quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Biodiversidade em risco na Ria Formosa e Francisco Leal orgulhoso!

Os esgotos sem tratamento em Olhão continuam a envenenar a Ria Formosa com esgotos tóxicos,como no caso do esgoto do T,cais de embarque para as ilhas ditas parasidíacas, assim como na marina onde um esgoto corre para dentro dessa,caso do esgoto Horta da CMOlhão e da rede de esgotos que a CMOlhão construiu dentro do leito da Ria Formosa na Fuzeta,e onde os colectores desse esgoto descarregam para a Ria, como se pode ver neste blog em vídeo e fotografias.
As Etars das Aguas do Algarve na Ria Formosa são responsáveis pela morte de milhares de Patos Reais e outras aves que deviam ser protegidas e tem sido assassinadas ao longo dos anos morrendo por Botulismo.
Essas mesmas ETARs, mandam para a Ria Formosa efluentes mal tratados, que não cumprem nem a lei da União Europeia,nem a lei Portuguesa para descarga de efluentes em zonas sensíveis e de produção de bivalves como é a Ria Formosa.
A ETAR poente de Olhão está ao abandono com as telas rasgadas e outras a boiar,os efluentes mal tratados dessa ETAR, são despejados para a zona de viveiros da ILha da Lebre,que estão a menos de 50 metros dessas escorrências,o metano( gás com efeito de estufa superior ao dióxido de carbono)que essa ETAR emite, é de tal ordem que as Aguas do Algarve colocaram um ambientador gigante,com aroma a limão,para disfarçar o cheiro a merda e não incomodar os turistas do Hotel de 5 estrelas.
O presidente da CMO é responsável pelo aterro de zonas húmidas da Ria Formosa,sendo que em Olhão,em frente ao 700 apartamentos do MARINA VILAGE,CONSTRUÍDOS A MENOS DE 100 METROS DA RIA, os camions da CMOlhão aterraram a Ria Formosa,com entulho da construção civil,sendo que a CCDR admoestou a CMO para retirar de lá o entulho mas passados 10 meses o entulho lá continua.
O presidente da CMOlhão sabe que as amêijoas este ano morreram como numca os cavalos marinhos desapareceram mais de 80%,a biodiversidade na Ria Formosa está com graves problemas e em risco de desaparecer,mas em vez de se acabar de vez com os esgotos e de exigir ETARs que funcionem bem,não o presidente da CMO diz essas bacoradas ao correio da manhã de hoje.

"Senti, nos Açores, tão longe da Ria Formosa, que este espaço natural era finalmente reconhecido. Foi feita justiça à Ria Formosa, uma maravilha desde sempre, pela qualidade ambiental, pelas gentes, ilhas, zonas ribeirinhas e actividade económica.

Agora, a nossa responsabilidade aumenta para tornar a Ria ainda mais Formosa. Já temos o Programa Polis, que vai melhorar este espaço natural, reforçando o cordão dunar, dragando barras e canais e recuperando zonas ribeirinhas. Para um autarca é motivo de grande orgulho sentir que vai deixar para as gerações vindouras uma qualidade ambiental ainda melhor do que encontrou. Este galardão é uma grande distinção para a Ria Formosa mas também importante para Olhão, que é a sua capital."

Há 17 anos que Francisco Leal é presidente da CMOlhão, e nunca quis acabar(ou foi incompetente para tal) com os esgotos tóxicos que manda para a Ria Formosa sem tratamento, e com as ETARs obsoletas que matam as aves protegidas por lei,e envenenam a Ria destruindo a biodiversidade com efluentes que não cumprem a lei há que anos.
Em Olhão F.Leal, quer que o Polis construa um parque de estacionamento,onde ele aterrou a Ria Formosa, contribuindo assim para a destruição de uma zona de abrigo para as aves.
Na Fuzeta onde construiu uma rede de esgotos dentro do leito da Ria, está a promover o aterro dessa zona ribeirinha para passar lá uma estrada,onde hoje é área inundável da Ria.
São todos esses crimes ambientais que Francisco Leal se orgulha de fazer, com o consentimento do ICNB e do ex.ministro do ambiente Nunes Correia Padrinho da Ria Formosa na burlesca eleição da Ria, como uma das 7 Maravilhas da Natureza ,e com o consentimento da actual Ministra do Ambiente Lurdes Pássaro,que nada diz sobre esses atentados à Ria Formosa.
Até quando?

