segunda-feira, 29 de junho de 2009

Desemprego em Olhão.Que medidas se tomaram?

Enquanto o desemprego aumenta drasticamente no Algarve e Olhão continua a ser o concelho do Algarve com maior percentagem de desempregados (mesmo em pleno Verão e apesar da "salvadora" indústria hoteleira que emprega no Verão para despedir no Inverno), o Ministro das Finanças sai-se com este desplante
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1389252&idCanal=57.
Este mesmo ministro, enquanto o sistema capitalista ruía em todo o mundo, dizia que a crise não chegava a Portugal, como se nós alguma vez vivêssemos sem estar em crise!
Em Olhão passa-se fome e o ainda presidente da CMO, distribui mensalmente e pessoalmente 850 sacos plásticos com comida. Foi esse mesmo presidente que prometeu, que o Ria Shopping iria criar 1200 novos postos de trabalho em Olhão. Ironicamente o desemprego não diminuiu mas sim aumentou, cifrando-se em Maio, em 2270 desempregados a receberem subsídio de desemprego em Olhão (não se sabe quantos desempregados não o recebem).
F.Leal também declarou, quando a Bela Olhão fechou, que o problema seria breve e que já tinha falado pessoalmente com Manuel Pinho, para se resolver o grave problema destes trabalhadores. Até hoje continua tudo na mesma!
O problema do desemprego é humano e social e não se vê os responsáveis autárquicos tomarem este problema em mãos. Vê-se sim, o presidente da CMO gastar dinheiros públicos para apoiar obras no estádio J.Arcanjo (grande parte dos 900 000 €) e vê-se a CMO esbanjar dinheiro em tudo o que é festas. E a oposição partidária em Olhão ou apoia essa iniciativa ou ficar calada!
Em tempo de crise é necessário ver o que é prioritário para o concelho: tomar medidas urgentes para o combater o desemprego ou continuar a esbanjar dinheiros públicos como até aqui, e no fim de cada mês distribuir 850 sacos de plástico com comida.

34 comentários:

so festas disse...

est post está vazio FESTIVAL DO MARISCO 2009
10 a 15 de AGOSTO
CARTAZ

DIA 10 – TONY CARREIRA

DIA 11 – XUTOS & PONTAPÉS

DIA 12 – MARTINHO DA VILA

DIA 13 – RUI VELOSO

DIA 14 – DANIELA MERCURY

DIA 15 – BRANDI CARLILE

Anónimo disse...

em tempo de crise é gastar à fartazana.
contas da fesnima, é que não há.
e lá vai mais uma vez a firma do monta e desmonta ganhar mais um dinheirão com essa montagem de barracas e barraquinhas que vão montar agora na feira de parques ,desmomtar, e tornar a montar,para o festival do marisque congelado

Anónimo disse...

só sabem falar mal mas não dão soluções.
o que fazia o j.valério e o j,c.ou o abunduna a desgraça?

Anónimo disse...

o madof já apanhou 150 anos de cadeia em portugal,o zézito dava-lhe uma medalha,ou nacionalizava-lhe o banco

Anónimo disse...

Que medidas tomaram?

Atão arranjaram empregos na camara para os da comissão de trabalhadores. Que é que queriam mais?

Homem que Guia disse...

a belaolhão tinha e tem investidores intrresados na reabertura da fábrica,o presidente é que não tem querido negociar com eles pois interresa-lhe o terreno para a construção.
é esse o caminho para o progresso que é feito á custa da pouca industria,que nos resta.
o presidente está mais interresado em grandes negocios com os seus apaniguados do turismo e da construção,pois é com esses negócios que entra o carcanhol nas suas algibeiras.

ex.atleta do sco. disse...

o f.leal quer entrar com dinheiros publicos para apoiar uma equipa de profissionais de futebol.
esse apoio é completamente ilegal pois está nitidamente a favorecer um clube de futebol profissional com dinheiros que devem ser gasto no benefeciamento de toda uma população.sabemos que a CMO está endividada,de queverba vai a CMO tirar esse dinheiro para benefeciar directamente uma actividade profissional.
não sou contra o sco clube que já enverguei a camisola,estou é contra esta colagem deseperada de um homem que vê o poder fugir-lhe debaixo dos pés e que se prepara para fazer mais uma ilegalidade,com o apoio de quem?

