terça-feira, 7 de julho de 2009

A feira dos Seminários das inutilidades ambientais

De 9 a 12 deste mês vai decorrer mais uma Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente, é a 4ª, e não vai faltar o Seminário, à semelhança de todas as anteriores, nos anos de 2006, 2007, e 2008.
Pelo contributo das anteriores para o estado do Parque da Ria Formosa e do Ambiente em Olhão pode-se ver o contributo que tem dado para o que se propõem.

Em nada melhorou a situação.
Este ano o organizador anfitrião, eng. F. Leal, para a apresentação,
deram-lhe um texto que bem cita o sr D’Escoto "A água é um bem público, uma herança comum do povo e da natureza e um direito humano fundamental”, que serve de fundo à mote do Seminário deste ano “A Água e o Turismo”a ter lugar no dia 10 no Auditório Municipal.
O Painel 2, a começar às 11h30, é moderado pela responsável máxima pelas Águas no Algarve, Valentina Calixto, sob o tema Sensibilização e informação, os convidados espanhóis de Andaluzia e Valência vão ocupar a maior parte do tempo com o tratamento que dão à água por lá, o sr. Pedro Mendes do INAG abordará o Uso eficiente da Água.
Com este último senhor, os olhanenses devem esperar, que o nosso presidente de Câmara (e já agora toda a vereação e os candidatos a substitutos também podem ir à boléia) aprenda, pelo menos, como usar com eficiência a água para consumo humano no concelho, resolvendo o desaparecimento de 40% da água em roturas e outras não facturadas. Um bom início para começar a eficiência.
Outra é sobre o destino a dar aos milhares de litros, diários, saídos das ETARs, de água doce, não potável, que são lançados na Ria Formosa, poluindo-a.
É que poderiam ser aproveitados para algumas largas centenas de hectares agricultados, onde até fariam parte da cara adubação de base.
Só nestes dois aproveitamentos já nós ganharíamos muito, ficávamos com uma Câmara cuidadosa na gestão do bem público, deixava de ser a maior poluidora da Ria e todos ficávamos a ganhar, os turistas também.
Sr.ª Valentina, primeiro dê oportunidade para que os nossos autarcas aprendam alguma coisa de útil, depois para os que não aprenderem, logo lhes arranja programa para inutilidades.

61 comentários:

Floripes. disse...

Feira de ambiente? mas qual ambiente? só se for a feira do mau ambiente!
em Olhão trata-se mal o ambiente!
há esgotos sem tratamento a correr para a ria formosa,os mais famosos são os do cais de embarque para a ila da harmona e da culatra,o da marina (mesmo ao pé onde a CMO vai fazer essa feira) ,e o da horta da CMO que é onde lavam os contentores e matam os cães.
tem também a CM Olhão uma lixeira ilegal ao lado do cemitério de quelfes.já foi apresentado queixa e a CCDR já repreendeu a CM Olhão por esta ter uma lixeira ilegal(se fosse um cidadãoa fazer o mesmo játinha uma multa em cima
tem também a CM Olhão um processo em cima instaurado pelo CEPNA por a CMO despejar as águas das piscinas para a ribeira.
quando é ilegal.
tem também esta autarquia os moloks todos sujos e a cheirarem mal,assim como há lixo a ser despejado aos cantos das ruas na zona histórica de Olhão. deixa esta autarquia que as Aguas do Algarve contaminem o ar que os olhanenses repiram seja contaminado com metano que é libertado para a atmosfera pela etar poente de olhão.
por isso os resultados do ar que é respirado no concelho de Olhão não estão acessiveis.
e ainda tem a vergonha de fazerem uma feira do ambiente?
no sitio do monta e desmonta barrequinhas.
já agora quantas vezes são montadas e desmiontadas essas barrequinhas? sabem os leitores do õlhão livre que até estombar aldeia do concelho de lagoa tem um espaço de feiras e Olhão a grandiosa capital da ria formosa,e uma das autarquias do algarve que mais festas, festinhas e festarolas,faz durante um ano não tem um espaço para essas realizações?
quem ganha com isso?
responda quem souber porque eu só posso imajinar.

