domingo, 5 de julho de 2009

MARINA VILLAGE - SEGURANÇA E SAÚDE PÚBLICA EM RISCO?

De um leitor recebemos o contributo que a seguir transcrevemos e o qual agradecemos.

É um tema polémico mas que deve levar as pessoas a reflectirem no que e como querem para para o concelho. A juventude de hoje, por desconhecimento do que era aquela zona, poderá não compreender mas os mais velhos sabem do que falamos. Aqui vai:

Saúde publica MARINA VILLAGE uma bomba relógio!!!
Espero que tudo o que escrevo esteja errado!!!!!

Vamos falar da história sísmica
Sismicidade histórica em Portugal
Portugal tem sido afectado por vários sismos de magnitude moderada a forte, que muitas vezes resultaram em danos importantes em várias cidades do país.
A maior parte dos sismos graves tiveram origem em zonas interplacas, cuja sismicidade pode considerar-se elevada, uma vez que Portugal está perto da fronteira entre a placa africana e a placa Euro-Asiática (podem ser sismos de magnitude elevada (M>6), têm origem no oceano e têm períodos de retorno de algumas centenas de anos – aponta-se para que sismos com a intensidade do de 1755 seja cerca de 250 anos). Os epicentros dos maiores sismos localizam-se perto do Banco de Gorringe, a Sudoeste do Cabo de São Vicente. Sismos de alguma importância em Portugal continental:
Espero que esta teoria esteja errada porque estaria na altura do sismo.
Caso VILLAGE
Para quem não sabe a zona de construção é uma zona de antiga lixeira municipal (não tão antiga como dizem nos estudos) em que parte do lixo foi retirado para outro aterro mas grande parte ficou enterrada esperando a decomposição e contaminando o solo e as aguas.




Quando foram feitas as sondagens e o estudo geotécnicos chegou-se á conclusão que aquela zona a cerca de 1metro da superfície era composta por uma camada lixo em decomposição com media de 4 metros de espessura nuns sítios menos e em outros mais e depois era uma espessa camada de lodo como seria de esperar mas reparem que o nível freático esta entre 2 a 3 metros
Quanto á construção em cima de lixeira não é problema desde que se tome as devidas precauções pois os resíduos devem ser isolados com telas próprias para o efeito tal como foi feito para a construção do parque das nações (expo 98) pois lá era uma grande lixeira e foi tudo protegido não havendo problema algum mas lembro que no VILLAGE nada foi isolado...
O problema do VILLAGE é que testemunhos afirmam que por cima do lixo foi feito um aterro de 1metro e pouco e que quando abriram as valas de saneamento atingiram a zona de lixo e encontraram agua que parecia nafta ou acido era preta com cheiro horrível e a libertar gazes que parecia ferver sendo o saneamento feito nesse local com o tempo os assentamentos inevitáveis vão levar a agua podre a contactar com a potável e a dos esgotos pois esta agua vai quimicamente contaminada que duvido que a nossa boa ETAR(poente)consiga descontamina-la e muito menos os nossos estômagos(dos moradores) .
Será que as pessoas que vão viver naqueles apartamentos com o tempo não irão começar a ter problemas de saúde ?(vamos ver o futuro dirá )
Será que não vamos ouvir falar da pandemia do MARINA VILLAGE?
E estou a falar de assentamentos que acontecem em qualquer lado agora imaginem sobre lixo que como é obvio tem menor consistência logo irá ter assentamentos maiores. E em caso de sismo duvido que se verifique todas as juntas da canalização.
Como foi possível autorizar uma construção nestas circunstancias?
Será que quem comprou os apartamentos sabe disto?
Em caso de contaminação quem se responsabiliza?

46 comentários:

filhe da barreta disse...

há muito tempo que comentadores deste blog andavam a denunciar essa situação.
talvez por isso o marine vilage não tenha construido as caves.
mas há conta das caves alcançou um indice de construção muito mais elevado do que construir ali sem as caves.
e agora o estacionamento?
vai a cmo ceder terrenos, e construir o parque para os privados?

