quinta-feira, 9 de julho de 2009

Crimes na Ria Formosa

"A Feira do Ambiente é importante, mas o Ambiente ainda é mais! Nesse aspecto a CMO tem muito a aprender!" - Anónimo em comentário no Olhão Livre.


Os responsáveis negam tudo mas contra factos não há argumentos.
Ainda deixamos mais alguns:
- Hoje o esgoto do T corria assim;



- No moinho da horta da Areia lixo e esgoto;









- Foi resolvido finalmente o mau funcionamento da ETAR poente: ambientadores de ar, com aroma de limão, dispersam o cheiro (veja-se os aspersores do ambientador e a canalização ao longo da ETAR). Esta foi a solução encontrada pelas "Águas do Algarve" para evitar o cheirete e deitar areia p'rós olhos.











- Uma nora dentro da ETAR poente de Olhão! Será que está declarada na ARH (Administração de Recursos Hidrícos do Algarve) como exige a lei?


- Contaminação dos lençois freáticos pela nora no meio das lagoas ETAR e pelas telas destruídas.








Uma imagem vale mais que mil palavras e os responsáveis pelos crimes ambientais que se pronunciem sobre elas.

71 comentários:

costa disse...

fiz este artigo porque uma pessoa mandou-me um email para me encontrar com ela,na ETAR poente de Olhão para me explicar o que fizeram para tentar ocultar o cheiro a merda.
fui ao encontro,e só vendo acreditei.dois compressores ligados a uma tubagem negra com furos de metro a metro ligados a um cata vento que assim que detecta ventos do quandtrante oeste e do quandrante sul ,começam a deitar para a atmosfera um aroma a limão,para assim disfarçar o cheiro a metano que essa ETAR manda para a atmosfera.
considero isso ainda mais grave do que pouir a atmosfera devido ao mau estado da ETAR,pois assim estão tentando passar a mensagem que a ETAR de poente de Olhão está a funcionar bem conforme declarções de um responsável das Aguas do Algarve no jornal do
S.C.Olhanense.
as telas estão destruidas e há uma nora no meio da ETAR o que diz a isso a D.CValentina Calixto,responsavél pelo estado dos recursos hidricos do Algarve? não sabia ?pois agor já sabe e amanhã na palestra sobre a água no prque da ria formos espero que tenha resposta sobre esses casos
assim como espero que o drº Pina filho de Olhão diga se é isso que a comissão regional de turismo quer que os turistas venham ver ao algarve?
de Francisco Leal não espero nada,pois durante 16 anos mostrou-se imcopetente para resolver o problema dos esgotos do T e de tantos outras situções danosa para o ambiente.
infelizmente em olhão o PSD partido que podia fazer óposição funciona como braço direito de F.Leal e os outros pouco ou nada denunciam,embora esporádicamente e em épocas eleitorais se mexam muito pouco.
tem de ser os cidadãos a resolverem os problemas,pois dos partidos pouco ou nada há a esperar.
pois não apresentam programas,e soluções para a defesa do meio ambiente.

Maria disse...

Nem quero imaginar a casa destes senhores. Porque segundo a lógica deve estar uma porcaria, mas deve cheirar bem porque prárica em ambientadores parece que eles têm!!!

Anónimo disse...

será que a CMO também tem ambientadores?
pois com tantos negócios trafulhentos, as instlações da CMO devm cheirar mesmo mal.
que negócios escondidos há entre a CMO e a europontal?pois a lixeira de quelfes continua em funcionamento?

Homem que Guia disse...

a D. valentina calixto quer multar os populares que nõ forem declarar as nora e os poços? então e esse crime de estar uma nora no meio de uma ETAR de quem é a culpa?
e a ETAR tem a faixa de 10 metros arborizada como manda o PDM de Olhão?
ou as leis é só para estarem no papel,e para o zé povinho?
o ministro do ambiente sabe do que se pasa na ria formosa?
campos de golfe a invadirem a ria? quem autorizou? muita merda vai correr ainda,até que se encontre os responsáveis,entretanto a D.valentina calixto vai acumulando cargos atrás de cargos,será que também acumula vencimentos?

