É do conhecimento público que a generalidade das IPSS do concelho de Olhão é controlado pelos boys rosa, e a importância que tem esse controlo , em matéria eleitoral, já que a terceira idade é algo permeável à pressão de quem dependem.
O interesse é de tal forma que uma instituição é dirigida pela presidente da Junta de Freguesia, esposa de um vereador, outra é dirigida pelo numero dois da Assembleia Municipal.
Chega-nos a indicação de um socialista descontente, de uma ligação comum o grupo das farmácias de Mendes Segundo, fornecedor daquelas instituições, começando aqui o problema.
Na verdade a maioria das instituições tem um esquema montado em que ao disponibilizar os seus serviços, encarregam-se de adquirir os medicamentos para os utentes, internos ou domiciliarios, que estes pagam à margem da mensalidade, contra a apresentação de um talão que não serve de factura e que por isso não pode ser deduzido no IRS. Tudo estaria bem, não fora o facto da Farmácia Mendes Segundo emitir uma factura em nome da instituição, quando o deveria fazer em nome do utente. Assim a instituição apresenta como despesa um valor que não corresponde à verdade, adulterando os resultados contabilísticos, o que permite a criação de um saco azul.
Enquanto isto, uma utente que não tinha dinheiro para pagar as fraldas foi posta na rua, tal é o sentido de solidariedade dos responsáveis que gostam de brincar à caridade.
Sabendo nós a voracidade e as despesas do aparelho rosa, e sendo o seu pessoal de confiança politica quem controla estas instituições a mando do cacique-mor de Olhão, não nos admiraria que o saco virasse do azul para rosa.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
O SACO AZUL DO SAQUE ROSA
domingo, 26 de abril de 2009
OLHÃO: PRESIDENTE MENTIROSO
O presidente da Câmara Municipal de Olhão ensandeceu de vez!
Imaginem os leitores a tónica do discurso de Francisco Leal no almoço comemorativo do 25 de Abril! Não fez qualquer alusão à data nem aos valores que lhe estão associados tais como a liberdade e a democracia, nem a isso se poderia referir por ignorância, pois a escola dele é a do autoritarismo, da ditadura, da perseguição aos adversários políticos; o discurso centrou-se em torno dos blogues precurões OLHÃO LIVRE e SOMOS OLHÃO! e vai daí mete a cabeça pelos pés e os pés pela cabeça. Desvairado, enraivecido, destilando ódio por todos os poros, e o crescente nariz, já avantajado, lá foi acusando dois dos elementos dos blogues de estarem ao serviço de uma empresa para denegri-lo e, ele sim , denegrindo militantes socialistas de prestarem informações aos blogues!
Bom Francisco Leal sente o chão a fugir-lhe debaixo dos pés; sente o fim próximo da sua carreira politica alicerçada na ausência de oposição camarária, na falta de transparência, na opacidade das decisões, no que resultam fortes indícios susceptíveis de configurar crimes de corrupção, de abuso de poder, de tráfico de influências, de peculato, etc. etc... O seu compadre, sogro da sua filha e destacado membro da família socialista, Jorge Dias, já foi acusado de corrupção pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) e Francisco Leal receia o pior, e por isso teme o que os blogues lhe andam a urdir. Estes por sua vez, tivessem o desafogo financeiro que o mentiroso Presidente da Câmara Municipal de Olhão afirma terem, já há muito que o teriam sentado no banco dos réus, com as provas de que dispõem.
PARA PENSAR....
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Aos 8 dias Terminou a Interdição da Apanha de Bivalves
Como era de esperar, após 8 dias terminou a proibição da captura, e comercialização de bivalves na Ria Formosa!
O IPIMAR que decretou essa interdição, e após várias análises aos bivalves, deu por terminada a interdição e comercialização da captura de bivalves na Ria Formosa e no litoral do Sotavento Algarvio.