Homem que Guia disse...

mas alguém é responsavel por alguma coisa acabo agora de ler no forum olhão uma noticia que há pisciculturas do estado a fazerem limpeza aos tanques,com sulfato de cobre.será isso legal?é por essas e por outras que a ria cada vez dá menos amêijoas pois como se sabe o sulfato de cobre é precisamente a matéria que foi proibida e nas tintas de fundo,dos barcos, por afectar a reprodução dos bivalves.
ora a ser verdade é mais um crime ambiental,com origem, em quem devia de ter mais responsabilidades na ria formosa.
por essas e por outras é que esse organismo nada diz acerca da poluição.
quem é o responsavel por isso?
alguém tem de ser chamado à pedra ou mais uma vez a culpa vai morrer solteira?
feira de parque e ambiente ,acabem com ela, e defendam a ria a sério para essa merda ter futuro.

Anónimo disse...

em caso de contaminação queixem-se ao tota.
pois os lucros deles já estão numa conta em espanha.
o terreno da feira foi vendido por quem? e a quem ? quando? e onde?
pois esse terreno era publico há muitos anos.houve concurso publico?onde ? qual é o diario da républica que anucia esse concurso?
ai zézeinha morgado ,quando cá chegares já rasgaram as provas todas

Anónimo disse...

O artigo está muitobem fundamentado, quem escreveu, sabe da poda, não, sei qual a idade da pessoa,? mas, no sitio da lixeira, há 50 anos, a agua do mar, com as marés grandes, chegava ao antigo Matadouro, não existia, nenhum quebra-mar, nem jardim, aquilo era, terrenos abondonados, talvez isso, tenha a ver, com a terra preta, mais tarde poluída e de que maneira pela lixeira, isto é uma simples informação, para a pessea que escreveu isto, talvez, não sabendo desse pormenor? espero por uma, explicação, para ficar a perceber melhor? obrigado. Carlos

R.Madeira disse...

ora se a agua do ma r chegava ao antigo matadouro os terrenos deviam ser da autarquia.certo?
então como é que a autarquia vendeu esses terrenose como?
não mem lembro de concurso publico algum,certo?
como é que esses terrenos foram parar á mão do marine vilage?
como é que se constroi predios de 5 pisos sem vaves se a média da cercea dos prédio existente era do r/C?
há na realidade muita coisa estranha ,sanbendo-se que o antigo vereador das obras assim que saiu da CMO estava a trabalhra nessa obra? porque será?
pode-se aprovar um negócio daqueles sair da CMO e ir prestar serviços nessa obra?
não houve aí qualquer coisa esquisista?
quem me ixplica?

autor disse...

o carlos não sou desse tempo mas se pesguntares a um miudo de 10 anos a diferença entre merd.... e uma tablete de chocolate ela sabe dizer.....
pois eu não conheci a agua a chegar há zona da safol mas sei destinguir terra contaminada de de lodos da ria.... e sei que aquela zona éra ria acho que até os turistas que veem pela 1ªvez a olhão sabem....
e caso queiram completar o post estão há vontade..

safol disse...

sou do tempo em que a feira de olhão se realizava no antigo largo da feira,e era bem grande esse largo.também sou do tempo em que a estrumeira era por detrás do matadouro,que liás vi funcionar.
a estrumeira de vez em quando ardia ou alguém mandava arder e durante a minha juventude toda ele funcionou naquele local até ir para marim por detrá da actual zona industrial. o que é certo é que parece que se esqueceram que aquilo era estrumeira.e autorizaram a con~struir em cima dela .nã seria preciso um estudo de impacto ambiental? será saudável pessoas viverem por cima do lixo?
será por essa razão que a empressa construtora não fez as caves?

safol disse...

sou do tempo em que a feira de olhão se realizava no antigo largo da feira,e era bem grande esse largo.também sou do tempo em que a estrumeira era por detrás do matadouro,que liás vi funcionar.
a estrumeira de vez em quando ardia ou alguém mandava arder e durante a minha juventude toda ele funcionou naquele local até ir para marim por detrá da actual zona industrial. o que é certo é que parece que se esqueceram que aquilo era estrumeira.e autorizaram a con~struir em cima dela .nã seria preciso um estudo de impacto ambiental? será saudável pessoas viverem por cima do lixo?
será por essa razão que a empressa construtora não fez as caves?

