sábado, 25 de setembro de 2010

A CM OLHÃO E A CRISE

As autarquias constituem um dos grandes cancros deste "jardim" à beira mar plantado. Na mira de se perpetuarem no Poder vão criando "vagas" para supostos concursos em que os lugares estão mais que atribuídos antes do próprio concurso. Olhão não escapa a essa regra. Só entra quem "eles" bem querem. Aprática assim o tem demonstrado. Apesar da crise quantas pessoas já foram admitidas na CM Olhão? Numa altura em que as receitas baixaram, em que deveria haver contenção de despesas, aumenta-se o quadro de pessoal? Mas quem paga estes desmandos? Não é, certamente, o presidente da câmara. Somos todos nós, contribuintes e isto numa altura em que já se falava de cortes no subsídio de Natal e nos vencimentos.
João Duque é professor de finanças e presidente do ISEG e de uma forma muito simples explica porque é que este país vai tão mal.http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasDinheiro/2010/9/sic-foi-ao-iseg-fazer-o-trabalho-de-casa-de-que-fala-o-ministro-das-financas24-09-2010-203910.htm
João Duque diz bem, perdiam as eleições. Hoje é o P"S" que está no Poder. Amanhã será o PSD. Ambos detêm mais de 90% das autarquias deste País e são estes dois partidos os maiores responsáveis pela crise. Ambos os partidos são parte do problema, não da solução. E que solução? A deles? Mais impostos, mais desemprego, abaixamento de ordenados, retirada de alguns benefícios aos reformados e pensionistas?
2011 vem aí e vai ser bem pior que 2010. Sócrates e Passos Coelho preparam-se para nos dar mais uma machadada. Aos cidadãos só lhes resta lutar, vir para a rua e exigir a cabeça dos responsáveis pela situação.
Qual o montante da dívida da CM Olhão? Ninguém sabe. Provavelmente estará falida. Não há qualquer penalização para quem pôs a autarquia nesta situação. É o "sistema" que nós temos, é a política que temos, são os políticos que temos. Vamos ficar de braços cruzados a ver esta pandilha saquearem o nosso património?
Alves dos Reis, se fosse hoje, muito provavelmente não seria julgado e condenado. Muito provavelmente seria elogiado, Talvez alguns políticos que por aí andam tenham aprendido com ele. Ele também tinha um canudo de engenheiro...

35 comentários:

L.Rocha disse...

ommarinhe dos trapes faliu as lojas não pagou indemenizações a nunguém e agora ganha o papel em monte sem saber fazer nada e a dar prejuizo atrás de prejuizo.
já ninguém sabe que são os donos das bancas do peixe,tal é o negoicio que existe.as caixas de peixe desaparecem e ninguém é culpado,e que paga á as EM mercados de olhão.
na mercados de olhão tá a falcatrua em monte. e se um mdia a ASAE entra lá só quer ver o que vai acontecer.
vá lá que por causa do vosso blog já estabeleceram os HAPPC,pois nunca tinham ligado a isso.
no sabado no mercado cada semana há menos pessoas a vender,mas o marinhe quer é acabar com os mercades pois na animação são os incas que animam aquilo,como se fosse folcolore de olhão.

Anónimo disse...

o Botina arrecadou mas uns milhares á conta da feira,é fartar vilanagem.roubem enquanto poderem,ppois vai chegar o dia que vais ser tudo preso.

ACamacho disse...

OL tens estado nalgum curso de verão das novas oportunidades, ou quê?
Foi curso de contabilista de merceeiro da esquina por propagandeares as teorias do João Duque que trata as finanças publicas como se fossem pacotes de arroz e macarrão ou foi com o Pinto Monteiro em curso de formação jurídica sobre como fazer justiça na base de palpites?
É que quando dizes – “Qual o montante da dívida da CM Olhão? Ninguém sabe. Provavelmente estará falida. Não há qualquer penalização para quem pôs a autarquia nesta situação” – reconheces que também não sabes qual é a situação da CMO, provavelmente falida, a hipótese de falida é tua, mas para essa hipótese TUA, clamas penalização para a Câmara. Para a tua dúvida não hesitas em castigar outro. Linda a justiça esta, é à Paulinho dos ciganos.

Malatesta disse...

