terça-feira, 24 de março de 2009

Mais dois esgotos p'ra ribeira, em Olhão!


Já há muito que ouvia falar do esgoto que corre junto à rotunda de entrada (Macdonald's) de Olhão, mas nunca tinha conseguido ver onde era. Hoje chegaram-me por mão amiga, umas fotos desse esgoto doméstico, que corre para a ribeira.
Pelas fotos vê-se que existe uma camuflagem propositada, com solipas das linhas dos caminhos-de-ferro de maneira que quem passe não veja que é uma saída de esgoto. Para a mesma ribeira, corre mais à frente o esgoto das piscinas municipais de Olhão que, pelo que é apregoado na comunicação social, têm a água melhor tratada das piscinas do Algarve e consequentemente esgotos carregados de produtos químicos.
Não saberá a CMO destes 2 esgotos que desaguam directos nessa ribeira?
Não saberá que estes esgotos a poluir a ribeira, a contaminar os lençóis freáticos, a chegar à Ria Formosa e a contribuir para mais um foco de poluição da mesma?
Pelo que me informaram, se a água da piscina fosse só tratada com cloro o problema até não seria muito grave, grave é a mistura do esgoto das piscinas (se for só cloro) com o esgoto doméstico, pelas reacções químicas que produz.
Perante isso, era bom que o presidente da CMO, que diz que por causa da protecção do ambiente e das cegonhas gastou 200 000€ na recuperação da chaminé da antiga Fábrica Ramirez, viesse agora explicar como é que defende o ambiente, nestes dois casos.
Existe uma lei que diz que o poluidor deve pagar uma coima. Ora neste caso o poluidor está claramente identificado: é a CMO.

69 comentários:

Anónimo disse...

Só visto esta CMO é uma vergonha,em matéria de poluição!
para estes dois casos o sr presidente pretenso defensor do ambiente e das cegonhas não precisa de contratar rôbos e videos de controlo à distância, basta por os olhos e o NARIZ a funcionar,para os detectar,e não foi nenhum construtor a ligá-los à ribeira foi a CMO.
propaganda de defesa do ambiente faz ele muita,acabar com os esgotos poluidores não faz ele chico leal nada.

Anónimo disse...

o site da CMO agora também devia informar os cidadãos de mais essa campanha véxatoria contra olhão.

e o sr presidente devia reunir com os representantes da cac(presidente das aguas do algarve presidente do PNRF,presidente do ICN,presidente do IRH.) em olhão para eles desmentirem,mais esse atentado.
deviam era de ir todos ~presos.
ganham fortunas para proteger o ambiente e abafam todos estes casos.

Anónimo disse...

O país está a saque com o tipo de politicos que temos.
A formação é de fim-de-semana o que
podemos esperar.
Esbangam dinheiro público e não lhes são pedidas responsabilidades
pelas anomalias verificadas.

Anónimo disse...

O país está a saque com o tipo de politicos que temos.
A formação é de fim-de-semana o que
podemos esperar.
Esbangam dinheiro público e não lhes são pedidas responsabilidades
pelas anomalias verificadas.

Anónimo disse...

acavei de ler o correio da manhã onde o presidente da CMOÁ 4ª feira bota discurso. o espaço de discurso não é grande e ainda bem é que semana após semans ele só emite discursos vergonhosos.esta semana ao falar do auditório vem mais uma vez falar da recuperação,da chaminé da fábrica,e diz que olhão é uma terra de referência na defesa do ambiente.
deve ser por isso que chamam ao presidente da CMO de pinóquio pois por cada mentira que diz, o apêndice nasal vai aumentando de tamanho.
Não tem ele vergonha esse esgoto a correr para a ribeira é uma autêntica vergonha,e se há coisas que a CMO não defende é o ambiente.
pois não podemos estar esquecidos de todos os esgotos que existem em Olhão a despejarem para a ria sem tratamento.
Além disso a CMO tem diariamente os seus camiões a despejarem monos e lixo para uma lixeira ilegal em quelfes ,onde a CCDR do Algarve já ordenou a CMO em acabar com ela e a CMO presiste em continuar a mandar o lixo e os monos para esse aterro,contrinbuindo para a contaminação dos lençois freáticos da zona com águas lexiviadas.
a CMO é sim a autarquia do algarve mais poluidora, e a que mais ataques ao ambiente faz.
Mas o que se há-de fazer o povo tem os governantes que merece.não é por acaso que em eleições para as autarquias olhão é o concelho do algrve com a maior taxa de abstenção ,e uma das maiores de portugal.
é que segundo estes senhor não se passa nada,e me reuniões da Concelhia do ps em olhão todos aprovam por unanamidade e aclamação as propostas do leal.

