimo disse...

Não costumo ler este blog, nunca escrevi qualquer comentário nem nunca o pretendia fazer, mas não posso deixar passar em branco tamanha cobardia e má intenção de escreverem comentários em nome de outras pessoas. Ao comentador do dia 13 de março pelas 20:53 só posso dizer que tenho pena dele que nem é capaz de dar a cara para escrever um comentário de esgotos. Pelo que, fique bem claro que eu Rui Madeira não escrevi esse comentário nem nunca irei escrever mais nenhum a não ser este.Ou então o R. não seja Rui mas sim outro nome mas para não haver confusões melhor esclarecer.

Anónimo disse...

ó SEU PARVALHÃO NÃO À SÓ UM RUI MADEIRA TERRA.
O JULGAS DE ESPERTO .

Anónimo disse...

não sei que se passa com o srºrui madeira eu comentei pela 1º vez neste blog sobre um assunto que eu acho muito importante que é o da resolução dos esgotos clandestinos que são ligados á rede de águas fluviais .ora eu como técnico sei que os construtores não podem fazer a ligação dos esgotos de qualquer prédio ou moradia a rede de esgotos municipais,pois isso é competência dos serviços minicipais.
se algum construtor os liga (e parece que há muitos a fazer essas ligações ),tal acto deve ser considerado um crimem ambiental.mas a CMO ao não fiscalizar a ligação aos esgotos de todas as habitações também esta a contribuir para esse crime "pois tanto culpado é o que vai às uvas como o que fica a guardar"
ao srº rui madeira não vejo a razão de alguém não poder assinar um comentário como R.Madeira ,ainda por cima quando esse pessoa se chama Raquel Madeira,como é o meu caso..

Anónimo disse...

Srª D. Raquel Madeira a razão por ter ficado "assim" é porque vários amigos vieram falar comigo como sendo eu o autor desse seu comentário. Assim, e porque ficou esclarecido o assunto, eu fico mt agradecido á senhora pelo seu esclarecimento´.

Anónimo disse...

Ficaste cheio de medo ou rui madeira ainda vais despedido por vires aqui aos blogues

Anónimo disse...

Chegou-lhe à cabeça a côr das letras, não lhe chegou a côr do dinheiro que é gasto pelos parasitas da politica que exercem cargos de poder e que têm levado o País à miséria.
Isso só vai ao tiro, não falta muito.

Anónimo disse...

Deve-se louvar quem quer que seja ,que dedica parte do seu tempo em denunciar a criminalidade ambiental, que é praticada pelos politicos,sem qualquer punição por terem cometido tais actos.

Anónimo disse...

Ainda, ontem à tarde, passeando, como de costume, a pé, ali, em baixo, na Fuzeta, a água do mar, estava castanha, o cheiro à porcaria, infestava o ar, a áua, chaia de espuma, até, acho, estranho, como ninguém se queixou, o cheiro do Modelo, passou, para a beira-mar, em frente ao Polidesportivo, só visto e olfacto nauseabundo, o olhanense, indignado e revoltado, por estes atentados à Ria

costa disse...

Pena que os olhanenese não denunciem mais casos desses.De tida a maneira o meu obrigado, ao leitor da Fuzeta,que faz esta denubcia. Já agora era bom sabermos se há alguém na fuzeta que saiba, onde desagua esse esgoto clandestino .para nós o inventeriar e juntar a lista dos existentes em Olhão e na Ria Formosa.