é pá o que é que os cidadãos iam fazer com tanta cabeça de responsáveis pela crise, és mesmo um sanguinário, se calhar não fazes mais nada do que a coberto do anonimato vires para aqui lançares para aqui uns apelos sem sentido para a maralha fazer
tou-te mesmo a ver dares a cara

Anónimo disse...

Sim efectivamnte o PSD e PS são os grandes responsaveis pela miséria criada neste país durante os mais de trinta anos de poder repartido.
A despesa do estado continua a aumentar,pudera são as frotas de carros topo de gama ás centenas para os Boys da manita e dos laranjinhas,são quadros pessoal de centenas de individuos(chefes) em empresas publicas falidas com grandes ordenados,institutos publicos e fundações ás centenas,que ninguem sabe o que produzem,autarquias que não respeitam as orientações do tribunal de contas e ultrapassam o nivel de individamente,empresas municipais que absorvem tambêm os nossos impostos e que não servem rigorasamente para nada,a não ser para empregar os amigos do sistema,
enfim se fossemos governados por pessoas sérias era aqui que o estado podiae devia cortar a despesa,E DEIXAR DE PERSEGUIR OS POBRES,MAS NÃO, SÃO CONTROLADORES DAS MIGALHAS,E FOMENTAM A LIBERDADE E O ENRIQUECIMENTO DO CAPITALISMO BANCARIO SOB O COMANDO DE MERKEL/FMI.Foi para isto que se fez a revolução 25 Abril ?Isto é que é o socialismo solidário dos pobres ?Isto é Portugal?
Quero voltar p'ara ilha como diz o Ernesto dos" malucos do riso".

ol disse...

Oh Camacho, só não vê quem não quer ver. Se a saúde financeira da câmara é tão boa, então que seja dita a verdade aos olhanenses. Se a câmara para algumas coisas apregoa que não tem dinheiro, não pode depois vir dizer que tem dinheiro a rodos. Nós já estamos habituados que os boy's venham em defesa da pandilha do Leal, com uma grande diferença, é que cada vez é maior o número de cidadãos olhanenses que se vão apercebendo da realidade. Olhão está cada vez mais sujo, as passadeiras não são pintadas, o skate park, que chegou a ser anunciado como tendo sido adjudicado, e que não passa de mais uma vã promessa, a falta de aopoio às vitimas de violência doméstica, os buracos no alcatrão, etc, etc.
Mal ou bem João Duque é professor universitário (isto não significa que saiba tudo)e é conhecido pelas posições que toma. Claro que as posições dele não são nada favoráveis a quem nos governa. O que não faltam são economistas que tem vindo a terreiro a manifestar-se contra a forma como os nossos governantes (a nível central e anível local) esbanjam os poucos recursos. Todos nós temos o direito, a obrigação de exigir que haja transparêbcia na gestão da "coisa" pública, que afinal é de todos nós e não de meia dúzia de oportunistas entre, os quais, sou obrigado a inclui-lo.
As pessoas devem sair à rua e manifestar-se contra este estado de coisas, sim. Devem exigir o julgamento de quem tem destruído o património que é de todos nós, sim. Somos todos nós que estamos a pagar aquilo que Oliveira e Costa, Dias Loureiro, João Rendeiro e outros parecidos fizeram. Os "abusos" cometidos pelas
Aguas de Portugal, os excessos de chefias nas empresas públicas, o excesso de boy's nas asutarquias também devem ser condenados. 600 fundações? Para quê? Tudo a viver a conta do orçamento. Para dar o exemplo a primeira a deixar de receber deveria ser a do Mário "Bochechas" Soares e depois, todas as outras...
Certamente reduziríamos o défice nalguma coisa

ACamacho disse...

