quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

RIA SHOPING: CATASTROFE ANUNCIADA

Mais uma das estrelas de Francisco Leal. O homem não acerta uma. Na ânsia de tanta obra apresentar, põe-se de cócoras perante a teia de interesses em que o sector da construção civil está atolado. Vai daí permitir todas as ilegalidades mesmo que ponham em causa a segurança das pessoas desta cidade de Olhão.
Na verdade o projecto da Sans Frontiéres dona da obra do Ria Shoping, padece de grave enfermidade tal como o nosso presidente. É que nem o empreiteiro Casais,Sa cumpre com a lei, como a VHM empresa responsavel pela fiscalização da obra o faz. Assim é fácil, e acreditamos que por negligência, não fazer as obrigatórias juntas de dilatação, o que tem trazido apreensivos os condóminos do prédio vizinho, pois temem as consequências daí resultantes. De tal modo que requereram à CM Olhão uma vistoria às condições em que a obra está decorrendo. Num relatório elaborado de forma habilidosa e bastante conveniente diz-se que a vistoria se destinava à verificação de deficiências no prédio, onde constata haver fissuras e infiltrações de água das chuvas, sem apontar a responsabilidade da obra ao lado. Prosseguindo diz o sábio relatório que não foi possível comprovar a ausência da junta de dilatação, mas que num determinado ponto o betão da obra ligava ao do prédio vizinho. O que esta Comissão de vistoria não diz nem quer dizer é que a junta de dilatação tem de estar visível e não está. E também não diz quem terá soprado aos ouvidos de alguém responsável que no dia seguinte haveria a dita vistoria o que determinou a betonagem imediata por forma a impedir a verificação do crime. Esquecem estes sábios que nos dias que correm há meios técnicos não invasores capazes de detectar as diversas camadas que compõem a parede, incluindo as juntas de dilatação. A ausência destas é motivo bastante para pedir o embargo da obra. A chantagem psicológica exercida é intensa e visa demover os comproprietarios a desistir da luta, justa , diga-se. Quem tinha a obrigação de se chegar à frente nesta contenda era a CM Olhão, mas a impunidade reinante, a desresponsabilização politica e administrativa e também técnica, dá-lhes força bastante para este tipo de acções quando já deviam estar no "cofre".
Perante tais factos e com elementos adicionais aguardam-se desenvolvimentos em


17 comentários:

Anónimo disse...

mas você pensa que agora o rixópim ia parar por causa dos simplérios moradores dos prédios vizinhos .aqui quem manda somos nós quem tá mal mude-se.
é assim que +ensam as mentes superiores que nos governam.aliás ´
temos exempols desses nos esgotos que fizeram z ETAR de poente ao´pé
dos viveiros e um estudo com mais de5 anos do IPIMAR aconselha que os viveiros sejam, mudados de sitio
devido á poluição existente em redor da saida desse ETAR ,mas eles continuam lá ,a produzir algumas ameijoas que resistem á poluição existente.
e ninguém muda nada.
é isso que vai acontecer no rixópim

Anónimo disse...

Ao amigo cara dura deve dizer-se que o que está errado não são os viveiros naquela zona mas sim a ETAR. Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura e é assim que acreditamos que um dia venha a acontecer. Não é a obra que está em causa mas sim a segurança das pessoas e bens e é criminoso que a autarquia subserviente aos interesses, à ganancia, à gula do lucro fácil, sobreponha eeses interesses aos da população. Não é a 1ª nem será a última vez que o fez mas vai certamente contar com a nossa oposição já que até agora as demais parecem ter sofrido de letargia. Acreditemos na mudança. É o sonho que alimenta a esperança

Anónimo disse...

queria esclarecer que este edificio pela sua dimensão deveria ter varias juntas de dilataçao.Não conheço o projecto por isso não sei se tem ou não.Agora a junta de dilatação de partilha não ter, é grave, pois quando a estrutura do forum trabalhar vai afectar o edificio vizinho e causar danos sempre.Isto é um erro primário tanto da construtora como do subempreiro de estrura e dificil ou impossivel de remediar.Deveriam os habitantes do edificio contiguo avançar com uma providencia cautelar para suspensão das obras para acautelarem os danos futuros porque como se sabe a autarquia vai sacudir a água do capote.

Anónimo disse...

isto só vem demonstrar a força dos grandes grupos imobiliários que estão a atacar forte em olhão .as regras de segurança são postas de lado.e onde andam os serviços técnicos da CMO fiscalizam alguma coisa?
ainda há poucos anos morreu um construtor ,bem conhecido em olhão
quando estava a construir a blocos de apartamentos em terrenos do José Arcanjo,os blocos são de 5 pisos ,já tinham todas as placas, e quando ele morreu num acidente na obra, soube-se que nenhum dos 4 blocos de apartamentos estava licenciado.não será isto um crime grave? o presidente sabia e os serviços de fiscalização o que andavam a fazer?são essas verdades todas que o presidente não quer que se saiba.por isso correm com quem diz as verdades e não alinham nos negócio pouco claro desse polvo.até quando.há funcionários da fiscalização que há que anos que tem tempo de ir para a reforma,e não vão porquê mor á arte? ou amor aos envelopes?

Anónimo disse...

por essas e por outras a CMO está a deixar cair a máscara,1º foi a retirada do mupi do so.2º foi adevolução do mupi censurado.3º foi a presão que fizeram à direcção da recreativa rica para impedir a realização da conferência de imprensa do SO .4º foi agora a presão para a direcção da recreativa rica,não autorizar que o grupo dos cafetantes das 5ª feira,que se reuniam quinzenalmente
nessa colectividade olhanense o possam continuar a tomar o café e a debater ,assuntos que dizem respeito a todos os olhanenses.
a todas essas tentativas de silênciar quem se interresa pela sua terra ,a resposta tem sido dada prontamente, e mais uma vez
uma vez a reunião dos cafetantes se vai realizar agora na galeria de arte Dina Brito 5ª feira dia 4 pelas 21 h. eu vou,e sei que não vou sózinho,se estiver interresado em discutir olhão apareça pois a sua ópinião conta.

