sexta-feira, 3 de setembro de 2010

B.E. pede esclarecimento sobre a Poluição da Ria Formosa.

As deputadas Cecília Honório, eleita pelo distrito de Faro, e Rita Calvário, da Comissão Parlamentar de Ambiente, questionaram o Ministério do Ambiente sobre a poluição na Ria Formosa, um grave atentado ambiental no concelho de Faro .



Pescadores e mariscadores do local têm vindo a denunciar as descargas provenientes de suiniculturas e o amontoamento de lixo diversos, como electrodomésticos, plásticos ou sucata automóvel, naquela zona do Parque Natural. A tonalidade da água e o odor libertado, decorrentes desta situação, é mais acentuado em alturas de maré baixa, pelo que estas práticas merecem cabal resolução.



A poluição na Ria Formosa tem sido diversas vezes denunciada pelas populações dos concelhos abrangidos, nas mais variadas instâncias. Recorde-se que em Março de 2009, a associação cívica “Somos Olhão” apresentou uma queixa, à Comissão Europeia, contra o Estado Português, motivada pelo despejo de efluentes na Ria Formosa .



As deputadas do Bloco de Esquerda exigem que o Ministério do Ambiente adopte medidas urgentes para pôr cobro à situação de poluição na Ria Formosa e que promova a recuperação das áreas afectadas . Cecília Honório e Rita Calvário querem ainda saber se o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade têm os meios adequados para garantir a preservação dos valores naturais protegidos do sotavento algarvio.



Junto se envia o documento entregue na Assembleia da República, que pode igualmente ser consultado em http://beparlamento.esquerda.net/media/PPoluioRiaFormosaMAOT270810.pdf



Com os melhores cumprimentos,

Pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda

Ana Sartóris


Perante este pedido de esclarecimento ao governo sobre alguns focos de poluição na Ria Formosa, por essas 2 deputadas do B.E. eu pergunto será que sabem do resto dos crimes ecológicos ambientais e de ordenamento que se estão a passar na Ria Formosa?
Saberão que existem uma série de aterros em Rede Natura 2000 da Ria Formosa? Só no concelho de Olhão existem mais de 4 aterros, nesse sitio protegido pela União Europeia.
Saberão essas deputadas que a Presidente da ARH Valentina Calixto(que acumula esse cargo com o de directora do POLIS Ria Formosa), em conjunto com o presidente da C.M.VR.ST.ºAntonio, abriram uma nova Barra a leste do forte de Cacela acabando assim com grande parte da Península de Cacela, criando assim uma nova ilha no cordão dunar da Ria Formosa? Saberá a União Europeia dessa destruição,de fauna e flora terrestre e marítima, que está inserida na Rede Natura 2000, como protecção integral?
Porque não questionam essas deputadas do B.E. o estado de calamidade,que se encontram as ETARs na Ria Formosa, onde as Aguas do Algarve já não publicam resultados das análises desde Janeiro, quando a lei diz que essas tem de ser publicadas de mensalmente e em Julho e Agosto de 15 quinzenalmente.Na ultimas analises publicadas em Janeiro essa empresa Publica dizia só isso " o efluente de descarga da ETAR não cumpre o normativo", ou seja aquele efluente vai contra as leis da União europeia e contra a leis Portuguesas.
Saberão essas deputadas, dos negócios imobiliários feitos em terrenos do Dominio Publico Marítimo,onde se constroi a menos de 30 metros do preia mar,fazendo a CMO uma rede de esgotos dentro da Ria Formosa, como aconteceu na zona ribeirinha da Fuzeta, podendo esses factos serem visto em artigos meus e do A.Terra sobre esses crimes.
Mas pronto há que dar mérito a essas duas deputadas que em ano internacional da defesa da Biodiversidade, colocam em causa algumas questões que estão mal na Ria Formosa
Veremos se a Ministra do Ambiente vai dizer que desconhece a situação,como é seu hábito.

22 comentários:

Anónimo disse...

Acabar com uma península como a de Cacela, numa zona da Rede Natura 2000 nem lembra ao diabo.
Que poderes tem a Presidente da ARH que é ao mesmo tempo presidente do POlis Ria Formosa?

Anónimo disse...

Com tanto dinheiro que a Camara gasta em publicidade e e campanhas, porque nao faz campanha junto da populaçao sobre o lixo, esta na hora de fazerem uma grande campanha afim de chamar a atençao de toda a populaçao e urgente a limpeza da cidade que cada vez esta pior,

Atento disse...