Anónimo disse...

realmente o olhão livre tinha prometido e cumpriu as fotos saõ inéditas e mais umas quantas para acresentar ao volumoso album do mau ambiente em Olhão e na ria formosa.parabens continuem e não desanimem,pois
"agua mole em pedra dura, tanto dá até que fura".
nas palestras internacionais discutirão esse ambiente?
ou passarão uma pedra por cima? e só se vão bajular e mastrubarem-se ,uns aos outros ?
veremos!

Anónimo disse...

Ambientadores??? :( Essa é demais! Apenas no artigo na foi falado das ribeiras que também transportam poluição para a ria.
Procurei um link que já tinha visitado em relação à ribeira de moncarapacho - do Tronco!
Para quem não conhece ainda, aqui fica: http://picasaweb.google.com/csoares.brejo/RibeiraDeMoncarapacho#
Acho que foi devido a uma descarga "acidental". Para quem não sabe as descargas "acidentais" estão consideradas na lei, pelo que os causadores nem são obrigados a limpar!Acontece... :(

Anónimo disse...

e depois tem esta gente a pouca vergonha de falar em ambiente e em turismo da natureza sabe o drº Pina dessas situações? claro que sabe! ele é de Olhão e sente o cheiroa merda como qualquer morador de Olhão. pensa o drº Pina
que os turistas gostam de sentir o cheiro a merda e ver a vergonha do T e das outras divulgadas aqui,neste blog.
é a Engª Valentina Calixto a responsavél pela ARH do Algarve,e não actua? ou esses casos não são a prova da poluição que a CMO e as Aguas do Algarve são os principais culpados,falando só no concelho.pois em Faro e Tavira também há problemas idênticos.
quem vai a estas palestras em que é preciso inscrição,deve denunciar o que se passa e fazer esses responsáveis envergonarem-se pelo mal que tem feito e continuama fazer ao ambiente.

essas palestras com inscrição é para controlar os "terroristas"?
pouca vergonha sempre fizeram debatews publicos agora que lhes cheirava a oposição pelos olhaneneses resolveram ir para marim para as pessoas não terem hipote-ses de lá ir.
há pouco mais de 1 mês fizeram lá uma palestra relacionada com as pescas em que estiveram presentes 4 pessoas.é assim que eles gostam anuciam,e fazempalestras para divulgarem, mas debates a sério e com contestação, tá quieto ó melga.
e o ambiente continua cada vez mais a ser atacado pelos campos de golfe e pela especulação imobiliária com em olhão 0 marina vilage e marim.
tá tudo a saque.é fartar vilanagem.

Anónimo disse...

Bom dia estive a vêr as fotografias do esgosto do T e parace- me vêr o teerramoto a beber umas cervejas no café do roque ou não? se é foi ele que orinou e fez essa porcaria ,deve ir preso poque quem polui deve pagar

Camejim filhe dólhão disse...

não quem é o responsavél pela poluição do T é o garranhão do teu presidente.
quem é o responsavélpela nora no meio de uma ETAR é a mata ovelhas da calixto pois na altura era responsavel pelo ICN
e tu deves de ser um dos bufos do leal ,que é pago para comentar nos blogs dólhão,e controlar os funcionãrios da CMO que vão ao ol~hão livre e outros blogs.

Anónimo disse...

