sexta-feira, 9 de julho de 2010

Barra da Fuzeta, o grande logro

Quando no Inverno passado o mar demolia com a sua força, as casas da ilha da Fuzeta e facilitava a vida à sociedade Polis Ria Formosa, um Técnico da ARH afirmava, que se a barra se abrisse naquele local, não colocava em perigo a população da Fuzeta e disse oficialmente que a barra estava aberta e que se tinha cumprido o ciclo natural de 50 anos nas movimentações das barras das ilhas barreiras da Ria Formosa.

Esse técnico tinha toda a razão, pois a antiga barra da Fuzeta, já tinha sido naquele local há 50 anos e daí a estação do salva-vidas da Fuzeta ter sido ali construída. A opinião do Técnico sobre a abertura da barra era apoiada, na altura, pela secretária de Estado, Fernanda Carmo, que afirmava, que se a opinião do Técnico era afundar aquela Barra aberta pelo mar, não tinha jeito fecha-la, pois fechar uma Barra dá muito trabalho (e custa muito dinheiro penso eu).

Passado o Inverno e demolidas as casas, o fecho da Barra da Fuzeta começou para defender os interesses dos prédios construídos na zona ribeirinha da Fuzeta, a menos de 15 metros da preia-mar. Só pode ter sido uma exigência do presidente da C.M.O. visto que foi ele que autorizou essas construções.

Não me espanta a mim que um presidente que afirmava nas eleições que estava “sempre ao seu lado” não esteja ao lado dos pescadores que queriam ali a Barra (promessa de há 30 anos de Mário Soares), mas sim ao lado dos Patos Bravos que se aproveitam de uma bela vista sem ninguém pela frente, praticamente com os pés dentro de água, conseguindo assim vender os seus apartamentos ao preço do ouro. Como foram aprovados esses projectos? Os responsáveis pelo ordenamento e pelo ambiente que respondam.

Depois da Barra fechada, a mesma secretária de Estado do Ambiente vem fazer a festa da Bandeira Azul naquele areal da discórdia. Terá talvez jogado uns foguetes (esquecendo-se das afirmações que fez há meses), o emplastro de Francisco Leal e a sua amiga Valentina Calixto (que a ministra do Ambiente Lurdes Pássaro queria substituir da direcção do Polis mas que Sócrates não deixou), terão de certeza apanhado as canas, pois conseguiram os seus intentos.

Os responsáveis pelo encerramento da Barra devem agora prestar contas e repor a situação anterior. Não foram feitos estudos de impacte ambiental para o fecho da Barra com a ajuda de uma chupadora que moveu, ilegalmente e possivelmente sem respectiva licença do PNRF, milhares de metros cúbicos de areia e lodo sem que fosse dado qualquer parecer.

Quem ficou a perder? Todos nós, pois o dinheiro para as obras saíram do erário público, saíram do Polis, não para defender a natureza que foi impedida de seguir o seu caminho natural, mas para servir exclusivamente os interesses privados de quem constrói onde não deve nem pode, agredindo assim a natureza.

28 comentários:

Anónimo disse...

palavras mentirosas ou o leal e a valentina aid«nda nãom tinhamo aoio do socrates para fechar a barra?

"Questionado se esta abertura natural trava os trabalhos que tinham sido anunciados pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, quando há cerca de semana e meia visitou a Fuzeta, para abertura de uma nova barra, Sebastião Teixeira respondeu que sim. “Em princípio sim. Se a ideia era abrir uma barra e se ela abriu naturalmente, não faz sentido estar a abrir outra, porque para abrir outra tinha que se fechar esta e fechar uma barra é muito difícil”, respondeu.

O responsável da ARH disse ainda que o fenómeno de abertura natural de uma barra pelo mar “é raro, mas é normal”.
d.fernanda por acaso comeu muito queijo?ou recebe ordens para falar de uma nova maneira?

Anónimo disse...

O emplasto marreta em funções na CMO, não está, nem nunca esteve preocupado com gastos, pois não sai do bolso.

Ele tem três problemas em mãos:

O prédio à beira mar plantado; e

Os barquinhos da carreira para o transporte dos "turistas".

E um novo restaurante;

Quanto ao primeiro em nada resulta o dispêndio de dinheiro que está a ser gasto, porquanto, se houver marés vivas e com agressividade, volta a abrir a barra e vai direitinha ao edificio.