Floripes disse...

"NO ÂMBITO DA LEI DA ÁGUA O QUE SE ENTENDE POR «POLUIÇÃO»?
A introdução directa ou indirecta, em resultado da actividade humana, de substâncias ou de calor no ar, na água ou no solo que possa ser prejudicial para a saúde humana ou para a qualidade dos ecossistemas aquáticos ou dos ecossistemas terrestres daqueles directamente dependentes, que dê origem a prejuízos para bens materiais ou que prejudique ou interfira com o valor paisagístico ou recreativo ou com outras utilizações legítimas do ambiente"
Retirado de um documento da ARH.
Só coloco uma questão porque razão a CMO e as Aguas do Algarve ,não cumprem a lei,nem são penalizadas por isso?
o ar que respiramos proveniente da ETAR de poente de Olhão,é gás metano.será por isso que os resultados das análises ao ar não são publicados?
esse gás é altamente prejudicial á saude porque razão as Aguas do algarve, não o aproveitam, em vez de o deitarem para a atmosferapara nós o respirarmos?
porque razão não canaliza a CMO todos os esgotos para as ETARS em vez de deixar que eles cheguem á ria sem serem tratados,como acontece no T na Marina,e na Horta da CMO?
Falam que alguns olhanenses estão contra estas situações.e eu digo "quem não sente não é filho de boa gente " e eu sinto que as pessoas cada vez sentem masi estes graves problemas ambientais,então porque não são resolvidos?
imcopetência de quem está no poder há 16 anos,como é o caso do presidente F.Leal?mas a imconpetência é só dele? não se vê outras vozes discordantes dentro do partido socialista nem do psd então será que eles gostam de olhão?
responda quem souber.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

é esse o trabalho do informático que o cara dura contratou para espiolhar os funcionãrios da cmo?
esse informático devia era de espiolhar o que se passa na recepcçãomde cartas por parte da dita cuja que faz as cartas desaparecerem.
a verdade doi?
a poluição e a pouca vergonha entre o cara dura e os grandes construtores é uma vergonha o marina vilage é outra vergonha.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
rui disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
um simpatizante do ps que nõ vota leal disse...

então agora são gays?
dantes eram malucos e mal vestidos,depois,passaram a terroristas,apelidados pelo F.Leal,agora são gays,e se fossem os gays não tem o direito à indignação,ou é preciso ser muito macho e dar facadas no matrimónio,para se poder ter o direito à idignação?
pensem antes de atacarem alguém,se não têm argumentos o melhor é ficarem calados,pois assim perdem~
quem é describilizado é quem ofende. o somos olhão até hojesó tem colocado questões que o presidente não tem conseguido responder.e isso é grave pois é sinal que~o presidente tem pedras no sapato.
sou simpatizante do ps,mas não voto leal,nem tenho nada contra as tendêcis sexuais de cada um,desde que isso não implique o fucionamento democrático das instituições e isso na CMO há anos que acontece.pelo menos é o que diz a carta.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A LISTA DOS MEMBROS DO SOMOS OLHÃO É PUBLICA, PORQUE NÃO OS CONTACTA AFIM DE SER ESCLARECIDO SOBRE AS ORIENTAÇÕES SEXUAIS DE CADA MEMBRO, NÃO SEJA COBARDE SRº ANÓNIMO E DEI A CARA.

Anónimo disse...

não os contacta nem responde.
se vocês tivessem alguma secretária boa já ele tinha aderido ao so.

Furão disse...

Floripes isso que voçê informa não é novidade nenhuma para quem é filho de olhão, o problema que apresenta podia ter sido explicado por alguns elementos dos bombeiros que até têm conhecimentos na area de sismologia e impactos sismicos mas como ganham 650€, e dizem a verdade por contactar com ela no dia-a-dia. Claro que iriam dizer a verdade e assim inviabilizar determinadas coisas em olhão, assim pagam chorudos vencimentos a pessoas que apesar de terem voto na matéria ficam caladas e parecem aqueles caezinhos que se põem no tabliet dos carros e que dizem sim a tudo, exemplo disso é o COMANDO dos bombeiros pagam-lhes bem para calar a boca a 40 e eles próprios ficarem caladinhos.

