sábado, 17 de julho de 2010

ESTADO POLUIDOR

É do conhecimento de todos o impacto negativo das descargas dos efluentes das Etar na Ria Formosa, o que originou dupla queixa como se pode ver em http://polvodoalgarve.blogspot.com.
A falta de transparencia da administração publica atinge amplos sectores e neste caso também a Águas do Algarve, entidade gestora do Sistema Multi municipal.
Perante as denuncias aqui efectuadas de que as Etar de Olhão Nascente e Poente não cumpriam os normativos de descarga a Águas do Algarve retirou do seu site os respectivos resultados do programa de auto controlo daquelas Etar, mas tanto esticou o lençol que destapou os pés ao manter os resultados da Etar de Faro Nascente com o mesmo problema.
E como um mal nunca vem só, da analise daqueles resultados constata-se que por um lado diz não poder apurar o valor de Carência Química de Oxigénio por excesso de cloreto, mas ao mesmo tempo apresenta alguns valores. Incoerência ou descuido? Ou seja, a Águas do Algarve tem plena consciência de que está a poluir a Ria Formosa e por isso tenta esconder as provas que podem levar à sua condenação.
Neste processo conta com a cumplicidade da CCDR Algarve, entidade licenciadora que perante os fundados receios de alteração da qualidade das águas receptoras, estava obrigada a proceder ao seu controlo, o que não, faz ou fará. Na verdade, apenas em 2001/2002 foi feita uma monitorização pela Universidade do Algarve, que reduzindo o impacto negativo a um raio de 400m do ponto de descarga, admite alterações, pelo menos parcialmente, dos parâmetros da qualidade das águas da Ria Formosa, e curiosamente admite a libertação de algas toxigenas, susceptíveis de contaminar os bivalves, e determinar a interdição da sua apanha.
A distribuição das Etar nos concelhos de Faro e Olhão, a uma distancia media de 4km entre si,visa apenas a fragmentação da sua capacidade, evitando assim a Avaliação de Impacto Ambiental necessária para Etar um pouco acima das suas actuais capacidades.
Propõe-se as Águas do Algarve, construir uma nova Etar junto à de Faro Nascente, cuja capacidade prevista é bem maior e por isso sujeita à Avaliação de Impacto Ambiental. No entanto a localização prevista é já um indicio de que pretendem continuar a poluir a Ria, abandonando a ideia da reutilização dos efluentes, ficando-se por uma mera declaração de intenção tal como acontece com a Etar da Quinta do Lago. Entretanto ganham tempo com a elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental, discussão publica, ponderação de resultados, até à decisão final, para depois ficar reduzido a zeros.
As populações da Ria Formosa têm que se levantar contra isto e impor que nem uma gota de efluentes seja jogada na Ria.

17 comentários:

Anónimo disse...

só em Portugal é que se vê isso.
a ria formosa gerava mais de 50 milhões de escudos antes da entrada no euro,em produção de bivalves hoje essa produção desceu abrutamente por causa da mortandade que as amêijoas sofrem,e os tecnicos do IPIMAR nada fazem para arranjar soluções ,só sabem é fazer recifes e comprar barcos novos qualquer dia o IPIMAR em Olhão tem mais barcos de investigação do que traineiras tem olhão.
todos os meses gastam-se fortunas em ordenados em cientistas acoitados na sede do ipimar em olhão deviam pelo menos investigar porque morream as amêijoas e qual a soluçaõ para evitar essa mortandade,pois há mais de 20 anos que andam a dizer que a culpa é do Perkinson Atlanticus ,mas até aqui não arranjaram solução.
a poluição da ria formosa o ipimar não estuda? há viveiros na ilha da lebre a menos de 50 metros das escorrências poluídas e que não cumprem as normas comunitárias, da etar poente de olhão,será que é preciso morrer alguém por ingerir essas amêijos que vão tomar medidas?
incompetentes dum camano.

Anónimo disse...

Professor de Sócrates divide catedráticos

António José Morais, engenheiro civil que foi professor de José Sócrates na Universidade Independente quando o actual primeiro-ministro ali frequentou a licenciatura, foi nomeado definitivamente professor adjunto na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

* 16 Julho 2010
* Nº de votos (2)
* Comentários (1)

Por:J.V.

Esta nomeação surge três anos depois de um pedido inicial ter sido recusado pelos catedráticos daquela instituição. As razões apontadas na altura justificavam-se com dúvidas sobre o currículo académico do engenheiro. A nova nomeação, ocorrida na semana passada, foi aprovada por novos catedráticos que não estão ligados à apreciação anterior, mas alguns docentes mostraram desagrado com a decisão tomada.

O presidente da Faculdade de Arquitectura, Francisco José Berger, foi contactado pelo Correio da Manhã durante o dia de ontem, mas esteve indisponível para comentar o assunto.

Anónimo disse...

o vereador carlos martins dizia que quando fosse eleito, a 1ª coisa que ia fazer era acabar com os esgotos sem tratamento para a ria formosa, já lá está há quase 1 ano ,e nada os esgotos continuam a despejar para a ria formosa para que quem nos visita perca a vontade de o fazer para que a poluição na ria formosa seja cada vez maior.
nobeja

Anónimo disse...

o presidente da CMO emvez de andar a pregoar ao mundo que abriu 1 hotel de 5 estrelas em olhão vendendo terrenos publicos na zona ribeirinha ao preço da uva mijonae a pagar passado 5 anos, devia era de ter a honra de anunciar, que o no concelho de Olhão, no ano em que o festival do marisco faz 25 anos,a Ria Formosa estava sem esgotos a despejar para a Ria formosa e que a ETAR não precisava de disfarçar o cheiro a merda(provocado pelo metano), com um ambientador gigante, que as aguas do algarve puzeram nea etar de poente,que jogam para a atmosfera um odor a limão.
ou seja temos os gases da etar mais os gases do ambientador.
qual será o dia que os politicos perdem a vergonha e fazem uma etar nova.