Secalhar falar verdades incomoda muita gente aqui na camara porque á muitos bufos do somos olhao mas que a ria não está assim tão poluida não está por isso não vale a pena falarem sem nexo p+orque ninguem os houves

J.P. disse...

não é falar as fotos como diz o autor do artigo são de ontem.
o ambientador está lá pois os viveiristas da zona até já chmam a esse novo cheiro o cacalima,ou seja ar com cheiro a caca com aroma a limão.
e isso mentira?
a nora no meio da etar é mentira bom só se o fotografo fez uma montagem.
a merda que sai do T é mentira? essa é bem visivél,pois todos os turistas na maré vazia gozam com aquela lástima.e diz o F.Leal que gastou 250 000 para acabar com aquilo? só se deu a obra a algum amigo e esse meteu o dinheiro ao bolso.
ou então não pagou como a nova escola que era para abrir em setembro e por falta de pagamento só abre em sertembro de 2010.
numca o ambiente foi tão mal tratdo em olhão como agora e o responsavél é o ps o psd a cdu pois não fez oposiçaõ a sério.vamos lá ver o que faz o b.e.
pois segundo as sondagens tem hipotese de eleger dois vereadores em olhão.

Floripes disse...

a agua verde que sai da etar de poente está tratada?
e a agua vermelha também está?
os ambientadores com armoma a limão, é para em olhão não se sentir o cheiro a merda ?
a nora no meio da etar é para regar o quê? as telas rasgadas da ETAR de poente, é alguma obra de arte?
muito mal tratam o ambiente ,e tem a pouca vergonha de virem botar discurso e fazer uma feira de ambiente.
alguma coisa tem de mudar no ambiente no PNRF caso contrário os nosso filhos um dia vão pe~rguntar aos pais o que fizeram para evitar o fim desse paraiso.

Anónimo disse...

O jp deve andar com a cabeça em espanha no el bosque para dizer o disparate que diz de o bloco meter 2 vereadores em olhao pensa ele que as pessioas de olhao sao parvas como foram aqueles aquem ele vigarisou e depois nao pagou ?não penses em pagar a quem deves e depois logo vais ver na campanha o que tevai acontecer entretanto pede desculpa aos olhanenses por andares a dizer que tedevem o que ja te pagaram

J.P. disse...

devem de estar equivicados eu sou o J.P. e não tenho neg´cio de construção,o meu ramo é prever o futuro.
se quiserem podem também ver o vosso como lacaios do leal ,que dizem que o ambiente em olhão é 5 estrelas.

m.c. disse...

Vamos organizar o mercado do ambiente em Olhão, convidando pessoas credíveis(não compremetidas com o poder local)e mostrando exactamente estas fotos e não só.
Temos competência para isso,
Viva o somos olhão/olhão livre e outros que verdadeiramente falam do ambiente com verdade.
M.C.

Anónimo disse...

é uma boa ideia.que tal tomar a iniciativa.
uma das pessoas crediveis éra o manuel da costa pois tem solução para o reaproveitamento das aguas das etars.

Anónimo disse...

Boa ideia esta do m.c." MERCADO DO AMBIENTE " grande elenco.
SOMOS OLHÃO
OLHÃO LIVRE
APOS
E PESSOAS CREDÍVEIS QUE SABEM DO ASSUNTO(NÃO É PRECISO ESPANHOIS).
VAMOS AMADURECER A IDEIA!
NÃO NOS ATIREM MAIS DESODORISANTES DE LIMÃO PARA OS OLHOS.

Anónimo disse...

BOA IDEIA,EM VEZ DE ESCREVERMOS PARVOÍCES, VAMOS TODAS PENSAR NO ASSUNTO.
É IMPORTANTE DENUNCIAR NA NET, MAS NÃO CHEGA, TEMOS DE TER MAIS VISIBILIDADE, COM CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO, DEBATES COM PESSOAS EXTRA C.M.O. ETC ETC.
COM APOIO DO PARTIDOS NA OPOSIÇÃO LOCAL, ISTO PODE TORNAR-SE POSSÍVEL.

Anónimo disse...

pois essa do cheiro a limão já sabia pois custumo ir lá perto apanhar camarinhas para a pesca e nota-se o cheiro disfarcado a limão

Anónimo disse...