Anónimo disse...

nós olhanenses deviamos fazer como esse leitor, que mandou estas fotos para o olhão livre divulgar.
só denunciando todos os casos que nós conhecemos ,podemos fazer com que este presidente e esta vereação seja obrigada a mudar a sua postura.
em qualquer cidade que estes exemplos fossem divulgados no dia seguir estava a investigar e a mudar a situação em olhão o presidente até goza com as pessoas e diz que defende o ambiente.
e nimguém se manifesta .tirando os blogs e o S.O. o resto é quase tudo verbos de encher tem medo das represálias do leal.pois sabem que quem for contra o chico, é um alvo a abater principalmente se precissarem alguma coisa da CMO.
vive-se em olhão uma autêntica ditadura,onde as pessoas tem medo de um ditador.
é tempo de mudar .
eu se souber de algum caso de esgoto também vou informar o olhão livre.

Anónimo disse...

o chico pensa que é por repetir tantas vezes afrase mmetirosa de que a "CMO é defensora do ambiente"
que essa se torne verdade.
parece que não vai ser assim pois cada vez que a CMO e o seu presidente afirmar nos orgãos da comunicação social, que defende o ambiente.nós internautas´só temos de lhes mostrar estes exemplos como o que vem no olhão livre hoje .
para que ele não se esuqeça que há pessoas que não lhe vão dar tréguas enquanto ele não mudar a politica de nada fazer para alterar a poluição, da qual a CMO ,é culpada.
A CMO faz ataques criminosos ao ambiente,e estes dois exemplos de popuição da ribeira ,é só mais dois vergonhosos exemplos,de entre muitos.

Anónimo disse...

vergonha.

Anónimo disse...

Campanha Negra

Anónimo disse...

Já agora acho oportuno dizer que o Somos Olhão enviou faxes ao Parque da Ria Formosa e à brigada do ambiente da GNR (SEPNA) a denunciar a situação e onde quer ser informada das diligências efectuadas. E continuará atento ao desenrolar dos acontecimentos. Vamos ver o que dá

Anónimo disse...

campanha véxatoria é o que é!
olhão pelas palavras do presidente francisco leal é a cidade do algarve que mais defende o ambiente.
que o digam as cegonhas que dormem iluminadas dia e de noite,no novo auditório.
se o presidente diz que defende o ambiente ,é que defende mesmo.
faz algum mal o esgoto daquela zona ir para a ribeira .também no T ,e na marina vão e não faz mal.é só mais um.
o cheiro a caca nós olhanenses já estamos habituados, e aos turistas só temos de dizer que o cheiroa caca, é Véri Tipical.e o assunto está resolvido.
aos portugueses só temos de dizer que o cheiro é por causa da ETAR que funciona perante as leis,e que está em perfeitas condições.e eles acreditam.

Anónimo disse...

prá frente é que é S.O. Opurtunamente o presidente virá dizer no site da CMO que é mais uma campanha véxatoria. mas ele que diga,também a lixeira de Quelfes era e a CCDR mandou encerrar,aquilo que a CMO e o bruxo diziam que estava legal.
isso não anuciou o site da CMO .

Anónimo disse...

porque será que sabendo a CMO e o seu presidente destes casos nada faz?

Anónimo disse...

não é por acaso que o algarve tem 7 cidades entre as 20 com melhor qualidade de vida e olhão não aparece no ranking.
é isso que o leal e o resto dos xuxas não falam.os nossos vizinhos de faro loulé,estão e nós não.

Anónimo disse...

A maior ETAR sem tratament, e o maior esgoto de olhaõ que polui é um edificio no largo Sebastião qualquer coisa chamada Cãmara de Olhão e não vale a pena desculpar todos os funcionários, é que naquela casa de filhos da p#$#, os funcio~´aios resolvem o que querem como querem e se lhes apetecer

Anónimo disse...

alguns,não são todos.
quem mais manda, é a secretária ,pois mete quem quer e lhe apetece.
e só sobe de posto quem ela quer.
o pai dela tem um processo em cima e nada lhe acontece,e até dizem que gosta muito de envelopes.

Anónimo disse...

a culpa não é só da CMO e do seu presidente,se eles não tratam os esgotos e deixam os esgotos correr para a ria formosa e para as ribeiras directos e sem tratamento,é porque as entidades que deviamfazer fiscalização não faz.ou seja o directores do parque natural da ria formosa desde que o lecoq saiu da sua direcção tem sido todos uns verbos de encher têm sido directores mas não mandam nada quem manda neles tem sido a valentina calixto e o leal.
a GNR também nada faz,e a autordade marima idem idem aspas aspas.a ccdr é igual.
por isso é que o,leal continua a poluir.

Anónimo disse...

como é que um homem que está há 16 anos na CMO e há 12 na presidência da CMO não consegue acabar com os esgotos directos para a ria, e deixa que apareçam estes casos,aqui relatados, pois tanto as piscinas como o macdonald são obras do seu mandato.
passei lá hoje para ver se era verdade pois eu sou como S. Tomé ver para querer,e na realidade está lá o esgoto bem camuflado sinal que sabem que estão a poluir e é preciso que nimguém veja.
senti vergonha de ter vitado neste presidente ,mas agora que já sei que ele vai ser outra vez o candidato do ps em olhão ,já decidi,nele eu não vou votar,nem eu nem muitos socialistas verdadeiros e que não esperam por tacho.

