domingo, 25 de julho de 2010

Ilha da Fuzeta - a farsa da Bandeira Azul

Bandeira azul na ilha da Fuzeta é uma grande mentira, pois não cumpre os critérios obrigatórios para a atribuição da bandeira azul conforme se podem ver no site http://www.abae.pt/programa/BA/zonas_balneares/criterios.php.

Segundo esse site quem não cumpra integralmente os objectivos I (obrigatórios) não pode hastear a Bandeira Azul.


Vejamos quais os critérios que a Ilha da Fuzeta não cumpre.

I - Informação Ambiental

- Informação sobre o Programa Bandeira Azul afixada: não existe

- Realização de pelo menos 5 actividades de Educação Ambiental: Se existe esse plano, não está afixado em local visível.

- Existência de informação sobre as áreas sensíveis e ecossistemas na área da praia, bem como sobre o comportamento a assumir perante estas, afixada na praia e incluída no material para turistas: visto estarmos na ZPE da Ria Formosa esta informação seria básica, mas não existe.

-Existência de um mapa indicativo das diversas instalações e equipamentos na zona balnear: não existe.


II Qualidade da Água.

É no mínimo estranho haver uma chupadora a mandar lodo (terão feito análises?) para cima do cordão dunar a menos de 100 metros da concessão da parte Leste da Ilha da Fuzeta, as escorrências desse lodo vão parar à Ria Formosa e ao oceano. É, no mínimo, muito estranho ser atribuída a Bandeira Azul a uma praia em obras, com movimentação de milhares de metros cúbicos de lodo.


III Gestão Ambiental de equipamentos.

-Na praia deve existir equipamento para recolha selectiva das embalagens de plástico, vidro, latas e papel: a única coisa que existe é sacos para a recolha indiferenciada de lixo, e não para a recolha selectiva como mandam as normas.

-Existência de instalações sanitárias em número suficiente: existem na ilha da Fuzeta, 3 casas de banho públicas. 1 é para deficientes, com péssimo acesso feito por uma passadeira com travessas separadas, as 2 restantes são insuficientes para os milhares de pessoas que frequentarem a Ilha da Fuzeta. De realçar que não existe nem um único chuveiro público, em toda a Ilha da Fuzeta.

- Existência de instalações sanitárias com destino final adequado das suas águas residuais: não se sabe para vão as descargas desses W.C., pois são instalações de aluguer uma vez que na ilha não existe rede de esgotos.


IV Segurança e serviços.

-Existência de serviço de primeiros socorros na praia, devidamente assinalado: contrariamente

ao que acontecia nos anos anteriores, não existe posto de Primeiros Socorros na Ilha da Fuzeta.

- Inexistência de conflito de usos na praia. Se existirem áreas sensíveis na zona envolvente da praia deverão ser implementadas medidas que previnam impactes negativos sobre as mesmas, resultantes da sua utilização pelos utentes ou do tráfego para a praia: as obras do Polis Ria Formosa são, elas próprias, motivo de conflito com uma praia aberta ao público, pois há máquinas pesadas a trabalhar a menos de 100 metros de uma concessão, conforme se pode ver nos avisos de proibição desse local.

Perante a falha evidente em todos estes itens obrigatórios para a atribuição da Bandeira Azul, como é que a Ilha da Fuzeta pode ter hasteado a Bandeira Azul, pelas mãos do presidente da C.M.Olhão e com a presença, da secretária de Estado do Ordenamento e das Cidades, Fernanda do Carmo, de vários representantes da Marinha e das autoridades locais?

18 comentários:

Anónimo disse...

é pena que quem manda na Bandeira Azul embarque nessa mentira.
já o mesmo acontece com a praia dos Tezos na Fuzeta Ria,onde os banhistas andam a nadar a menos de 20 metros do tráfego local de motas de aguas barcos da carreeira e outros barcos que andam despaventados.
a agua na praia do Tezos é um nojo então na maré vazia as pessoas ficam enterradas no lodo até ao tornozelo. e o cheiro é nauseabundo.
deviam era de ter vergonha ,quem faz as análises da agua vai sempre em preia mar?

Anónimo disse...

o chico leal, pensa que com bandeiras azuis na fuzeta os patos bravos vendem melhor os apartamentos,que construiram dentro de agua,daí meter umas cunhas para as praias da fuzeta terem a bandeira azul. já a bandeira azul da ilha da armona foi pró galheiro.

Anónimo disse...

terra tremeu em Olhão.
Sismo a sul de Olhão
25-07-2010 22:25:00

Um sismo de magnitude 4.0, na escala de Richter, foi registado hoje a sul de Olhão.
sismo.jpg
Ver Galeria


O sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, às 21h24, a 90 quilómetros a sul de Olhão, segundo comunicado do Instituto de Meteorologia (IM).

A mesma fonte indica que até ao momento “não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido”.
num dia que a terra trema a sério em olhão vai-se ver a miséria de prédios que os fiscais da cmo deixaram fazer.
e se houver um marmoto a sério na zona ribeirinha da fuzeta os patpos bravos numca mais vendemmum aprtamento construido dentro de água

POLVO DO ALGARVE disse...

Ver em :
http://polvodoalgarve.blogspot.com
As golpadas em Olhão, e o Ministerio Publico finge não perceber

Anónimo disse...

Não espanta! Francisco Leal faz o quer e entende, mas o seu fim já esteve mais longe.