Ol
O sr. é que não vê e não quer que os outros vejam o que está à frente dos olhos de todos.
Não se pode dizer que a situação seja tão boa como agora diz, também muda de opinião como um cata-vento em dia de temporal, no post diz que é má, agora no comentário diz que é boa.
O sr. se fosse às Assembleias Municipais ou às sessões camarárias já sabia da situação financeira da Câmara a cada um desses dias, o que é feito pelo Sr. Presidente logo no início e escusava de vir para aqui fazer demagogia barata.
A Câmara de Olhão tem dificuldades como tem todas as outras, assim como o país e não somos só nós, pelos vistos. Há menos receitas e algumas verbas orçamentadas estão quase esgotadas, o que leva a que por vezes não possamos satisfazer certas necessidades conforme o necessário e desejaríamos. No entanto no entanto numa próxima rectificação orçamental não vão ser esquecidas para que alguma injustiça a haver seja corrigida.
Nem a pintura das passadeiras está esquecida e para seu contentamento será contemplado com uma solução que de imediato ligeiramente mais cara mas também mais duradoura e a médio prazo mais económica, com todas as vantagens para com o orçamento que você se mostra tão preocupado como ignorante.
E como já vai longa a resposta não merecida, fico por aqui, que hoje é dia de descanso, merecido para quem tem que aturar anónimos profissionais do pedantismo político que a democracia também trás ao de cima.

um leitor diário do blog Olhão Livre disse...

boa
boa
se este Camacho é quem eu penso merece das fortes
é um dos boys à babuja do Leal
força ol não te falte a força no teclado como te falta na assiduidade no blog

Anónimo disse...

Boas,

Por falar no Botinas, a coisa está preta entre ele e o PS ou melhor,entre ele e os Pinas... Para já pediu a suspensão de mandato na Assembleia de freguesia de Moncarapacho, e segundo as más linguas a campanha das ultimas autarquicas ainda está por pagar, e os PINAS que na verdade são quem manda no PS em Olhão, já o descartaram para proximo candidato à Junta de Freguesia de Moncarapacho!!! Com quem eles andam agora ao colo, é com o João André (um dos organizadores da FAARM), mas o velho dinosauro José Marcelino tem trabalhado bem a sucessão, e a coisa parece bem encaminhada, mas às vezes o que parece não é...

ol disse...

Este jumento que se dá por ACamacho deve estar a pensar que somos todos da mesma igualha. Felizmente não faço parte da pandilha que tem delapidado o património público e não serei eu a ser julgado no futuro pela devassa que vai na autarquia. Mas, ACamacho, a Mercados de Olhão tem três administradores, um dos quais com vencimento equiparado ao de vereador. Nada de pessoal me move contra a pessoa em causa, mas já me diz respeito quando, em tempos de vacas magras e em plena crise, a câmara não se importa de mal baratar os recursos para pagar a este boy. Já agora, este não recebeu subsídio de reintegração? Quanto? Na Fesnima a mesma coisa. Quem lá está também o vencimento correspondente ao de vereador. Porquê? E a respeito de contas, como vão as contas da Mercados de Olhão, da Fesnima, da FuturOlhão, da S.R.U.? Antes de vir aqui zurrar o ACamacho devia questionar-se como é que a câmara faz um ajuste directo com a Algarser de 75.000€/ano para utilização da escova mecânica, quando a própria câmara tem uma maquineta dessas adquirida em 2002? Ou foi emprestada à Algarser para esta mamar à pala do contribuinte?

Anónimo disse...

ó ol e sabes quanto custa uma varredoura dessas?
o nosso presidente só faz é negócios
bons para a autarquia,pois assim as ruas estão sempre limpinhas.
mas o OL só sabe falar mal dos negócios do srº Francisco Leal.

dx disse...

É claro que quando nós cidadãos contribuintes apontamos o dedo indicador á gamela dos que comem e bem há conta dos nossos impostos,não gostam e tentam explicar o inexplicavel.Este Senhor que se intitula por Camacho devia se tivesse vergonha,fazer como a avestruz (enterrar a cabeça na areia)perante tantas evidências da má governação camarária,e dos desvaríos despesistas do comandante mor.Este Camacho,a ser verdade pelo nome,mais pareçe um membro de rancho folclorico,tal dança de lugares que já passou a servir o sistema dos lambões da manita.Bem como não quer fazer de D.QUIXOTE fico-me por aqui,porque não sei se o homem é mesmo Camacho.

L.Rocha disse...

fui ontem à feira de Olhão e é um nojo e ainda se lê no site da CMO que a feira teve de mudar de lugar pelo aumento do Nº de feirantes,ganda mentira,pois o que há em maioria são tendeiros e ciganos os feirantes a sério há muto que deixaram de vir aquela feira que era das melhores do Algarve em Nº de feirantes e em Nº de pessoas.
2 rua mal imluminadas e mal engerocadas, e onde a pozeira faz valado.
O dono do Hotel correu com a feira do largo das prainhas terreno esse que foi oferecido para fazer a feira desde há 2 séculos.
mas o leal vende tudo e acaba com todas as tradições de olhão até com a sardinhas em olhão, ele vai conseguir acabar

Anónimo disse...