Anónimo disse...

tá na hora de reporem a verdade ambiemtal na ria formosa.deixem de ser parvos,e joguem as mãos à obra.a grande riqueza de Olhão está na ria formosa e não no turismo.
deixem de enganar o povo com as promessas de hoteis de turistas ,ponham os olhos em albufeira portimão quarteira armação s~de pera e lagos de inverno estão desertos e os empregados da industria hoteleira a amior parte deles no fundo de desemprego.é isso que olhão quer para o futuro?

Anónimo disse...

CHEIRA A MERDA EM OLHÃO!

Anónimo disse...

além de cheirar a merda,o que para a CMO é ,absolutamente normal.
temos muita gente a pssar mal por causa da ria estar poluida.
a maior parte das amêijoas morrem por causa da poluição do aumento da temperatura da água pela falta de oxigénio e ainda por do virús perkinson,tudo junto dá uma mistura explosiva.e os nossos responsáveis nada fazem.
tanto as associassões de productores como os responsáveis camarários como os técnicos do IPIMAR.
os próprios ameijoeiros alguns deles dão péssimos exemplos ,levando para os viveiros pneus,entulho das obras,e até baterias há quem jogue para dentro de água.
é preciso mudar as mentalidades ,de quase toda a gente
claro que os exemplos tem de partir de quem nos governa,para que os outros se sintam responsáveis e deixem de poluir também.

Anónimo disse...

se todos fizerem denuncias com estas,vão ver que encontram mais esgotos clandestinos e sem tratamento a desguar para a ria e para as ribeiras.
há muito mais!
para onde vão os esgotos de toda a zona industrial? e das fábricas do sal? que o que sai de lá é autêntico veneno? a horta da CMO onde lavam os camions do lixo e os
contentores do lixo está ligada onde?
quanto mais investigarem mais casos como este vão poder denunciar.e se isto fosse um País sério e uma CMO séria dáva um louvor a este blog por estas denuncias pois só são boas para os problemas de poluição se resolverem.mas como está mais que provado que o presidente da CMO só fala em defesa do ambiente,para cativar investidores imobiliários cá para olhão,para fazerem grandes negócios, com alterações de PDM duvidosas,onde se deixa construir,mamarachos onde se devia perservar a natureza.
mas são os governantes que temos,rascas ,imcompetentes e sem visão do bem estar das populações,bem estar esse, que deviam defender em vez de defenderem os interreses dos forasteiros ,contra os interreses da população olhnenese.
ou não é isso que se passa na zona do porto de recreio.onde estão a deixar construir um autêntico muro da vergonha.com prédios que nada tem a ver com as caracteristicas,hurbanisticas de Olhão.
para já não falar da cor que parecem autênticas casas de banho.
será este tipo de progresso que os
verdadeiros olhanenenses querem para a sua terra?

Anónimo disse...

é proibido mandar esgotos sem tratamento para as ribeiras?
Pelos visto para a CMO e para o seu presidemte não é.

Anónimo disse...

Vocês tem é inveja do senhor presidente de estar a fazer muitas obras em Olhão. Vamos novamente ganhar a Câmara.

Anónimo disse...

srº presidente Francisco Leal tenha um pouco de vergonha na cara,e informe os cidadãos olhaneneses do que se passa em matéria de esgotos não tratados que despejam para a ria e para as ribeiras.
A CMO tem um site que não deve servir,para quando a comunicação social,menos agradáveis para a autarquia querer desmentir.nesta situação de ilegalidade e poluição também devia informar os olhaneneses quala razão que isto acontece.

Anónimo disse...

Num Estado de Direito, a merda que esse presidente anda a fazer é punível na Lei criminal e civil.
Parece que sim.
Por qual a razão dos mariscadores não intentarem uma queixa crime, bem como uma a~ção civel contra a edilidade?
Se têm ao "dispôr" o snr. Dr. José Maria Martins, porque não consultá-lo?
Porque não pedir-lhe um parecer?
Porque será que os funcionários do Ambiente não actuam contra essas irregularidades?
Mariscadores unam-se e processem a Câmara. Penso que vocês têm provas para ter sucesso contra a merda da
câmara, que nada faz para alterar as situações de merda.

Anónimo disse...

não gostas memmo nada dos mariscadores, não basta serem roubados pelos grandes do ramo maltratados com a merda que o leal deixa ir para a ria e ainda serem ainda roubados e enganados por esse advogado José maria Martins como fez ao SO
deves ser amigo de Peniche

Anónimo disse...

será que o zé maria martins não é um bluff?
não haverá advogados em olhão capazes de fazer frente o leal? ou estão todos,agarados ao poder dito socialista e têm medo de questionarem o leal,e tudo o que de mal e ilegal ele tem feito?
será que o leal consegue ter tudo o que é advogados olhneneses,com medo dele?
veremos os próximos acontecimentos! não se pode é estar bem com deus e com o diabo,tem de se escolher o lado da barricada!
e já é tempo de se demarcarem.
ou estão á espera que o leal caia de madura para aparecerem como salvadores da pátria?
cuidade,porque eles adem aí!