Anónimo disse...

se a cmo tá tesa como é que gasta tanto dinheiro emm festas e em apoar o futebol dos chulos da bola.~?

Anónimo disse...

é com festas que se mantém o povo contente,se o dinheiro sai do erário publico?
o que é que isso interresa?
o que interresa é levar as pessoas a votarem no leal.
para isso serve o nosso dinheiro.
ele tem de manter o poder custe o que custar pois se perder a maioria,como indicam as sondagens,e fizerem uma auditoria á CMO .a barraca estala por tudo o que é sitio.
desde a secção de obras ao saneamento passando pelo desporto.

Cidade 5 Estrelas disse...

cheira mal em olhão ?
não é impressão de maia duzia de más linguas.
corre um esgoto no T sem qualquer tipo de tratamento,que serve para os forasteiros dizerem frases como esta "há anos que esta merda corre aqui e não acabm com isso."
esse turista e os todos os que comentam assim devem ser malucos,pois aquilo não é um esgoto mas sim um ribeiro,que corre ineterruptamente,desde há 20 anos a esta parte.
temos as estradas esburacadas como a estrada para a zona alta,ao pé da escola da chasfa,não faz mal ,temos o que merecemos,pois nimguém nos obriga a votar em que não nos liga nenhuma.
os nossos filhos que praticam desporto,não tem transportes para os jogos?
que importância é que isso tem? o que interresa é que a CMO disponibilize o autocarro o ano inteiro para as deslocações dos seniores do sco.
bom temos aquilo que merecemos, e querem que tudo continue tudo na mesma.
não esmoreçam e corram com essa cambada da CMO,pois esta está num autêntico caos,em que só o leal manda o resto são verbos de encher.

malandro disse...

o 5 estrelas
não sejas parvo na sabes o que falas

e quanto á rua da chasfa ja esta em concurso a obra

Olhão Leal disse...

Já há lojas do Ria Shopping qu vão fechar.
A méta dos 1200 empregos está cada vez mais longe, mas não há problema porque o Povo quer é festas e este ano o festival do marisco tem 1 cartaz de luxo.

Anónimo disse...

o homem que guia esta muito mal guiado, deve ser o vento uama vez esta para um lado outra vez esta para outro, nunca vi tanta asneira junta, por acado a bela olhao e propriedade do Leal?deviam era perguntar a alguns srs que estiveram a tirar medidas a bela olhao para serem intermediaros na venda, mas esses srs,esvrevem para o blogue a falar mal do Leal e de outros

Anónimo disse...

Esta na hora de mudarem o nome a este blogue, e passar a chamar se OS ANARCAS, esta sempre tudo mal, malta comecem a trabalhar e a mostrar o que valem

Anónimo disse...

Mas que Olhanenses sao estes que estao contra o Olhanense e contra os jogadores?

Anónimo disse...

Mas que Olhanenses sao estes que estao contra o Olhanense e contra os jogadores?

Anónimo disse...

Eng. Leal continuo, e nao ligo ao que falem de si, tem sido um GRANDE HOMEM,tudo isto e inveja e odio, de nao conseguirem nada na vida, voce ja mostrou a sua obra

Anónimo disse...

quando é que aparece a 2ª carta?

Anónimo disse...

mas querem soluções? acabem com os esgotos e obriguem as aguas do algarve a fazer uma ETAR que em vez de envenenar a ria formosa sirva para tratar os esgotos e aproveitar essa agua tratada paa a rega e os gases que poluem a atmosfera sejam aproveitados.
as amêijoas morrem cada vez mais,as causas são a poluição da ria ou alguém ainda tem duvidas?
perguntem aos viveiristas e mariscadores que são socios do sco se o leal deve de tratar da poluição ou se deve dar o dinheiro ao sco,para que os jogos sejam transmitidos pela tv e que o j.arcanjo leve mais espectadores?
limpem as rua,e ponham recipientes modernos acabem, com os moloks que cheiram mal e incomodam a população.
arranjem as ruas pois estão uma lástima. façam um hospital para receber os acamados do concelho ,para não terem de ser internados em loulé.
custa muito? se calhar custa menos que um auditório.e serve a população toda.
apoem as empresas do concelho em vez de lhes cobrarem uma fortuna pelo terreno na zona industrial.