ISTO DO CHEIRO A LIMÃO DENTRO DE ALGUNS MESES ESTAMOS ENJOADOS.
NÃO SEI, SE HAVERÁ DE OUTROS AROMAS

Floripes disse...

e que tal um forum ambiente ria formosa, para sabermos,o que pensam os partidos que concorrem ás eleições legislativas e autárquicas,sobre o estado actual da ria formosa e as sua propostas.
o "Somos Olhão" e a APOS são organizações crediveis para isso,podiam convidar vária individualidades ,regionais e nacionasi que defendessem mesmo o ambiente em vez de defenderem o Tacho.

Anónimo disse...

http://poluicaoseculoxxi.blogs.sapo.pt/estes são alguns das consequências da poluição do ar.

um amante do ambiente sustentavél disse...

uma personalidade deveras interresante em questões de ambiente drº Gomes Canotilho.sabem que é? investigueme,e contactem com ele é capaz de estar aberto,à discusão, desse grande tema de defesa, do ambiente sustentavél no Algarve.

Anónimo disse...

OLHÃO FEX-SE A SI PROPRIO - UM LIVRO DA AUTORIA DE A. ROSA MENDES A MERECER A ATENÇÃO DOS OLHANENSES QUE SE REVÊEM NOS SEUS ANTEPASSADOS. COM ELES, OU POR ELES ESTA CAMBADA JÁ CÁ NÃO ESTARIA.E NÓS QUE VAMOS FAZER? FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS À ESPERA QUE ALGUÉM FAÇA POR NÓS AQUILO QUE NOS COMPETE, OU MUDAR O ESTADO DE COISAS QUE SE PASSAM NA NOSSA TERRA

Preocupado com o futuro dos meus filhos disse...

Ambientadores cancerígenos. A DECO alertou para a existência de substâncias cancerígenas em alguns ambientadores domésticos desde os difusores eléctricos às simples velas de cheiros. Mais de metade dos produtos testados contém substâncias cancerígenas, como o benzeno e o formaldeído, este último detectado no ar após a utilização de todos os difusores eléctricos e de quase todas as velas perfumadas. A Deco diz, no entanto, que quem usa ambientadores de vez em quando não precisa ficar assustado. Ainda assim frisa que é preciso um cuidado especial em relação aos ambientadores que libertam vapores em permanência, como os difusores eléctricos, líquidos ou em gel. A Deco aconselha os consumidores a evitar a utilização dos ambientadores, especialmente grávidas, crianças e pessoas com asma ou alergias. Público

que tipo de ambientador é esse que as Aguas do Algarve utilizam na etar de poente pois os ambientadores podem ser cancerigenos,conforme diz a deco num artigo do publico,e que vem no sitio da Ondas.
nós que respiramos o ar desse ambientador temos o direito de saber o que é.
porque razão os recipentes desse ambientador estão tapados por plásticos negros de maneira a que não se possa identificar o producto que lançam para a atmosfera,na ETAR poente de Olhão?

Homem que Guia disse...

e o que fazem esses intelectuais para mudar o presente?
escrevinham livros e que mais?
não estarão esses intelectuais também agarrados ao poder e aos subsidios do Leal?
o leal tudo compra e corrompe,desde a secretária aos justiceiros.
tem uma rede de bufos organizada e espiam em tudo o que é sitio.não é assim luis?
onde chegou o teu ps jogar ambientador para disfarçar o cheiro a merda.
e andaste tu armado em mauel pinho a fazer corninhes

Anónimo disse...

ENTAO O ROSA MENDES ESCREVEU O LIVRO QUE VAI CORRER COM O LEAL, SE FOI ESTE QUE O PAGOU E O APRESENTOU AO PUBLICO OLAHANENSE

Anónimo disse...

mais uma vez corninhes,agora do R.M.

Anónimo disse...