Anónimo disse...

ó bruxo vê lá é se não fazes parte da vereação.
e se ainda és corrido para a junta de freguesia de olhão, em troca do custoidinho de pechão.

Anónimo disse...

o zé maria que trate da saude do bibi.deixe os filhos de olhão em paz.

Anónimo disse...

O Correio da Manhã publica hoje a queixa que a associação Somos Olhão fez, todos os olhanenses devem juntar-se e dizerem fim à poluição da Ria.

Anónimo disse...

só para informar que a rotunda do ria shoping foi alterada e depois das denuncias do olhão livre que a rotunda ia passar mesmo por baixo das sacadas dos prédios,e como vocês diseram no post isso era contra a lei.eles vieram dar razões aos vossos protestos e a rotunda já não passa mesmo debaixo das sacadas.
vejam lá se não vale a pena ter o olhão livre.
vale mais que toda a oposição junta.
força vão em frente e denunciem o que está mal,pois os verdeiros olhanenses agradecem.

Anónimo disse...

aos poucos vai,só basta aparecerem pessoas com coragem.

Anónimo disse...

realmente é verdade a rotunda já não passa rente as sacadas dos prédios.
porque será?

Anónimo disse...

Fundação do Movimento para a Democracia Directa

É hora! Sem aliviar a luta, é hora da conjurar a construção do futuro! Sem medo do desafio patriótico que aqui se lança.

É hora de libertar a alma, abrir o coração e unir vontades. Ousemos!

É esta a hora, e nenhuma outra tardia, de criar um movimento para a democracia directa. Um movimento de cidadania activa, que congregue cidadãos de diversas origens, cores e áreas políticas, filosóficas, religiosas e culturais, para restabelecer as regras do jogo democrático. Um movimento - que não é um partido - para promover a reforma da democracia representativa e recuperar o poder do povo, usurpado por representantes iníquos.

A situação gravíssima do País, sofrida no descalabro da alta/baixa política, reclama a bravura da intervenção pública. Por isso, é hora de convocar os cidadãos de boa fé e rija fibra, para a renúncia do conforto, o risco da iniciativa e o esforço do serviço humilde da comunidade. Quem sinta, que se junte! Quem sofra, que se erga! Quem queira, que se una! Puxemos para a acção conjunta a alma justa e vigorosa dos cidadãos preocupados!

No próximo sábado, 28-3-2009, pelas 15 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, vai ser fundado o "Movimento para a Democracia Directa - DD". Se aceita a Declaração de Princípios que abaixo publico, junte-se a nós, venha á reunião de fundação em Alcobaça, divulgue a nossa proposta nos blogues, nos fora e por mail, e traga um amigo também.

"Declaração de Princípios do
Movimento para a Democracia Directa - DD

Tendo em conta a degenerescência irreparável da democracia representativa para uma oligarquia de representantes, só aproximando os cidadãos da escolha e decisão políticas será possível desenvolver continuamente em Portugal os valores da Democracia, do Estado de Direito, da Liberdade e da Dignidade Humana. Assim, os membros concordam com a afirmação e a promoção de um Movimento para a Democracia Directa.

1. O Movimento para a Democracia Directa defende eleições primárias dentro dos partidos para a escolha dos candidatos a cargos electivos do Estado e autarquias, bem como eleições directas nos partidos para os cargos dirigentes das suas estruturas nacionais, regionais e locais, sempre dentro de regras legais de estrita democraticidade interna dos partidos.

2. O Movimento para a Democracia Directa pugna pela total clareza do financiamento partidário e eleitoral, fiscalizado por entidade judicial, com sanções penais e de perda de mandato para os casos de incumprimento;

3. O Movimento para a Democracia Directa defende, como forma de transparência do sistema político, o escrutínio e prestação de contas, mormente através da audição parlamentar obrigatória de todos os escolhidos para cargos governamentais e para cargos dirigentes de nomeação do Governo e da Assembleia da República;

4. O Movimento para a Democracia Directa considera fundamental a responsabilização pessoal dos eleitos, designadamente a consagração da convocação popular de eleições (recall), a suspensão do mandato de titulares de cargos políticos acusados de crimes de relevo e a supressão da imunidade por factos estranhos ao mandato político;

5. O Movimento para a Democracia Directa considera indispensável para o bom funcionamento das instituições democráticas a obrigatoriedade de registo dos interesses dos candidatos a cargos políticos, de nomeação política, partidários, magistrados e altos cargos da administração pública (nomeadamente a sua pertença a organizações secretas), além da apresentação obrigatória da declaração de rendimentos e patrimonial, com perda automática de mandato, ou demissão, por incumprimento ou falsas declarações;

