segunda-feira, 1 de junho de 2009

As imagens que a SIC não mostrou!


Fiz um artigo, com o título “A SIC em Moncarapacho”, mas afinal a SIC não mostrou as imagens, nem deu a notícia, que os outros órgãos de informação nacional e regional mostraram.
Será que a reportagem foi censurada? Ou será que a SIC perdeu as filmagens?

Hoje recebi de um leitor do Olhão Livre, as fotos que aqui publico.
No meio fica a polémica entre os muitos comentadores deste blog (uns com base na discussão tentando resolver os problemas, outros só lançando confusão de maneira que esses problemas não sejam debatidos) e o Miguel Júdice.

Pelo meio ficam também as afirmações da ARH, de que a descarga de águas residuais do Vila Monte teve origem numa avaria de uma válvula de descarga e de que não recebeu o resultado das análises (que é obrigatório enviar sempre que haja uma descarga de águas residuais provenientes da ETAR do Vila Monte).


Afirma a ARH que por ser a 1ª vez não haverá coima. Será que o mesmo se passaria se fosse um cidadão comum?

Pelas palavras de Miguel Júdice, os responsáveis de Vila Monte estão interessados em resolver o problema. É um bom sinal! Assim como é de bom tom, tentar esclarecer e discutir a situação com as pessoas que se mostraram preocupadas com a resolução deste problema.

45 comentários:

Anónimo disse...

CARTA QUE ESTÁ A INCOMODAR MUITA GENTE E É FALADA ÀS CLARAS NA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL DO PS.

a.terra disse...

A mim parece-me que o Sr. Migiel Judice não quer propaganda negativa em torno do Hotel e daí pretender resolver o problema o que registamos e aplaudimos.
Não podemos é contemporizar com a CCDR e a ARH as entidades responsaveis por que estas situações não aconteçam; ou seja aquelas entidades fecham os olhos a tudo e mais alguma coisa desde que não se trate de um cidadão anónimo. Aconteceu neste caso tal como aconteceu com a nova lixeira, ou com o esgoto do Macdonalds, ou os esgotos da horta da Câmara, etc etc. Quer dizer que as entidades fiscalizadoras nada fiscalizam e dedicam-se a chatear sempre os mesmos, o mexilhão

Floripes disse...

Não se esqueçam do esgoto que corre para a ria formosa sem tratamento algum.e já acontece desde que Francisco Leal foi vereador e desde que é presidente há 3 mandatos.o que só prova que F.Leal foi incompetente para resolver o simples problemas dos esgotos que correm para a ria sem tratamento,fazendo assim,que a CMO seja o maior poluidor do concelho.Será que a ARH não sabe do caso? Ou a amizade e compadrio entre Francisco Leal e Valentina Calixto.presidente da ARH,e ao mesmo tempo presidente da sociedade polis ria formosa.impede que essa multe a CMO como até aqui,aconteceu, pois não podemos esquecer que Valentina Calixto foi presidente do ICN e teve responsabilidades da CCDR do Algarve a nivél de ambiente e numca fez nada para acabar com situações como as do T e de todos os outros esgotos que correm para a ria sem tratamento.
Como paga desse fechar de olhos, Valentina Calixto foi nomeada por este governo socialista, para estes dois novos cargos,de alta responsabilidade no que diz respeito à agua e ao ambiente.
É assim que obtem sempre tachos,mas o ambiente é que fica mal,e mais uma vez em olhão estamos a verificar esses casos pois quem polui nada lhe acontece,como acontece à CMO quer no caso dos esgotos para a ria sem tratamento ,quer nos casos de descarga de aguas residuais para as ribeiras ao pé do macdonald e em pechão,ou no caso da estrumeira clndestina que a CMO teima em manter em funcionamento,em Quelfes depois da CCDR do Algarve já ter dado ordens de encerrar.e mais uma vez não multar o agente poluidor.que nestes casos é a CMO ,e o seu presidente F.Leal.

Anónimo disse...