A um ano atras as praças tinham 1 administrador, com a mudança de vereadores as praças passaram a ter 3 administradores,aqui em Olhao a crise nao chegou a Camara Municipal.

Anónimo disse...

Coitado do Mario ele e que tem a fama, mas os outros e que mandam e ele so tem e que ver ouvir e calar se nao ja sabe o fim que tem com esta malta nova

Anónimo disse...

O Botinas nao esta para aturar moços pequenos, inchados que nem uns sapos

Anónimo disse...

Os moços ja nao deixaram o botinas fazer a feira, o Botinas ja nao interessa, ja tem a ACASO para dar os votos

Anónimo disse...

Mas estao a dizer que a Camara nao tem dinheiro, e qundo esta vereaçao tomou posse, todos os ereadores, levaram do exterior seretarias particulares, come nos na Camara nao servisse mos para isso, os moços sao muito finos, o Carlinhos TimTim esse entao ve da bordaleja.
Ate para Assembleia Municipal tiveram que levar uma secretaria, que o secretario Joao M nao conseguia fazer as actas, a barraca tem sido em monte e dizem wque a crise, eu acho e que goza conosco com dizem que a Camara n tem dinheiro

Anónimo disse...

Cambada de lambões isto a nivel local e nacional estes PSsss.
Nas proximas votem neles outra vez para a mer.. continuar em todo o lado até na ria-formosa,f...-se grande maravilha esta, que quando os patos bebem agua morrem envenenados.Quem classificou isto como uma maravilha devia estar no Hospital Julio de Matos,assim como atribuir bandeira azul á praia da Fuseta,(não quer dizer que no futuro não mereça)mas neste momento é outra atrocidade dado as obras que lá se desenrolam montanhas de areia,camions e tractores por todo o lado.

Anónimo disse...

Cambada de lambões isto a nivel local e nacional estes PSsss.
Nas proximas votem neles outra vez para a mer.. continuar em todo o lado até na ria-formosa,f...-se grande maravilha esta, que quando os patos bebem agua morrem envenenados.Quem classificou isto como uma maravilha devia estar no Hospital Julio de Matos,assim como atribuir bandeira azul á praia da Fuseta,(não quer dizer que no futuro não mereça)mas neste momento é outra atrocidade dado as obras que lá se desenrolam montanhas de areia,camions e tractores por todo o lado.

Observador do Tempo disse...

olá a todos, era só para dizer,que não há dinheiro pagar ao estaleiro. A CMOlhão diz não tem dinheiro, e o dono do estaleiro diz não há dinheir, não há caíque.
Assim sendo o caíque que era uma das bandeiras deste presidente há 6 meses que está encalhado no estaleiro de Olhão e cada dia que passa a CMOlhão está a entrar com a massa.

e assimos turistas que nos visitam limitam-se a olhar para as placas que estivermam armazenadas 4 anos,e interrogam-se onde pára o caíque???

Anónimo disse...

Isto agora e a ultima VIVER NO CAMPO e uma urbanizaçao que cedeu a camara lotes e agora vai construir o construtor em cima desses mesmos lotes e esta eh, isto e so para uns, os outros que se lixem e assim vai Olhao

Anónimo disse...

Negoices do sempre ao seu lado !

Anónimo disse...

Atenção que este Camacho é tão virtual como outros putativos que por aqui andam.Se pensarem bem o PS de Olhão faz tudo para que as pessoas não participem nas sessões de Camara ou Assembleias Municipais; então como é que este Camacho o vem propor? Ou este Camacho será alguem que fala muito na participação e tambem nunca lá vai?
Aproveita o dito Camacho para desqualificar o autor por este se socorrer de um porfessor de economia e confundeo-o com um merceeiro, sem contestar o que foi dito.
Há certos habilidosos, cujo passatempo preferido é a intriga politica, na qual são especialistas, usando a virtualiade da net,fazendo-se passar por quem não são.
Este Camacho já devia ter percebido que se é verdade que com a sua atitude pode suscitar alguma discussão, também não é menos verdade que em nada contribui para esclarecer as pessoas, pelo contrario confunde.

