terça-feira, 14 de setembro de 2010

Botulismo mata Patos Protegidos nas ETARs da Ria Formosa

Ria Formosa: Dezenas de patos mortos em lagoa de ETAR, causa pode ser bactéria
Dezenas de patos estão a aparecer mortos na lagoa de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) entre Faro e Olhão, na Ria Formosa, o que pode estar a ser causado por uma bactéria que existe na natureza.

Os sintomas apontam para botulismo, uma intoxicação que tem origem numa bactéria presente no solo e em alimentos contaminados, disse à Lusa Fábia Azevedo, coordenadora do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS).

Desde o final de agosto que têm chegado àquele centro de recuperação uma média de dez animais por dia, num total de 125 aves, na sua maioria patos, dos quais cerca de metade foram salvos, acrescentou a coordenadora do RIAS.

Segundo disse à Lusa fonte da empresa Águas do Algarve, que gere a ETAR Faro Nascente - onde são tratados parte dos esgotos de Faro e Olhão -, a mortandade não está relacionada com nenhuma irregularidade no funcionamento da estação.

“A ETAR está a funcionar bem e isto é uma situação que se repete sempre por esta altura do ano", disse a mesma fonte, que refere que as mortes já estão a diminuir.

O aumento da temperatura e o facto de se tratarem de águas paradas pode estar na origem do desenvolvimento da bactéria que produz a toxina botulínica, transmitida através das larvas depositadas nos cadáveres, explicou Fábia Azevedo.

Aquela técnica diz que alguns chegam ao centro já mortos e outros, por estarem muito debilitados, morrem passado algumas horas, mas mesmo assim os técnicos têm conseguido salvar cerca de 50 por cento dos animais que ali chegam.

Como a toxina botulínica se transmite através das larvas presentes nos cadáveres das aves e que servem de alimento para outras, é muito importante a recolha dos animais mortos no local, pois só assim se pode erradicar o surto, explica.

Os animais recuperados só deverão ser devolvidos à natureza uma semana a quinze dias depois de terem dado entrada no centro, mas deverão ser libertados num local “o mais afastado possível” da ETAR, sublinha Fábia Azevedo.

Estas aves vão depois transportar consigo uma anilha metálica e marcadores nasais nos bicos para poderem ser identificadas, explicou a coordenadora do centro, referindo que os animais mortos são incinerados.

A situação de mortandade de aves junto à lagoa da ETAR Faro Nascente não é nova, tendo havido inclusivamente um ano em que morreram milhares de animais.

A situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde, que estão a proceder à remoção das aves mortas, e também pelas entidades locais.

(Agência Lusa)
14:33 terça-feira, 14 setembro 2010

Para quem duvidada do que nós denunciamos há anos aqui, no OLHAO LIVRE, esta noticia é mais uma prova, que temos razão,pois o péssimo funcionamento das ETARs das Aguas do Algarve, na Ria Formosa, faz com que essas, sejam responsáveis pela morte das aves que deviam ser protegidas, e não o são.
A ETAR está a funcionar bem diz Fábia Azevedo, sobre o funcionamento dessa ETAR, mas os resultados das ultimas análises em Janeiro dizem que os efluentes de descarga,das mesmas, não cumprem as leis da União Europeia. Depois disso as Aguas do Algarve deixaram de publicar os resultados mensais obrigados por lei, e os Patos Reais morrem, as amêijoas nos viveiros nunca morreram tanto e a população dos cavalos marinhos desapareceu mais de 80%.
Se as ETARs funcionam também, porque razão deixaram de publicar os resultados?
Qual a razão que as Aguas do Algarve colocou um ambientador gigante na ETAR poente de Olhão,para disfarçar o cheiro a merda?
Qual a razão que essa ETAR de Olhão, tem as telas de impermeabilização todas rasgadas e a boiar?
O que diz a essa morte em massa dos Patos Reais, que deviam ser protegidos e não o são, o ICNB e a CCDR do Algarve? Vão continuar a acreditar na Fábia Azevedo? Porque não aparece a dar a cara, quem manda nas Aguas do Algarve? Ou sabendo da realidade, manda outros para tentar lavar a imagem das Aguas do Algarve? Até quando?

