quarta-feira, 10 de junho de 2009

DE JOSÉ CASTANHEIRA....

Transcrevemos na íntegra a mensagem que José Castanheira nos enviou...

Porque será que falam tanto de mim no Olhão Livre?

Estou confuso e não sei bem o que pensar.
Não frequento muito o Olhão Livre, pois com respeito por aqueles que frequentam mas sem querer “armar-me em não sei quê”, não gosto de muito do que lá é dito, do tom em que é dito, do tipo de linguagem que por vezes se usa, dos ataques a raiar o nível mais rasteiro que se pode conceber e ainda por cima porque considero que existe no Olhão Livre um preconceito contra o PCP e a CDU, que não vejo razão para existir, até porque toda a minha vida (mesmo quando ainda não havia liberdade…), me considerei um defensor acérrimo da liberdade e da responsabilidade.
Apesar destas minhas objecções, considero que o Olhão Livre, teve um papel muito importante no desencadear deste movimento dos blogs, ao trazer à superfície muita coisa escondida e apodrecida por baixo da saia da gestão autárquica do “senhor” Leal.
Que continue, com mais casos, mais fundamentação e (na minha opinião se possível…) com menos palavrão. Mas esses se calhar são colocados por inimigos do Olhão Livre.
Creio que clarifiquei um pouco, o que penso do OL.
Mas isto vem a propósito de vozes amigas (AT e CS), me terem alertado para as frequentes referências em que lá sou alvo.
Conheço-as mal, mas na base do que ouvi, talvez possa dizer o seguinte.
Não devo nada a ninguém, a não ser o empréstimo à habitação, que pago pontualmente ao banco.
A vida que eu e a Sara temos, devemo-la a nós próprios e ao nosso trabalho e orgulho-me de a minha família em Olhão ser gente humilde mas séria, ligada à industria Conserveira e ao Mar. Como diz “o outro”, posso mostrar o Registo Criminal e o comprovativo dos Impostos pagos.
Faço parte da APOS, do SOMOS OLHÂO! do Movimento “Avisar Toda a Gente”, que ainda vai “mexendo”, porque não tenho feitio para ver o que se passa ao meu lado e virar as costas.
Sou candidato pela CDU à Presidência da Câmara de Olhão, porque para além de não me rever de todo e de me opor à gestão do “senhor” Leal, tenho propostas e uma estratégia alternativa para Olhão.
Por outro lado, creio que acumulei uma experiência que pode ser útil à terra onde resido há cerca de 30 anos.
E não tenho qualquer interesse pessoal em ser Presidente da Câmara de Olhão ou vereador, pelo estatuto, pelo “penacho”, ou pelo “tacho”.
Se o Povo de Olhão o entender, estarei lá para o servir na medida das minhas forças e capacidades.
Aqueles que me conhecem e que me prezam com a sua consideração, dirão o que conhecem de mim.
Os que não me conhecem, inventarão e “mandarão bocas”
E ainda há os “outros”, os inimigos políticos ou adversários, que farão tudo, incluindo mentir, para denegrir aquilo que posso representar e as propostas que tenho para apresentar.
Mas não me desviarão do meu percurso, inventem o que inventarem.
Quando nos abalançamos a uma tarefa destas não podemos ter telhados de vidro, temos que ter ética e colocar o debate a um nível que enobreça o Concelho de Olhão.
È esse o meu propósito e aqui me encontrareis. http://vaiaolhaovai.blogs.sapo.pt
José Castanheira

32 comentários:

Anónimo disse...

Concordo! Façamos deste blog um local para todos partilharmos as nossas ideias, politícas ou não.
As pessoas que gostam de usar linguagem menos correcta, que não o façam. Sejamos práticos e objectivos e não usemos esta extraordinária ferramenta para ofender ninguém pessoalmente.
Não conheço o Sr. Castanheira mas não me aborrece que deixe links aqui para o seu blog. Só lá irá quem quiser. Pelo que tenho visto, e não participo à muito tempo, é dada oportunidade a todos.
Vamos construir um Olhão melhor, um país melhor!

ol disse...