Anónimo disse...

Num país das maravilhas, tudo o que possa acontecer não tem sentido de responsabilidade.

O desempenho das autoridades gover-namentais é disso prova pela anarquia a que se vive e com o rumo
que leva- Gastar, gastar, gastar...
e quem vem atrás que feche a porta
e arrume a casa.

A atribuição da bandeira azul, são idênticos às passagens que antes se concretizavam e eram censuráveis
e agora não criticáveis.

FANTOCHADA de palhaços que governam esse país, despidos de vergonha, armados em pavões de 5 estrelas.

A higiene desses "senhores", deve de ser a do pó de arroz, este que encobre todo o cebo que está por debaixo.

As pessoas 1/2 do concelho de olhão têm o que merecem: Pó de arroz, com os quatros cantos da casa cheios de merda.

Como é possivel o concelho de Olhão não cheirar a merda, se tem o presidente que a acarinha???

Salvo raras excepções, o berço é o inicio da limpeza....

Desgraçadamente até o encerramento da barra, contribui para a não limpesa das àguas da ria, nomeadamente na "praia dos Tesos".
O que interessa é salvar os interesses dos barquinhos e futuro restaurante, pois são mais 1200 (mil e duzentos) postos de trabalho
que se vão manter.

MISERÁVEIS!
ASSASSINOS DO AMBIENTE!

NOTA:
O autor deste artigo não poderia imprimir e divulgar noutros sitios.

JMateus

Polvo do Algarve disse...

as manigâncias do poder.

Anónimo disse...

Estes comentários estão correctos, é fácil hastear a bandeira, quando as normas, não são respeitadas quém é que atribui a bandeira, sobretudo, na praia dos tesos, que é uma lixeira, a céu aberto, quando a recolha dos limos, é feita durante o horário, que os utentes, se encontram na praia, quando for ferido alguém com o dumper, será um sarilho.
E que dizer, da falta de estacionamento, que ao fim de semana, é o grande caos, e que ninguém da Camara e autoridades se preocupam? ontem, até não se podia circular, nos passeios e os acessos das passadeiras bloqueados, alguém que tenha bebes não pode passar, pois a calçada está tapada, até os espaços verdes, servem, só visto? uma lástima, é ver para crer?

Anónimo disse...

aatribuição das bandeiras azuis deviam ser mais respitadas em vez de serem atribuidas com cunhas,como está a acontecer na Fuzeta,então na praia dis tezaoa é uma vergonha.e na ilha da fuzeyta o lodo a sair dos tubos e bandeira azul? no garrão só por cauasa da reposição de areias a bandeira azul foi arreada,na ilha da fuzeta é maquinas pesadas a trabalhar uma chupadora a jogar lodo a 100 metros de uma concessão com bandeira azul? só num portugal sem vergonha é que isso acontece.

Coisas Giras disse...

ó anónimo das 11,38 então você não vê que o pessoal tá todo teso, e assim pode dizer que foi a uma praia com bandeira azul.
é por isso que a ilha da fuzeta e a praia dos tesos na fuzeta estão a abarrotar.
a maior parte das pessoas não querem saber o que é obrigatório ,para ter bandeira azul.

Anónimo disse...

ó chico tás feito ao bife que esses gajes não te larguem,o melhor que fazes agora que a tua casinha na ilha da fuzeta foi abaixo (não por intervenção da calixto mas por causa do sacana do mar),é dedicarte-te à ingricola não a vender ovos de mototrizada que é o que fazias antes de vires para a CMO pela mão do teu amigo charrão.

Anónimo disse...

Figo-Lampo disse...
A praia dos tezos só conseguiu a Bandeira Azul porque a agua que foi mandada para analise foi recolhida antes do fecho da Barra que a natureza tinha aberto.
Com a barra mesmo emfrente da Praia a agua éra constantemente renovada e oxigenada, a fechar a Barra impediram a renovação da Agua que por falta da oxigénio se tornou pestilenta.

12 de Julho de 2010 16:14

Pinoquio disse...

o pinóquio foi ajudado por quem?

Anónimo disse...

mOSSES, TÁ A MENTIRA EM MONTE NESTA TERRA DO CARAÇAS.Atâo nâ è que o chico comprou um apartamento no marina village,pelo menos foi o que me disseram,agora vêm vocês falar na bandeira azul da fuzeta.ele quer é bôa vida.Rascace avermelhado

Anónimo disse...

o chico é é um sortudo do caraças pois o apartamento saiu-lhe no sorteio da televisão.
e o melinho não tem nenhum?

Anónimo disse...

ainda ontem à tarde, maré cheia, zona ribeirinha da Fuzeta, tão ao gosto do Leal, porcaria aos montes, 20 m. de largura de agua amarela, cheia de caca, lixo para encher, vários sacos, móveis velhos, colçhão, barco velho, e as pessoas passeiam com vista para aquela porcaria toda, alguns tiram fotografias, bela publicidade para a Camara e Junta da Fuzeta, não há ninguém, que se preocupe com aquela sujidade toda, que lindo postal de férias, para mais tarde recordar, zona ribeirinha da Fuzeta, lado poli desportivo, 1º. prémio da porcaria e sujidade, água caca.

Atento disse...

as mentiras da bandeira azul.

Anónimo disse...

E, depois é só má lingua!

Parece-me não haver adjectivoe, para qualificar o autor.

JMateus