Furão disse...

É, eu gostava é que o ambiente fosse amigo por dois ou três dias e pusesse o vento de feição de maneira a que o aroma natural da etar em belmonte chegasse à feira. Afinal o cheiro a metano é natural quando a m... é mais que muita e sem tratamento.

Anónimo disse...

hoje á tarde está mesmo de feição(pena que tenha de dizer isto pela enéssima vez, mas hoje mais uma vez cheira a merda em olhão),mas o F.Leal ´defeciente e com um apêndice nasal daquele tamanho não consegue ~consegue cheirar a merda(deve ser de estar habituado a mecher nela todos os dias).
pena para os olhanenese pena maior para quem vai investir 250 000 num apartamento do marina vilgage para depois ser bafejado com um cheiro daqueles.
a não ser que mais uma vez aconteça aquilo que nós olhaneneses já estamos habituados,quando o hotel abrir e os aprtamentos de luxo(ou de lixo),forem habitados ,os investidores obriguem o F.Leal a obrigar as Aguas do Algarve a fazer o que a CMO já dvia ter feito há que anos acbar
já dizia o zeca afonso."ó vila dólhão da restauração, madrinha do povo, madrasta é que não"
infelizmente o gajo de tavira tem sido ,madrasta(pois é mutcho macho,pelo que dizem) mas sim padrasto para o povo de olhão

Anónimo disse...

Mó furão vai mas é falar com o raulito e com o teerramoto para fazerem uma feira das babuzeira que escrevem neste blog porque deve dar uma exposição de caceteiros

simão disse...

visto estarem no site da feira as inscricoes para o seminario seria boa ideia a presenca do SO

se o Terramoto se inscrever o leal é capas de negar a inscricao?
tente para ver a reaccao


deixo aki o link do site
http://www.feiranacionaldeparques.com/2009/?nav=1&pag=&dir=agenda1&dia=03

e o da inscricao http://www.feiranacionaldeparques.com/2009/inscricao.php

Anónimo disse...

devia ser bonito o terremote ir a essa conferência o cara dura é que não aparecia lá arranjava uma doença qualquer como arranjou quando o Nós Por Cá veio a olhão.
pois quem tem cu tem medo e o cara dura sabe o mal que tem feito ao ambiente em olhão.

Anónimo disse...

o Desgoto de Olhão é o F.Leal.pois é ele que tem a culpa de haver esgotos sem tratamento a correr para aria formosa em olhão

Anónimo disse...

...nao pretendemos para o concelho um turismo de massas mas um turismo de grande qualidade... palavras do ainda presidente da CMO.Se o que vem na carta do turismo do sr. Leal fosse para aplicar??!! estava Olhao de grande, mas a pratica,tem sido o oposto como todos nos infelizmente sabemos "Estimular o desenvolvimento da agricultura biológica, do agro-turismo e da pecuária, através da criação de redes comerciais entre os operadores de Turismo de Natureza e explorações inovadoras na área da agricultura biológica e agro-florestal.

Encorajar o desenvolvimento de produtos inovadores e apoiar o comércio justo através da criação e do fortalecimento de redes que integrem o artesanato, as artes tradicionais e a cultura local.
Promover o acesso universal dos destinos turísticos eleitos, a todos os cidadãos portugueses e estrangeiros, portadores de deficiências e de dificuldades motoras, através do incentivo e o apoio à implementação de projectos enquadrados no Turismo Acessível;
Promover o acesso universal dos destinos turísticos eleitos, a todos os cidadãos portugueses e estrangeiros, portadores de deficiências e de dificuldades motoras, através do incentivo e o apoio à implementação de projectos enquadrados no Turismo Acessível;"

Anónimo disse...

estes mecinhos do blogue sao mesmo danados, mas em que trabalham eles e que profissao tem?dizem mal de tudo, mas sao uns sabios, e quem filtra od comentarios, o sr,eng deveria deixar que nos vissemos esses comentarios, nunca ouviu dizer que o sol quando nasce e para todos, e porque nao respondem a tantas perguntas que sao feitas aqui

J.P. disse...

vamos promover o debate do leal contra o terremote.aposto que o leal dá falta de comparência

Anónimo disse...