Pode-se fechar uma barra,destruir uma Península para salvar espécies exóticas? Tudo isso em zona da Rede Natura 2000?
Porque não faz o estado as dragagens que é obrigado?
o ICNB ainda existe? pois assiste impávido e sereno a essas aberturas de barras destruição de penínsulas e ao fecho de barras.
Quantas máquinas pesadas, estiveram este ano em cima do frágil cordão dunar da Ria Formosa?
Quantos milhões de metros cubicos de areais formam movimentados? quantidade de fana e flora foram destruidos? tudo isso para servir interesses de quem? A Valentina Calixto deve responder por esses atentados todos ou tem a protecção do presidente da República do 1ºMinistro e dos ambientalistas da QUERCUS E DA ALMARGEM que permanecem calados face a estes atentados todos.

Anónimo disse...

Eu acredito que o Sr.Carlos Martins,ficara contente com tantos avisos acerca do lixo, mas eu dou mais uma ideia, acho que ele devia ir aos locais, para ver o trabalho que os seus funcionarios fazem, ja que os fiscais nao fazem caso, e para a populaçao essa deveria apanhar multas de jogar os sacos do lixo para o chao,esta na hora de alguem fazer algo pela limpeza desta cidade.

a.terra disse...

Em relação ao lixo há varios tipos de quetões que se levantam:
A falta de educação ambiental de alguns municipes;
A ausencia do ecocentro para triagem do lixo e aqui convem lembrar que a autarquia durante mais de conco anos usou uma lixeira clandestina, sendo que encomendou um estudo`à empresa do marido de Valentina Calixto, continuando por fazer o ecocentro.
A avaria simultanea dos camiões de recolha do lixo; no entanto se não utilizassem os dinheiros publicos de forma indevida, agora teriam dinheiro para alugar camiões para a recolha.
Quanto se fala de dinheiros publicos mal utilizados convem dizer que:
A CMO celebrou um contrato com o Centro de Cultura e Desporto da CMO no valor de cerca de 70.000 euros;
A CMO paga 75.000 euros pela segurança do porto de abrigo da nautica de recreio, quando é o IPTM a receber o dinheiro. Esqueceram-se qua a nautica profissional tambem paga a ocupação do espaço do porto de abrigo, que os barcos têm motores e helices como os outros e que os pescadores e mariscadores são marginalizados pela autarquia.
O Codigo dos Contratos Publicos estabelece o tecto de 75.000 euros para ajustes directos para aquisição de bens e serviços, a uma só empresa por um periodo de três anos e a Anabela e Custodinho com um intervale de 6 meses tem dois ajustes que somam 145.000 euros.
A CMO comprou em 2002 uma varredora mecanica por 80.000 euros e não se sabe do seu destino, mas sabe-se que paga ao marido de D. Valentini Calixto 75.000 euros pelo aluguer de uma varredora, sem falar nos outros contratos.
Mas tambem devemos ter uma palavra para a descricionaridade de tratamento dos municipes nesta materia. Em ruas onde o camião grande pode manobrar a CMO tem vindo a utilizar os celebres "moloks" de pessimo gosto; no entanto na urbanização dos Pinheiros de Marim, com ruas bem largas, tem dois cantoneiros a tempo inteiro, que recolhem o lixo dentro dos quitaias a partir das 08.30 h para não incomodar a nova elite.
Os municipes não querem ser descriminados.
Por outro lado o mau cheiro dos contentores é de tal forma que inibe qualquer um de deles se aproximar; a falta de lavagem e desinfecção pode induzir as pessoas a jogarem o lixo de longe para não sentirem nauseas.
OLHÃO É DE FACTO A CAPITAL DO LIXO!

Anónimo disse...

então queriam que na urbanização onde mora o senhor ex.governador civil e mais ex.de uma data DE COISAS HOUVESSE LIXO E CHEIRO A LIXO? DEVIAM ERA DE POR UM MOLOK À PORTA DOS VEREADORES DA CMO PARA ELES SABEREM O FEDOR QUE AQUELA MERDA MANDA.

Anónimo disse...

ó terramoto essa do lixo é para não metermos mais pessoal,assim a varredoura faz o trabalho de 4 ou 5 e equilibra as finanças da CMO.
A.P.