ESTE DR. GOMES CANOTILHO É DA CDU

Anónimo disse...

qual é o problema? ele percebe da poda ou não?
qual e o gajo do ps bom em ambiente?
e do psd? e dos outros partidos?
o mal deste portugal não e ter valor é nós não gostarmos deles por ser do partido A B ou C.
se o forum de ambiente for feito é preciso é gent e honesta,e esse homem é.

Anónimo disse...

Infelizmente esta é a realidadeque os constrangimentos financeiros provocam! Acontece que os problemas respiratórios (e alergénicos) aparecem cada vez com mais frequência, o diagnóstico aponta em geral para a causa como sendo provenientes factores alergénicos, contudo, a verdadeira causa (creio...) são os níveis de ozono acima da média, para os quais a população não é avisada! Além disso, lamento também a falta de dados para quem precisa de fazer trabalho de investigação e infelizmente não obtém os dados necessários. Todos, por diversas razões, agradecemos a reactivação da Rede de Monitorização!
porque não há a monotorização da qualidade do ar no Algarve ? para os turistas não se assustarem?
Ó drº pina responda lá a isso.

filhe dólhão disse...

a CCDR do Algarve garantiu que a monotorização do ar estava pronta no verão.será que o verão ainda não chegou ao algarve,ou tem medo dos resultados.os turistas já s~~ao tão poucos que se a qualidade do ar for divulgada então é que desaparecem todos,pois nimúém gosta de fazer turismo com uma péssima qualidade do ar.não é srº pina?

Atento disse...

tenho pena que não liguem nem respeitem que mora perto dessa etar.
ambientadores? o leal morava ao pé dessa etar? não morava não pois ele sabendo o que é respirar o ar das etars gastou uma fortuna em acabar com a etar da fuzeta e mandar a merda da fuzeta e arredores para olhão.
neste momento a fuzeta está sem etar por isso a praia dos tesos da fuzeta tem a bandeira azul.e a qualidade da agua da harmona culatra e farol quem divulga?

Anónimo disse...

Terça-feira, 29 de Julho de 2008
Algarve: mais de cem aves encontradas mortas numa ETAR.
será que este ano vai acontecer o mesmo?

Anónimo disse...

http://o-blog-verde.blogs.sapo.pt/65818.html,a noticia das aves mortas está neste blog

Charro disse...

essas fotografias são todas falsas,vão mas é trabalhar o leal e o melhor presidente e vai comer os partidos todos nas eleições autárquicas.
vai remodelar os candidatos e já correu com o J.Peres

Sabe-Sabe disse...

O leal correu com o J. Peres, porque este num acesso de ciume deu 1 enxerto de porrada na Gracinda, e depois disse que ela caiu nas escadas, agora como castigo fica fora das listas do PS e depois das eleições fica com as malas á porta.

Anónimo disse...

Bom...se correu com o J. Peres já é um bom sinal!
Está no início de um longo caminho! Força!

MC disse...

LÁ ESTAMOS NÓS OUTRA VEZ, FALAMOS OU MELHOR, ESCREVEMOS, ESCREVEMOS
E NÃO SAI NADA.
VAMOS UNIR ESFORÇOS E BOAS VONTADES
VAMOS ORGANIZAR O MERCADO DO AMBIENTE.
VIVA O SOMOS OLHÃO
VIVA OLHÃO LIVRE
VIVA A APOS.
HAVERÁ CERTAMENTE PESSOAS CAPAZES DE ORGANIZAR ISTO, NÃO TENHAM MEDO.

observador disse...

mais uma vez e há imagem do que tinha acontecido na palestra da expomar os craques da festa gozaram com as pessoas que esperaram e desesperaram pela chegada dos vips.
quem não respetita as pessoas como pode respeitar o ambiente.
leal e o seu séquito de seguidores chegaram bem atrasados á abertura das palestras e as pessoas esperaram uma vergonha.