Ha aqui alguns bloguistas que talvez fizessem melhor figura se fossem alojar os seus comentarios no Olhao Leal

Anónimo disse...

ai simanite onde queres ver o leal?
o homem se soubesse que o terremote ia á conferência ainda delegava o discurso no marinhe dos trapes

Anónimo disse...

Engraçado!
Por acaso ao ler o ultimo post, vi a referência ao Olhão Leal...um suposto blog. E não é que existe mesmo! Completamente desactualizado mas existe. Deve reflectir mesmo o que realmente se faz em olhão!
A ver se não feira se fala das poluições quer da ria quer das ribeiras, e do que os efluentes levam para as mesmas!

Anónimo disse...

Engraçado!
Por acaso ao ler o ultimo post, vi a referência ao Olhão Leal...um suposto blog. E não é que existe mesmo! Completamente desactualizado mas existe. Deve reflectir mesmo o que realmente se faz em olhão!
A ver se não feira se fala das poluições quer da ria quer das ribeiras, e do que os efluentes levam para as mesmas!

Curioso disse...

há comentadores que dizem que neste blog só se fala mal,eu como não quero ser mais um desses que são apelidaso de falar mal ,só quero que me deixem fazer uma pergunta.
qual a razão que o concelho de olhão deixou de fazer parte do programa agenda local 21?
alguém sabe o motivo?
era bom que isso fosse explicado aos olhanenses.

anti leal disse...

Francisco Leal vai a julgamento no dia 11 de Outubro,pela merda toda que tem feito no ambiente e não só,não se esqueçam mobilizem os amigos e familiares,pois esse tavirense não pode continuar mais um mandato a gozar com os olhanenses e a encher-se á grande e á francesa.
os ameijoeiros estão cada vez piores assim como os viveiristas por causa dA mortandade das amêijoas,e já não há paciència para esta merda durar.
dia 11 de outubro,leal e quejandos vão ser julgados ,todos em força vamos correr com esta corja que está no poder em olhão desde o 25 de abril.
não deixes o teu voto em casa vem expresar A revolta que há em ti.
votando não ao leal.

Anónimo disse...

NA FEIRA DO AMBIENTE,ESTÃO CONVIDADOS ALGUMAS PERSONAGENS DE ENTIDADES ESPANHOLAS LIGADAS AO AMBIENTE.
SERÁ QUE VÊM A OLHÃO ENSINAR O QUE SE FEZ NA ISLA CANELA ? NA ISLA CRISTINA ? AUTENTICOS ANTENTADOS AMBIENTAIS. SO VISTO VALE A PENA !

Anónimo disse...

este blog e o somos olhao estao mesmo feitos com a cdu ou entao é a cdu que anda a reboqe
vao ver o blog do castanheira e digam se e mentira
estao todos vendidos
nao tem coragem de se assumirem como comunistas encapotados

Furão disse...

Se olhão deixou de fazer parte da agenda 21, o que é que está projectado para os proximos 21 anos? Nada? Com esta agora fiquei mal.

Furão disse...

Essa foi boa como se aproxima o dia das eleições acabaram os argumentos, que nunca foram argumentos, por parte de quem defende uma pessoa como o desleal recorrendo a palavrões e a um portugues que tem tudo a ver com os sitios que frequentam (boites, e casas de meninas) linguagem pr´pria de ignobeis e de proxenetas.
Sejam homens falem sem recorrer a palavrões, a não ser que não tenham capacidade ou inteligência para isso.

Anónimo disse...

leiam o correio da manhã de hoje para ver onde chega a pouca vergonha do leal dizer que olhão aposta no ambiente e nós vermos a merda que ele é responsável desde há 16 anos que é presidente.

Anónimo disse...