30 comentários:

Anónimo disse...

Lendo o Correio da manhã, o Sr.Presidente, deve brincar com as pessoas, até parece, que não vive aqui na Fuseta, é verdade nunca o vi passear a pé, na zona ribeirinha, como se orgulha de dizer, para ver a tristesa da água suja e nojenta, na Ria e o lixo não se fala, basta guardar o carro perto dos Mercados,ao fim de semana, lado mar e fica encantado, pela limpesa dos locais, não há água para lavar e desinfectar, aquele local, só quando chove?
Como disse, no Sábado, a Ria foi invadida pela sujidade amarela, sobretudo pela tarde, quem será, este brincalhão que se chama Soares, daltónico é ele, não ver e reconhecer a verdade, talvez viva numa poçilga e se julgue asseado?
Uma coisa, que toda a gente viu, basta se informar?
É verdade, como é possivel, que a praia dos Tesos, tenha hasteado a bandeira, está tudo ao contrário?

L,Rocha disse...

Realmente é uma vergonha uma pessoa que fala tanto de ambiente e os esgotos sem tratamento continuarem a correr para a Ria Formosa.
17 anos como presidente são anos mais que suficientes para ter acabado com esses esgotos que são,ou pelo menos, deviam ser um motivo de vergonha para quem esteve e está há 17 anos na presidência de uma Câmara municipal como Olhãoe não conseguiu acabar com esses esgotos tóxicos que envenenam a ria como podemos ver no cais de embarque para as ilhas da armona culatra e farol.

Tó da ilha do Farol disse...

Esse Francisco Leal fala fala mas não diz nada então a responsabilidade de perservar a Ria aumente e não diz nada sobre a morte dos patos?
Está ele preocupado com a natureza ele e a amiga dele Valentina calixto estão é preocupados em jogar as casa das ilhas abaixo.

L.GUIA disse...

ENTÃO UM PRESIDENTE QUE PROMOVE A CONSTRUÇÃO DE 700 APARTAMENTOS EM EDIFICIOS DE 5 PISOS(MUITOS EM CIMA DE UMA ANTIGA ESTRUMEIRA MUNICIPAL), E UM HOTEL A MENOS DE 10O METROS DA ZPE DA RIA FORMOSA,VEM AGORA DEFENDER A NATUREZA?
FRANCISCO LEAL ESTÁ É INTERESSADO NA DEFESA DOS PATOS BRAVOS DE 2 PERNAS,TANTO NA ZONA RIBEIRINHA DE OLHÃO COMO NA ZONA RIBEIRINHA DA FUZETA ONDE SE CONSTRÓI A MENOS DE 30 METROS DA PREIA MAR .
ESSA GENTE FOI TODA AOS AÇORES POIS JÁ SABIAM QUE A RIA FORMOSA ERA UMA DAS ELEITAS DESSA VOTAÇÃO BURLESCA,QUE QUEM VOTOU FOI PAGO PELO POLIS PELA CMO E PELA CML E DE FARO.
TINHAM TANTA A CERTEZA DE GANHAR QUE O PRESIDENTE DA CMO QUE É ALÉRGICO A ANDAR DE AVIÃO SE DESLOCOU AOS AÇORES DE AVIÃO NA COMPANHIA DA DESTRUIDORA DA NATUREZA VALENTINA CALIXTO E DO PADRINHO(NORMALMENTE EM ITÁLIA ESSE NOME ESTÁ IMPLICITO COM NEGÓCIOS ESCUROS).
UM DIA A VERDADE VAI VIR AO DE CIMA, E VEREMOS O QUE FAZ CORRER A PRESIDENTE DO POLIS E DA ARH O PRESIDENTE DA CMO E O ESX.MINISTRO QUE NOMEOU VALENTINA CALIXTO PRESIDENTE DO POLIS.

