quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ria Formosa a 7ª Maravilha que assasina Patos Reais.

Noticia Integral retirada do Observatório do Algarve on line.


Na mesma altura em que a Ria Formosa é escolhida como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, os problemas numa ETAR de Faro, à beira desta zona dita protegida, estão a provocar a morte ou pelo menos a afectar gravemente centenas de aves selvagens.

A situação é, no mínimo, irónica. Mas é também significativa do estado em que estão as tais maravilhas naturais portuguesas, na sua maioria sujeitas a um qualquer estatuto oficial de “proteção” que na realidade não as protege de coisa nenhuma.

É que grande parte dessas maravilhas estão hoje mais degradadas do que quando foram classificadas ou estão atualmente mais à mercê dos apetites imobiliários e outros que antes de ostentarem esse estatuto de “proteção”.

Porquê? Devido a um misto de inércia e falta de operacionalidade das entidades que deveriam gerir essas áreas, como o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, e de desprezo ou desconhecimento dos valores naturais em presença por outras grandes interventoras no território, as Câmaras Municipais.

Por mim, achei bonitas as palavras dos senhores presidentes das autarquias a defender as «suas» maravilhas, em programas de televisão e artigos de jornal.

Mas não me esqueci de que estes mesmos autarcas têm sido dos maiores obstáculos – por palavras, actos ou omissões – a uma efectiva valorização (até económica) dos valores naturais presentes nas «suas» maravilhas.

Curiosamente, depois de o desastre da ETAR de Faro ter sido conhecido e noticiado nos jornais, não ouvi nenhum dos autarcas dos quatro concelhos situados à beira da Ria Formosa a manifestar a sua consternação…

Nem sequer a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa se pronunciou sobre isso, apesar de ter reagido com natural alegria à escolha da «sua» maravilha.

17 de Setembro de 2010
Elisabete Rodrigues.

A repórter coloca o dedo na ferida, ao referir que as autoridades responsáveis não emitiram, opinião sobre a Morte das aves que deviam ser protegidas, ao abrigo da Rede Natura 2000 e da convenção de Ramnsar, e que tem sido dizimadas aos milhares, ao longo dos anos nessas ETARs assassinas, das Aguas do Algarve.
O que a repórter Elizabete Rodrigues, não disse porque talvez não saiba, é que Francisco Leal presidente da C.M.Olhão gastou uma pequena fortuna em fazer outdors gigantes,a publicitar a mentira do que é Ria Formosa como 7ª Maravilha da Natureza, logo ele, que é o presidente do concelho da Ria Formosa, onde existem mais esgotos tóxicos sem qualquer tipo de tratamento,e esses esgotos continuam passado 17 anos do seu reinado como presidente da CMOlhão, a despejar e a envenenar, essa dita 7ªMaravilha tão mal tratada por ele e pelos seus comparsas do crime.
Francisco Leal pediu às Aguas do Algarve para acabar com os cheiros por causa do Hotel, e foi-lhe feita a vontade pois colocaram um ambientador gigante com odor a lima, mas o metano continua a ser emitido para a atmosfera e os efluentes envenenados dessa ETAR Poente de Olhão,que continua a envenenar a Ria Formosa e a destruir a Biodiversidade.
Será que Francisco Leal pensa, que por repetir uma mentira muitas vezes, vai fazer que as pessoas pensem que é verdade???

21 comentários:

Anónimo disse...

Mosse ó costa o que faltem aí são patos bravos e não morrem.Saraiva

L.Rocha disse...

rea,lmente para uma Câmara que diz que não tem dinheiro andar a gastar dinheiro em cartazes gigante,é uma ofensa .
as passadeiras nãp tem tinta,o burrcos ao pé da farmácia olhanense está HÁ 3SEMANAS para arranjar.o lixo espalha-se com o vento pelas ruas e acumul-se no aterro da horta da CMO.
para já não falar do esgoto do T que o presidente diz que não existe.
se fosse ao presidente pensavaem poupoar dinheiro e não em esbanjar dinheiro que cada vez falta mais na autarquia.

Anónimo disse...

Esse emplastre do presidente da CMO, foi o unico que gastou dinheiro publico a fazer cartazes dessa mentira que foi a eleição da Ria Formosa para 7Marqavilha da Natureza.
Será que não tem mais nada onde gastar o dinheiro,ou logo paga os cartazes nas contas da próxima campanha?

Anónimo disse...

o presidente pode gastar o dinheiro como queiser.