Anónimo disse...

as aguas do algarve não tem vergonha nenhuma ao deixar que as etars evenenem a ria.
devia era de ter vergonha na cara pois uma empresa que diz primar pela qualidade e despeja efluentes das etars em zonas sensivies da ria formosa que não cumprem as leis comunitárias só deviam era de seremmmultadas e obrigadas a tratar os esgotos como devem de ser.
mas o presidente da CMO não quer saber dessa desgraça poisnos hoteis centros comercias e o sco é que lhe dão envelopes.

Anónimo disse...

não há uma lei do poluidor pagador? ora se a lei diz que quem polui tem de pagar,que seja as Aguas do Algarve a pagar o prejuizo que os pescadores viveiristas e mariscadores tem tido ao longo destes anos todos.
e a CMO também deve pagar a poluiçao que faz ao despejar esgotos não tratados numa zona sensivél como é a ria formosa.
nós cidadão de olhão pagamos para que os esgotos sejam tratados se eles não são alguém é responsavvel.

Mister Paco disse...

Muito Importante

Anónimo disse...

o olhão livre devia era ir à ilha da fuzeta pois tá a barraca emmmonte.

Anónimo disse...

Será que o presidente não terá os sintomas de alzheimar?

Com a agravante de se encontrar já pelo caminho da demência.

Ao avocar os processos que tratam da grande construção do concelho de Olhão, deixando a restante para
o vereador, indicia uma suspeição sem precedentes. Pois é, quando aqui se fala em envelopes, os que afirmam tal suspeita, têm razão.

A dedicação de corpo e alma ao betão e cimento, é melhor do que se dedicar na resolução da merda que Olhão padece e cheira, sem qualquer sensibilidade por parte de um individuo com os sintomas acima referidos.

Esse autarca, insensível a criticas
devido ao estado de demência que atravessa, procura, como é óbvio projecção no escuro.
Pouco ou nada consegue devido â sua inércia mental. A elasticidade mental que quer ter faz com que diga os disparates atrás discritos
por outros comentadores de cuja oportunidade aqui se realça.
Lamentávelmente,os olhanenses terão de gramar até final do mandato, por culpa e erro dos próprios.

Eu não tenho dúvidas e estou convicto do que tenho aqui escrito tem sido oportuno e enquadrado no perfil de um "pescador de votos" ilusório e frustrado.

Arranjar investidor para o Cerro de S. Miguel???
Tem lá terrenos pretença da CMO para vender ao desbarato???
JMateus

L.Rocha disse...

olhe j. mateus o leal se não tiver arranja, e você sabe muito bem como.

Anónimo disse...

o leal já tá a preparar o caminho para construir outro hotel em ren.

Anónimo disse...

o polis não faz obras para afundar a canal da praia de faro até à barrinha de s.luis,para os pescadores da pria de faro poderem sair a barra em segurança e não terem de esperar 2 e 3 horas pela maré,mas o mesmo polis gastou uma fortuna em fechar uma barra só por vontade do emplastro do presidente da CMO.
Praia.

Anónimo disse...

Sugestão:
Porque é que o comentador das 15:18
não faz esse comentário do blog Defesa de Faro.
Tanto mais que lá se encontra o Eng
Macário que também faz parte do POLIS, se bem me parece também terá uma palavra a dizer.
Isso a mim parece-me injusto a atitude de fechar a barra da Fuseta
com outras necessidades mais prementes.
Alertar os pescadores de Faro para que reajam.

JMateus

Anónimo disse...

olhe j. mateus eu fiz esse comentário no defesa de faro mas foi censurado.

Anónimo disse...

Ao Luis Rocha, tem razão no que afirma, porém, "a cantarinha vai à fonte, até que lá fica a asa".
A chantagem, usual na vida politica quotodiana, tem por vezes dissabores. Parece-me que nem tudo corre sobre rodas,pois a legalidade
autoritária tem um fim.
Acrescento, e tenho a convicção que esee "dirigente" do palácio branco", nem para negociar serve, isto em relação aos interesses daqueles que o elegeram.
Nunca prestou como vendedor de ovos
como poderá ser util a negociar???
Nessa qualidade,tenho pena,mas um cigano faria melhor negócio.
É considerado uma nódoa.
JMateus

patinha disse...

vergonha como em cerca de 8 dias a conduta da agua na azinhaga da patinha partiu 4 vezes
apresentava uma rotura passado cerca de 24 horas lá vieram arranjar quando estavam a finalizar 100metros acima comeca a emergir agua atravez do alcatrao ao comecar a arranjar esta segunda roptura alguem grita!-olha ja partiu ali embaixo tambem....
levaram pela noite fora e nada no outro dia recomecaram foi cerca de 36horas sem agua que se esteve agora ontem domingo a agua apareceu de novo na estrada desd madrugada de segunda que não corre nada nas torneiras estranho como uma rua com cerca de 300mtrs desd que foi alcatroada ja deve ter tido umas dezenas de roturas não seria melhor abrir uma vala e por nova conduta pois relembro que ela foi feita quando isto era areia e nem carros passaval depois foi calcetada agora alcatroada e tem grande trafego chegou o calor e em uma semana é a 4 vez uma vergunha vams ver quando vem a agua desta vez....

Anónimo disse...

Essa gente tem que ser abatida, não há outra solução. Palavras não chegam. Estamos a ser governados por merda que encobre merda...um monte de merda.