Anónimo disse...

e ainda há advogados que se dizem democratas, a defender esse emplastro criminoso e destruidor da natureza à conta dos dinheiros dos contribuintes.
será que dormem descansados?
se calhar dormem tão descansados,. como dormem os advogados do carlos cruz e quejandos.é preciso é a massa correr,nem que se tenha de engolir uns sapos vivos.
foi para isso que se fez o 25 de abril?
ó tempo volta para trás ,pois no tempo do salazar ninguém construia em dominio publico maritimo.

Anónimo disse...

A morte dos patos já chegou à Comissão Europeia. Ver em:
http://polvodoalgarve.blogspot.com

Figo-Lampo disse...

Exmo Snr Tó da iha, o Xico leal nunca poderia ter escrito sobre a morte dos patos porque essa morte só veio a publico na terça 14 de setembro de 2010; e este texto já estava preparado desde que a Ria Formosa foi selecionada como finalista do concurso 7 Maravilhas naturais de Portugal, concurso que como toda gente sabe foi realizado por televoto e em que cada voto vae 60 centimos + IVA por isso tem o significado que cada um lhe quiser dar pois se a cinco camaras municipais quiserem investir milhares de €uros na empresa de televotos em vez de limpar a ria facilmente a Ria formosa ganhou o dito Concurso.

Ao leal e aos promotores imobiliares que invewstiram na Ria não interssa que se fale a verdade mas a verdade é como o azeitwe e vem sempre a de cima.

Anónimo disse...

vota no leal e companhia pois ele está sempre oa seu lado...ops vai-te embora ó melga.

SOS Ria Formosa disse...

patos mortos nas etars chegam a bruxelas

Tó da ilha do Farol disse...

ó srº Figo Lampo o presidente da CMOlhão assim como o presidente da CMFaro,a presidente da ARH e do Polis,o presidente das Aguas do Algarve o ex.ministro do ambiente já sabiam que os patos estavam a morrer na ETAR de Faro Nascente desde Julho só que conseguiram abafar o caso,que esporadicamente aparecia em comentários nos blogs Olhão Livre e no Defesa de Faro.
tais comentários eram feitos por um funcionário que não se podia identificar, pois se fosse descoberto era colocado no desemprego..
esse caso foi abafado a todo o custo, até à eleição da Ria Formosa como uma das maravilhas da natureza,com o conluio de todas as entidades responsáveis.
é assim que esse presidente da CMO vem agora armado em chico esperto, a dizer que está orgulhoso. ele e todos os outros deviam era de estarem a arranjar soluções para as ETARs funcionarem a sério em vez de envenenarem a Ria Formosa e assassinarem os patos os cavalos marinhos as amêijoas e o resto da biodiversidade que ninguém fala.
Mas as casa na ilha do Farol é que eles se preparam para jogar abaixo,estando já um pontão gigante no cais comercial pronto a a levar as máquinas pesadas para a demolição das nossas casinhas.
o que provoca afinal a morte dos patos, as casas ou as etars?

Atento disse...

qual a razão que o ICNB está calado,sobre a morte dos patos,nas lagoas envenenadas das etars das Aguas do Algarve.
por morrerem 40 e tal tartarugas,este ano vieram e muito bem fazer declarações a explicar porque morriam as tartarugas, e agora que morrem patos às centenas não dizem nada?
parece que aqui há um jogo de mafia organizado,para se vender terrenos e apartamentos à conta da eleição da da Formosa como uma das 7 maravilhas da natureza.
é caso para a judiciária investigar,se a eleição foi comprada e falseada ou não.