6. Para o Movimento para a Democracia Directa afigura-se necessária à aproximação entre representantes e representados a adopção de um sistema eleitoral misto nas eleições para a Assembleia da República, com circunscrições de eleição uninominal e um círculo eleitoral nacional que garanta uma representação parlamentar de tendências minoritárias;

7. O Movimento para a Democracia Directa defende uma real separação dos poderes legislativo, executivo e judicial, nomeadamente um verdadeiro auto-governo das magistraturas através de Conselhos Superiores sem representantes de nomeação política;

8. O Movimento para a Democracia Directa defende a possibilidade de apresentação de candidaturas independentes a todos os órgãos políticos electivos, incluindo a Assembleia da República, facilitando o procedimento de formalização;

9. Para o Movimento para a Democracia Directa são imprescindíveis a simplificação do direito de iniciativa popular de apresentação de propostas legislativas sobre quaisquer matérias, o direito de queixa constitucional (recurso de amparo) e o aproveitamento de actos eleitorais para consultas populares, numa plena utilização das virtualidades do referendo como meio normal de decisão política, designadamente em matéria de revisão constitucional."


Peço, a quem concordar, que divulgue a fundação do Movimento pelo grupo de contactos e a publique nos respectivos blogues. Quem esteja interessado em aderir, mas não possa vir à reunião de fundação em Alcobaça neste sábado, ou o pretenda fazer posteriormente, escreva para democraciadirecta.portugal@gmail.com.

Anónimo disse...

Isso não é novo. A ribeira é a do Belomonte e pertença da freguesia de Pechão. Muitas as vezes o cheiro que transanda para quem passa na EN125 é dali e não da Etar

Anónimo disse...

"CHEIRA A BMERDA EM OLHÃO", diz:
Não basta andar sempre a dizer que a ria está poluida, que os mariscadores cada vez estão a ter menos produção, isto devido à poluição da Ria Formosa. Em meu entender passar das palavras aos actos era uma solução. Isto traduz-se, em consultar um causídico, e com as provas existentes,accionar uma petição à câmara.
Porque não o Provedor de Justiça?
Nunca ouviram dizer que "santos de casa não fazem milagres" ?
Anda-se à espera que esse senhor saia da câmara para se cantar vitória?
Vem outro e a merda é a mesma.
Quando o interesse público lesiona
a população há que tomar medidas.
Essa camara brinca com a população de olhão, sem receio de nada.
Mais uma vez refiro que com as provas existentes, poluição da ria, os mariscadores poderiam ter êxito na propositura de uma acção contra a câmara.

Anónimo disse...

As obras que o presidente diz estar a fazer são promoções eleitoralistas, isto é, deitar areia para os olhos da população
que, com a miséria que esse país atravessa, devia ter vergonha no esbanjar de dinheiro em obras que depois ficam sem interesse.
Esse presidente anda como os burros invejosos, isto é, copia o que os outros presidentes fazem, mas mesmo assim não tem classe, falta-lhe cariz e muito mais.
Numa terra de cegos, quem tem olho é rei.

Anónimo disse...

mas quem é que diz que o chico não tem olh$?

Anónimo disse...

O Provedor de Justiça devia era demitir-se para não dizer demitido. O homem acredita nas mentiras do Chico e manda arquivar as queixas contra ele.É mais um que já devia resignar para não enganar o Povo português

Anónimo disse...

As ETARs estão como estão porque assim rendem mais dinheiro às águas do Algarve.

Anónimo disse...

um dia vã saber como está a funcionar a etar de olhão.

Anónimo disse...

o ps de olhão cada vez está mais podre.
nimguém tem coragem de confrontar o leal .
falam falm mas ésó nas costas dele.
e toda a gente sabe quem são os cobardes.
o leal farta-se de rir na cara deles.
depois nas inaugurações andam todos a pedir convires ao leal e á secrtária do leal que é quem manda na CMO.

Anónimo disse...

Este blog só sabe é criticar mas não apresenta soluções.
Francisco Leal, nas próximas eleições derrotará todos os imbicies que o criticam.
Eu lá estarei para rir de vocês que nada sabem fazer se não campanha suja. Não tenho medo de vocês e um dia irão pagar.
João Peres

Anónimo disse...

mó ió J.P. faz café e deta-te.vai mas é pagar a divida ao jornal brisas do sul.

Anónimo disse...

o chico tem declarado 40e tal mil euros só em pensões,mais20 e tal em vencimentos.3 declarações de 1/3 de prédios rusticos.
mas não tem declarado a casa clandestina da ilha da fizeta ,que o vendaval jogou ~destruiu o ano passado.

Anónimo disse...