Anónimo disse...

leal mentiu quando disse que tinha a melhor agua das piscinas do mundo .se a agua é assim tão boa porque tem um processo em cima movido pelo cepna por causa de despejar as aguas das piscinas municipais de olhão para a ribeira?
se a agua é tão boa ele que a beba e a mande para o ministro aldrabão nunes correia que veio dizer que olhão é um exemplo para portugal, em matéria de defesa do ambiente.
o ps central sabe as o do que f. leal está acusdo e tenta salvar esta câmara a todo o custo,só assim se percebe que ummministro que só poe os pés no algarve para fesinha e para vir á prais venha dizer uma brutidade deste tamanho.

Anónimo disse...

no ministério do ambiente ´´e onde há mais corrupcção veja-se o caso frepor e a cova da beira o caso portucale e tc etc.
este ministro também não é flor que se cheire vejm o caso d setubal onde autorizou o abate dos sobreiros e no pontal quer autorizar os russos a jogarem a mata abaixo.

Furão disse...

Parece que o sr. charro andou a fumar um dedo

Anónimo disse...

o que se pas~sou esta hoje em marim foi vergonhoso tirando o drº luis chícharo.o resto pouco ou nada se aproveitou.
fazem-me lembrar as avestruzes que quando tem medo enterram acabeça na areia,assim foi o leal o ministro ompresidente do icnb e o patrão do turismo nacional.
deviam era por a mão na consc`^encia e quando respirassem o ar em olhão usarem uma mascara,pois agora até ambientador puzeram na etar de poente de olhão-

Anónimo disse...

Era interessante quem pode estar presente nos eventos, que fizesse uma descrição do que viu.
Obrigado

Anónimo disse...

queriam ver discusão? os vips chegaram atrasados e depois queriam cortar a palavra a quem queria expor as ideias,vergonha é o que tinha na cara já na expomar o cara dura chegou atrasado e com uma valente piela.que anté gangueava. quis falar e já metade da sala tinha ido embora.
agora foi a mesma coisa,falta de respeito pelas pessoas é o que é.

Anónimo disse...

o ministro falou mais da barrage~m de odelouca do que da defesa do ambiente e tentou lavar a questão dos campos de golfe acerca do consumo de agua não frisou foi ele que cada campo de golfe de 16 buracos consome tanta agua como uma cidade de 30000 habitantes.
o turismo da natureza dá muito mais receitas que o golfe mas esses turistas não gostam de ver mamarachos como os do marina vilgae plantados em cima da natureza com um impacto ambiental enorme para ja não falar do visual,que descaracteriza por completo a nossa cidade naquele zona.
o resto foi dar graxa uns aos outros ou seja empunhetaram-se mutuamente.
não sei é se vieram todos ao mesmo tempo.pois havia caras que pareciam que tinham engolido sapos.

Anónimo disse...

nimguém explicou porque olhão já é considerada a cidade mais perfumada do AALGARVE turistico,não é verdade srº pina?
antes cherava a merda agora cheira a CACALIMA.

Anónimo disse...

os exóticos foram todos ao beija mão a marim,mas de resolução de problemas ambientasi nimguém falou.
o ministro em vez de falar da barragem devia era de falar porque há poluição na ria formosa e com a CMO não arranja solução para isso nem tem cheta.
a incopetência ao longo de 16 anos de presidente da CMO ,para a resolução dos esgotos sem tratamento a despejar pra a ria demonstram esta triste realidade. agora descobriram a pólvora e toca de pôr um ambientador gigante para disfarçar o cheiro a merda em olhão.pouca vergonha em vez de fazerem uma etar nova e de ultima geração com o aproveitamento das aguas e do gás,disfarçam o cheiro e continuama envenenar a ria,com esgotos péssimamente tratados.
e gabam-se de olhão ser exemplar em matéria de ambiente.

Anónimo disse...