Furão disse...

Eu próprio tenho 40 anos de idade, e como filho de Olhão, ainda em pequeno cheguei a brincar, na maré cheia junto ao largo da feira, zona industrial e no sitio da Bela Olhão, e muitas vezes joguei à bola no tarrafal e lá vi rallys

rui disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
bairrista. disse...

ó furão só uma informação: o comandante dos bombeiros mora no bairro 8 de outubro?
é que por estranho que seja a pergunta é o seguinte: moro nesse bairro e há anos colocaram uma antenas de recepcção de telemoveis nesse depósito de agua.
eu já ouvi dizer que essas antenas fazem mal,mas como não sei não quero afirmar nada,mas o estranho é que algumas desapreceram e outras continuaram.
dizem as pessoas do bairro que as que desaparceram eram as que davam para a casa do comandante dos bombeiros. será verdade?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

o informatico da camara e muito engraçado tambem deve ser um grande panasca

L.Pedra disse...

e andamos nós contribuintes a pagar ordenados a gent e dessa para andarema comentar nos blogs.
já agora porque não comenta o informático o caso do presidente da CMO abraçado a um ex.presidiárioe que aparecem nos jornaisos dois muito agaradinhos.

Furão disse...

Pensso que tenha alguma verdade nisso que afirma, mas basta consultar na NET algo como efeitos de radiação no ser humano e ficar informado. Mas não se esquecam das antenas perto das escolas primárias do nosso concelho e reflectir o porquê das alterções comportamentais dos nossos filhos, e até mesmo dos adultos.E abaicho o uso dos micró-ondas.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

ó furão o que tem a ver as antenas com o microondas tu deves ser é do tipico portugues tudo o que é novo não presta

Anónimo disse...

com toda essa confusão as pessoas deixaram de comentar o que interresava que er ao perigo que corre quem comprar um apartamento naquela zona construido em cima de um aterro de lixo.
o perigo é enorme e as tanto a nivél sismico como para a saude pois não deve ser nada saudavel viver em cima do lixo

Anónimo disse...

é o bicho da madeira que está a comentar essa porcaria toda?ou é o informático.
o j.c e o j.p é que querem falar com vocês.

Anónimo disse...

Vê lá o bicho da madeira nãovos coma os cornos como diz o manelpinho

Anónimo disse...

o informatico ta bom ta agora deu-lhe para ofender as passoas ate parece que conhece as pessoas do somos olhao o que ele merecia era um marrada do terramoto

Observador disse...

o maizenas demitiu-se porque não conseguiu explicar,o porquê de um cheque de 5000 euros entregue por ele ao sporting mneiro ajustrelense.o f. leal vai ter de explicar qual a razão da oferta de 900 000 euros para obras que vai bebefeciar exclusivamente um clube de futebol profissional que está sempre a vender património,
esse clube mais prece um promotor imobiliário,vendeu terrenos ao falecido J.Damasio vendeu o padinha ao um consórcio internacional de centros comerciais,e agora é comptemplado com 900 000 do orçamemnto camarário ,sendo que foi retirado de uma verba para a aquisição de trrenos para a habitação social.
é um presidente de Cãmara destes que os olhanenses querem?que está metido até á raiz dos cabelos em negócios de especulação imobiliaria?
veja-se o caso do marina vilage do terreno do horte,foi a concurso publico?

Anónimo disse...

sabem quem é o bicho da madeira em olhão?
é o mesmo que aprovou esses projectos do marina vilage em cima da estrumeira.

manuel disse...

para bem do blog peco uma filtragem dos comentarios

Anónimo disse...

que o manuel devuia pedir era a demissão desse administrador que retira os comentarios que ele não gosta mas quando aparecem comentarios que ofende a honra das pessoa que não esto com os solhao ele nao tira esses comentarios entao no que ficamos? so ele e que tem honra deves ser um menino de berço de ouro que vai choara no col da mama neli

manel disse...

eu nao concordo com a censsura oportunista mas axo bem eleminar certos comentarios

Anónimo disse...

a tactica de quem não quer qua as pessoas discutam é mesmo essa começar com insultos.
o marine vilage é na realidade uma situação explosiva,e ha´quem não estja interresado que muita coisa venha á baila desde a construção em cima de uma estrumeira até ao negocio dos terrenos,e ao indice de construçaõ que deram aos terrenos.não nos podemos esquecer que os edificios existentes em redor do marine vilage não ultrapassam os r/c.