17 comentários:

SOS Ria Formosa disse...

desde julho que os patos e outras aves tem morrido nessa ETAR.
todos os dias um funcionário ia fazer a recolha e faziam desaparecer os que estavam mortos,a entidade que trata das aves já sabia dessas mortes há muito mas tinha ordem para estar calada à espera da eleição das 7 maravilhas da Natureza.
após a eleição da Ria Formosa eis a noticia que deviam ter dado há semanas atrás,cambada de sacanas é o que são essa gente toda que só sabe proteger os Patos Bravos de 2 pernas,que se aproveitam da ria para vender os apartamentos que construíram dentro da agua da Ria por uma fortuna.
esses patos de 2 pernas são os unicos que o icnb a ccdr a ARH e leal e companhia protegem.

SOS Ria Formosa disse...

eles já sabiam da morte dos patos só estavam à espera da eleição das 7 Maravilhas para divulgar a noticia pois desde Julho que morrem Patos reais às dezenas diariamente.
o ICNB a CCDR a ARH o presidente da CMFaro e o da CMOlhão tinhamtudo abafado e controlado para a noticia só sair depois da Ria Formosa já tre sido eleita pois eles já sabiam o resultado antes de sabado assim foi porque o leal que tem medo de andar de avião foi aos Açores na companhia da Valentina Calixto e do ex,ministro do ambiente nunes correia.
os unicoas patos bravos, que essa gentalha protege são os que tem duas pernas, e que constroem 700 apartamentos e 1 hotel quase dentro de agua na ria formosa,como fez leal em Olhão.e na zona ribeirinha da Fuzeta.

Anónimo disse...

realmente essa gente a propagandear a ria formosa,como uma das 7 maravilhas da natureza, e as ETARs da Ria Formosa a matar os patos,que deviam ser protegidos por lei, é uma vergonha,que as entidades máximas pelo ambiente do Algarve deviam ter vergonha.

Anónimo disse...

essa fabia azevedo devia era ser transformada em pata para ver se estava tudo bem,com a ETAR que há mais de 10 anos anos a matar as aves que deviam ser protegidas,mas que são atraidas pelas ETARs para morrerem aí por causa do veneno que essas conteem.

Anónimo disse...

A eleição do PNRF a maravilha só traz beneficios para a nossa gente não sejam tão criticos e vamos dar Valor ao que é nosso vejão bem e apereciem esta maravilha que os proprios que nela trabalham destroem vejam o entulho que os viveristas tem nos viveiros e o raque raque nos areais

Duarte disse...

as aguas do algarve foram a correr publicar mais 2 meses de analises mas continuam a dizer isso:
Face aos resultados analíticos obtidos, constata-se que o efluente final da ETAR não cumpre o normativo de descarga,podem consultar os meses de Fevereiro e Março,mas continuam a envenenar a Ria,e a matar os patos.
será que a Fabia Azevedo do RIAS ,tem computador para ir consultar o site das Aguas do Algarve e verificar o resultado das análises às aguas? ou fala só porque lhe mandam?
por muito que queiram escnder já não o conseguem e só passam por mentirosos ao fazerem afirmações dessa natureza.
Gosto do Trabalho que vocês no olhão livre fazem pois são dos poucos que não dão descanso a quemdevia ser responsavél pelo ambiente na Ria Formosa mas que nada fazem a não ser tentar encobrir esses atentados.
Continuem
Duarte

Cá-Cá disse...

É por esta e por outras que todos os que gostam da Natureza devem assinar a PETIÇÃO PARA A REVISÃO TOTAL E SUSPENSÃO DO POOC-VILAMOURA/V.R.S.ANTÓNIO!

Porque contrariamente ao que muitos querem fazer passar a petição não é só do interesse de quem tem casa nas ilhas, a petição é para defender a natureza

Anónimo disse...

