quinta-feira, 30 de março de 2023

OLHÃO: QUE REQUALIFICAÇÃO VEM A SER ESTA?



 A Câmara Municipal de Olhão apostou na requalificação da Estrada de Quelfes, pelo menos no troço entre o sitio da Patinha e Peares, mas as obras não têm decorrido como seria de esperar.

Desde logo pelo suposto esquecimento do plano de expropriações, o que provocou um atraso de nove meses no avanço das obras, Mas parece que não fica por aí.

Seria suposto que a proceder-se à requalificação daquela estrada/rua, a autarquia tomasse a iniciativa de de providenciar mais algumas expropriações ou negociações com vista a uma requalificação diferente daquilo a que estamos a assistir. 

É que ali perto do Café Janela, quase em frente existe um espaço imovel rustico, degradado e sem utilização, constituido por antigos tanques e nora, que ou são recuperados para memoria do passado ou simplesmente destruidos e aterrados por forma a permitir a criação de passeios e estacionamento, acompanhando o alinhamento dos prédios existentes tanto a norte como a sul.

As imagens que reproduzimos a seguir falam por si 




Pelas imagens é possivel constatar o estado de degradação e abandono em que se encontra esta parte da propriedade; é também visivel que a requalificação da estrada está ali, mas não lhe toca, servindo apenas de estaleiro.
Quer o presidente da autarquia, quer o vereador com o pelouro das obras publicas deviam de explicar porque razão vão manter as ruinas no meio de uma requalificação que visava mostrar outra imagem da zona.
Pelo que vemos, parece haver ali, a salvaguarda de um bem patrimonial em detrimento do interesse publico municipal, o mesmo interesse que, por exemplo, foi aprovado para a zona das Quatro Estradas.
Que interesses são estes? E quem é o beneficiário da protecção?
Ainda que se compreenda a salvaguarda da propriedade privada, não parece descabido, pelo contrário, a expropriação ou negociação daquele espaço com vista à desejada requalificação. Certo é que o interesse publico se deve sobrepor aos interesses privados quando eles não sejam tratados, mantidos nas melhores condições pelos proprietarios.
Haverá algum corporativismo, amizades ou outras interesses mais "elevados" a condicionar a tomada de decisão?
Pelo que se vê, trata-se de mais uma requalificação de treta! 



2 comentários:

Anónimo disse...

“Haverá algum corporativismo, amizades ou outras interesses mais "elevados" a condicionar a tomada de decisão?” - sí, inevitavelmente..

Anónimo disse...

A organização governamental PARTIDO SOCIALISTA, pelo que se vê e sempre viu, defende os seus membros e os interesses que eles têm instalados. Esta requalificação certamente está minada e a prova é o tempo de Obra e pelo que agora se diz há de certeza a necessidade de salvaguardar alguma propriedade e futura rentabilização desses espaços. É uma questão de se ver se a propriedade desses espaços pertence a alguém da família socialista ou municipal.