Anónimo disse...

passou mesmo agora uma reportagem do portugal em directo sobre a morte dos patos.segundo o RIAS deram entrada 178 patos afectados pela bactéria que provoca o Botulismo conseguiram recupera cerca de metade dos patos.
Não falaram foi dos patos apanhados já mortos e que os fizeram desaparecer em fogueiras.
500 gramas de um outro tipo dessa bactéria, coloca em causa a população humana,não é esse o caso mas e se a bactéria deriva para essa tal que é letal?
ainda bem que o vosso blog denuncia esse caso pois caso contrário ficava abafado.
agora há que pedir explicações às entidades reponsaveis sobre o ambiente em Portugal ou será que esse crime vai ficar sem que alguém seja punido?
pois é proibido por lei matar patos na ria formosa,e a ETAR das Aguas do Algarve há anos que anda a matar patos pois não foi a 1ª vez,e se ninguém actuar vai continuar a matar todos os anos centenas de patos e outras aves protegidas pela Rede Natura 2000 e pela Convenção RAMSAR.
é altura de acabar com essas mortes ainda bem que a ria formosa foi eleita 7 maravilha da natureza pois agora vÃO TER DE EXPLICAR QUE MARAVILHA É ESSA, QUE TEM ETARS QUE MATAM PATOS

Anónimo disse...

Omais engraçado disto é que morrem os verdadeiros patos e ficam cá os tais patos bravos,esses sim só fazem mal ao ambiente.Rogério silva

Anónimo disse...

disseram-me que passou na RTP1 a reportagem da etar de faro nascente e que estava um nojo. vamos ver se alguém faz alguma coisa para acabar com essa etar e construir uma etar que não envenene a ria e que não mate os patos.

Anónimo disse...

Atento das 18:17, 15Set.
...parece máfia organizada?
...a judiciária a investigar?
Mas estamos a falar da Itália,dos States ou de Portugal?
Portugal tem clube de amigos e coisas parecidas, mas máfia!? o nome e o "modus operandis" não entra, soa mesmo mal e parece feio, além que a nossa lei das armas é muito restritiva.
Portugal não tem como a Espanha um qualquer juiz fora do controlo do sistema que desencadei uma operação do tipo "Mãos Limpas".A nossa judiciária faz, e muito bem, o seu trabalho e depois??
Já agora!! a biodiversidade ajuda nos negócios? Que "chatice"!!! pessoas que não pensam no desenvolvimento, não sonham com um futuro...tipo Maiami e com os espanhóis a fazerem de cubanos.Cump.

Anónimo disse...

pois o mal é não ter pois o que falta por aí são juizes desses.

Anónimo disse...

Francisco leal valentina calixto nunes correia falam que tem orgulho na ria formosa mas são os seus principais agressores,o leal jogando esgotos tóxicos na ria sem serem tratados e nada dizendo sobre a ETAR poente de Olhão,aterra a ria com entulho da construção civil servindo-se dos camions da CMO para isso,e a valentina fecxhado barras e abrindo barras onde lhes apetece destrindo assim a biodiversidade na ria.
nunes correia promove o imobiliario nas zonas prtegidas da ria formosa.
estes 3 são a cabeça do polvo.

j.carlos disse...

o leal não acaba com o vergonhoso esgoto do T porque ele só vai para a ilha da fuzeta,fazer negócios com os gajes da expo.
se ele frequentasse o T há muito tempo que tinha acabadpo com aquela vergonha para os filhos de Olhão que tem de ouvir e calar quando ouvem quem nos visita dizer que Olhão sempre cheirou mal e há-de continuar a cheirar.
só que dantes cheirava a peixe,agora cheira a merda,e ele há 20 anos que está na vereação da CMOlhão.
já os outros vereadores Antonio Pina e Carlos Martins deviam de ser mais intervenientes ,pois são ambos socios de viveiros de ostras o pai do Carlos Martins tem viveiros de amêijoas,e tinham obrigação de lutar por acabar com os esgotos sem tratamento que poluem a ria e contra as etars assassinas dos patos, e de toda a biodiversidade.
há anos que não morria tanta amêijoa na ria formosa.e eles sabem disso.o que fazem aumentam as taxas dos viveiros para ver se o pessoal abandona e já não refila.

SOS Ria Formosa disse...