Anónimo disse...

São sempre a mesma cambada,estão mais que identificados,arruaceiros politicos membros do Somos Olhão,Bloquistas&CDUs&Mrpp,vejam só a corja que se juntou gente sem credibilidade,que só falam mal de tudo e todos,espalham cartazes sujando Olhão e acusando quem não devem de corrupção e outras coisas.
Olhão é uma Cidade suja ? Só se fôr por causa desta gente ignorante
politicamente.Mas o PS em Olhão não tem medo destes personagens,cada vez nos dá mais alento para governarmos e bem a nossa cidade há decadas,e vamos continuar a governar se Deus quiser.
PS:Senhor Administrador do blog Olhão Livre "se é um blog livre "tenha a coragem de publicar quem não concorda com as vossas atuardas politicas,e pensem bem nas vossas atitudes (cartazes)conversas de café,que mais pareçe a noite da má lingua na RTP.

Um professor PS .

Vota ps e terá o que mereces. disse...

esse professorinhe que diz que é do PS, não deve de ter uma turma na secundária em Olhão com 34, sim 34 alunos,pois se tivesse não vinha a correr a tentar salvar a honra do convento do partido da manita.esse professorinhe deve de morar nos pinheiros de Marim onde não há Molloks a cheira e merda que tresandam,e onde a recolha do lixo é seleccionada e recolhida porta a porta.
Esse professorinhe não deve de passar em de noite em frente ao restaurante do Zé Manel em frente às antigas portas de Ferro onde o lixo se acumula a noite inteira e onde se pode ver as marcas negras da sujidade deixadas pelo lixo acumulado.
esse professorinhe não deve de ir à ilha do Farol(ou se calhar até lá tem casa)ou à armona ou à culatra pois assim via a merda e as camisas de vénus a sair do esgoto tóxico do T.cais de embarque para essas ilhas.
o professorinhe não deve de passar nas 4 estradas onde os burracos são mais que muitos e que a CMO está-se a cagar para isso.
esse professorinhe está preocupado que alguns enegrumenos sujam as ruas da cidade com cartazes a denunciar a corrupcção e a bandalheira na CMO mas não está preocupado com a fortuna que a CMO gasta nos cartazes gigantes que apregoam mentiras como as da educação e da maravilha da ria formosa.
mom ió prefessorinhe olha faz café e deta-te,
o teu amigo chico leal é presidente há 17 anos e a merda em Olhão é cada vez maior,só que ele tem uma penca grande mas deve tar entupida, pois já não sente o cheiro da merda,e já deve de estar tão habituado a lidar com merda do genero que escreu esse comentário,que já é imune à merda.

L.Rocha disse...

Olha professor do PS esses gajes que só sabem falar mal já fizeram a CMO pagar 2 multas será que não tem razão?
Esses gajes que só sabem falar mal fizeram uma juiza condenar Francisco Leal por Litigância e Má Fé, um homem que é presidente da CMO há 17 anos,mas que não sabe respeitar as regras da democracia.
olha se tás passado é melhor ires ao médico de familia se o tiveres pis em Olhão há 4000 pessoas sem medico de familia. pode ser que te passe uma baixa, e assim não tenha de trabalhar até ires prá cova.

Anónimo disse...

Quem lê o vosso blog,rapidamente se apercebe da ignorância,e refiro-me ás respostas dadas por alguns comentadores.Digam-me o que se aprende em termos de pedagogia social,construtiva e até humana neste blog ? nada rigorosamente nada,a não ser aprender a prática do caceteirismo político.
Por amor de DEUS,sejam mais educados,honestos e melhor cidadãos
todos ganhamos, com melhor educação tanto civica como até noutras áeras.

Um professor

Anónimo disse...

ó professor do PS olha vai ver se chove então vens armado em virgem a defender o teu dono e depois não gostas de ouvir as verdades?
olha desembreia e dá à ré,e vê se nã metes agua pela popa

Atento disse...