DESDE QUE É PRESIDENTE SÓ FEZ OBRAS PARVAS . O QUE INTERRESSAVA AO FILHOS DE OLHÃO TÁ QUIETO.
A MERDA NA RIA E NO AR TÁ CADA VEZ PIOR.AS RUAS ESTÁO ESBURACADAS E CHEIAS DE LIXO

R.Madeira disse...

chegou-me aos ouvidos que o terremote já tá inscrito,nas palestra sobre a agua.
quero ver se o F.leal tem coragem de comparecer ou se mais uma vez mete o rabo entre as pernas e foge,como é seu hábito.
os cobardes são assim.debater os problemas da cidade e do concelho isso é coisa da ralé como dizem os pinas e leais.

simão disse...

se está inscrito não sei mas gostava de ver como seria!!!!!


terramoto estou contigo increvete

Simão disse...

parece que as camaras do PS são todas iguais vejam a de odemira em que a etar polui e o presidente não faz nada e diz "á se for ver ai encomtra muitas assim não é so a nossa" tal como o Leal disse a etar de poente é como outras mas isso não justifica

vejam o video
link:

http://sic.aeiou.pt/programasInformacao/scripts/videoplayer.aspx?ch=nos%20por%20ca&videoId={594A1BEC-90A3-4EEE-9DFA-C02A73DD7D02}

Anónimo disse...

pois é simão ,isso é como o vereador João peres que disse à comunicação social que a lixeira de Quelfes era ilegal,porque as havia outra lixeiras iguais.noutra autarquias.

tóino disse...

mó simão porque é que não vais xatear a valentina calixto prá feira do Ambiente
os maráus do somos olhão vão lá estar todos em peso

Anónimo disse...

usar a`água com eficiência em Olhão é o eng. Puga mais sua filha começarem a pagar a que consomem como todos os outros

Anónimo disse...

se os précurões vão lá tambem quero ir
como é que se faz?

simão disse...

ó toino fica sabemdo que estarei presente no seminario

tóino disse...

simão aqui o tóino não vai intervir mas vai fazer a reportagem fotográfica ao ambiente

Anónimo disse...

o ambiente em olhão é tão mal tratado que não devem de aprecer lá mais de que os lacaios do leal e da calixto,aliás esses dois tem-se governado bem á contya do mau ambiente.
ainda recentemente a valentina perdou uma multa ao judice das minas e ao leal cara dura por jogar agua porca para a ribeira do tronco e de jogar a agua das piscina dólhão para ribeira.
a valentina tem até uns canites que gostam de matar ovelhas,lá na mansão dela na reserva do ludo.
e esteve esta personagem ligada ao ambiente.será que teve alguma coisa a ver com a venda de terrenos da ria para fazerem campos de golfe,no ancão?

simão disse...

então toino espero ver aqui essas fotos e no teu blog claro
mas lembrate que a baixa mar é as 11:30 e por volta das 10:30 as 11:00 será a hora de fotografar os esgotos

Mau ambiente em Olhão disse...

olha o esgoto do T por vezes até traz algum perservativo.
se tiveres sorte ainda fotografas algum.
eu vou tirar umas fotografias mais inéditas.sobre o mau ambiente em olhão.

Anónimo disse...

depois quero ver essas fotos

Cheira a Merda em Olhão disse...

esses criminosos do ambiente que ganham ordenados bem chorydos não lhes passam cartão nenhum.
por muitas fotos que ponham eles tentam negar tudo.
mas o ordenado ao fim do mês eles tem lá à custa dos nossos impostos.

Anónimo disse...

Nós em olhão já estamos habituados aos comentários destes bloguistas comunas só falam mal do leal e apagam tudo o que ´´e contra eles se o terramoto for ao seminário sobre a água será bem vindo porque tambem é preciso que l+a vão parvalhões que não sabem nem nunca souberam onde têm a mão direita por isso são importantes para fazerem as habituais perguntas estúpidas que sempre fazem, não é assim FURÃO? já agora leva o Simanito porque o gajo é bom

Filhe de Fare disse...

o F.leal e valentina dos cães deviam era de multar quem polui as aguas da ria formosa.não é para isso que existe a ARH?
ou é para cobrir os crimes ambientais do amigo leal?