Este blog sempre esteve de portas abertas e mantemos essa postura. Desde o início, optámos por deixar que os partidos ficassem "lá fora". Divergências? Pontos de vsita diferentes? É normal, é salutar. Mas pelas divergências dos pontos de vista não significa hostilização, pelo menos por parte dos autores do blog.
Quanto às ofensas e aos palavrões que por vezes aqui aparecem, tem várias origens, e, compreendendo nalguns casos, estamos em desacordo. A secretária do presidente tem sido a mais visada e não nos termos mais próprios. Do ponto de vista político, é irrelevante se a senhora tem ou não algum "affaire" com o seu "chefe", embora ao seu "chefe", enquanto figura pública, possa ser apontada alguma degenerescência moral, caso seja verdade. Importante, sim, já é a prepotência, a arrogância, o excesso de poder e algumas coisas que nos comentários tem sido atribuídas à senhora e, nesse aspecto, acho que os partidos da oposição devem questionar o presidente sobre os "porquês" de tais situações.
Há funcionários autárquicos que se sentem injustiçados, prejudicados e que utilizam uma argumentação grosseira nos comentários que aqui vem fazer. Queremos que continuem a participar mas também lhes pedimos que digam as mesmíssimas coisas utilizando uma linguagem menos vernácula. Mas, se compreendemos as motivações destes, já não dá para entender a motivação de alguns provocadores, mesmo de dentro do P"S" que utilizam uma terminologia ainda pior e que tem por objectivo denegrir o blog.
A onda de euforia que se regista nos partidos da oposição é má conselheira. A oposição tem três meses para continuar a desgastar a imagem do presidente e do seu partido se quiser retirar a maioria absoluta ao snr Leal. Se ficarem a viver à sombra de um resultado positivo nas eurpeias, não chegarão a lado algum.
José Castanheira, há que saber viver com a critíca. Quanto às provocações que possam fazer, despreze-as pura e simplesmente. Até às eleições vão surgir muitas mais, sejam à CDU, sejam ao BE, sejam ao PSD (se o Dr. Abundio Martins for candidato) e mesmo a nós, que não somos candidatos a candidatos a coisa alguma.

Anónimo disse...

bem este candidato não tem interesse pessoal, é padre?

Anónimo disse...

Bem este candidato não é padre mas chama-se J.Pereira vem defender o Castanheira mas quem defende melhor a dama do que o seu PRINCEPE? seria bom que os donos do blog se identifica-sem assim sim poderiam falar tão democraticamente como falam agora quem deixa publicar cartas e outras situaçoes que de algum mod
o vão afectar as pessoas que cobardemente são vitimas de tentativas de assassinato publicos e politico porque a eles donos do blog ou amigos daqueles que dão a cara por eles lhes interessa por varios motivos como pode vir armar-se em paladino da verdade ? seria bom que se identificacem porque assim tambem eu e todos aqueles que falamos sob anonimato deixaria-mos de o fazer.

R.Madeira disse...

e depois o leal ~mandava construir as forcas. ora se ele já apelida tudo o que está contra ele de terrorista,e ameaça com os canhagulos,se soubesse elequem são o resto e era capaz de mandar algum boy,fazer-lhes umas festinhas.

Anónimo disse...

Caro amigo você não deve ser deOLHÃO porque parece não conhecer o presidente que tem.Eu que cheço oleal há muitos anos não o vejo ser mafioso com você o descreve ,por isso penso que o meu amigo está enganado em relação á pessoa quer acusar.Dirlhe-ei que os donos deste blog não estão interessados em discutir a situação politica de Olhão e o seu futuro mas sempre como sempre estão interessado em degrenir a imagem do presidente tudo isto por inveja e porque ele sabe perfeitamente que eles são uns incapazes e uns cretinos.

Anónimo disse...

Por favor não me chame de amigo porque ser amigo de alguem implica conhecer essa pessoa e eu não o conheço tambem lhe digo que em Olhão voces não estão tambem servidos de presidente como pensam e tambem não vão ficar se por acaso o leal perder as eleições porque todos os outros candidatos não têm capacidade para combater a corupção que existe na camara isto porque quem manda na camara são os técnicos e são els que tudo tem feito para tirar oleal da camara

Floripes disse...

ao comentador das 13.05.se leal não é ditador respoda-me o porquê de aotorizar a construção dos mamarachos na zona ribeirinha ,quando nas anteriore eleições,autárquicas prometia para a zina um aquário de maneira a cativar quem nos visita-e olhe há projecto desse aquário.
se leal quer o bem da terra,porque permite ele queos esgotos do T e outros corram para a ria sem tratamento(ainda hoje lá passei e os turistas estavam a comentar o facto de se fazerem passeios para visitar a ria e haver um cano de esgoto ali a correr)de termos uma ETAR a tratar mal os esgotos e a ploluir o ar que respiramos(se é de olhão já deve ter sentido o cheiro ,ou não?) é falar mal querer que se acabe com os esgotos para a ria e que tenhamos ETARS a funcionar a 100%.pois a nossa riqueza está nas pescas e na ria.
ou pensa o leitor que o turismo é a senhora dos milagres?
e além disso um turista que nos visite e veja o que se vê no T ,numca mais cá volta.
é o que eu faço quando vou passear,e as cidades não me agradam.
se o F.leal quisesse resolver isso já tinha tido tempo pois ele há 16 anos que é presidente .