Ao srº professor do PS, caso não saiba esse blog é um blog de referência para muitos deputadas da Assembleia da Republica,quando querem saber o que se passa em Olhão consultam esse blog.
Não vejo onde sejam caceteiros os autores desse blog, só se for por dizerem as verdades que as pessoas como você no P.S. não gostam de ler.
Mas em democracia deve-se aprender a viver com outras opiniões, e você vem expressar a sua opinião não rebatendo as questões colocadas nesse blog, mas insultando as pessoas como se esses fossem obrigadas a ter uma venda nos olhos, e fossem obrigados a seguir a sua ideologia partidária.
Não foi para isso que o povo saiu à rua no 25 DE ABRIL.
Viva a diferença de opiniões.

Filhe dólhão disse...

olha professor do ps não é só o olhão livre a ver a merda que o leal faz há 17 anos o defesa de Faro hoje dedica-lhe mais um post.
é só carregares em cima do meu nik name e verás a merda que dizem do teu presidente,os gajes de fare depois de lhe terem chamado emplastro no dia 10 de Junho ,depois de fazer figura de parvo para aparecer na Televisão.

Anónimo disse...

Caceteirismo político? Boa! A OCDE vem a Portugal a "pedido" do governo para apoiar o roubo que estes governantes nos querem fazer. Ferro Rodrigues é o embaixador de Portugal na OCDE, Está tudo dito. Mais impostos, mais cortes nas prestações sociais e nada de se falar em cortes na "despesa", despesa que é agravada com a criação de empregos artificiais para alimentar a pandilha. Cortem nas fundações, cortem nos institutos públicos, cortem nas autarquias, nos governos regionais, parem com as obras que só servem para enriquecer alguns. Pedir isto é ser caceteiro político? Ou caceteiros políticos são aqueles que impõem pela força as suas convicções políticas, que se valem por estar no Poder para explorar a esmagadora maioria? Se não gosta deste blog pode ir para outro qualquer. Ninguém o obrigou a cá vir. Porque será que todos vocês dizem o mesmo e continuam a vir cá?

Anónimo disse...

Sou a favor da democracia participativa,respeito a opinião dos que não têm a mesma visão politica dos factos,mas se Olhão é assim tão mal governado,porquê dos Olhanenses votarem Ps á mais de trinta anos ?Elegerem o mesmo presidente á dezassete?Ou estão a passar um atestado de burrice ás pessoas votantes de Olhão,ou F.Leal é muito bom !Cegos são os que não querem ver, o desenvolvimento que a nossa terra tem,e vai continuar a ter em todos niveis,educação,ambiental,social etc,é por isto que eu dizia que a honestidade intelectual e politica fica sempre aos cidadãos de bem,agora cegos pelo caceteirismo politico não vêm o futuro,e ficam no discurso da desgraça,da calunia,da mal dicência,façam um esforço para serem melhores Olhanenses.

Um Professor

ol disse...

Em Olhão, o P"S" ganha sempre porque tem a conivência do PSD de Alberto Almeida. O P"S" não tem oposição em Olhão, infelizmente. De qualquer forma, os meios à disposição de cada um dos partidos, são desproporcionados. Quem está no Poder? O P"S"! É ao P"S" que se torna fácil arranjar financiamento para as suas campanhas eleitorais, como se viu na última. O dinheiro gasto na última campanha não era paga com um ano de vencimento do Leal. De onde apareceu tanto dinheiro? É essa a democracia de quem está no Poder e mal, muito mal mesmo, andam as coisas quando o partido que está no Poder perde as eleições. As vitórias do Leal não foram por mérito próprio. Foram exclusivamente por demérito das oposições. Nos últimos tempos, tem sido este blog o principal denunciador de situações irregulares e ilegais em que a câmara tem caído, mas também sempre o dissemos que não somos candidatos a candidatos a qualquer coisa. Houve um partido que até elegeu um vereador, um oportunista, à pala das denúncias deste blog e não por mérito próprio. Quer lhe desagrade ou não, continuaremos a denunciar aquilo que na nossa perspectiva está mal...

Anónimo disse...

ao professor do ps queres saber como é que o leal ganha sempre,pergunta ao joão pereira que aprovou o IMI há taxa mais alta do país.
ele consegue comprar quase todos os votos forqa as aldrabices que acontecemna campanh eleitoral e os partidos da dita oposição como o b.e. e outros não os desmascara.