O problema também se coloca em função dos barquinhos de carreira que são do Dr. Edgar. Vão passar um verão sem trabalhar, é uma grande catástrofe.
Assim, tapando a barra, recolocando
areia, pode-se construir um novo cais,agora provisório, depois um como deve de ser, para mais tarde abrir um novo restaurante, dado estar licenciado ao mesmo senhor amigo.
O zé que pague, pois estes não podem ficar a perder €uritos.
Miséria para os outros.
Assim, com uma cajadada mata três coelhos. Digam lá que ele é emplastro!

ABUNDÂNCIA DE MISÉRIA A TODOS OS NIVEIS.
QUE PODRIDÃO!

JMateus

Anónimo disse...

ó joão mas o homem é mesmo emplastro será que o joão não viu os telejornais no dia de portugal até chegou a empurrar os seguranças do socrates para aparecer ao seu lado na televisão.
se o joão disser que ele se sabe movimentar muito bem nos meandros dos patos bravos isso é outra coisa mas deve ter aprendido com alguém da familia ligado a uma valentes trapalhadas no tempo da expo em lisboa.

Anónimo disse...

será que o parque natural da ria formosa passou licença para auma chupona espanhola fechar a barra?
milhares e milhares de metros cubicos de lodo e areia destruiram habitats de milhares de sererw vivos e quem responde por isso ?
já não há quem mande no PNRF?está a saque deve estar pois caso contráro os prédios na fuzeta não estavam dentro de agua

Anónimo disse...

A aceleração com que os trabalhos estão a decorrer é sinal que depois de tapada a barra é facto consumado.
Creio que, desta vez, esse camaleão
vai ter de repôr a situação inicial
Um criminoso à solta,a vários níveis.

VIVA PORTUGAL ANÁQUICO!

JMateus

Anónimo disse...

grandes negoicios entre o presidEnte da cmo E A vALENTINA CALIXTO.NÃO É O MARIDO VA VALENTINA QUE É DONA DO ASPIRA RUAS EM OLHÃO?E O PARQUE DE ESTACIONAMENTO DA 5 OUTUBRO E DA AVENIDA EM OLHÃO, NÃO É DO MARIDO DA VALENTINA?

Graça disse...

essa barra que agora fecharam já existiu ali há 5o anos.
porque motivo a fecharam?
estava alguma coisa em perigo?

Anónimo disse...

21:55
Nem sempre tenho oportunidade de ver os telejornais, nomeadamente da RTP 1, umas vezes por falta de tempo, outras por essa merda da RTP-N, quando aparece, e transmite o telejornal, faz cortes e apresenta outros programas, que em nada têm a ver com o seguimento do que se estava a assistir.
EX:um telejornal é interrompido e a
seguir aparece um programa de música de pratos cantada pela malta
de côr.
Outras vezes, o que é constante, programas sobre carros, merda que não interessa, e mais...
A idéia que se fica quando se vive fora de portugal, neste momento é de grande tristeza, pois ver os PARASITAS GLUTÕES a gastarem dinheiro sem nexo, à revelia de um poder fiscalizador que, também está
podre.
Para grandes males grandes remédios
Foi bom o jmateus ter saído de Portugal, caso contrario...
Irremediavelmente, vamos bater no fundo,e com a ajuda dos co-autores do PSD.
Mas que podridão tão lamentável..!
Sociedade sem eira nem beira.

Como se poderá pedir responsabili-
dades a quem é dirigente, sem nunca passaram de porcos voadores?
É com tristeza que o lambe botas
arroje aquem padece do mesmo mal.
Falava-se do Santana Lopes, este é pior, o outro também não prestava.

PROCURAM-SE COMPETENTES E RESPONSÁVEIS!
`
Lamento ter que dizê-lo é um triste
prepotentemente politico, gozado por todos os colegas.

JMateus

Força da Natureza disse...

como podem ver neste quadro sintese não estav previsto no POOC de vilamoura v.r. stºAntonio o fecho de barras e abertura de barras na ilha da fuzeta.

branca noiva do mar disse...

o melhor da Fuzeta sem prédios a invadir as aguas da ria como fazem agora na zona ribeirinha da Fuzeta .cada barco é uma micro empresa que desconta para o estado todo o ano,nada que se copare aos que que só falam em hoteis e turismo,para quê trablham 3 meses e o resto do ano somos nós que pagamos os subsidios de empregos aos empregados dos hoteis.
e os donos dos hoteis tem uma série de subsidios do estado para investirem no turismo,porque não investe o estado nos pescadores que produzem riqueza o ano inteiro?
ainda por cima nos fecham a barra mesmo em frente ao nosso porco porto de abrigo pois nem doca se pode chamar aquele regato.
a Fuzeta era uma terra de Lobos do Mar dos melhores que fizeram as campanhas do bacalhau,porque razão não dão condições aos pescadores e dão tuod aos construtores que destroem a Fuzeta?