Olhão é uma cidade feia e suja disse...

mas o que é que eu tenho a ver co o futebol profissional do olhanense?
eu quero é ver a minha cidade limpa como vejo portimão e outras cidades do algarvecom vereações socialistas e do psd.
eu quero é ver a minha cidade não ser acincalhada pelos forasteiros goznado com os olhanenses que não conseguem acabar com um esgoto no T e noutras partes menos visiveis aos turistas.
eu quero é ver a minha cidade com condições pra as pessoas trabalharem emvez de irem todos os dias a correr para faro.
olhão hoje é práticamente um dormitório de faro.
e o que é que os responsáveis autárquicos que estão na presidência dA autarquia há 16 anos fizeram para mudar isso é dando o dinheiro ao sco para as obras que resolvem o prloblema de olhão?

R.Madeira disse...

uma medida rápida para se criar 4 posto de trabalho em olhão.
coloquem o fiscal luis rocha em administrador dos mercados de olhão.pois ele percebe muito mais dos mercados que o actual actual administrador é o vereador Mario Gonçalves.
pois este tem uma série de pelouros e não consegue dar conta deles como se viu na sic ni program "nós por cá",onde se viu embsbacado para explicar porque razão faltam 1000 metros de estrada.
em seguida aditam fiscais para as praças pois há medida que se tem ido reformando não tem sido admitidos novos funcionários.
queriam propostas séria s e simples o que dizem a esta?

Jumento disse...

O país da indecisão
O pior que se pode fazer num país com escassos recursos e num mundo em permanente evolução é nada decidir, uma decisão tardia ou uma não decisão podem ter consequências mais graves do que uma má decisão. Pode-se questionar a estratégia de betão de Cavaco Silva (que agora defende estradinhas salazaristas) mas a verdade é que se Cavaco tivesse gasto todos os fundos comunitários neste momento haveriam muitos mais BMW e analfabetos, do mal o menos, sempre se aproveitou qualquer coisa, o que não sucedeu com os fundos do FSE.
Pelos mais variados motivos uma boa parte dos líderes deste país gostam que nada se decida, mesmo que isso signifique para uns que o país tenha sido congelado em 1975 e para outros se mantenha pobre e atrasado como a direita tanto aprecia.

A esquerda conservadora, incapaz de mudar ideologicamente, odeia qualquer desenvolvimento, qualquer progresso que torne os seus valores ideológicos e romantismos herdados do século XIX ainda mais arcaicos do que já são. Passam a vida a tentar encontrar sinais que confirmem as certezas bebidas no “socialismo científico”, esperam que o mundo volte aos tempos da Revolução de Outubro.

A direita gosta de cultivar o dogma da incompetência da esquerda, herdou do fascismo o desprezado pelas ideias alheias, a certeza de que só na direita há competência e capacidade de decisão. A esta postura arrogante junta-se o mecanismo da corrupção, que enriqueceu uma boa parte dos cavaquistas (eram tão corruptos que construíram um banco e roubaram o próprio banco), para uma boa parte desta direita a luta pelo poder não passa de uma disputa de comissões e outras benesses.

Nenhuma grande decisão em Portugal é adoptada no momento certo, é adoptada quando se torna inevitável e quando o atraso com que foi adoptada elimina quase totalmente os benefícios daí resultantes. Não só somos um país com um problema de atraso, como o processo de decisão é gerador de atraso.

Tudo serve para impedir que se decida, para adiar a decisão para as calendas gregas ou, pior ainda, para que essa decisão proporcione benefícios indevidos. Alguém duvida de que Lisboa terá um novo aeroporto? É curioso ver como direita e esquerda se têm entretido a evitar que se decida o que quer que seja.

O problema era da localização até que Cavaco Silva tomou posição e fizeram-se estudos de viabilidade e concluiu-se pela construção em Alcochete. Foram poucos os que defenderam a manutenção da Portela e os que defenderam esta posição foi por considerarem o impacto negativo da deslocalização do novo aeroporto.