é o esgoto do T não é floripes? porra !nunca mais deixas de falar na merda desse esgoto.
esse esgoto já é mais falado que a viagem que o caique fez o ano passado ao brasil.
esse esgoto já vem em todos os cartazes turisticos,que a região de turismo do algarve está a fazer para pôr olhão nas cidades mais poluidoras da ria formosa.é mais um titulo que olhão vai ter.
olhão é o coração da ria formosa.mas o sangue por passa por esse coração em vez de ser agua limpa são esgotos sujos e não tratados ,por isso esse coração está doente e as amêijoas morrem cada vez mais.
olhão é a cidade 5 estrelas,mas o ar que se respira cheira a merda da ETAR de poente.
olhão é cidade de 1ª divisão mas só no desemprego.pois é o concelho do algrve com maior percentagem de desemprego.
que mais titulos olhão irá ter.enquanto francisco leal for presidente.

Anónimo disse...

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=BC30614C-B81E-49D5-9DB8-3EC434A62DC1&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

chocante é a nota que é escrita no artigo do correio da manhã:
Este organismo afirma que "uma avaria está prevista, pelo que o processo vai ser encerrado".

Quer dizer que estando uma avaria prevista, podemos todos poluir...mas só uma vez!!!???

Está prevista onde? Como é possível?

Se foi uma avaria compreendemos, mas agora prever uma avaria...devem ser muito inteligentes!
Quando fizer uma fossa, quero também prever uma avaria!
Porque é que não foi previsto com uma avaria uma limpeza?

Não pode ser mesmo!!!!

Anónimo disse...

e cá está outra notícia do Observatório do Algarve de hoje:

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=29686

com o título:

MONCARAPACHO: Descarga em ribeira fica sem multa...
...Segundo disse o porta-voz da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH Algarve) ao Observatório do Algarve “em principio não vai haver multa porque se tratou de uma avaria, situação que está prevista na Lei”...
“O facto de não haver sanção não quer dizer que o processo não vá ser apurado”, afirma o porta-voz da ARH Algarve, que, sublinha, está ainda a aguardar a entrega de um relatório formal por parte do Vila Monte. “Foi feito um ofício por parte da ARH a pedir esclarecimentos”, explica...

Ora de 17 a 1 vão...já muitos dias...O Vila Monte ainda não arranjou tempo para justificar...?

Nada como conhecer a lei e saber o que dizer.
Polui-se, mas como foi uma avaria não faz mal!

Anónimo disse...

pois é os poderosos continuam impunes.são eles e é a CMO e francisco leal

Anónimo disse...

NO DIA 7 NÃO VOTES PS .POIS SÓ TEM FEITO MERDA DESTA EM OLHÃO E EM PORTUGAL.MAS VOTA NUM DOS PARTIDOS QUE NÃO TEM ASSENTO NA ASSEMBLEIA DA RÉPUBLICA,PODE SER QUE FAÇAM ALGUMA COISA NO PARLAMENTO EUROPEU.

homem que Guia. disse...

avaria na válvula os não o que aconteceu é que houve uma descarga de aguas residuais não tratadas para a ribeira e estas porque estamos em tempo de seca vão contaminar os lençois freáticos.se a ribeira tivesse caudal essa descarga viria parar á ria formosa.
mas a tudo isso a ARH que tem poderes para coimar que não declare um furo poço nora ou mina.mas que autoriza que se polua as ribeiras em caso de avarias de valvulas. quem precisava que lhe arranjassem a vávula do cérebro era Valentina Calixto que durante anos esteve á frente do ICN
e pelos vistos foi premiada pois em menos de um foguete arranjou dois tachos relacionados com a água e o ambiente.
por ela estar á frente da ARH é que francisco lela está tão descansado.pois são farinha do mesmo saco.

Anónimo disse...

A 1ª vez não dá coima?
Muito interessante. É sempre bom saber isso!
Só ajuda a fazer crimes ambientais.
Vamos todos poluir...mas só uma vez!
Temos é que deixar de pensar cada um por si, e associar-nos mais...
Este pais dos quintais fica assim mais difícil.

Anónimo disse...

porra mas o cara dura já leva a poluir há 3 mandatos,e nem uma repreensãozinha?
é sinal que tem mais poder do que se pensa mas também com um compadre da zona da quinta da marinha e ligado a negócios esquesitos da parque expo. não admira,que o zézito goste tanto dele.pois tem a amentolia cheia,de óleo, para olear a máquina dos favores.

Anónimo disse...

Boa noite,
estive a ler o artigo do OdA e tenho o seguinte reparo.
Pode ler-se:
"A ARH Algarve refere que o empreendimento deu conhecimento, informalmente, que a origem da descarga esteve na avaria de uma válvula, situação classificada como acidente e não sujeita a sanção."

