quinta-feira, 2 de setembro de 2010

OLHÃO, CAPITAL DO LIXO - 1

Quarta feira, 1 de Setembro de 2010, pelas 16 horas e 30 minutos. O que se regista na foto era o estado deploravel do lixo numa das entradas de Olhão, mais concretamente para quem vem dos lados de Pechão, na curva da Nora Alta. Por mais que o presidente da câmara e os "socialistas" a ele chegados desmintam, os factos são, por si, demasiado evidentes. Mas o que não faltam são situações destas por todo o concelho. Aqueles contentores na Rua dos Lavadores, nas traseiras da antiga sede dos "Olhanenses" são um péssimo exemplo do que é recolha do lixo, do que é a educação ambiental, do que é o civismo. Os cidadãos podem ter culpas, podem acusar falta de civismo mas a grande responsável é a autarquia, nomeadamente o vereador do ambiente e, em última análise, o próprio presidente da autarquia.
Os contentores metem nojo, passam-se semanas e semanas que não são lavados e, quando o são, não são de forma a cativar os cidadãos a abrir as tampas. Por essa razões é vulgar ver-se o lixo ao lado do contentor.
Se formos ver noutros concelhos, os contentores enterrados no chão tem um aspecto que leva os cidadãos a terem mais cuidado com o lixo, a separá-lo, a meter o plástico nos contentores próprios do plástico, o vidro idém e assim sucessivamente. Nestes contentores, como que se vê na foto, vai tudo à mistura. seja plástico, vidro, papel ou matéria orgânica (restos de comida, etc). A matéria orgânica fermenta e deita um cheiro nauseabundo. Se a autarquia não é capaz de mostrar às pessoas como se deve separar o lixo, iremos ter ainda por muitos anos que sentirmos vergonha de sermos dirigidos por quem somos. Estes autarcas são a vergonha de qualquer concelho, são a nossa vergonha.
O que o presidente da câmara pede é que a indignação das pessoas chegue a um ponto tal que um dia tenha dezenas e dezenas de contentores de lixo à porta da câmara...


12 comentários:

Anónimo disse...

As deputadas Cecília Honório, eleita pelo distrito de Faro, e Rita Calvário, da Comissão Parlamentar de Ambiente, questionaram o Ministério do Ambiente sobre a poluição na Ria Formosa.

Pescadores e mariscadores locais têm vindo a denunciar as descargas provenientes de suiniculturas e o amontoamento de lixo diversos, como eletrodomésticos, plásticos ou sucata automóvel, naquela zona do Parque Natural.

A tonalidade da água e o odor libertado, decorrentes desta situação, é mais acentuado em alturas de maré baixa, pelo que estas práticas merecem cabal resolução.

A poluição na Ria Formosa tem sido diversas vezes denunciada pelas populações dos concelhos abrangidos, nas mais variadas instâncias.

O BE recorda, por exemplo, que, em Março de 2009, a associação cívica “Somos Olhão” apresentou uma queixa, à Comissão Europeia, contra o Estado Português, motivada pelo despejo de efluentes na Ria Formosa.

As deputadas do Bloco de Esquerda exigem que o Ministério do Ambiente adote medidas urgentes para pôr cobro à situação de poluição na Ria Formosa e que promova a recuperação das áreas afetadas.

Cecília Honório e Rita Calvário querem ainda saber se o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade têm os meios adequados para garantir a preservação dos valores naturais protegidos do sotavento algarvio.

Anónimo disse...

lixo é o que não falte em Olhão a começar pelos vereadores da cmo QUE NADA FAZEM PARA ACABAR COM ESTE FLAJELO.

Anónimo disse...