Depois veio a crise e Manuela Ferreira Leite mudou de posição, começou por defender que o dinheiro deveria ser distribuído pelos pobres, depois disse que não havia dinheiro, mais tarde propôs que estas decisões resultassem de um pacto entre PS e PSD e, por fim, argumentou com o endividamento externo. Foi então que Cavaco Silva alinhou pelo mesmo argumento e defendeu que em vez de grandes obras o país deveria construir poucas estradas, quase disse que deveríamos substituir a Portela por um aeroporto da LEGO.

Temos, portanto, um presidente que põe o país a estudar a localização do novo aeroporto e que um ano depois defende que nada deve ser construído, provavelmente porque quer reservar essa decisão para um governo em que seja ele a mandar.

A verdade é que muitos dos nossos políticos se estão nas tintas para o país, acham que as grandes decisões devem ser tomadas em função dos seus próprios interesses políticos ou, pior ainda, dos seus interesses pessoais. Mais do que discutir o que fazer uma boa parte das nossas elites está interessada em que nada se faça, que nada se decida.

Se em vez do Marquês de Pombal fossem estes políticos a governar Portugal no tempo do terramoto, Lisboa ainda estaria por reconstruir ou teríamos duas cidades, uma pequena cidade de Lisboa onde é a Baixa e um imenso bairro de palacetes algures para os lados da Quinta da Marinha.

Atento disse...

medidas para ajudar os industriais?
olhem na nova zona industrial,que a CMO urbanizou e onde os terrenos deviam esta ao nivel do passeio houve empresas que só para nivelarem os terrenos comprados por um balurdio,gastaram mais de 35000 só para regularizarem o terreno comprado à CMO e urbanizado por esta.
chama-se a isso um roubo e não um apoio.
mas tem mais as pessoas que estão nessa ñova zona industrial se quiserem depositar o lixo tem de comprar contentores para colocar o lixo,e por á porta. se quiserem reciclar o lixo tem de comprar também os contentores e depois tem de pagar essa recolha.
ou seja as empresas deviam fazer todoas como fazem alguma que vão ao unico contentor que está fora da zona industrial e colocaor o lixo no chão pois o unico contentor está sempre cheio.e o,lixo a acumular-se no chão.
é essa a politica de apoio da CMO a que se empenhou, para sair com as industrias da cidade.
é por essas e por outras que muitas empresas não se instalam em olhão.
mas há uma empresa que está a construir cave e tudo indo contr o regulamento da zona industrial?
quem será e porquê que uns são entiados e outros preveligiados?
ao principiodizia-se que era o quartel dos bombeiros,mas penso que não é,ou estarei enganado?

Anónimo disse...

este ministro vai ficar na história por ser o ministro da U.E. que mais vezes acabou com a crise.
crise essa em que Portugal numca saiu.

Anónimo disse...

nÃO HÁ DÚVIDA QUE QUEM ESCREVE E QUEM MANDA NESTE BLOG SÂO UNS CHICOS ESPERTOS.vEJAMOS OS SEUS COMENTÁRIOS ATENTAME´NTE E FICAMOS A SABER QUAIS AS SUAS INTENÇOES SÓ UM CEGO É QUE NÃO VÊ QUE O QUE LHES INTERESSA É FALAR POR FALAR E SEMPRE A FALAR MAL DO LEAL.sE PENSAM QUE ISTO LHES TRAZ VOTOS ESTÃO COMPLETAMENTE ENGANADOS PORQUE AS PESSOAS DE OLHAO SABEM PERFEITAMENTE QUEM SÃO ESTES SENHORES QUE SE ESCONDEM POR TRÁS DO ANONIMATO E SÓ FALAM MAL DO LEAL,ELES QUE NUNCA SOUBEREM ORIENTAR AS SUAS VIDAS E ALGUNS DELES DEPENDEM DAS MULHERES PARA SOBREVIVER ELES QUE TODA A VIDA ANDARAM A ROUBAR E A VIGARIZAR AGORA SÃO DEFENSORES DA VERDADE ISTO NEM NO INFERNO.

Vai lá vaí disse...

Espero que o senhor atento esteja enganado pois um quartel de bombeiros no fundo daquela zona e com uma unica saida por baicho de uma ponte, em caso de tremor de terra que é possivel na nossa região a qualquer hora, tornasse complicado, e isto sem falar numa estrotura que à primeira vista falta, e que dá pelo nome de CASA ESCOLA, que em olhão nunca existiu. Como é possivel treinar os homens melhor? Nem na Sibéria!