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=95877como era de esperar a apos foi posta de parte,património não é também ambiente?
porque foi a APOS discriminada?
ou o leal só leva a essa feira quem abana a cabeça.e se faz ao subsidio,como certas associações de pretensa defesa do ambiente?

Anónimo disse...

olhão era famoso pelo cheiro a merda,agora é falado pelas bocas do mundo por ser a unica cidade do país com um ambientador gigante.o que diz a isso o belmiro de azevedo e o jeronimo martins?
depois do lea andar a matar á fome a 850 familias com a comida do banco alimentar,agora começa a tirar as vendas dos ambientadores dos suipermercados desses dois portugueses que enriquecerem sabe-se lá como.

Anónimo disse...

tenham vergonha o nosso presidente é o melhor que olhão teve até conseguiu que a praia dos tezos na fuzeta tivesse bandeir azul.
vejam á se o homem não tem poder.
até consegue fazer que uma praia que deixa as pessoas cheias de bicos,tenha a Bandeira azul.
é o mesmo que dizer que se ainda houvesse a praia do pedro zé esta podia-se candidatar á bandeira azul.
filhes dólhão vames pensar sériamente niste,pedro zé já a bamndeira azul.

Anónimo disse...

peço perdão a bandeira azul també para a ilha do knitra que ficava onde é agora o marina vilage

Anónimo disse...

renaturalização das praiasm da ria formosa já!
é para isso que serve o pilim do pólis não é?

Anónimo disse...

vão mae é trabalhar! agora vem práqui falar do pedro zé e da ilha do knitra,vão mas é pra praia do drº edgar.

Anónimo disse...

A familia socialista vale o que vale ou seja parece ser tudo farinha do mesmo saco.
Quem é este ministro?
Nunes Correia foi ao tempo em que José Socrates era ministro do ambiente, Director Geral do Ordenamento do Terristorio e Desenvolvimento Urbanistico, e foi ele quem assinou o ajuste directo que entregava a gestão do POLIS a nivel nacional *a Paeque Expo. Se lerem os art. 81 e 82 do Tratado da União Europeia verão como foi violado aquele tratado. Como sempre os partidos da oposição ficaram calados e não apresentaram queixa junto da CE na esperança de chegarem ao poder e poderem fazer o mesmo que estes fazem.
A falta de transparencia é sintoma de corrupção e poder e oposição comem na mesma gamela à conta do Zé Povinho.
Está na hora de mudarmos alguma coisa, mudando mentalidades e deixando de ignorar o que nos rodeia.

José Socrates, Nunes Correia e Francisco Leal são farinha do mesmo saco

filhe de fare disse...

o blog a defesa de faro mostra mais uma desgraça sobre a poluição na ria formosa.´
não sabem eles que a fotografia da mota é da cidade deles.pois está no moinho da horta da areia.é por todo o lado os exóticos que estiveram ontem em marim andam-se a masturbar a eles próprios fazendo elogios sobre o estadp do ambiente e não atacam o que está á vista de todos.

Anónimo disse...

http://forumolhao.org/economia/outlet-nos-terrenos-do-marf/

olhão cheira a cacalima disse...

na lagoa dos slgados em albufeira outro crime ambiental centenas de peixas mortos por causa do péssimo funcionamento da ETAR .
de quem´é a responsabilidade? das aguas do algarve a mesam que pôs o ambientador gigante na etar de olhão para que em olhão não cheire a cagalhão.

Correio da Manhã disse...

Na Lagoa dos Salgados, Algarve
Peixes mortos em Albufeira
Centenas de peixes mortos começaram ontem a aparecer nas margens da Lagoa dos Salgados, em Albufeira, no Algarve. A situação está a provocar grande preocupação nos turistas que frequentam a praia junto à zona protegida, que tem sido também invadida por mosquitos.