O João Peres já deitra foguetes antes da festa, veja lá se eles não chegam a rebentar.
A forma pidesca com que ameaça quem
como cidadão, tem o direito de usufruir e de se expressar, utilizando um meio, neste caso um blog, pois os jornais da zona estão amordaçados, ameaçando VINGANÇA, como forma de represália
num ganho que não se saberá qual o
resultado.
Essa ameaça grosseira não passará do teclado do computador.
Não fui para a politica porque não sou (lambe botas), e levo uma vida honesta,o que nos tempos que correm não tem qualquer valor.
Os tempos actuais são para sacar o quanto se puder e enquanto fôr possivel, esta é a verdadeira sociedade politica portuguesa.
O senhor J Peres não se vai rir de nada,nem de ninguém, pois ao fazê-lo está a rir-se de si próprio, pela miséria que deixou nas funções que desempenhou.
Essa câmara de Olhão é boa gestora de miséria.
CHEIRA A MERDA EM OLHÃO.

Anónimo disse...

Então o chico-presidente optou por receber pelo Ministério da Agricultura, onde prestou serviço e
agora, só tem esse rendimento?

Anónimo disse...

o chico é igual ao zézito,que acabo de ver agora na tvi o inglês chalrles smith a camar-lhe corrupto.
e fala de uns envelopes castanhos.
será que os envelopes que passam a determinadas pessoas da CMO também são castanhos?
este portugal está poder com esses politicos.
é hora das pessoas se revoltarem.

Anónimo disse...

este presidente é da escola do zézito ,fala em ambiente para destruir o ambiente.e não só.

Alberto. disse...

a táctica de enriquecimento,dos governantes e autarcas.fazer reservas ecológicas e zonas de protecção especial,não deixae que os donos desses terrenos possam fazer lá nada. depois como os terrenos não valem nada mandam grandes grupos financeiros(bancos e outors tipo gerónimos,braga,etc)
comprar esses terrenos que mudam de várias entidades,mas sempre no mesmo grupo.depois d e algum tempo fala-se com os autarcas corruptos de maneira a alterarem os PDM locais ,e desanequesar,esses terrenos onde dantes nada se podia construir ,e donde de um momento para o outro começam a surgir campos de golfe hóteis, blocos de apartamentos,grandes superficies comerciais,etc,etc,.
e um terreno que foi comprado por meia duzia de tostões passou a valer milhões.
assim se fazem as grandes fortunas em portugal e olhão em nada foje à regra.
pelo meio convêm falar de defesa do ambiente,mesmo que se tenha a certeza que nada se faz para proteger o ambiente ,e que até se contribua para que ele se degrade.
e as pessoas continuam a acreditar nestes charlatões,passados 30 anos.

Anónimo disse...

È verdade que neste blog só criticam o que está mal feito, ou o que está por fazer ou o que nunca foi feito e sabendo-se de tal
goza-se com quem chama a atenção, e
até se ameaça com tons irónicos de vingança.
Os portugueses têm o que merecem e
não se queixem nem se lamentem porque o que os políticos lhes têm feito ainda sabe a pouco.
São os incompetentes (muitos), não todos, que estão a usufruir dos dinheiros públicos.
Querem alguns individuos que estão em cargos politicos fazer crer às pessoas que são idóneos e isentos.
Depois do País se encontrar na miséria logo veremos quais as soluções. O tempo será o grande mestre.

sebastião cobre disse...

mom então o olhão livre não divulga o video do zézito?
é que zézito comnina com lealito.

C.Martins disse...

olhão 5 estrelas :esgotos +poluiçãpo na ria formosa nas ribeiras de pechão ao pé do macdonald,na lixeira de quelfes,em muitas noras que servem de fossas.
é essa a realidade olhanense em matéria de poluição.dá-lhes forte olhão livre e não desanimem .pies esses desgraçades tem de por o ambiente em condições para os turistas virem cá passear.só assim é que eles um dia vão acabar com essa merda toda em olhão.

furão disse...

o ria shoping ainda não abriu e ja está a arder

Anónimo disse...

Um dos males das longas maiorias absolutas e este; a "democracia" foi-se: desde o 25 teem feito em todos niveis o que lhes apetece!
Desde os concursos na CMO ao Hurbanismo com o esquecimento propositado das garages ou ausencia de parques de estacionamento para nao se falar das estrumeiras que existem um pouco por todo o lado a ausencia de debate nas "grandes" obras subsidiadas e em relaçao as ilhas e o qie se tem visto, pergunto; nao fazendo parte da organizaçao deste blog se a maior parte das denuncias que aqui teem sido divulgadas serao falsas?
Quanto ao turismo 5 estrelas???????a maior parte (para nao dizer todos os autarcas, Pina incluidos) so entraram num hotel 5 estrelas a conta do PS; SENAO VIAM AS ESTRELAS POR Uma chamine.
Para una Terra ser 5 estrelas a sua populaça0 tem que estar contente e a grande maioria dos problemas estar resolvida ; nao ir morrer a Loule , nao faltar papel higienico , a "ecovia",o lixo, os cafrs terem casas de banho condignas sem haver nacessidade de uma terceira (nao se sqbe para que fins)embora durante muitos anos a CMO tivesse permitido que se abrissem cafes so com uma casa de banho Ex. Bom Sucesso Em plena Av. da Republica,para nao falar dos diversos esgostos que vao parar a Ria e um felizmente a vista de toda a gente : no T ,sera que isto chega?
Se nao chega?! Ha quantos anos foi renovado o Chalet de Joao Lucio?
O Pavilhao Desportivo?Existem tantas questoes ; infelizmente resposta ni............