Anónimo disse...

falam mal do leal? eles não sabem é nem metade, do que esse homem tem feito.
pensam que sabem muito mas isso que tem dito,é só a ponta do icebergue.
eles só confirmam os factos que toda a gente sabe sobre o esgoto do T que é uma vergonha para todos os olhaneneses.uma terra que tem um presidente que diz à boca cheia que quer transformar olhão numa cidade 5 estrelas e que deixa um esgoto correr na zona mais movimentadapara quem apanha o barco para as ilhas,não é só a vista que é afectada é também o odor,que sai daquele esgoto.
para quem está há 16 anos na presidência da CMO isso só tem um nome icompetência para resolver um caso de fácil resolução.
as praças de olhão são geridas por um vereador que só lá vai raramente,que não tem condições de higiéne para funcionar,nem sequer cumpre s normas comunitária de controle de higiene e segurança.
será que as praças de olhão cumprem os HACCP.será que a ASAE sabe e faz vista grossa?
o calor agora no verão ,estraga o peixe os vegetais e os productos horticolas,mas também para isso a CMO não arranja solução e os comerciants reclamam.
antes regavam os telhados ,mas como se regarem ,chove nos cafés e bares deixaram de regar.
ou seja a incompetência é mais que muita.
há muitos anos olhão que olhão é uma cidade que cheira mal,os dirigentes do ps em olhão não sentem o cheiro?
isso é o que se sabe então e o resto? a CMO faz obras sem estarem legais.e em terrenos que não são dela.
os donos deste blog deviam vasculhar bem pois muita coisa está para ser descoberta.
a maior parte por pura imcompetência da CMO.
essa de agora darem 900 000 para fazerem obras para servir exclusivamente um equipa de futebol profissional ,e ilegal e de bradar aos céus.
será que desconhecem a lei?
não tem advogados na CMO que lhes digam que esse apoio é ilegal?
os carros da vereação não são obrigados a aNdarem com a identificação que são carros ~camarários?como é que andam a passear ao fim de semana com os carros da autarquia indo alguns á vizinha espanha fazer compras em grandes superficies?

Anónimo disse...

Hoje é dia 1 de julho mas pelo que se le aqui neste blog de merda parece 1 de abril só falam mentiras por ex esse esgoto vai diretamente para a ria até parece que não sabem que o peixe da ria sabe melhor comendo a merda que vem dos esgotos mas já agora quem percebe bem de merda é o teeramoto ou não é verdade?

Anónimo disse...

quem não sente o cheiro a merda por estar habituado é o cara dura

Anónimo disse...

Ja se esqueceram?
Nao ha muito tempo e perderam as eleiçoes europeias!E
Nao se esqueçam ; nem sempre os clubes de futebol dao votos!
Tambem ja estao a ficar conhecidos
portanto ate com o MPT que segundo parece ja existe aqui podem perder

Floripes disse...

esta tarde o prgrama BIOSFERA do 2º
canal passou um programa sobre a ria foromosa onde olhão veio à baila,por causa da poluição ~dos esgotos e das etars assim como de um condominio fechado na fuzeta a menos de 10 metros na linha de água.
as associssãos que falou foi o SOMOS OLHAO e a ALMARGEM.e depoisn veio um joão alves do icn defender aquilo que não tem defesa.
alguém está a fazer alguma coisa para ver se muda e apresentaram soluções para as águas das etars.

Anónimo disse...

foi esse mesmo ministro que hoje foi à vida ou seja foi endande,como se diz à uso dólhão leal e quejandos irão pelo mesmo caminho.aliás se fossem espertos e com as coisas que sabem que fizeram saiam antes da drª marizé entrar pela porta a dentro.
e já não falta muito,pois a gota que fez transbordar o copo foi a união de facto entre a cmo e o futebol profissional

Anónimo disse...

a seguir ao manuel pinho é o jaime silva .e a seguir a lulu,.todos irão abandonar o barco,pois é assim que fazem os ratos quando sentem que o barco está a naufragar.
leal o que está á espera? que te metam uma capitania no corpo?
vai há vida homem pode ser que ainda voltes a vender ovos.

Anónimo disse...

by by manel maizena.outros se seguirão.