C.M.Olhão disse...

qual a razão que até o site da CMO é mentiroso,sobre a mundança de lugar do local da feira de Olhão dizem que é por causa do grande Nº de feirantes que a feira constatemente muda de lugar.
este ano a feira mudou de lugar porque o Hotel impôs essa vontade e o leal aceitou que nem um borrego

Anónimo disse...

Mosses ou Olhanenses se voces estivesem nesta camara nem acreditavam a agua por todos os lados, começa no lixinho e acaba na secçao de obras e o vereador a nadar sem perceber nada, e os tecnicos que escolheu a meterem agua por todos os lados, ainda e o principio, mosses e pena nao poderem ver o Carlinhos de braçadeiras

Anónimo disse...

Isto e o fim da macacada, ate a barraca abana, na zona alta um leoteamento quese pronto, foi agora chumbado e o pagoda total,mas onde isto cheqou

Anónimo disse...

O PS em Olhao esta a ir ao fundo, e o Eng. Leal nao ve o que se eata a passar com os meninos do coro,que desgosto onde isto chegou

Anónimo disse...

Qualquer dia alguem fica atropelado as passadeiras estao todas para pintar sera que temos que oferecer tinta a camara, esta cidade esta um nojo.

Anónimo disse...

Tenho orgulho na cidade de Olhão,minha terra,o nosso Presidente Leal quer queiramos ou não tem feito muito pelo desenvolvimento de Olhão,terra com hotel de 5 estrelas,aquela marina um espectaculo,jardins,até o clube de futebol está a dar uma grande ajuda na divulgação de Olhão,Praias com bandeira azul,ambiente controlado,na Fuseta a intervenção do reforço do cordão dunar,está a ficar espectacular,a ria ganhou as sete marivilhas,não cabia aqui por escrito o desenvolvimente levado a cabo pelo Engº Leal,tenham orgulho em Olhão.

Queiroz.

Anónimo disse...

e tu fazias melhor J.Valéro?
até com os paquimetros meteste agua.

Anónimo disse...

ja ouvi falar do lotemento na zona alta ta a barraca em monte,paga uma pessoa as licenças todas as camaras faz um loteamento e quando esta quase pronto, e ja aprovado querem chumba lo outra vez, isto e o fim do mundo e andam os funcionarios da camara a diuzerem que nao tem dinheiro, acho que estao e no manicomio.

Anónimo disse...

O Saraiva diz que a patos bravos, e pintainhos e pintainhas, que reem levantar voo muito depressa, tenham cuidado pequenitos podem pertir uma azita.

Anónimo disse...

Mas o que estao a falar da zona Alta, aquilo foram lotes dados a Camara e agora fizeram vivendas em cima,e quem sao os donos adevinhem e bingo

Anónimo disse...

gozem moços com o povo que o fogo de artificio esta a começar o governo ja quer ir embora cuidado com os lugares

L.GUIA disse...

a feira dólhão outra vez na quinta joão de ourém? então não continuam a construir apartamentos em terrenos RAN como até aqui, ou estão à espera da revisão do PDM que já sabem que vai abranger essa zona?
é por causa desses patos bravos e de outros que o leal gasta dinheiro a fazer esses cartazes.
depois não há dinheiro para dinheiro para pintar passadeiras e acabar como s esgotos tóxicos do T da Marina da doca da horta da CMO etec etc.

j.l disse...

ó Queirozinhe e nã tens orgulho da merda que sai do esgoto do T e da marina de Olhão?a nã ser por estares já habituado à merda já te sintas bem no meio dela.
Tu e a familia mafiosa do ps em Olhão devia era de meter esses orgulhos de abrir hoteis no olho do cú pois isso não dá de comer a ninguém a não ser aos patos bravos que gastam só de electricidade mais de 2500 contos por mês.e depois não querem a feira de olhao no local dele para os clientes da caca não serem incomodados.

Anónimo disse...

So falam no hotel,mas afinal de quem e o hotel?E do PS? e da Camara?ou de quem e, nunca se viu uma coisa desta a anos que se fala no hotel, que ja esta pronto e a funcionar e entidades falam no hotel como se fossem deles, mas nao a mais nada para falar e para desenvolver nesta terra.

Anónimo disse...

Ate o J.Paulo da Farmacia anda a fazer discursos para os velhos que estão aporta dos correios a descansar ele e o j.Pereira devem de dar uma parte do ordenado deles

Anónimo disse...

o luis o leal diz que o hotel é dele,o que é que se vai fazer.
o gaje é burro que é uma porta,deve ter bebido algum chá de pentelhe
R.L.

SOS Ria Formosa disse...

vão gastar 900 milhões para despoluir o tejo então equem gasta um tostão para acabar com, a poluição da Ria Formosa?