Segundo apurou o CM, o problema estará relacionado com uma descarga de esgoto para a Ribeira de Espiche, que desagua na Lagoa dos Salgados, e que associada ao aumento das temperaturas está a provocar a falta de oxigenação das águas. "A massa de água é limitada e provoca a falta de oxigénio", explicou ao CM Paulo Cruz, da Administração da Região Hidrográfica do Algarve. Quanto ao problema do esgoto, o mesmo responsável assume que "está relacionado com a ETAR de Pêra que está com problemas de eficiência". A situação só será resolvida quando estiver concluída a nova ETAR intermunicipal.

Rui Pando Gomes/João Mira Godinho

Anónimo disse...

È verdade, a praia dos Tesos, com a bandeira azul, que desplante,uando os acessos estão, cheios de lixo, só porcaria, por todo o lado,com a maré vazia, barcos velhos podres, abondonados, plástico, por todo o lado, murraça, às toneladas, não falando da espuma amarela, quando a maré enche, as casas de banho, são os arbustres, que ladeiam o estacionamento, será, que ninguém vê isso, quanto mais porcaria melhor? só nesta terra? Carlos

Anónimo disse...

Pois é...como se anda a brincar ao faz de conta, parece que as ETAR funcionam todas mal. Já por isso a lei preve que quando á avarias inesperadas nõ faz mal, estão previstas!
Quando é que chamam uns profissionais para trabalhar nos nossos ministérios e administrações?

Anónimo disse...

Como é que se pode ter a certeza que a bandeira azul é mesmo Azul?
Quem anda a fiscalizar isso?
Que tristeza de país.
Uma cambada de pensadores que se julgam espertos...

tó rico disse...

quem começou agora controlar a qualidade das aguas da praias foi a ARH e quem manda nisso é a amiga do leal valentina calixto .tá-se mesmo a ver não é ?
prais dos tezos bandeira azul dá vontade de rir.

Anónimo disse...

então porque é que a praia da ilha da armona ria não tem bandeira azul?
e a do farol ria e da culatra ria,e dos hangares ria ?
será que a dos tezos tem bandeira azul porque~acabaram com a etar da fuzeta e mandaram a merda da fuzeta para olhão?
bandeira azul numa pria cheia de lodo é realmente engraçado.

kr0ss disse...

O meu sonho é poder jogar-me da ponte vermelha sem ver passar lá a boiar o cagalhão que eu próprio produzi uma semana atrás.

Anónimo disse...

ó kross tás prá aí a falar.tu e todos os comentadores que estão contra o leal deviam eram ser jogados para aquela lagoa da ETR de poente que tem o sngue dos benfiquista todos de Olhão. o leãl manda fazer a reciclagem desse sangue e a água da ETAR sai verde da cor do clube dele,que como bom sócio que é ofereceu o terreno pra fazerem um nucleo de lagartos.
resta saber se tambémdeu dinheiro para as obras.

Anónimo disse...

Anda sempre para aqui alguém a defender um tal de Leal.
Só responde a defender o Leal.
Não diz nada de jeito, senão tentar dizer algo a defender o Leal.
Não conseguirá ler que estamos a falar de outras coisas????
Que poluição! Dasssss

Furão disse...

Parece que esse senhor que só defende o presidente não é de Olhão ou passa os dias em sitios menos próprios, ou então é o próprios eng. Leal, pois de outra forma saberia que de barco para a ilha da Armona se vê esse lixo jnto da ETAR na zona industrial, antigas salinas do pedro zé. BUURRRRRROOOOOOOO!

Furão disse...

Parece que esse senhor que só defende o presidente não é de Olhão ou passa os dias em sitios menos próprios, ou então é o próprios eng. Leal, pois de outra forma saberia que de barco para a ilha da Armona se vê esse lixo jnto da ETAR na zona industrial, antigas salinas do pedro zé. BUURRRRRROOOOOOOO!

Anónimo disse...

aquilo é atração turistica.pois os turistas gostam de ver aqueles cenãrios assim pessam que estõ nummdaqueles paises sub desenvolvidos