segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aguas do Algarve polui zonas sensíveis da Ria Formosa!

Se os leitores consultarem o site das Aguas do Algarve http://www.aguasdoalgarve.pt/qualidadeefluente.php verificarão que essa empresa desde Janeiro que não publica resultados dos efluentes das ETARs de Olhão Poente e por Faro Nascente, quando a lei diz que as análises têm de ser feitas e publicadas de 15 em 15 dias. A mesma empresa pública continua a fazer as descargas de efluentes dessas duas ETARs para zonas sensíveis da Ria Formosa onde nem os barcos de recreio podem navegar estando sujeitos a uma coima mínima de 300€ se o fizerem.

Essa empresa fez hoje reuniões em Faro e vai fazer amanhã em Olhão, no auditório do IPIMAR às 15 h, sobre a navegação na Ria Formosa, por causa da rede de esgotos que atravessa o canal da Ilha da Culatra para a Ilha da Armona, por cima do leito da Ria. A reunião é para avisar os pescadores que não se pode arrastar nesse local, como se fosse legal fazer a pesca de arrasto no Parque Natural da Ria Formosa. É tão proibido arrastar no Parque Natural Ria Formosa, como é proibido despejar efluentes mal tratados das ETARs, como faz as Aguas do Algarve, e jogar esgotos sem tratamento nesse mesmo Parque, como o fazem as Câmaras Municipais de Olhão e Faro.

Quem for a essa reunião no auditório do IPIMAR, pode perguntar às Aguas do Algarve qual o Plano de Emergência que essa empresa tem para o caso de haver uma rotura nessa rede de esgotos, que passam junto de uma colónia de cavalos-marinhos protegidos, mas em extinção, e junto aos viveiros de amêijoas e ostras, que continuam a morrer sem se saber as causa.

Para quem não sabe, essa ligação de esgotos devia passar por debaixo da terra, mas a empresa responsável arrecadou essa obra por uns bons milhões de euros, pagos pela U.E., abandonou a obra mas continua a trabalhar para o Estado que roubou.

Será que a empresa pública Aguas do Algarve pode levar anos e anos a poluir a Ria Formosa, sem que ninguém lhes pregue uma coima? Um cidadão a quem essa empresa devia servir, se for de barco de recreio de Olhão para a Fuzeta, leva uma coima de 300 euros, o mesmo acontecendo em Faro a quem se atreva a navegar em canais secundários.

Quem prejudica mais o Ambiente? Os barcos de recreio, a navegar por canais secundários ou as ETARs, que lançam efluentes que não cumprem as normas comunitárias? Quem prejudica o Ambiente os naturais da terra que vão apanhar berbigão aos canais secundários ou os canos de esgotos sem tratamento, como os do T e os da Marina de Olhão, que todos os dias lançam esgotos não tratados para a Ria Formosa?

A Ministra do Ambiente que responda e peça responsabilidades, porque continua assim o tão famoso Parque Natural da Ria Formosa.

29 comentários:

Anónimo disse...

não vi nenhum sitio onde dissese que poluiam a ria eles estao a visar é para nao danificarmos os canos

Atento disse...

consultem o site das aguas do algarve,e carregue num sitio onde está um passaro( colhereiro),aí abre as etars todas da responsabilidade das aguas do algarve,carreguem em cima e busquem pelas ETARs de Olhão Poente e Faro Nascente.
vai abrir uma janela onde podem aceder aos resultados e verão que diz que o efluente não cumpre o normativo. ou seja não cumpre a lei de descarregar esgotos para zonas sensiveis como é a ria formosa.

Anónimo disse...

vão fazer uma reunião a dizer que não se pode arrastar e fundear,e pode-se envenenar a ria como faz as aguas do algarve com as etars de olhão poente e faro nascente?
há anos que não se pode arrastar só que quem faz essa arte de arrasto controla as autoridades maritimas com telemoveis,assim sendo a policia maritima não multa esses infratores.
mas a cmo joga veneno para a ria atrvés dos esgotos que não trata e ninguém faz nada
pelo que li no site das aguas do algarve também essa não cumpre os normativos e envenena a ria.
mas se eu entrar no esteiro dos cações para ir pescar sou logo coimado com 300 euritos,devo ser cá um assasino da pior espécie para levar uma coima de 300 euros,mas se a policia maritima encontrar um ladrão a roubar viveiros manda-o embora.