Anónimo disse...

cala-te é a boca ó A.P. tu também foste daqueles que introduziste espécies exótica na ria,E MAMAMSTE UN LARGOS MILHARES À U.E.

Anónimo disse...

Ó AP diga-me lá qual é a varredora: a da CMO que nimguem sabe dela ou a do marido da Valentina?
E se compraram a varredora o que fizeram dela? Trocaram com o Marcelo?

Anónimo disse...

só tem é de descobrir.
A.P.

J.Luis disse...

esse A.P. ainda tem o descarramento de se vir meter com as pessoas que denunciam os graves prblemas de olhão?
ele e o sócio das ostras que também é vereador na cmo , deviam era de ter vergonha de introduzir no espaço da ria formosa espécies exóticas com os subsidio da união europeia.

Fanan disse...

pode-se ler isto no site do POLIS.

"Exteriormente a Ria Formosa é delimitada pelo cordão litoral das ilhas-barreira, entre a Quinta do Lago e Cacela. Nesse cordão abrem-se seis barras que alimentam a laguna: Ancão, Faro-Olhão, Armona, Fuzeta, Tavira e Cacela. Essas barras definem, nos extremos do cordão, as penínsulas de Faro e de Cacela e no seu corpo, as ilhas de Faro, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas."

nem o nome das barras o Polis sabe pois há anos que não existe a barra do Ancão.
Em Faro existe sim uma barra aberta artificialmente em meados dos anos 90,tendo essa abertura dado origem ao fecho pelo homem da antiga barra de S.Luis.
a Barra do Ancão existiu há mais de 50 anos e situava-se no concelho de Loulé, a barra de S.Luis situa-se no concelho de Faro.
A barra de Cacela há mais de 150 anos que não existe existe sim a barra do Lacém ou das Cabanas,conforme lhe queiram chamar.

Diz o Polis e muito bem que existia duas penínsulas, mas a Presidente do Polis acabou com a península de Cacela, ao abrir uma barra a leste do forte de Cacela(agora o Polis já pode dizer que há a barra de Cacela), e assim ao criar mais uma barra no cordão dunar das ilhas barreira a Valentina Calixto, aumentou com intervenção humana o Nº de ilhas pois entre a barra do Lacem.
Segundo dizem essa barra foi aberta a pedido de alguém que tem um viveiro de ostras nessa zona,logo parte interessada,argumentado que as ostras morriam por falta de oxigénio,falta saber qual foi o laboratório que fez as análises a essas ostras para saber se as ostras morriam por falta de oxigénio ou se por serem portadoras do virus que está a dizimar as ostras em França,que é donde provém as maior parte das ostras introduzidas na Ria Formosa, sem controlo nenhum da parte do IPMAR.Foi o IPIMAR que fez as análises às ostras de Cacela?
QUEM autorizou que Valentina Calixto acabasse com a península de Cacela e abrisse uma nova barra no cordão dunar da RIA FORMOSA?
Que consequências trará a abertura dessa nova barra? Quem vai ser responsavel por elas?

Floripes disse...

Tratamento de águas residuais é vital para qualidade ambiental

A Águas do Algarve garante que encara com o mesmo rigor a questão do tratamento das águas residuais assim como das águas para consumo humano. Este é um setor de trabalho da empresa que implica um cuidado especial já que a água que é tratada é depois encaminhada para a natureza. No caso da Estação de Tratamento de Faro Noroeste, as águas tratadas são posteriormente encaminhadas para a Ria Formosa.

Os técnicos responsáveis por estas estações dizem em tom de graça que neste processo de tratamento: “cheirar mal no inicio da linha de tratamento e não ter cheiro no final: é bom sinal!”. Apesar do tom ligeiro como a questão é formulada não esconde a importância de que o tratamento seja eficaz. “Tem consequências claras na qualidade das águas balneares e na qualidade da água das ribeiras”, garante Artur Ribeiro. Essa qualidade é também a garantia de uma menor intrusão nos eco sistemas como é o caso da Ria Formosa, onde a questão da poluição e qualidade da água é particularmente pertinente e acompanhada com regularidade.
essas são as +alvras de propaganda das Aguas do Algarve a realidade é bem diferente pois na ETAR poente de Olhão, cheiram mal na entrada as telas estão ao abandono umas estão estragadas e rotas outras estão a boiar,os patos morrem lá e no final cheiram mal que se fartam e envenenam a Ria e os viveiros da Ilha da Lebre que estão a menos de 50 metros de descarga do efluente de descarga desse autêntico veneno.
Mas os responsáveis do ambiente na CMO e na CCDR e no ICNB e o IPIMAR dizem que está tudo bem,devem todos ter lido algum livro de adolf hitler onde se diz que uma mentira repetida inúmeras vezes passa a ser verdade.
Que a ETAR cheira a mercda tanto a entrada como à saida issa é que é a verdade e desafio qualquer entidade responsavel a lá ir cheira e ver a triste realidade.
tem coragem?