Luis G. disse...

não passa nada.
o pavilhão e o estádio municipal estarem construidos em terrenos que não são da CMO é tudo normal.
o marine villsge não construir as caves é tudo normal pois em seguida a CMO faz um parque de estacionamento,para servir esse empreeendimento em zon de protecçãp especial! e é tudo normal.não passa nada,hombre.
cambada de corruptos e de incompetentes,que não conseguem acabar com os esgotos sem trtamento para a ria!

António disse...

o sr pina quer é mama,e que a casinha(que herdou do pai ,que é o que ele diz), que tem na ilha do farol não vá abaixo.
o sr pina percebe tanto de turismo.que um dia quando era vereador da CMO disse que não apoioava o mergulho pois podia-se morrer.
imcompetentes da treta.

camacha disse...

É este o olhão 5 estrelas do presidente leal.
esgotos para a ria e para a ribeiras,para já não falar dos esgotos para as noras.
olhão é neste momento a capital da droga do algarve,do consumo e do tráfico esta semana mais um barco apanhado carregado de droga e um julgamento de outro carregamento.ainda hoje a TVI passou no telejornal da 20h mais uma reportagem dos traficantes apanhados em olhão.
estradas cheias de buracos ao pé do centro de saude e por causa das obras do ria shoping a estrada mais parece o iraque depois de bombardeado pelo bush.
o lixo aos cantos das ruas na zona histórica do levante é uma vergonha,que continua.
este presidente é só obras de fachada e a essa hora deveestar ele e mais os amigos todos,a ouvirem fados da ana moura, enquanto que a população pensa como há-de pagar as contas da água, e da luz.

Anónimo disse...

facadas na escola João da Rosa aconteceram essa semana.
É o olhão 5 estrelas a funcionar em pleno.

Anónimo disse...

Um miserável individuo que ajuda empreiteiro, UM BOY, que veio de Lisboa a construir casa,piscina e armazém,estes dois últimos sem projecto, em ZONA DE RESERVA AGRICOLA, e em PERIMETRO DE REGA e fazer um muro em alvenaria na terra do prédio contíguo. Depois de apresentado um projecto em local
próprio para a contrução de uma casa,(NÃO ABRANGIDO PELA RESERVA AGRICOLA E PERIMETRO DE REGA), que se destinava à habitação de um agricultor, foi-lhe negado tal pretensão, indeferindo.
Miserável câmara, que tem um presidente que, autorizou assinando
sem saber o que estava a assinar?
Estará demente, ou terá doença de
Parkinson.
Só muito mais tarde, depois de confrontado, instaura processo,o
qual, se tiver o mesmo destino de
alguns instaurados é para ficar tudo na mesma. Vamos ver.
OLHÃO CHEIRA A MERDA!...

Anónimo disse...

Olhão cheira a merda e não é só da ETAR de poente,nem dos esgotos sem trtamento que correm para a ria ribeiras e noras.olhão também cheira a merda pelos seus governantes que habitam o edificioda CMO e da sede do PS emolhão.

gago disse...

tivesse essa CMO alguma decência e no dia a seguir a este post do olhão livre iriam investigar e acabriam com esse esgoto do macdonald ou lá o que é isso.
mas como a CMO não se importa,com o ambiente nada fez e o esgoto continua a contaminar a ribeira e a ria.
aliás na ribeira em pechão acontece a mesma coisa.
há meses e nada se faz.

Anónimo disse...

a CMO e o chico querem é envelopes castanhos,aliás como o zézito.´
sãp todos da mesma escola.

constantino disse...

a cheiro a merda está a condizer com os autarcas de olhão.é por isso que eles não sentem o cheiro,pois as pessoas depois de muito tempo habituados a lidar com a merda o cheiro aré se torna agradável,especialmente quando pelo meio,há quem receba envelopes,como o zézito recebeu no frrepor

João Pereira disse...

Meus caros,pela importância que merece aqui deixo este acontecimento.



Conferência internacional Media e Ambiente - entrada livre com inscrição prévia

Como promover uma adequada articulação entre os diferentes agentes envolvidos na cobertura mediática das questões ambientais? Como lida a comunicação social com as controvérsias científicas? Que medidas económicas, políticas, jurídicas e culturais contribuem para melhorar a cobertura dos problemas ambientais? Que agenda pode orientar a relação entre os media e ambiente?