Anónimo disse...

Filha de fare tens razao a valentina vai por um fiscal todas as noites em frente ao rolha para ver quem e que polui mais a ria se o leal se o terramoto quando mija para a ria depois de beber aquelas cervegistas

Anónimo disse...

mó terramoto essas calças que usas ficao-te muito bem pareces o camarada castanheira quando anda depeito cheio na avenida pensa ele que as pessoas nao sabem que ainda nao pagou o dinheiro a mutua

Anónimo disse...

seria melhor o leal mandar ver o que fazem os ficais de obras da CMO, no café do suiço ao lado do zé manel, todos os dias de manhã depois de picarem o ponto e a ganharem o ordenado à custa dos contribuintes.
eese sim pois estão a ganhar e a beber .pode-se beber bebidas alcólicas ao serviço da CMO ´.
pelos visto sim pois o mata cães foi apanhado a conduzir bebedo e não levou processo disciplinar,porque andou na matança dos cães e porque é um dos bufos do leal.

Anónimo disse...

Mas sempre sepôde beber alcool ao serviço da camara, eu conhço vereadores que apanham cada bebedeira ao almoço em pechão que vão para a sessão camararia dormir e fazer figuras de democratas avalizando tudo oque o leal aprova mas com o tempo ainda vamos ter um viga almariado a votar no colo do leal

Anónimo disse...

afinal quemnão é só o maizenas que se enfrasca e depois faz cornos.também na há autarcas seguidores de Baco.
afinal o mata cães deve ter aprendido com eles.
deixando disso quando é que o leal acaba com a merda em olh~~ao na ria nas ruas e no ar,pois o gás metano é altamente prejeducial à saúde humana.ou eles pensam que por estarem em gabinetes com ar condicionado o ar não contem metano.desenganem-se,pois também o respiramm,e também comem amêijoas ofercidas pelo J.P.
por falar em J.P corre há boca cheia que o leal vai dar um pontapé no cu do J.P. será verdade ou será só boato?
se

Povo da ilha disse...

É claro que se pode beber em serviço, desde que a pessoa seja ignorante, mal educada, analfabruta, e sem educação pode o v`álinho é o exemplo disso, e por isso alvez ninguem o grame, pois é bufo mas daqueles que aldraba tudo e não diz a verdade. É um trapaceiro.coitado

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

será? o abundio é realmente da linha do prfº alberto?
se é então é mais um perigo.
se não é o melhor é demarar-se pois caso con´rário não ganha as eleições co~mo as sondagens indicam

Anónimo disse...

o b.e. em olhão fala fala mas não fazem nada.
andam questionar o leal por causa do jardim do patinhes e o resto?
as verbas ao sco para obras no estádio para servir uma equipa de futebol profissional? tenham mas é vergonha,e digam o porquê de apoiarem o sco com 20% da verba se fossem poder.

Anónimo disse...

Mó qual sondagem? essa sondagem é feita na cama que tem na sede do psd olhao aí quando estao todas enroladas é que as bichas votam ponde o voto de cada um na urna do outro, ganhem sempre de certeza porque o leal não alinha em coisa de gays

Anónimo disse...

É só estacaço este blog está bom está

Francisco Leal, Presidente da CMO disse...

Ambiente em Olhão
Tem início amanhã e prolonga-se até dia 12 mais uma edição da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente, que Olhão acolhe pelo 4º ano consecutivo. Este é já considerado o maior evento a nível nacional dedicado às áreas protegidas portuguesas.


Em Olhão, concelho localizado em pleno Parque Natural da ria Formosa, a aposta no Ambiente é cada vez mais uma regra que se cumpre com a consciência de que estamos a apostar num futuro mais promissor. Daí fazer todo o sentido esta iniciativa, entre muitas outras que temos de-senvolvido, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida no concelho. Muitas actividades decorrerão no Jardim Pescador Olhanense, na Quinta de Marim ou no Auditório Municipal, que recebe o seminário internacional ‘Água e Turismo’. Bons motivos para visitar Olhão nos próximos dias!