"As aves, na sua maioria patos-reais (Anas platyrhynchos), frisadas (Anas strepera), marrequinhas (Anas crecca) e galeirões (Fulica atra), começaram a chegar ao RIAS a 28 de Agosto, na sequência de um problema na ETAR do Salgados, em Faro."

extrato da noticia do barlavento sobre a morte das aves na ETAR
como podem ver desde agosto pelo menos que se sabia da morte das aves só a divulgaram depois da eleição da Ria Formosa como uma das maravilhas de Portugal,digam-me lá se isso não é a mafia dos negocios à conta da ria a funcionar.
para o leal andar de avião tyen de haver muito dinheiro em jogo

SOS Ria Formosa disse...

O «barlavento» procurou saber, junto das Águas do Algarve, se, sendo esta empresa responsável pela ETAR que causou o problema, iria tomar alguma providência para ajudar o Centro de Recuperação, mas até agora não recebemos qualquer resposta.

Recorde-se que já não é a primeira vez que esta ETAR de Faro causa problemas e mortalidade entre as aves da Ria Formosa.

Em Julho de 2008, já tinha havido um outro episódio de mortandade de aves, causado pela mesma Estação de Tratamento de Esgotos.
As aguas do Algarve sabem muito bem como estão as ETARs a funcionar pois os efluetes que descarregam para a ria estão envenenados.como se pode ler no seu site.

SOS Ria Formosa disse...

agora as aguas do algarve dizem que só expoloram a etar assasina desde abril do ano passado,e que a etar e só de lagunagem.
dantes quando o olhao livre dizia que era uma etar obsoleta eles diziam que era boa e que estav tudo bem.agora a mascara das mentirwas vai caindo pois a comunicação social não os larga.

Anónimo disse...

se os patos esão a morrer o que dizem essas entidades?
Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPALG) e CCDR/Algarve.?

U.AL disse...

Porque razão em ano de biodiversidade as aves protegidas na Ria formosa continuam a morrer em ETARs de 3ºmundo.

Anónimo disse...

o que o presidente da cmo quer é mamagem fala do ambiente mas é um criminoso.

Anónimo disse...

A ETAR pertence a Faro e ainda não vi ninguem falar do Macario já que a ETAR se encontra no concelho de Faro e para quem não sabe até recebe a merda que vem de São Braz. A que chamar também este senhor a pedra já que na ETAR Monte Negro Tambem Houve mortes e ninguem soube

Cá se fazem cá se pagam disse...

repotagem sobre a morte dos aptos na ETAR de Faro e o leal ainda vem falar nas maravilhas da Ria Formosa,mom, tem mas é tine tine,tá caladinhe que faças melhor figura.

Anónimo disse...

Essa merda sobre a morte dos patos já cheira mal,falem do jogo logo á noite,mosses.A.C.

Anónimo disse...

já me tinham falado da morte dos patos que afinal são centenas,não queria acreditar pois via leale e companhia só tecer elogiois à 7 Maravilha da Natureza ,pelo que vi nesse video da RTP1 colocado pelo comentador "cá se fazem cá se pagam" fiquei revoltado por causa dessa ETAR ser a causa da morte dos patos.
também ouvi ummtecnico dizer que a bactéria pode evoluir e ser prejudicial aos humanos.

mas então é assim não se fizeram análises a essas lagoas,o CEPNA não dá coimas às aguas do Algarve?
mas as aves são protegidas por lei ou não? ou só dizem que são protegidas parta atrair turistas?
é tempo de acabar com essa vergonha.

Anónimo disse...

não batam mais no ceguinho já reparam como ele foi o unico cromo que falaou das maravilhas da ria formosa os outros calam-se todos que nem ratos. nema valentona falou.

Mero ★ disse...

Após a leitura deste documento, 'biodiversidade em risco na ria formosa e francisco leal orgulhoso!', um grupo de alunos ficou interessado em ter o seu contacto para futuras perguntas num trabalho sobre a ria formosa;
Se possível envie o seu contacto para: spmmestre@gmail.com

Obrigado ;;