O empreendimento deu conhecimento informalmente...se o empreendimento deu conhecimento informal, como é a que a situação é logo classificada como acidente!

Tantos papéis que temos que preencher para tudo...e aqui é informal por isso foi acidente????

Que raio é que o AHR faz?

Alguém devia participar isto ao INAG ou à Quercus ou seja lá a quem de direito!

Vejam esta. Informalmente...

Anónimo disse...

Se a ARH não for competente podem sempre tentar a Inspecção Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território.

http://www.igaot.pt/

Anónimo disse...

eu começo é a já não acreditar em nada do que seja ministérios e organizações ligadas ao ambiente .
a maior parte quer é ganhar dinheiro em nome da defesa do ambiente e depois não fazem nada.
COMO SE VEREFICA.

Anónimo disse...

é a entidade responsável quem perdoa,mas qual o critério? se for um ´descamisado é logo multado.isso é que está mal.
dois pesos e duas medidas.
á 1º podia ser logo adomestado ,para na 2º ser penalizado a sério de maneira que perdesse a vontade de poluir um bem comum que é a agua.

Anónimo disse...

pela primeira vez acho que estao a falar verdade neste blog quando o anonimo das 23.21 diz que e preciso alternar o poder de facto o somos olhao tem pessoas que sabem bem o que dizer alternar por exp. o j pereira que andou muito tempo a alternar no el bosque assim como o luis geraldes que costumava alternar com um vereador numa casa de meninas muito conhecida em olhao isto nos tempos em que ele andava a lamber os sapatos ao leal assim como esse eng camarario que escreveu essa celebre carta que costuma alternar todas as tardes nos cafes habituais onde bebe umas cervejas que ja foram pagas por alguem a quem ele fez uns favores e alem das cervejas tambem lhe deixam uns envelopes com uns cheques agora digam que e mentiram era bom que o leal manda se a judite saber estas verdades podiam começar pelo eng madeira e a sua socia e passar pelo salinas alem da engªQUE E ESPOSA DESTE Porca miseria

Anónimo disse...

parece que ainda há mais coisas para saber,o jp a atacar no el bosque?então e o homem do brisas que está a arder como cão da d, grancinda também se metia em coisas dessas ou é só por dizer que a junta não paga os calotes que dizem isso.
mas o que interressa é que continuama poluir e nada lhes acontece.limpem a merda em vez de andarem a fazer figuiras tristees,e de deixarem que olhão continue a descarregar merda no T

Anónimo disse...

porra pá o blog do toino também já não é livre agora é só convites.
andam todos na mesma esclola pensam que já são importantes.

Anónimo disse...

quem aceder ao convite do filho do judice logo,pergunta se a ARH é mentirosa,pois esta diz que o vila monte nunca apresentou análises das aguas da etar.
e logo pergunta se ele sabe que jogando agua para a ribeira contamina os lençois freáticos.
além de contribuir para o mau cheiro e para os mosquitos aproveitarem as aguas estagnadas para se procriarem. picando-lhes os clientes e os vizinhos.
se ele contaminou a ribeira devia ser obrigado a retirar de lá a água lançada.
mas quem for lá pogo verá as desculpas que ele dará.

Eduardo disse...

o judice calou-se numca mais disse nada.será que vai reconhecer o erro? e emendar aquilo que fez mal?

Um socialista que não vota leal. disse...

porque não manda francisco lea P.J. investigar a proveniência da carta desaparecida?
quem roubou a carta da net? será que eram tudo mentiras? por essas e por outras é que no domingo não voto ps.

Anónimo disse...

essa e boa amigo eu tambem sou socialista e nao vou votar e sabe o meu amigo porque? porque o leal ja devia ter mandado investigar tudo o que se diz neste blog e nao o fez dando azo a que se chegue a essa pouca vergonha que e essa carta .Ele leal tem deixado que gente de baixo nivel diga coisas que a pessoas de olhao nem acreditam que seja verdade e pena e que ele nao os ponha em tribunal para que as pessoas de olhao ficassem a saber quem sao essesrapazes que toda a vida viveram na margem da sociedade e agora venham por em causa a honestidade e a privacidade de cada um tem vergonha terramoto e vai mas e trabalhar com os maus maus

Olhão cheira a Merda disse...