Emplastre disse...

o chico é visto assim no blog farense.
coitadinho do novo Emplastro.

i disse...

afinal o joaquim magalhães era do pc quando a mulher fez a casa.

Ria Erótica disse...

destinos eróticos na ria Formosa? ó barradas sabes que antigamente era a julieta e a anica que faziam esse servicinhe?então anbandonas os turistas no meio da ria? e se a maré enche e o motor avaria vaem a nade pra terra?
Olha faz café e deta-te,mais o teu amigo do hotel a quem ofereceram o terreno ao preço da uva mijona.o pior é quando os mosquitos e o cheiro a merda infestar esse hotel

Anónimo disse...

venham moços e moças vaem, ter como barradas se querem uma queca num ilhote n a ria formosa. será por isso que querem jogar as casa da ilha do coco e das ratas abaixo para o barradas montar não uma casa de casa de putas,mas sim um harém de putas finas.a seguir as palavras do barradas e do real marina.

Propostas mais atrevidas também vêm de Olhão

Mas e se ao invés de ficar só no hotel, e de experimentar o peixe tão típico e fresco em Olhão, se entregasse aos prazeres da carne? E não falamos de bifes, como explica Ricardo Barradas, gestor da Natura, empresa especializada em turismo de natureza: "Temos pacotes românticos a dois, no mar e na ilha, em que deixamos as pessoas num montinho, completamente isoladas na maré vazia, apenas com um poema erótico e óleo de massagem. Depois fazem o que lhes apetecer", descreve ao Expresso.

Prova de ostras com espumante também estão no cardápio, assim como despedidas de solteira e solteiro e até casamentos a bordo, mas por enquanto sem noite de núpcias.
tames fetes moçes.

Anónimo disse...

hoje algum crime aconteceu na doca
pois a gua estava vermelha o que será que foi?

F. Leal disse...

olhão tem novo destino turistico,e é erotico,quem o diz é o Barradas.e o dono do harém de luxo em olhão.

Anónimo disse...

è assim que funciona um "governo" sem rei nem roque. Com essa pelintrada mentirosa, desnorteada e sem sentido de direcção.
deixaram de inspirar respeito, pois é, aonde arranjaram os principios.
Torna-se dificil adjectivar um emplastro, que, desfraldado pugna pela desvairada politica que pratica, pelo que a todo o custo tem de se encostar ao superior pois isso "dignifica-o" perante os outros como sendo mais "importante"
um tipo de mentalidade de pavão de 5 estrelas.
Assiste-se a cada dia que passa a um retrocesso de mentalidade.
JMateus

Floripes disse...

ao anónimo das 21.54 se a agua estava vermelha é que a estação elevatória do Bairro 11 de Março fez alguma descarga assassina.pois essa estação elevatória em caso de rotura descarrega, para dentro de um ribeiro, que vai dar ao lado norte da doca passando debaixo da Bela Olhão.
o vereador Carlos Martins sabe que é assim mas nada faz para resolver o problema.
esse vereador dizia que quando chegasse a vereador acabava com essa vergonha que era de uma estação elevatória descarregar para dentro de um ribeiro,passado quase 1 ano de ser eleito vereador a merda continua a descarregar para onde ele e o pai tem os barcos.de apoio ao cultivo de ostras e ameijoas,devem de ser de boia qualidade as ostras e as amêijoas regadas com a merda dos esgotos,que a CMO teima em mandar para a ria formosa.
e depois vem falar em turismo de luxo,com uma ria cheia de merda.

Anónimo disse...

acabei de ver o emplastro a hastear a badeira azul na ilha da fuzeta.mas pode uma praia ter bandeira azul com maquina a trablhar a menos 300 metro de uma praia de banhos? no garrão arrearam a bandeira azul por estarem a repor areia nas próximidade aqui movimenta-se areia e lodo e hasteam a bandeira azul .
alguma coisa está mal nesse negocio da barra da fuzeta.e no ambiente em cima das ilhas da ria formosa.

Anónimo disse...

fui ontem à praia dos tezos e realmente fiquei escandalizado como é que uma praia daquelas, tem o galardão de qualidade máxima das praias de portugal.
a maré vazava a corrente era enorme as os barcos a motor passavam a menos de 30 metros da praia a agua era suja e pestilenta exalando um odor a podre.
arrumei a trouxa e vim embora,dando comigo a pensar como, se consegue hastear uma bandeira azul numa praia com tão má qualidade de agua e de areia cheia de cascas de bivalves onde cortei um pé.
se isso é a qualidade que o presidende da CMOlhão quer vender aos turistas,é sinal que numca foi a uma praia limpa e asseada,que merece sim a bandeira azul.
a não ser que a politica de corrupcção já tenha chegado à comissão que atribui as bandeiras azuis em Portugal.