Anónimo disse...

Agora sao so tecnicos que pagam !
Sobre a carta, ja li o suficiente mas ainda nao li nenhum desmentido oficial sobre o seu conteudo!; sera verdade sera mentira !?(Embora esteja totalmente de acordo em que a que respeitar a vida privada das pessoas)
O Berlasconi tambem dizia que nos seus palacios nao existiam bacanais e provou-se o contrario ( e mesmo assim ganhou as eleiçoes) , alguns srs. quando lhes serve chamam os fotografos e os jornalistas quando nao lhes serve sao mentiras sao calunias etc.
Tenho lido neste blog as perguntas que estes Srs.(caluniadores) teem feito ao sr. presidente da CMO!sera
que ele ja alguma vez se dignou a dar uma resposta? O sr. presidente nunca respondeu , nem quando a isso foi obrigado!Como e que querem que o tratem?
Agora possilvelmente ja se sentira com o cu apertado ......nao por os possiveis candidatos nao dizerem grande coisa........mas porque as pessoas estao fartas de tanta corrupçao!

Anónimo disse...

Ao comentador das 13.05
Se por acaso nao tivessem posto o homem em vereador o que e ele estava a fazer neste momento!????
Deixem-se de tangas!
Da-se ao luxo de ir passear pelas mesas de voto "cumprimentar" o pessoal que esta nas mesas ce voto!!!!!!!!???????????
Cola-se ao Presidente do SCO , como se fosse ele o obreiro da subida! Esquecendo-se do resto; Fuzetense,Olhanenses,Ginasio e todas as outras colectividades do concelho, e das condiçoes inexistentes no concelho para a pratica do desporto.
Temm-se preocupado em arranjar emprego para os amigos, atençao; desde que estes sejam da rosa.

Anónimo disse...

Segundo li no Forum a partir de agora deixamos de ter em Olhao animais abandonados , porque sua ex. se designou apadrinhar uma organizaçao.........como se as existentes nao fizessem nada,(guerra entre esta e o presidente da CMO) pudera com os apoios inexistentes ou com os diversos massacres.

Anónimo disse...

mas se não forem do cartãozinho rosa passam a ser,e temos tantos exemplos dessas mudanças.na próxima lista do ps vai aparecer um boy socio de outro boy que começou a carreira nas listas do cds para a CMO mas pelos bons serviços prestados ao clube rosa.este ano será candidato.
só que a confirmar-se o resultado das ultimas eleições ,ficará sem tacho e terá de continuar a labuta em brancanes.

Atento disse...

de j. castanheira sei que aprovou o pólis ria formosa e depois foi fazer queixa,a loulé.em que estado está a queixa?
numca mais nimguem falou do pólis e do que está a fazer em olhão,será que se está fazer algo em olhão a não ser emedar os erros do passado?

Anónimo disse...

pólis ria formosa o que é isso? é aquele programa que se falava que ia jogar as casinhas abaixo?
tirem o cavalinho da chuva,pois enquanto os grandes do poder tiverem lá as casas clandestinas,numca elas irão abaixo.
até o macário que enquanto mandou em tavira dizia tudo abaixo,agora que concorre a faro diz tudo acima.

Anónimo disse...

o j castanheira tambem quer ir para o poleiro porque tambem tem casa clandestina na ilha e assim já não vai abaixo com a polis
são todos igualmente corruptos

Anónimo disse...

agora estes anónimos ordinários vem para aqui chetiar o Castanheira não basta ele já ter que aturar o josué sempre atráz

atento disse...

Nunca mais acaba isto'
Já é tempo de os Olhanenses discutirem os assuntos com seriedade.

JÁ CHEGA! disse...

JÁ CHEGA!
Os comentários que façam referência a relações ínvias ou tortuosas ou que usem uma linguagem obscena passarão a ser removidos assim que detectados. Consideramos que tais comentários, mais não visam do que descredibilizar o blog e que são próprios de quem, em desespero de causa, fazendo-se "amigo", não é mais do que inimigo.
O conteúdo dos comentários é da responsabilidade única e exclusiva de quem os faz

Anónimo disse...