Estas serão as questões centrais da Conferência Internacional Os media e o Ambiente: entre a complexidade e a urgência, a realizar nos próximos dias 2 e 3 de Abril (quinta e sexta-feira) no auditório principal da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, numa organização conjunta da Agência Europeia do Ambiente, Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto de Ciências Sociais e.

Com intervenção de quase três dezenas de personalidades internacionais e nacionais dos campos da investigação científica, ambiente, política e comunicação social, esta conferência abordará, à luz de muitos casos recentes, as pressões e poderes que determinam e por vezes condicionam a informação de âmbito ambiental que chega aos cidadãos. E discutirá, de igual modo, o papel dos investigadores científicos, das associações ambientalistas e dos jornalistas numa sociedade cada vez mais complexa e globalizada.

Será uma oportunidade única para compreender a complexidade, a nível mundial, dos problemas ambientais e a urgência de uma abordagem mediática séria em articulação com o rigor científico, sempre no sentido de uma melhoria no conhecimento e participação do público.

De entre os oradores e participantes – oriundos de Portugal, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Estados Unidos, Alemanha, França e Hungria –, destaca-se a presença de Jacqueline McGlade (directora executiva da Agência Europeia do Ambiente), que apresentará capítulos inéditos do relatório «Late Lessons»; de Robert Cox (conceituado professor da Universidade da Carolina do Norte e presidente do Sierra Club, uma das mais antigas organizações ambientalistas dos Estados Unidos, com 1,3 milhões de membros) e de Christian Vélot, investigador da Universidade Paris-Sud que em 2007 foi sujeito a um corte de financiamento para continuar as suas pesquisas independentes sobre os efeitos dos transgénicos (OGM). Presentes estarão também jornalistas de vários países, entre os quais actuais ou antigos editores e correspondentes da área do ambiente de conceituadas órgãos de comunicação social, designadamente BBC, Independent e Guardian.

No segundo dia da Conferência, decorrerá um Workshop dedicado aos «Early Warners» e aos «Late Sceptics», de especial interesse para os jornalistas, abordando alguns temas controversos na área ambiental que, tendo há anos sido considerados alarmistas e criticados por alguns sectores da sociedade, são hoje considerados problemas de enorme gravidade.

Informações adicionais:

* A Conferência terá tradução simultânea inglês-português
* Durante a conferência serão distribuídos os últimos relatórios da Agência Europeia do Ambiente sobre água e transportes
* A participação no workshop é livre, mas necessita de inscrição prévia

Informações sobre os participantes (biografia e resumo das intervenções), bem como o programa completo, estão disponíveis no site da Conferência acessível em http://www.ics.ul.pt/instituto/ev/meenv

7 Estrelas. disse...

hoje cheira a merda em olhão.
e os politicos locais nada fazem para acabar com esse cheiro.
pudera com tanto lidar com a merda já não sentem o cheiro.

Furão disse...

Não fazem nada porque o cheiro é-lhes familiar áquilo que eles são, uma merda de gente armada em importantes, mas não passam de uns falhados, ignurantes de gentinha que não têm vergonha na cara, deviam usar era uma BURCA(ranhosos)

Anónimo disse...

JA VIVI EM OLHAO E NÃO GOSTEI NADA. JOGAM SUJO OS POLITICOS DESTA TERRA LIXAM OS OUTROS COM TODA A FORÇA. É O LADO MAIS BAIXO DA POLITICA. ESPERO QUE O PROXIMO PRESIDENTE MARQUE FINALMENTE A DIFERENÇA. ESTE PRESIDENTE NÃO TEM ESCRUPULOS E AINDA SORRI. QUEM PODE SER CREDIVEL, QUANDO APENAS É CONHECIDO COMO UM HOMEM, NÃO UM SENHOR, UM HOMEM DE BAIXO NIVEL, ELE E TODOS OS QUE LHE CERCAM.E TUDO O QUE ELE PROVOCA. É POR ISSO QUE OLHÃO ESTA COMO ESTA. CONTINUAM OS POBRES E MAIS VELHOTES A VOTAR NELE PORQUE NÃO SABEM DA REALIDADE DA SUA TERRA E DOS SEUS, DAS VIGARICES. AINDA BEM QUE JA NÃO ESTOU POR PERTO PARA VER.OUTRAS FREGUESIAS BRILHAM COM O PROGRESSO ESTA NÃO. AQUELES PREDIOS HORRENDOS QUE FIZERAM PERTO DA MARINA DEVIAM DE ESTAR A PENSAR EM HABITAÇÕES SOCIAIS CONCERTEZA,É INACREDITAVEL O QUE DEIXAM FAZER,AQUILO É BONITO ONDE? JA VIRAM VILAMOURA OU ALBUFEIRA? UM DIA PODE SER QUE OLHÃO EVOLUA E SEM ESTES ERROS CRUCIAIS.
ANONIMA 35 ANOS GESTORA