Figo-Lampo disse...

A praia dos tezos só conseguiu a Bandeira Azul porque a agua que foi mandada para analise foi recolhida antes do fecho da Barra que a natureza tinha aberto.
Com a barra mesmo emfrente da Praia a agua éra constantemente renovada e oxigenada, a fechar a Barra impediram a renovação da Agua que por falta da oxigénio se tornou pestilenta.

Anónimo disse...

ao anonimo que fala da praia dos tezos, suponho que é a praia da fuzeta ria não?
se assim for tem toda a razão,pois aquela praia não tem condições para ter bandeira azul,e é uma ofensa à maioria das praias que tem esse galardão.
parece que a cunha também já chegou às bandeiras azuis e fazem tudo para os patos bravos venderemos apartamentos, que construíram em cima da ria por vezes a menos de 15 metros como é ocaso da zona ribeirinha da fuzeta.

Anónimo disse...

Como é possivel asistir a estes tristes episódios,do mais rídiculo
que se poderia imaginar.
Para além das bacoradas, assiste-se
ao mais baixo nível d procedimento
De facto o país está ao rubro, em
que o interesse partidário continua
a ser a luta prioritária PSvsPSD o o povo que se lixe.
Miséria meus senhores, espera-os para muito breve.
Esse "governo", continua a viver acima das disponibilidades. Esbanja dinheiro, sem orientação na sua aplicação, e algumas pessoas na miséria.
JMateus

Anónimo disse...

os corruptos tarde ou cedo irão bater com os costados na choldra. vejam essa noticia do publico
O Tribunal da Relação de Lisboa deferiu parcialmente o recurso de Isaltino de Morais, a quem fixou, provisoriamente, um cúmulo jurídico de dois anos de prisão, ordenando que a audiência fosse reaberta para averiguar se o presidente da Câmara Municipal de Oeiras foi ou não corrompido pelo empresário João Algarvio.

Anónimo disse...

a lei ainda desagravou os crimes do isaltino mas um dia um juiz a sério vai por essa gente toda no lugar e não vai haver prisões que cheguem.
Inconformado com a condenação a sete anos de prisão efectiva, perda de mandato e 463 mil euros de indemnização, Isaltino conseguiu convencer os desembargadores a alterar drasticamente o acórdão. Foi absolvido do crime de abuso de poder, reaveu a posse do terreno em Cabo Verde e foram-lhe devolvidos os bens apreendidos à ordem do processo, descontados que sejam os 197.266 euros de indemnização que a Relação fixou e que representa bastante menos do que a defenida na primeira instância. Foi também revogada a pena acessória de perda de mandato.

Relativamente aos crimes que os desembargadores consideraram provados, Isaltino de Morais foi condenado por três crimes de fraude fiscal em quatro meses por cada um e na pena de 17 meses pelo crime de branqueamento. O cúmulo jurídico destes dois ilícitos é de dois anos.

Anónimo disse...

Falam,falam mas se houvesse hoje eleições ganhariam os mesmos de sempre.Este povo tem o que merece !
Ganham os vigaristas eleições
São aclamados os corruptos
São perdoados os gatunos.

Vendedor de banha da Cobra disse...

Verão é em Olhão
Já se sente o fervilhar do Verão em Olhão. Nunca o concelho recebeu tantos turistas como agora




A este facto, que muitos nos orgulha, não serão alheias as beneficiações entretanto surgidas, como o novo hotel de cinco estrelas ladeado por apartamentos de qualidade, as nossas praias recuperadas ou os novos espaços verdes. Muitos quiseram experimentar as novidades que Olhão oferece este ano e não terão ficado desiludidos. As nossas praias da Armona e Fuseta apresentam agora um areal limpo e de excelente qualidade, onde apetece relaxar e banharmo-nos na água tépida do oceano. A cidade de Olhão ganhou mais vida, seja nos restaurantes ou nas esplanadas junto à Ria Formosa.

Locais bem agradáveis para desfrutar… Vêem-se pessoas bonitas, bronzeadas e com sorrisos nos rostos, que se passeiam pelas nossas ruas e descobrem os recantos históricos, agradadas pela forma calorosa como são recebidas. Definitivamente, neste Verão, Olhão está na moda!
ntos turistas como agora.

Anónimo disse...

ele é vendedor de banha da cobra,ele é emplastro,ele é mentiroso, mas os envelopes não param de cantar no banco verdinho em espanha.