sábado, 11 de junho de 2011

Algarve 72 praias com risco de derrocadas. E se morre alguém de quem é a culpa?

A ARH do Algarve tem como uma das muitas funções, assegurar a segurança das praias do Algarve no entanto 72 Praias no Algarve, correm o risco das falésias caírem em cima do banhistas, como se pode ver neste video.
Há 2 anos na Praia Maria Luísa, em Albufeira, morreram 5 pessoas, no entanto a culpa morreu solteira, e a presidenta da ARH do Algarve, Valentina Calixto, passou por essa tragédia sem um beliscão.
Mais uma vez este ano a ARH do Algarve, não exerceu o seu dever de sinalizar as Falésias em Risco.
Perguntamos nós qual o motivo?Seria falta de verba? Será desleixo? Será incúria?
A ARH não se preocupa com as Falésias em risco, não limpa as ribeiras do Algarve, mas a sua Presidenta Valentina Calixto, que é ao mesmo tempo presidenta do Polis Ria Formosa, está a preparar mais uma inauguração, com pompa e circunstância da Praia da Ilha da Fuzeta, com mais festa e festarolas na companhia do Vice presidente do Polis, Francisco Leal, que foi quem pediu, para fechar a barra que a natureza abriu, com medo que os prédios construídos ilegalmente a menos de 15 metros do Preia mar na zona ribeirinha da Fuzeta, fossem inundados.
Será que Valentina Calixto no dia 15 de Junho, quando for hastear a Bandeira Azul na Ilha da Fuzeta e na Praia dos Tezos, não merecia ser questionada, pelos pescadores da Fuzeta pelos prejuízos causados por durante mais de 1 ano, não terem uma Barra em condições, e de a ARH ter gasto mais de 5 milhões em obras todas elas sem estudos?
No outro tempo, era certo e sabido que os pescadores da Fuzeta lhe fariam uma agradável surpresa, onde não faltariam as tacadas de xoxa de velha, para ela toda roxa, ir pregar as suas mentiras para outro lado.
Em nome do Turismo, que dura 2 meses arruinaram os pescadores da Fuzeta, que sem uma barra em condições se viram impedidos de governar a vida a maior parte dos dias do ano, estando todos eles em condições de ruína.

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas que leva alguém a colocar-se a jeito de levar com uma carga de pedregulhos em cima? A praia é para tomar banho ou para descansar na sombra de uma falésia? Deixem o dinheiro para projectos de abertura de barras que tanta falta fazem à Ria Formosa.

To Rico disse...

A Valentona quer é fazer obras na Fezeta para o marido fazer acordos com o chico.
carreguem de ganhar deneheirama,e a ti Judite a vê.los ganhar.

olho vivo disse...

uma fortuna foi gasta na Fuzeta,mas econde-se o montante. mas as obras que a ARH devia fazer como a limpeza das ribeiras e a sinalização das falésias em perigo ficaram por fazer,

Anónimo disse...

Preservação da natureza,proteção ao meio ambiente,fiscalização de crimes ambientais,pensar num futuro melhor para a nossa região,cidade,país estas são as motivações,debate-se o tema,sugerem-se soluções no Olhão Livre.No fim fica sempre a mesma duvida,será que alguem nos vai ouvir?E se ouvirem serão os politicos responsaveis"sim porque são eles que decidem"irão mudar de rumo?Não creio quase sempre ficamos cepticos,porque sabemos como agem,sobrepõem os interesses particulares,ao bem comum da população e da humanidade,se quisermos generalizar.Ate os votos em projectos são comprados,vota-se a favor ou contra,de acordo com os interesses envolvidos,e de acordo com os interessados,na aprovação ou rejeição possam pagar.Infelizmente é assim que funciona.Alguem duvida?

DX

Anónimo disse...

A ARH não é para limpar ribeiras ó olho vivo a ARH tem é de cuidar da segurança dos banhistas e por as praias em condições ,vá lá que a presidente da arh TE ESSA PREOCUPAÇÃO SENÃO A FUZETA JÁ ERA.

Anónimo disse...

Bom, as competentes autoridades por
que nós somos geridos, colocaram nas falésias uns sinais que identificam perigo de derrocada.

Com os meus próprios olhos vi, por baixo destes sinais de perigo, pessoas colocadas saboreando os raios solares.
´
Isto é fruto de uma preparação de educação de tenra idade.

Mas,as referidas "entidades competentes" não completaram o serviço que era obrigadas a fazer.

Assim, à volta ou ao redor das falésias que se encontravam assinaladas com um sinal de perigo de derrocada, deveriam de ter colocado gradeamento que demarcasse
uma distância limite de segurança em volta das falésias ou de outros locais perigosos, O QUE NÃO FOI FEITO!

Infelismente a culpa neste país quase sempre morre solteira.

JMateus

a.terra disse...

As ditas arribas são a principal fonte de areias para as praias, pois são constituidas por arenite. No Algarve não temos rios que abasteçam as praias com sedimentos e por isso aquelas arribas são de extrema importancia para a manutenção da costa. Logo, ainda que as arribas sejam demolidas os seus destroços não devem ser removidos, mas sim deixar que o proprio mar se encarregue de os distribuir. É evidente que as demolições devem ser controladas e os destroços arrumados de ral forma que permitam o uso balnear seja feito em segurança. Valentina Calixto, é uma criminosa ambiental que já devia ter sido demitida das suas funções, estando mais preocupada com negocios do que com aquilo que a sua autoridade devia tratar.

Anónimo disse...

A senhora Valentina uma criminosa ambiental?? Quem acredita?
Há quanto tempo ocupa a senhora Valentina os mesmos lugares? Quantos governos já passaram?
Será coerente constatar que um criminoso possa ser nomeado continuamente por um não criminoso?
Há razões secretas que a razão transparente desconhece?
Se é criminosa vamos ver se o próximo governo continua a pactuar com o crime.