Como a interdição não durou mais de 8 dias, será que os mariscadores e viveiristas, que foram obrigados a parar de trabalhar, por motivos de saúde publica, vão receber a" fortuna" dos 15 euros diários que teriam direito se a interdição durasse 9 dias?
Será que o IPIMAR chegou a alguma conclusão, do que deu origem, ao aparecimento da biotoxina ASP?
Os implicados deviam ser esclarecidos, e o IPIMAR devia de investigar a fundo essa causa.
Também o IPIMAR, devia de investigar e divulgar, os resultados das análises às águas que se fazem(ou deviam ser feitas, pois as águas da ria são águas de produção conquicula) na ria formosa, nomeadamente aquelas que se deviam fazer, na boca das ETARS, e nos canos de esgoto que correm para a ria sem tratamento, como os esgotos do T, da horta da CMO, e da marina, para não citar todos.
Quando é que os organismos responsáveis, pensam analisar e discutir, com as pessoas ligadas ao sector da apanha e produção de bivalves(viveiristas e mariscadores) juntamente com os investigadores, as causas que tem originado que a produção de bivalves na Ria, seja menor a cada ano que passa.
Nós no Olhão Livre temos denunciado vários focos de poluição (e por isso somos os maus da fita), mas passado mais de um ano, continua tudo na mesma(menos o esgoto da Bela Olhão, que terminou com o encerramento dessa), a CMO continua a mandar esgotos não tratados para a ria, a ETAR de poente continua a poluir a atmosfera e a Ria, e os bivalves cada vez são menos, qual a razão?
Em alturas de crise, a ria era o mata fome dos filhos de Olhão, hoje já não é assim, porquê?
Já é tempo de olharem para a ria, como modo de vida de muitos olhanenses, que não sabem fazer mais nada, e sempre viveram da ria.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
ATÉ QUANDO?
Estamos em anos de eleições e a demagogia vai subindo de tom. José Sócrates já não foi a tempo de se poder constituir em vítima. Cavaco Silva foi-se aguentando, foi resistindo à tentação de responder às provocações do primeiro ministro e, igualmente, à tentação de mandar este governo às urtigas.
Ñunca, depois do 25 de Abril de 74, tivemos um estado tão ladrão. Nas pensões, temos sido roubados descaradamente, enquanto vamos vendo o crescente número de reformas milionárias. Iludiram o Zé Pagode com uma taxa Robin dos Bosques, nos combustíveis, que mais não é que um imposto que legitimiza o roubo que as pretolíferas nos fazem. Roubam o dinheiro dos nossos impostos para dar aos bancos de onde "voaram" os depósitos do cidadão comum. Perdoam impostos aos bancos que nos roubam de uma forma encapotada, isto é, enquanto o Banco Central Europeu baixa a taxa de juros, os bancos aumentam os spreads" (margens de lucro) em 30%, ficando o cidadão comum na mesma: sem conseguir fazer face aos seus compromissos. Dizem os banqueiros dizem que é por causa dos riscos. Bem, se assim é, se não querem correr riscos, então não emprestem pura e simplesmente. Mas não agravem a situação a quem já não está bem.
Neste país onde tudo é permitido, um dos rosto vísiveis da banca portuguesa, até admite que se acabe com as off-shores se houver um "perdão" para algo menos claro que tenha ocorrido no passado. É caso para desconfiar do mesmo. Deve ter feito alguma que quer que fique escondida.
Esta piada de mau gosto do ministro da "justiça" quanto às custas judiciais deve ser repelida com veemência. No fundo, o que o governo quer, é fazer diminuir o número de processos em tribunal. O cidadão comum vai ponderar sériamente se vale a pena recorrer aos tribunais ou se é preferível enveredar pelo caminho da justiça pelas próprias mãos. A "justiça" funciona da forma que todos nós sabemos e agora o arguido passa a ter mais direitos que a vítima. Bonito! Lindo! É o "must"!