Anónimo disse...

as aguas do algarve deviam era de aproveitar os efluentes dessas duas etars, para a rega dos pomares de laranjeiras e outros produtos horticulas.
mas em vez disso continuam a jogar para a ria esgotos não tratados como manda a lei,e nada lhes acontece ao cidadão comum querem proibir de andar,e pescar, onde sempre andou.

Anónimo disse...

quando de referem a rrastar referese a fundiar e ao arrastar a ancora provocaria uma roptura

Anónimo disse...

e quer a ria formosa ser a 7ª maravilha da natureza,só se for a maravilha da merda.

L.Rocha disse...

só sabem é falar em turismo de qualidade na ria formosa,mas a merda,e a poluição fazem valado nem Olhão e em faro.
vergonha tinha eu ser presidente de uma Cãmara e deixar que durante anos e anos um esgoto corresse sem tyratamento para a Ria formosa, na zona do cais de embarque para as tão famosas e parasidiacas ilhas da ria formosa.
falam falam em turismo mas será que essa gente não sabe que os turistas não gostan de ver merda e de cheira a merda? ou pensam que é com esse cheiro e com essa vista de esgotos tóxicos a poluir um parque natural que atraem os turistas?
os naturais já estão habituados e não refilam,mas os turistas???? o que será que pensam de uma cidade porca e suja? será que regressam?
quamndo vou visitar vuma cidade que não me agrada numca lá mais volto,será que é essa a atração que a CMOlhão tem para oferecer aos turistas?

Anónimo disse...

finalmente há quem desmascarre essa empresa publica que vive da fama mas que trata a agua muito mal.
já este ano na universidade do algarve a agua esteve contaminada e interdita o seu consumo.neste momento no concelho de vila do bispo, os médicos aconselham a população a não beber agua da rede,das aguas do algarve, pois as diarreias tem sido mais que muitas.
mas essa empressa publica Aguas do Algarve, é dominada pelo polvo socialista e fica tudo abafado.

Anónimo disse...

alguem sabe onde ver as zonas interditas a navegacoa na ria sem ser onde estao os cano

Floripes disse...

as zonas interditas à navegação,à pesca e à apanha de bivalves é tudo o que são canais secundários.
por exemplo em Olhão não se pode ir para a fuzeta pela parte de dentro da Ria pois embora fizessem há anos dragagens nessa zona algum iluminado decidiu que não se pode navegar nessa zona.
na zona da garganta, esteiro dos cações, e sapal dos gemidos, também não se pode navegar pescar ou apanhar bivalves.
Mas pode-se fundear por exemplo em cima das colonias de cavalos marinhos que nos ultimos anos desapareceram 70%,por causa da poluição e dos yates dos magnatas de vilamoura fundearem em cima dessas colónias de cavalos marinhos, na ponta do Farol parte leste, e em frente à ilha da culatra.

Anónimo disse...

tenham vergonha e acabem com o que faz mal à ria formosa,andar de barco, em zonas onde todos os dias há ocupação humana, faz mal porquê?
não faz mais mal os esgotos das etars envenenarem a ria SOU MORADOR EM BELMONTE E NA ZONA DA ETAR NA ILHA DA LEBRE, AS LAMAS ESTÃO NEGRAS E PODRES, E O AR É NAUSEABUNDO.

Anónimo disse...

fui à reunião e as aguas do algarve não deram conta de um plano de emrgência.

Anónimo disse...

se houvesse uma organização dos viveiristas e de pescadores,séria e livre do polvo socialista,já há anos que essa empressa tinha de indemnizar as pessoas que vivem da ria por causa da poluição que fazem .

Anónimo disse...

Na União Europeia, a natureza está protegida pela Directiva Aves e pela Directiva Habitats, sendo que nos termos da segunda legislação comunitária, os Estados-membros devem designar Sítios de Importância Comunitária (SIC) para a conservação de tipos de habitats naturais e para a protecção de várias espécies identificadas.

no entanto essas duas etars situadas em Olhão e Faro, da responsabilidade das aguas do algarve são responsáveis todos os anos pela morte de centenas de aves que deviam ser protegidas, mas que morrem nas lagoas envenenadas dessas 2 etars obsoletas e criminosas.

Força da Natureza disse...

cavalos marinhos foram dizimados em 85%dizem os estudiosos.
já pensaram os investigadores,que o desaparecimento dos cavalos marinhos,pode ser da poluição provocada pelas ETARS obsoletas,e dos esgotos sem tratamento?
já pensaram os investigadores que agora no verão todos os dias e em especial ao fim de semana há centenas de ancoras,dos magnatas de vilamoura, que fundeiam em cima
de duas dessas colonias de cavalos marinhos situadas n ponta do farol e em frente à ilha da culatra,mas isso é permitido,os filhos de olhão e faro, é que não podem andar em canais secundários,pois são esses os novos assassinos da ria,aos olhos das autoridades.

