terça-feira, 25 de outubro de 2016

Zona Histórica de Olhão em discussão Publica! Participa não deixes destruir o que ainda resta da nossa cidade!

O Plano de Pormenor da Zona Histórica de Olhão vai finalmente a discussão publica,  nós cidadãos, temos 20 dias mínimos que a lei exige,  para a opinar, sobre o que há décadas os novos " Donos Disso Tudo" andam a planear nas nossas costas.


 
 Esse Plano de Pormenor da Zona Histórica de Olhão, há anos que anda a ser cozinhado, e está para ser discutido e aprovado, pelo meio cada um tem destruido à sua maneira as casas da dessa hipotética Zona Histórica (como se a Zona Histórica de Olhão fosse só a Zona que vai  à discussão publica), colocando azulejos de casa de banho nas fachadas antes caiadas a substituir madeira por alumínio, a Zona Histórica de Olhão tem sido destruída  conforme o gosto do cliente,sem intervevnção da CMOlhão.
Muitas das fachadas e platibandas finamente trabalhadas em massa de cal e areia,  por mãos hábeis dos nossos antepassados foram destruídas para sempre, muitos trabalhos de marcenaria que eram ( ainda restam algumas) autênticas obras de arte em portas e janelas de madeira, obras essas executadas por mestres  de excelência, de ofícios já desaparecidos na nossa cidade, seguiram o mesmo caminho sendo substituídas por alumínio industrial de variadíssimas cores.
Muitos das nossas açoteias  mirantes e contra mirantes desapareceram para dar lugar a todo o tipo de aberrações, incluindo a construção de piscinas, que descarregam as aguas para a rua pela calada da noite, sem que exista alguma fiscalização.
A lei das  cérceas  nas ruas estreitas da Zona Histórica muitas das vezes não é respeitada, inclusive por gente que sabe de les como o  REGEU,,pois o curso de arquitectura ou engenharia assim os obriga.
Hoje, uma nova moda está a nascer em Olhão colocar painéis solares em cima das açoteias e mirantes, a tudo isso a vereação  a CMOlhão assiste impávida e serena, como se nada se passa-se,e   como se não tivessem a destruir ainda mais o aspecto da NOSSA cidade.
Mas há sempre alguém que resiste e vai denunciando esses atropelos como a nova moda de colocar aparelhos de energia solar nas açoteias, semque a CMOlhão faça algo para impedir essa vergonha. como podem ver nessa foto
de Filipe Monteiro retirada das páginas do F.B de Fernando Grade.
Podemos também  ver na foto de Artur Pastor as diferenças do que  era Olhão e do que é agora,.
Se não queremos mais destruição da Zona Histórica devemos ir à CMOLhão e exigir a consulta desse  plano, que está no segredo dos Donos Disso Tudo, que como nos habituaram dão-nos unicamente  os  20 dias, para que os cidadãos possam dar opinião sobre o que eles Donos Disso Tudo levaram anos a planear nas nossas costas.
Chamam dar 20 dias o tempo mínimo previsto na lei, transparência,  como se transparência não fosse o Presidente da CMOlhão fazer uma audição publica (ou as que fizessem falta), no Auditório,para esclarecer o que ele pretende para Olhão Olhos nos Olhos, pois quem não deve não teme isso se governasse para as pessoas, como ele prometia que irai governar,  ir governar, caso ganhasse as eleições,  como ganhou devia cumprir a promessa e não decidir nas costas de quem o elegeu.
É assim a democracia desses ditos democratas, gente que depois de sacar o voto ao eleitor, com promessas e mais promessas, mas que  se barrimba para os eleitores e deles e tenta esconder tudo,  e dá os 20 dias para discussão publica ,  porque  a lei assim o obriga caso contrário nem um dia daria,
Mesmo assim o presidente mente pois o edital  assinado por ele, diz que os documentos podem ser consultados no site da CMolhão e como é normal não estão.
Participa não fiques em casa.

Este plano é tão opaco que já em 2008 esteve para ir a discussão mas, como sempre nas costas do povo como prova este documento do Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão".
[anuncio.jpg]


 

7 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi dizer que querem continuar com a ideia maluca da construção de um Bélinho de 21 metros agora ao pé da CMOLhão?
Essa gente anda maluca ou anda a meter alguma coisa na veia?

Anónimo disse...

Uma pena deixarem destruir uma cidade que era única no Algarve.

Anónimo disse...

Por cada bélinho que se faz em Olhão é mais algum que entra!

Anónimo disse...

Diz-se no faceboc que querem construir uma torre com 21 metros de altura e vejo agora aqui numcomentário ddas 12.54
afinal onde fica?
essa gente é parva ou faz-se?

Anónimo disse...

Que estória é essa de História? A História é futebol? Se fosse já teria havido cacetada de três em pipa. Assim vão ficar com pena mais uma vez.

Anónimo disse...

Se o drº Francsico Fernando Lopes ressuscitasse ao ler essas alterações que o Pina quer fazer na Zona Histórica de Olhão pedia para morrer outra vez.
O moço ensandeceu?

Anónimo disse...

Me desculpem se discordo em alguma coisa , portas de madeira é mt bonito sim, mas qd chove incha e nem fecha, se arranjamos de Verão fica frechas, dantes podia-se dormir de porta aberta, agora fechada a sete trancas, por isso eu que vivo numa casa que é minha tradicional tive que pôr uma porta de alumínio e se tivesse condições tbm poria painel solar, todos nós queremos conforto e casas velhas que conforto têm? Azulejos é uma forma de preservar e manter as paredes de não estar sempre a cair pedaços da parede, agora se a cmo nos ajudasse a manter a casa habitavel e confortável isso sim seria ótimo. Agora quem vive em belos apartamentos e fala das pessoas que se querem sentir mais confortável, não têm moral para falar, ou seremos obrigados a viver no século XIX só ser tradicional. Nós só queremos viver com conforto e dignidade