OL,essa imagem é verdadeira,mas que culpa tem a câmara da má formaçâo das pessoas?Há pessoas que só vivem bem no lixo.Quanto á sua opinião acerca do assunto do figo lampo,olhe que não é assim como ele diz.Ricardo

L.Rocha disse...

então as pessoas é que são mal formadas r qualquer coisa, se calhar você é que é igual ao leal que já não sabe o que faze ao lixo pois a mama da lixeira ilegal em quelfes acabou,pois ali a CMO depositava o lixo e não pagava nada quem ganhava era a europontal. na reciclagem do lixo.
por essa razão é que a CMO manteve aquela lixeira ilegal duranre anos e anos não se importando de estar a contaminar terrenos da RAN.

Anónimo disse...

Como e possivelos funcionarios da Camara irem retirar o lixo dos contentores e deixarem caido no chao os restos, e serem incapazes de apanhar, mas nao a fiscais para verem o trabalho destes srs que nos todos pagamos.

Anónimo disse...

a CMO assim que viu o post que vocês colocaram sobre o lixo, deu logo ordens para ir limpar esse lixo em pechão, e o lixo da zona industrial.
os empregados da CMO do sector das limpezas já dizem que o melhor fiscal que a CMO tem é o BLOG,pois assim que sai noticias sobre o lixo vão logo a seguir limpar.
até já dizem na brincadeiras quando alguma coisa corre mal vê lá se queres que eu diga isso ao BLOG

Anónimo disse...

Vocês são úteis para fiscalizar o lixo?até que enfim alguem em olhao percebe disso.O vereador Carlos Martins até agradece uma ajuda vossa.Ricardo

Figo-Lampo disse...

Moss Ricardo! Ma o qué que na é como eu digo? Tu tás endrominado ou queres m'endrominar a min?
Faz café e deita-te

Anónimo disse...

ó figo lampo o teu tempo já passou agora é altura de pardinhos só sabem falar mal do leal mas ele é o maior só faz coisa boas por olhão até um hotel de 5 estrelas construiu mais 700 apartamentos onde dantes era um lixeira agora é só luxo mas vocês não querem o progresso,se calhar em vez de varredouras mecânicas queriam ainda os varredores com vassouras na mão a calcorrear as ruas do concelho.
A.P.

a.terra disse...

Ó Ricardinho:
A população de Olhão não gosta de viver no meio do lixo, mas você parece que sim.
Todos os que têm um contador de agua pagam a recolha e tratamento do lixo; era suposto que os contentores fossem limpos e desinfectados com a regularidade suficiente para não provocar nauseas a quem deles se aproxima; e se adqirissem uns contentores com pedais para evitar que as pessoas tivessem de jogar as mãos àquela nojice?
Porque não alugam camiões para recolha do lixo, já que os da CMO estão avariados?
Quanto a perceber do tratamento da merda, parece que você e a vereação da CMO estão mais habilitados para o fazer e tanto assim é que usaram de todas as artimanhas para estar onde estão. Se são pagos para tratar da merda que faço só têm é que trabalhar. Ou só queriam as mordomias?

Cá-Cá disse...

Anónimo Anónimo disse...

Vocês são úteis para fiscalizar o lixo?até que enfim alguem em olhao percebe disso.O vereador Carlos Martins até agradece uma ajuda vossa.Ricardo


Moss débe Ricardo! Má tu foste ver s'alguem tinha ido arecolher o lixo; foste na foste po não! é stivesses ido tinhas logo viste qué tudo mentira na apanharam lixo denhum, o monte até tá cada vez mais alto já tá quase da altura da casa que tá lá ao lado e vé lá bem que é uma casona de primeiro andar; e sabes que mais ao pé do cimeteir de Pechão tá outro monte de lixo muta grande.

Mó Ricardo se tens alguem conhecido lá na cambra d'Olhão, alguem tipo Mata cães ou Luciano três Bicos, ou até ou Chalana vê lá se dás 1 toque aos gajos quisto dos montes de lixo já é uma vergonha!!!!!!

mais uma fonte em olhão disse...

e que tal uma ruptura na canalização em plena lixeira ilegal?
ao que parece foi esta manhã