Anónimo disse...

o ria shoping está novamente em obras ,será que assim conseguem fazer valer aquela de dar emprego a 1200 pessoas?

Anónimo disse...

floripes sabes onde posso confirmar o k dises

Anónimo disse...

este ano nem carreiras para a praia de faro se fazem pois o POOC não permite barcos com mais de 9 metros a navegar em canais que não estejam balizados.
Mas o POOC permite que existem esgotos sem tratamento,a poluir a ria e campos de golfe que roubaram terreno à ria para serem construidos.
mas que raio de POOC é este?

Anónimo disse...

Obras do Polis provocam ferido no T cais de embarque de embarque de olhão para as ilhas da culatra armona e farol.
devido ao forte vento de sueste que partiu várias arvores e que derrubou uma rede que devia de ser de protecção das obras mas que devido a não estar devidamente segura, caiu para cima das pessoas que vinham do barco da carreira.

Floripes. disse...

olha,anónimo das 02.06 ,basta consultares o blog defesa de faro que tem lá uma acessa discussão sobre a navegaçãona ria formosa.
sobre os cavalos marinhos posso adiantar que basta ver os yates que estão neste momento fundeados na ponta leste da ilha do farol e que aumentam de nª aos fins de semana e que vai ainda duplicar em julhoe agosto,pois os magnatas de vilamoura vem, lançam as ancoras em cima dessa colónia e ao recolher as ancoras parte desse ecosistema é destruido, o mesmo acontece com os yates que fundeiam em frente à ilha da culatra.
também posso dizer que numca houve tantos arrastos na ria,que destroem esse habitat dos cavalos marinhos na ria formosa,pois quem faz actividades ilegais,como essa controla a policia maritima.
sobre a poluição, basta ires ao T cais de embarque para as ilhas e vês um esgoto sem tratamento que todos os dias vomita veneno para a ria podes observar isso pela cor da lama que é negra sinal de podridão e de veneno.também na marina de olhão há um esgoto sem tratamento, que descarrega para dentro dessa marina,na horta da CMO também há umesgoto que descarrega para a ria sem tratamento,assim como na doca pesca há dois esgotos que descaregam pela noita sem que nimguém veja um deles vem da estação elevatória do bairro 11 de março e corre pelo leito de um ribeiro.o outro não sei de onde vem mas está no lado norte da doca em frente ao café Ganchorra.
a poluição provocada pelas ETARs de Olhão poente podes consultar o site das aguas do algarve,carregando no local onde diz aguas e saneamento busca e verás que é essa empressa que diz que os efluentes que descarregam dessa ETAR e da ETAR de Faro nascente não cumprem o noramtivo,além do elevado nº de coliformes fecais,que são de um atentado à natureza.posso adiantar que desde janeiro que não são publicados resultados, agora nos meses de julho e agosto essas duas ,duas etars,ainda sofrem maiis descargas pois a população triplica e assim sendo os esgotos também triplicam ,ou seja ainda mais poluição existe.é nesses dois meses que as aves morrem às centenas nas lagoas nessas duas ETARs.
espero ter respondido às tuas perguntas,embora fosse bom saber para que fim queres esses dados,e era bom que te identificasses, nem que seja com um nik name, que é como eu faço.

Anónimo disse...

os cavalos marinhos estão a morrer?
não deixem jogar as ancoras do magnatas de vilamoura e quinta do lago em cima das colonias dos cavalso marinhos.
mas o POOC prevê uns quantos milhares de ancoradouros na ria formosa? será que quem fez o POOC conhecia a ria formosa?

Anónimo disse...

Mas então como é,parece que certas casas no farol não vão abaixo?de quem serão essas casas?alerta é o que todos temos que estar.Horácio

piruças disse...

porque que as casa dos hangares vao abaixo e as da armona nao?