Compadre Alentejano disse...

Os ditadores começam assim, umas pequenas coisas até que atingem coisas grandes, é sempre a facturar...
Procuram estar bem com Deus e com o Diabo, pois o que mais pagar é que conta...
E esse sr.Leal, o homem que vendia ovos, tem uma grande história...
Um dia conto.
Compadre Alentejano
Papa Açordas

Anónimo disse...

ele
podia ter vendido ovos,mas hoje ser uma pessoa séria,e os últimos acontecimentos em olhão mostra que tem alguma coisa a esconder.e vai ser isto o candidato do ps em olhão?muito mal andam os verdadeiros socialistas em olhão.que não arranjam corjem para correr com este aprendiz de ditador.
um ex.ps

Anónimo disse...

mas afinalo que se passa no rixópim?

Anónimo disse...

sujamtudo com as obras e agora é essa pouca vergonha das juntas de dilatação.não há regras para os grandes?

Anónimo disse...

o xico mais o ria shoping andaram a oferecer churasco aos moradores para ver se eles se calam. e andam a fazer chantagem com os postos de trabalho.se envolve assim tantos postos de trabalho deviam fazer as obras conforme a lei manda.
dizem que vão criar 4ooopostos de trabalho mas não dizem quantas empressas familiares vão fechar as portas por causa deste elfante branco.
e a rotunda da 125 deve ficar bonita, deviam ~por lá o cara de chapa com aquele enorme apêndice na cara a servir de sinaleiro.e se tiver sucesso continua a bagunça de sempre,não servido de nada as obras da variante á 125.

Anónimo disse...

Mas o chico Leal está lá interessdo nos postos de trabalho de alguem!houve um construtor civil de olhão que tinha 150 trabalhadores que teve a coragem de denunciar montes de irregularidades em Olhão que foi tanto perseguido que teve que fechar a empresa.o chico está é preocupado com os euritos no bolso dele.um dia esta historia deste coraoso cidadao vira´ao de cima

Anónimo disse...

o chico quer é negócio de lagarcinhas,que é o que está a dar.
mais casais e gerónimo não o chefe indio mas o martins.tá o papel em monte.
mais um mandato e fica podre de papel.e os boys do ps a olharem para ele,e não lhe conseguem tirar o poder.parece que é por causa de um filme qualquer,que o leal tem guardado.quando é ameaçado diz assim se te portas mal mostro o filme
é assim que se faz politica no ps

Anónimo disse...

posso afirmar aqui que conheci a empresa que é referida aqui que eram muito bons em estruturas e recomendados para todo o lado mas como se recusavam muitas vezes a fazer como era costume em olhão as obras só com o projecto de arquitectura e denunciaram varias situaçoes foram perseguidos.agora é que olhão está bem com esses tubarões de Braga que trazem tb estruturistas da tanga que nem junta de dilatação metem.Posso dizer que sou eng.civil e tive o prazer de trabalhar naquela empresa que muito fez pela regiao.Lamentavelmente quem questiona a legalidade e não se quer imiscuir na podridão da politica dando determinads benesses aos interesses instalados é perseguido e obrigado a encerrar porque os tentáculos deste polvo atingem tambem autarquias de outras cores politicas que tb elas com rabos de palha não lhes interessa ter empresários que pugnam pela legalidade trabalhando no seu concelho.Com isto tenho dito.Espero que para bem das populaçóes as coisas mudem havendo transparencia nos licenciamentos e igual tratamentos para todos os licenciadores sempre dentro da restrita legislaçao o que manifestamente em Olhão não existe.

Anónimo disse...

posso afirmar aqui que conheci a empresa que é referida aqui que eram muito bons em estruturas e recomendados para todo o lado mas como se recusavam muitas vezes a fazer como era costume em olhão as obras só com o projecto de arquitectura e denunciaram varias situaçoes foram perseguidos.agora é que olhão está bem com esses tubarões de Braga que trazem tb estruturistas da tanga que nem junta de dilatação metem.Posso dizer que sou eng.civil e tive o prazer de trabalhar naquela empresa que muito fez pela regiao.Lamentavelmente quem questiona a legalidade e não se quer imiscuir na podridão da politica dando determinads benesses aos interesses instalados é perseguido e obrigado a encerrar porque os tentáculos deste polvo atingem tambem autarquias de outras cores politicas que tb elas com rabos de palha não lhes interessa ter empresários que pugnam pela legalidade trabalhando no seu concelho.Com isto tenho dito.Espero que para bem das populaçóes as coisas mudem havendo transparencia nos licenciamentos e igual tratamentos para todos os licenciadores sempre dentro da restrita legislaçao o que manifestamente em Olhão não existe.

Anónimo disse...

Eu também conheci a citada empresa que o amigo fala e que o Sócio Gerente è um Grande Vigarista

Anónimo disse...

Se o amigo quer que eu diga o nome do citado Sócio gerente da dita empresa eu digo lhe e também lhe conto todas as vigarises que eu dito cujo fez.

Anónimo disse...

vcs estão é todos cagados porque o dito cujo ressuscitou para vos atormentar as noites mal dormidas de vcs.e é no local proprio que ele vai contar o que sabe não é aqui nos blogues.e ele pode provar todas a vossas vigarices agora vcs não teem nada para provar essas vigarices que alegam que ele fez.agora a que vcs fizeram eu vi com estes olhos que a terra há-de comer.