quinta-feira, 22 de junho de 2023

OLHÃO: ABRE E FECHAM PASSAGENS DE NIVEL?

 Para quem não sabe, a ponte da Rua 18 de Junho abriu ontem ao trânsito, sem a presença de qualquer responsavel autárquico, quando na abertura pedonal marcaram presença. Porquê?

Antes do mais, fazer uma critica ao que ali está feito, embora saibamos que a obra é da Infraestruturas de Portugal mas que não isenta a câmara municipal de Olhão de algumas responsabilidades.

É que tendo em conta o acentuado declive dos acessos pedonais feitos em calçada portuguesa e que o uso vai desgastar a pedra da calçada tornando-o escorregadio, é natural que venhamos a assistir a muitas quedas, como acontece noutros lugares e com menos inclinação. Por outro lado não foi previsto o acesso para pessoas com problemas de mobilidade, particularmente nos casos de cadeiras de rodas.

No lado norte-nascente colocaram uma rampa em material anti-derrapante mas no lado poente, nada! Se a nascente é possivel passar uma cadeira de rodas, a poente tal não acontece.

Porque os nossos autarcas vivem para e da propaganda, torna-se estranho a falta de comparência na abertura ao trânsito da ponte. Que se esconde por detrás disso?

Pois bem, enquanto ontem abriam a ponte, hoje fecharam a passagem pedonal superior no tunel, sem terem tido o cuidado de primeiro construir um passadiço elevado dentro do tunel. Passadiço que, em tempos de chuva mais intensa não permitirá a passagem de peões.

Mas mais, a passagem por cima do tunel no futuro breve vai ser impossivel já que a Infraestruturas  de Portugal vai construir um muro de betão.

Também não se sabe a que altura vai ser colocado o passadiço no interior do tunel porque pode tapar parte dos paineis da autoria de Jorge Timoteo, um artista cá do burgo. E se os paineis vão sofrer algum impacto negativo, era bom que ponderassem a sua colocação no novo muro, dando-lhes a visibilidade que merecem.

Como se trata de propaganda negativa, os nossos autarcas estão calados que nem ratos. Mas não se ficam por aqui as nossas desgraças. A passagem de nivel da Rua da Feira é para encerrar, pura e simplesmente enquanto que a da Rua Almirante Reis vai ter guarda.

Com os meios tecnológicos que há hoje, haveriam outra soluções para manter as passagens pedonais abertas, sem causar transtornos aos olhanenses. Pena é que desde 2014, a câmara municipal de Olhão venha fazendo um braço de ferro com a Infraestruturas de Portugal em lugar de apresentar uma alternativa válida.

Essa é a verdadeira razão para a ausência dos nossos autarcas. Eles não estão lá para servir a população olhanense!


4 comentários:

Anónimo disse...

Ola Sr Pina diga LA o que vais fazer agora ?

Anónimo disse...

Se empurraram com a barriga até agora e se o mandato do DDT acaba nessa legislatura dificilmente teremos uma solução. O próximo Presidente que se desemerde.

Anónimo disse...

A CP nao quer saber de ninguem. Se a camara nao ajuda, devem todos ir para a rua.....de certeza com o tempo e o lado rico e pobre.... em ingles e "the other side of the tracks".

Anónimo disse...

E uma boa opportunidade para alguem concorrer contra o Pina. "Bring down that wall Mr. Pina"