Anónimo disse...

Mó Manel atão tás memo entrgue á bruxa vai mas é falar com o Sabino que ele logo te diz como é ser GAY

ol disse...

Este blog tem sido desde o início um espaço de democracia, onde todos tem tido a oportunidade de comentar. Não é um labrego qualquer, com pretensões a qualquer coisa, provavelmente um tacho, que nos fará mudar de rumo. Tem sido publicados todos os comentários, mesmo aqueles que divergem da nossa forma de pensar. Tem sido apagados os comentários que não tem qualquer espécie de conteúdo, que são autênticas provocações só atirando com ofensas a pessoas que até nem tem nada a ver com este blog ou com o "SO". Poderão ter simpatia mas nada tem a ver com estes blogs. Lamentavelmente, infelizmente, os partidos que tem sido alternância de Poder, seja a nível local ou a nível nacional, estão pejados de gente que não tendo argumentos políticos, vem aqui com o intuito de provocar, de insultar, de ofender. Naturalmente, continuaremos a apagar esses comentários. Os mesmos visam, apenas, descridibilizar o blog. Em democracia ainda há respeito e para esse lambe-botas "respeito" é uma palavra que não existe na sua cabeçorra. Vem sempre assim, Zéquinha! Os que vão vendo os teus comentários ãntes de serem apagados ajuizarão da correcção que temos usado contigo. Não é a tua democracia, não é a democracia do Leal, não é a democracia deste P"S" que as pessoas querem. As europeias não te serviram de lição...

Tó Rico disse...

SOS.na Fuzeta o lar dos idosos está em risco de fechar por gestão danosa da corja que assaltou a direcção dessa institução ,que quando saiu tinha um saldo positivi de mais de 150 000 euros passado pouco masi de 1 ano já não há dinheiro,o que diz a isso a concelhia do ps pois quem está´na direcção do lar é um conhecido membro do partido socialista que é o 2º na A.Municipal e é 2º de nome.
a gestão desse senhor é de bradar aos céus e hoje discute-se em faro essa calamidade. a segurança social não pode só lá injectar dinheiro tem de averiguar ,o motivo que na anterior direcção o saldo era positivo e o porquê de darem cabo do sldo anterir e de não terem dinheiro para continuar vida normal.dessa associação.de caridade.

Furão disse...

Mas ninguem vê o problema do lar da fuzeta, anda a adoecer gente com a bacteria que está a matar gente no hospital de Faro,é mortal e de facil contagio, mas a funcionarias andam lá na boa e mais completa ignorancia, do risco que correm, pois se quem comenta aqui com palavrões e má educação, ligassemà realidade da vida e não só ao futebol e festas, conseguiam ver estas noticias nos jornais regionais. Pode ser que o virus chegue a alguem da Cãmara e ai sim tudo muda. Atemção a gripe A vem aí. Gozem lá o Verão e depois agente vê, continuem a enrolarse uns com os outros, pois é a melhor forma de transmitir virus.

Furão disse...

(resposta a 6 de junho 15:57)Bem as antenas emitem radiação que provocam problemas mentais e alterações de compotamento e os micro ondas são cancerisnos pois até foram iventadas a s micro-ondas para fazer lavagens cerebrais por parte dos nazis.

Bairista disse...

será por as radiações das antenas de telemóveis fazerem mal.que alguém com infuência na CMO conseguiu que retirasem parte da antena do depósito da água do bairro 8 de outubro?
sempre gostava de saber o motivo da retirada de uma parte das antenas,será que os outros moradores ~são imunes a essas radiações?
que raio de cidadania, ou democracia é essa que não respeitam todos por igual?