Ao Castanheira:Eu penso que já te tentas-te retratar mas a min não me convences gostava que tambem retratasses o teu amigo j. pereira ou seja aquele que ia contigo para o EL BOSQUE e que é só o maior vega de olhao

Anónimo disse...

Vocês não foram no Sábado vêr a entrga das medalhas aos antigos autarcas? eu não fui mas já me contaram que o Prof. Alberta foi o mais agraciado diz quem viu que paraecia um CAPO abraçado ao seu amigo Leal o PSD devia era ter vergonha de candidatar um homen assim a´Manela não Há quem te avisse.

Anónimo disse...

Por favor deixem de falar das pessoas que mais têm contribuido para o desenvolvimento de OLHAO, chamar CAPO ao prof Alberto não se justifica porque ele tem sido das pessoas que mais tem olhado por OLHAO sem tirar nada de proveito para si nem para a sua familia

Anónimo disse...

este anónimo anterior de certeza que faz parte da família mafiosa Leal/Alberto

Anónimo disse...

será que o Castanheira tambem é mafioso?
Pinta tem ele

Anónimo disse...

Mas sera que quem faz alguma coisa de bem em olhao e logo mafioso?

Anónimo disse...

Bem tudo isto não passa de diversão do informático do leal.Mas o que ele não sabe é que nós sabemos que a mulher dele tambem trabalha numa camara socialista no fim são todos bons rapazes.

Anónimo disse...

Quem faz bem é benfeitor.
Alberto Almeida é mafioso.
Pois será um malfeitor mafioso, benfeitor para Olhão.

Anónimo disse...

não haja duvida que não se pode ser bom nesta freguesia todos que fazem algo de bem para a terra são mafiosos sera que os donos do blog não sao mafiosos? esles que parecem so fazer bem a toda a gente?

Anónimo disse...

Por falar em mafiosos entao o ranhozo do teerramoto nao vai hoje a sessao solene para poder falar mal do leal .Tem vergonha e vai beber umas cervejas a do lazaro

Curioso disse...

uma publicidade no o.l. é sempre bom embora o j.c. diga que não visita o o.l.
não sei qual o motivo que não o visita pois aprenderia muito.não é o o.l. que nos seus artigos faz referências ao j. c.mas sim comentários que são lá colocados.
uma coisa eu sei,na politica em olhão há o periodo antes do o.l. e depois do o.l. ter aparecido´.
e nada é como antes as comadres zangavam-se mas as coisas passavam,e nimguém da população sabia.hoje sabe-se tudo o o.l. deu origem a uma série de blogs que fazem précuras,e existe muita gente em olhão que não gostam de ser questionados,azar o deles.
estou convencido que a derrota do ps em olhão teve origem no aparecimento do o.l. e o f. leal sabe bem disso,assim como sabe o j.c. e todos os politicos da nossa terra.
claro que as politicas do socrates e a falta de transparência do F.Leal também foram fundamentais.
quantos ás politicas de unidade do
partido do j.c.gostava de saber se por acaso o j.c. faria uma aliança e uma lista conjunta com os elementos do b.e.?,ou se o j.c. faria parte de uma lista de cidadãos independentes,para derrubar o f.leal?
claro que não,a unidade que o j.c. pretende é englobar membros válidos da população olhanese para assim conseguir mais uns votos que lhe poderão dar acesso a um lugar de vereador.
querem unidade ou querem votos?para o pcp?

Anónimo disse...

Ontem passei lá por baixo e quem vi? oterramoto a conversar com o j pereira esse mesmo o viga mor da cidade de olhão,bem fica a pensar como é possível existirem duas ZEBRAS daquelas.Parece mentira que ainda haja em olhão quem dê alguma CREDIBILIDADE A ESTA GENTE.

Anónimo disse...

Não sei se foram vêr a sessão solene da entrega das medalhas mó atão taben derem uma medalha o isidoro presidente do olhanense há atão se para o ano o olhanense for campeão de portugal oque e qie lhe dao?

Anónimo disse...

Esta ultimo comentador tem toda a razão porque é que nunca mais se falou da arq ditza e dos negocios do socio madeira? será porque tambem já começaram a dar algum ao terramoto? será porque tambem ja almoça com eles em espanha?ou sera que tambem ja lhe abriram uma conta onde vai algum por conta.