O caso Freeport está para durar e, a cada semana que passa, as suspeitas avolumam-se em torno de José Sócrates. Até pode estar inocente mas o que resta saber é quem acredita na sua inocência. Pode vir Mário Salazar, perdão, Mário Soares insurgir-se contra os julgamentos na praça pública mas uma coisa que esse senhor não se pode esquecer é de que nós, portugueses, temos todo o direito de saber com quem lidamos, temos o direito de saber que raio de líderes temos, se estão lá para governar bem ou se estão lá para se governarem a si próprios. Em nome da transparência, José Sócrates deveria pedir a demissão, despir-se das influências políticas e deixar-se julgar pelos tribunais. Com esta "justiça", as dúvidas permanecerão, assim como em relação ao seu "canudo", assim como em relação à central de compostagem, etc...
sábado, 18 de abril de 2009
Cidadania em Olhão!
Embora os nossos responsáveis não liguem aos problemas do ambiente e da poluição na Ria Formosa, o Jornal Publico esteve atento, compareceu e divulga o que se discute em Olhão.
http://jornal.publico.clix.pt/magoo/noticias.asp?a=2009&m=04&d=18&uid=&id=303292&sid=58282
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Não bastava a morte das Amêijoas.
Já não bastava a morte constante das amêijoas, na Ria Formosa, aparece agora uma biotoxina, que pode levar à amnésia e a fortes diarreias.
Foi ontem interdita, pelo IPIMAR, a apanha e comercialização de todos os bivalves, na Ria Formosa, devido à detecção da biotoxina ASP.
A produção de bivalves na ria formosa, encontra-se num estado de quase calamidade, não só pela mortandade das amêijoas como por causa da comercialização, que está com preços cada vez mais baixos.
Que fazem as associações de produtores, além das festas, e de pedidos de subsídios?
Está na hora de pedirem a intervenção do ministro da economia, pois se injectaram 100 milhões de euros na Quimoda, para essa falir e levar ao despedimento de 2000 operários,é hora de o governo saber que com esta paragem vai ser afectada uma comunidade de cerca de 10 000 pessoas, que não tem mais nenhum meio de sobrevivência, nem direito a subsidio de desemprego.
As associações de produtores, não devem ser só para fazerem festas e a caça aos subsídios, devem sim defender, os interesses de uma classe que se encontra à beira da ruína.
Veremos também, qual será a posição do presidente da CMO.
Uma coisa é certa se o estado não tomar medidas, pode por estar causa, a sobrevivência de muitas pessoas.
Ontem fui ver uma palestra sobre o aproveitamento das águas residuais, dada pelo drº Manuel Costa, não vi lá ninguém da CMO, com certeza não estão interessados nestas coisas que afectam ,um grande numero de Olhanenese e que afecta também o ambiente e a biodiversidade.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
PALESTRA/DEBATE: COMO COMBATER OS ESGOTOS
4ª feira, 15 de Abril, na Recreativa Rica, pelas 21,30 vai realizar-se uma palestra seguida de debate sobre o aproveitamento das águas das Etar.
O palestrante é o Dr. Manuel Costa.
Engenheiro Agrónomo
Mestrado em Aquacultura
Doutoramento em Agro-Ecologia
Investigador e docente com colaboração prestada na CCDR; UALG e Águas do Algarve
Actividade profissional exercida em:
-Dinamarca, Suécia, Noruega, Itália, Polónia, Quénia, Moçambique, Holanda, Egipto,
Espanha e Guiné.
Todos temos algo novo para aprender e que nos ajuda a pensar na melhor forma de
salvar a Ria Formosa.
Aparece e participa.
sábado, 11 de abril de 2009
FUNDAMENTALISMO OU VOYEURISMO GAY?
sexta-feira, 10 de abril de 2009
DE UMA PREZADA LEITORA
Sou JOVEM . Sou LIVRE. Sou OLHANENSE?! Não sei…
segunda-feira, 6 de abril de 2009
UM PAÍS A CAIR DE PODRE...
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Queixa já chegou a Bruxelas!
Esperemos que este passo sirva para desmascarar os relatórios enganosos que são enviados à U.E..