porque será que o cara dura não põe a carta em tribunal?
não põe, pois o que a carta diz há muito que se fala nos corredores da CMO e em tudo o que ~´e sitio.e ainda diz pouco,só que agora um louco decidiu pôr a carta na net.
mas parece que já despareceu.
essa dos ma maus também tá boa.os homens eram um dos maiores contribuinte de envelopes para a ficalização e para o gabinete técnico da CMO pois numca lhe reprovaram um projecto. seria que as pessoas que faziam os projectos aos ma maus também eram bandidos? e os que fazem o pão ~dos ma maus também são bandidos? então o presidente que aprivou os projectos dos ma maus também será do pretenso bando?
eos fiscais que não fiscalizavam as obras dos ma maus também seriam do bando?,ou quem deixou que o olhanense construisse sem licença quando o j. damásio faleceu num acidente de prédios sem licença de obras, também eram do bando?
a merda na CMO é mais que muita,e há pessoas que estão enterradas até ao pescoço e só respiram fazendo barbulito,para não comerem merda.

Anónimo disse...

a o amigo do ps pregunte ao leal a razão de não querer acabar com os esgotos para a ria sem tratamento.
é que dá uma imgem muito triste de olhão os turistas que vão para as ilhas gozarem na cara dos olhanenses com aquele esgoto do T

Anónimo disse...

chamar cara dura ao pridente so demonstra o baixo nivel das pessoa que escrevem neste blog e conseguinte e consequencia os donos do blog tambem sao iguais .Em olhao toda a gente fala que o terramoto e um crapula e um verme agora ate secefende dizendo que quem fazia os projectos aos mau maus tambem pertencia ao bando onde ele era o chefe dos bandidos olha esta em

Anónimo disse...

algumas pessoas que vêm para aqui escrever um português estranho, qual será o objectivo.
Não sabem mesmo escrever?
Não têm mais nada para fazer?
Tratemos de coisas sérias e com rigor!
Todos têm o direito de escrever mas escrevam com dêcencia.
Não interessa a ninguém comentários como este anterior que nem se consegue compreender o que quer dizer.
É apenas ruído!

Anónimo disse...

é o informático disfarçaco de analfabeto

Anónimo disse...

quis dizer, que talvez seja o informático que o leal contratou disfarçado de analfabeto.
só para lançar a confusão,é que o boy tem de justificar o ordenadão,que está a ganhar sem concurso publico.

Anónimo disse...

eu posso andar disfarçado de analfabeto mas tu terramoto andas disfarçados de pessoa de bem mas mesmo assim nao consegues disfarçar o idiota que sempre foste um filho de um facista

Anónimo disse...

desde miúdo que conheço ribeiras pois tomava banho nelas ,e a agua numca ficava verde,e quando secava não ficava negra com esta das fotografias que estão neste blog e no forum olhão.
isso é sintoma que houve poluição e a sic não mostrou as imagens pois foi presionada para isso,só pode,pois caso contrário a reportagem tinha ido para o ar.
mas a familia que poluiu tem muito poder tanto assim que a ARH não a multou.

Anónimo disse...

entao e ninguem diz nada de uma eng da camara muiti muito rica que esta a tirar lugar a ouytra pessoas,na cmo que tem oitenta be tal rendas onde este a democracia dest blogo

Homem que Guia disse...

a engenheira que se está a referir,não é militante do ps?
e que tal perguntar porquê que determinados fiscais com idade de reforma,continuam em serviço? talvez seja por serem bem lubrificados?
já agora digam lá ,qual a razão que foi instaurado um processo a esse fiscal,por uma sessão de câmara, e o cara dura arquivou o processo na gaveta?

simão disse...

vejam este link lá esta os pdm e os uop2 de marim intressante

simão disse...

http://mapa.cm-olhao.pt

sory faltava o link

Anónimo disse...

vão acabar com o circuito de manutenção,para ali se construir 20 vivendas .e ninguém diz nada? vão fazer um edificio para o cenro hipico em plena ZPE e ninguém diz nada vão destruir uma zon arqueológica e nada dizem? e as arvores que vão cortar? e o campo de golfe que vai despejar as escorências para a ribeira de marim ,que dali á ria é um pulo.
depois do campo de golfe feito é que se vão manifestar? depois da vivendas feitas e as arvores cortadas é que se vão queixar?
é uma vergonha mais este ataque ao ambiente em marim.900 camas do hotel mais as vivendas,em pleno parque natural da ria formosa.
e não vai ninguém preso e o leal vai ser novamente eleito?
depois de mais este ataque ao ambiente?

mateus disse...