Francisco Leal, Presidente da Câmara de Olhão

Anónimo disse...

tenho impress~~ao que o leal já fez uma sondagem que este blog é mais lido que o correio da manhã,vai daí e veio publicitar no blog.e vocês não censuram,ou já estão comprados?

Luizinhe o Bruxo disse...

o leal ainda vai fazer uma aliança com o olhão livrte para este deixarem de atacar o lela e fazerem as pazes.
o pior para o leal é a oposição interna pois segundo os augúres, o leal vai levar uma facada nas costas,por quem menos espera.

Anónimo disse...

Acho que os donos do blog ja deviam era mandar ha vida certo tipo de comentarios, tambem compreendo que devem trabalhar e que nao teem muito tempo para andar a apagar comentarios de maus perdedores; mas e o que realmente sao!Ha certos e determinados grupo de gente que so aqui veem para nao dizer nada somente para tentar arranjar confusao e devem ser tao sabichoes como o sr, eng. Leal! Mas ja agora aonde e que esse sr. exerceu? Onde se formou?
Nao gostam porque nao se divertem com o olhao leal?Ou entao com as contruçoes "legais" e outras?

Anónimo disse...

o boateiro do tóino anda a dizer que o olhanense não pode inscrever jogadores por causa de um cão ao turizense

Anónimo disse...

Realmente é engraçado toda a fanfarra que a CMO faz com anúncio da Feira do Ambiente.
É importante para a divulgação de Olhão sem dúvida!
Não menos importante era o Sr. Vereador do pelouro, quando é informado por email ou de outra forma, que existem focos de poluição nas diversas freguesias, pelo menos responder às pessoas e demonstrar algum interesse. A Feira do Ambiente é importante, mas o Ambiente ainda é mais! Nesse aspecto a CMO têm muito a aprender!

Furão disse...

Uma questão ponho eu. O vereador da cãmara é engenheiro ambiental? Se não é RUA! Poia está a tirar o logar a alguem jovem e licenciado que pode resolver o caso certamente, isto se o DESLEAL tambem deixar

Furão disse...

Será esta uma das medidas tomadas pelo G8 para redução dos gases de efeito estufa no mundo (AMBIENTADORES), só faltava esta ideia genial, agora é que eles com o seu desespero bateram no fundo, SACANAS,OPORTUNISTAS, cambada de IGNOBEIS, ESTUPIDOS,BURROS com tanto dinheiro gasto ao erario publico em festas e artistas estrangeiros pagos a peso de ouro e só conseguem arranjar buracos para tapar buracos!
POR FAVOR VOLTA SALAZAR ESTÁS PERDOADO, pois o que fizeste não é nada comparado com isto!

Anónimo disse...

Mais faz o leal a dormir que a cambada do somos olhao acordados, deviam era ajudar o leal a resolver os problemas e não falar mal dele.Aprovetem esta opurtunidade da feira do ambiente e façam as pazes com ele para bem de olhão força cambada .

Anónimo disse...

Isto é mesmo engraçado...A Biosfera mostra a desgraça que vai na Ria Formosa e a CMO organiza Feiras do Ambiente!
Resolvam os problemas e deixem-se de campanhas!
Eu já começo a pensar duas vezes antes de comer seja o que for que vêm da Ria!!!
Resolvam os problemas!
Escondem-se atrás de festas.
Esta Feira antes da Feira do Marisco, famosa mundialmente, é o "Ambientador com cheiro a Limão" que usam agora nas ETAR...
Não é apenas criticar o que fazem, eu apoio quando o que se vê está bem feito, mas por amor de deus...arranjem soluções, não pensem que as pessoas são parvas!

Anónimo disse...

ó furão deixa lá estar o salazar descansado, pois ele desde a travessia do natália rosa para o brasil numca mais navegou.