ICNB,CCDR,ARH,POLIS e ramificações- não pertencem ao mesmo clube de amigos?Quem se atreve a falar verdade se essa verdade vai comprometer o amigo ou aquele que lhe estendeu a mão? A meu ver poucos responsáveis neste país estão acima de qualquer suspeita de falta de isenção;por tudo, a desconfiança é mais que muita.Neste e noutros assuntos, só a Comissão Europeia a impôr regras,fiscalizar e punir.A matriz do regime continua a ter como lema, obviamente não assumido e considerado de má língua:para os amigos - tudo; para os que refilam - nada; para os outros - as nossas leis e para todos - a nossa justiça; quem se sentir mal - pode sair, passe bem e regresse tarde ou nunca.Quem diria em 1974!!? Bem aventurados os simples, os ingénuos...

Anónimo disse...

quando será que acabam com essa merda,de má propaganda para a ria formosa,is quero vender 700 apartamentos em frente à marina de olhão e não h+a meio de se calarem com essa má propaganda que até já cheira mal.

Anónimo disse...

Claro que é uma má prestaçaõ para olhão, andarem a falar da morte dos patos, como sendo culpa das aguas do algarve,assim será dificil impor olhão no cenário turistico,Por favor calem-se e deixem os outros trabalhar.C.A.

Fabia Azevedo disse...

Boa tarde a todos.

Venho por este meio tentar desfazer um grande equívoco que surgiu nesta discussão. Se lerem com atenção a notícia, conseguirão perceber que eu, Fábia Azevedo, não estou relacionada de qualquer forma com a referida ETAR. Eu sou sim co-coordenadora do RIAS, o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa, gerido desde Outubro de 2009 pela Associação ALDEIA (www.aldeia.org), para a qual trabalho. Nunca defendi nem acusei em algum momento a ETAR ou a Águas do Algarve neste caso, uma vez que a minha função é receber e tratar os animais que estão doentes e que sejam provenientes de todo o Algarve e Baixo Alentejo. A equipa do RIAS tem feito um grande esforço nesse sentido e o nosso trabalho não merece ser denegrido sem conhecimento. Para quem não conhece o nosso trabalho, convido-vos desde já a consultarem o nosso blog em rias-aldeia.blogspot.com . Até breve!
Fábia Azevedo
rias.aldeia@gmail.com

Anónimo disse...

Duarte... LOL é só o que me dá pra dizer sobre o teu comentário

SOS Ria Formosa disse...

qual a razão que o presidente das aguas do algarve,porque não explica ele a morte dos patos,e das outras aves?

Anónimo disse...

http://today3tech.blogspot.com/ ===> A coincidência das mortes referidas e a proximidade da ETARi, não levanta qualquer dúvida no sentido de causa - efeito? Que tratamentos usa a essa estação, químicos, bateriológicos? Não estarão a usar coagulantes ou floculantes que possam suspeitar, ou algum outro tratamento químico?

frelancer disse...

Sendo considerado uma das sete maravilhas, escolhida há dias, os biologos que se apressem a efectuar recolhas e estudo do meio ambiente e aplicar-se coimas, pesadas, aos prevaricadores. A defesa do meio ambiente é uma obrigação de todos.

SOS Ria Formosa disse...

neste video(que podem ter acesso carregando em cima do meu nik name) podem ver ao minuto 3.15 a reportagem da RTP1sobre a morte dos patos na ETAR dos Salgados.
dá dó em ano internacional da defesa da biodiversidade as Aguas do Algarve serem culpados pela morte de centenas de patos.

SOS Ria Formosa disse...

ao minuto 5 pode se ver a morte dos patos e uma responsavel das aguas do algarve teresa fernandes dizer que está tudo bem com as aguas da etar,e que isso acntece por ser uma etar com lagonagem.
tudo bem D.Teresa Fernandes? não é isso que diz o site das aguas do algarve. onde diz que o efluente de descarga do efluente não cumpre as leis da união europeia.pois o que as aguas do algarve estão mandar para a ria é veneno onde vai essa bactéria,que por enquanto só assasina as aves segundo oq ue dizem os técnicos.
então e os cavalos marinhos porque morrem? as amêijoas porque morrem como numca morreram?
se isso fosse um país a sério essa gente que fala assim ia toda presa.