Quanto ao teor da CARTA demonstra o tipo de pessoas que estão num serviço público, que deveria servir de referência, é pena!
Os politicos estão como "peixe na água", pois nada funciona nesse País.

Anónimo disse...

Onde está a tão badalada lei contra a corrupção?

Anónimo disse...

Desespero!
Pelo que tenho lido neste blog primeiro começou-se por fazer ameaças depois passaram para a ofensa pessoal , como nao chegasse ate os mortos vao buscar!Que se saiba o Terremoto fascista nao enriqueceu nem fez grande vida de fascista,nao levou nenhuma empresa a falencia, nao viveu do expediente nao teve nenhuma casa de meninas e segundo parece nao passou de um simples funcionario publico, e pelo que se ve nao deve ter deixado grande fortuna aos filhos. Ha alguns srs. que teem sido visados nos comentarios que pensam que nao teem telhados de vidro pois enganam-se, como tambem ja aqui li todos nos conhecemos e conhecemos muito a nossa historia.
Isto so revela o estado em que alguns srs. se encontram.
Quando se chega a este ponto de tentar calar na base de nao sei de que.........?
Aos donos do blog gostaria de fazer uma proposta
-Apagar todos os comentarios que nao teem nada a ver com os posts e que mexam com a vida privada das pessoas

Anónimo disse...

concordo com o ultimo Sr. ...
os comentários e gracinhas devem ser deixados para as conversas de cafés...que proliferam por Olhão.
Tratemos de situações interessantes, para o bem de todos.
A vida de cada um a ele diz respeito e não interessa a mais ninguém.
Só nos cria ruido e distorce as ideias.

Anónimo disse...

claro terramoto agora que te atingiram queres que os donos do blog apaguem tudo o que ve a teu respeito e a respeito do teu pai mas quando e a falar do leal e da dªCelia nao te importas . Mas fica sabendo que estou a preparar uma carta para aparecer na internete onde os olhanensese e nao so vao ficar a saber toda atua vida desde a tua juventude ate agora .Nessa carta vai aparecer tambem as tuas ligaçoes a esse eng da camara que costuma beber umas cervegitas ja pagas por alguns construtores e nao me vou esquecer da ditza nen do seu socio osportugueses vao ficar a saber o que os olhanenses ja sabem a muito tempo pois se isto e para partir vamos partir a loiça toda e o saklve-se quem poder

Anónimo disse...

eu nao acredito que oleal escreveu neste blog acho que foi o informatico que ele contratou esse informatico devia dar a cara

Anónimo disse...

como não conseguem discutir os problemas que são levantados pelos autores do ~blog.arranjam desculpas de vingança,pessoal.é por essas e por outras que os governantes governam a seu belo prazer.contuam a poluir mas nada se faz,e quando um particular faz uma queixa por se sentir prejudicado pela poluição provocada pelo vizinho ainda acham mal.
está na hora das pessoas tomarem consciência,dos seus direitos pois se temos o dever de pagar, as taxas de tratamento de esgotos.que pagamos todos os meses junto com a factura da agua, também temos o
direito de exigir que esses sejam
tratados,e pelo que se vê no T na marina na horta da CMO há esgotos que nem sequer são tratados e vão parar à ria sem qualquer tipo de tratamento.
não será hora de F.Leal pagar pelo mal que tem feito ao ambiente,desde que é presidente da CMO é que o esgoto do T corre a céu aberto desde que ele é presidente.

Anónimo disse...

Porque sera que ainda nao partiste
a louça toda?
Pelos vistos deves ter muitas contas a ajustar com os Tribunais e continuas a tentar que estes srs. do blog se calem, com ameaças, ofensas e outras coisas mais que nem sequer teem qualificaçao.Se sabes tanto de vigarices , porque nao as denuncias?Sera que es corrupto ou corruptor?que no fundo e a mesma coisa.

Anónimo disse...

parece que há mais gente sem ser o vizinho a interrogar a ARH, aquilo que se passou na ribeira do tronco.
pelo que li o S.O. interrogou a ARH.pela verdade.

Anónimo disse...

Deviam é ser mais pessoas a interrogar a AHR...afinal pagamos impostos para alimentar todas essas administrações. Temos direito a saber o que se passa.
Qual é o problema de quer saber?