Anónimo disse...

Mosses ja passaram pela rua da padaria ao cimo do antigo plus,venham ver o contentor do lixo agora tem um plastico cinzento por cima, sera por causa da chuva, tenham do sera que ja chegou o carnaval?

Anónimo disse...

O B.E.devia era pedir esclarecimento judiciais sobre o seu vereador na camara de olhao.Com que direito vem o bloco pôr em questão,homens que ´so trabalham para o bem de olhao,como o leal e os seus vereadores,seria melhor porem a limpo o passado desse vereador de meia tijela.C.A.

Anónimo disse...

Na rua da padaria só?venham á rua almirante reis junto á música nova e depois logo me dizem.Ricardo

Atento disse...

a Ria para uns é PNRF, para outros um mundo de negócios,há venda na internet.
é pasra isso que precisam que a ria formosa seja a 7 maravilha da natureza para venderem melhor e mais caro.
a natureza para eles é destruir hortas e pomarcomo no caso da luz de tavaira,ou olivais no caso da zona ribeirinha da fuzeta, e semear betão.

Olhão Cheira a Merda disse...

será que as obras que fez o presidente da CMO fez na ETAR Poente de Olhão para esta não cheirar a merda,foi colocar lá um ambientador gigante com odor a limão?

Anónimo disse...

C.A.estará você a afirmar que o leal é melhor que o J.P.?

dos 2 qual é pior?se o leal trabalha em prol de olhão porque não acaba ele de vez com os esgotos terminais na ria e resolve a questão das etar´s?ele que tanto se gaba que a ria é uma maravilha natural de portugal e produz "X" por cento dos bivalves em território nacional?ao invés de "olear" esse motor económico que é a ria formosa prefere construir hoteis de 5 estrelas e condomínios de luxo em terrenos instáveis e sem qualquer tipo de infra-estruturas base de apoio aos mesmos.não sou contra o progresso, mas tenho olhos na cara para ver que o local envolvente não está ao nível que se espera de um hotel de tal gabarito, assim como o "cartão de visita" está a ser destruído pela CMO e seus vereadores (PS e PSD).Essa gente que você diz trabalhar em prol de olhão deixa o lixo acumular nas ruas, dá dinheiro a hotéis e festivais do marisco para festas em detrimento de quem não tem que comer e pior que isso gere uma autentica empresa de amizades que além de gerirem empresas municipais ainda contam com IPSS e outros privados.deixe mas é o passado do outro que nunca teve poder para mudar fosse o que fosse e preocupe-se com o homem que mantêm olhão na pobreza têm poder para desenvolver a nossa cidade, o nosso nível de vida e de quem a visita mas nada faz.esse a quem tanto chamam o passado ao de cima (não entendi o que tem a haver os podres do passado de cada um para opinar um tópico deste forum.todos os temos) pelo menos ainda questiona e pressiona os poderes camarários.por muito lento ao mau que seja o trabalho dele pelo menos tem feito diferente.pouco mas faz
Santos

BIOTERRA disse...

O LIXO À ESCALA MUNDIAL É UM FLAGELO MAS NÓS EM OLHÃO ESTAMOS MESMO MAL.
POIS A CMO ALUGA OS SERVIÇOS DE UMA VARREDOURA MECÃNICA POR 1 ANO POR 75000 EUROS E DEPOIS FALHA DINEIRO PARA A RECOLHA DO OUTRO MONTÃO DE LIXO

Anónimo disse...

Lixo é lixo,pessoas são pessoas,nâo se pode comparar o leal com o vereador de meia tijela.A.C.

Fare é Fare disse...

no defesa de faro já tem essa noticia e um comentário da floripes no publico on line.
os filhes de fare começam-se a interessar pelo que se passa em olhão e começam a divulgar.