houve um esperto que disse veja as condicoes de umas pras outras

e eu digo as da armona tem condicoes porque foram dadas á anos que tem agua e electricidade se nos hangares houvesse agua e electricidade as casa teria melhores condicoes

as ilhas a centenas de anos eram todas iguais mas sem casas depois apareceram postos de fical e abrigos de pescadores estes levaram familias mais tarde os filhos de familias abastadas fizeram lá as suas casas de ferias e agora essas que eram as de ferias são as legais insolito....
pois essas dor ricos hoje tem todas as condicoes dadas pelo estado pois se desse a todos todos tinham

exemplo do farol existem uns marcos que delimitam a zona legal que fez essa marcacão ?porque sera que só abrange a zona rica?
se o que esta é causa é a erosao e seguranca o nucleo dos hangares é o mais distante da costa logo mais seguro
se para mim se uma esta ilegal todas estao inclusive as estatais
se é para ir abaixo vao todas mesmo todas pois qual a diferenca entre os nucleus da culatra hangares falrol se estao todos na mesma ilha culatra
se for as condicoes não é valido pois as condicoes foram dadas pelo estado a quem quizeram se for condicoes naturais os hangares teem vantagem e já agora as qual a coima a aplicar pela ocupacao ilegal de zona publica pois quero ver o estado ser condenado pelos postos da g fiscal pela escola pelas casas da marinha etc...

Anónimo disse...

Com que então "os magnatas de Vilamoura"??? Tanta ignorância e tanta inveja! Cambada de labregos, vão mas é trabalhar, podem sempre tentar ganhar um dinheirito honesto, fruto da vossa dedicação à causa "das más-línguas frustrados" comprem uma Chata sem fundo!

Anónimo disse...

Mandem a ETA de espanha que esses limpam a area toda de uma vez, não
se interessam pelas classes sociais
Que vergonha!

Força da Natureza disse...

as aguas do algarve fizeram uma grande propaganda de os esgotos e a agua terem chegado à ilha da culatra .
segundo sei essa obra está feita por cima do leito da ria quando devia ter sido feita por perfuração horizontal por debaixo do leito da ria.a empresas adjudicadora da qual fazia parte a somague,abandonaram a obra mas continuam a trabalhar patra o estado então e agora os esgotos vão ficar por cima do leito da ria eternamente? e se houver necessidade de dragagens?ou se houver alguma rotura c nos esgotos quem vai arcar com os prejuizos?

Força da Natureza disse...

a somague foi multada em 1 milhão de euros por ter abadonado a obra .mas pode continuar a fazer obras para o estado?
oPNRF tinha exigido que a obra fosse feita mas por baixo do leito da ria e agora como é os esgotos estão por cima do leito da ria e parece que para sempre,que raio de Aguas di Algarve são essas que contrariam uma decissão do PNRF?

Força da Natureza disse...

SOMAGUE, ENGIGÁS, NEOPUL, CONSTRUTORES, ACE
Concepção/Construção do Abastecimento de Água e Saneamento às Ilhas da Culatra e Armona em
“ALTA” - Travessia da Ria Formosa por Perfuração Horizontal Dirigida (HDD).
foi a essas empresa que foi adjudicada uma obra no valor de 5,8 milhões de euros,foi a esse tipomde obra que o PNRF deu licença,pela reunião que as aguas do Algarve tiveram em olhão e Faro parece que a obra de esgotos por cima do leito da ria é definitiva,será que o PNRF deu aval a essa obra?
será que as empresas que abandonaram a obra, por terem perdido duas brocas ,podem continuar a trabalhar para o estado português?

Força da Natureza disse...

Águas do Algarve entrega empreitada no valor de 5,8 milhões de euros
2007-06-04

O agrupamento complementar de empresas, constituído pelas empresas Somague Engenharia, Neopul – Sociedade de Estudos e Construções e Engigás – Tecnologia Multi-serviços de Engenharia, são as empresas que serão responsáveis empreitada que permitirá o fornecimento de água potável para consumo humano às populações da Ilha da Culatra/Farol (concelho de Faro) e Armona (município de Olhão) a partir do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

A obra, adjudicada pela Águas do Algarve por 5,8 milhões de euros, possibilitará também o encaminhamento dos efluentes domésticos para o Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve.

De acordo com a empresa adjudicatária, «a realização desta obra irá contribuir para a resolução dos problemas que há muito são motivo de elevada preocupação no âmbito da saúde pública, quer no que se refere ao abastecimento de água para consumo humano, quer quanto ao tratamento dos efluentes domésticos, contribuindo desta forma para uma melhoria muito significativa da qualidade de vida das populações residentes e dos turistas que usufruem destas ilhas, localizadas em plena Ria Formosa».
se a obra foi de 5.8 milhões como é que as aguas do algarve vem dizer que foi de 10 milhões?e pelo que sei a somague ainda teve de indemenizar as aguas do algarve num milhão de euros.
há aqui nesse negócio alguma coisa esquesita não parece?