quinta-feira, 16 de abril de 2009

Não bastava a morte das Amêijoas.

Já não bastava a morte constante das amêijoas, na Ria Formosa, aparece agora uma biotoxina, que pode levar à amnésia e a fortes diarreias.
Foi ontem interdita, pelo IPIMAR, a apanha e comercialização de todos os bivalves, na Ria Formosa, devido à detecção da biotoxina ASP.
A produção de bivalves na ria formosa, encontra-se num estado de quase calamidade, não só pela mortandade das amêijoas como por causa da comercialização, que está com preços cada vez mais baixos.
Que fazem as associações de produtores, além das festas, e de pedidos de subsídios?
Está na hora de pedirem a intervenção do ministro da economia, pois se injectaram 100 milhões de euros na Quimoda, para essa falir e levar ao despedimento de 2000 operários,é hora de o governo saber que com esta paragem vai ser afectada uma comunidade de cerca de 10 000 pessoas, que não tem mais nenhum meio de sobrevivência, nem direito a subsidio de desemprego.
As associações de produtores, não devem ser só para fazerem festas e a caça aos subsídios, devem sim defender, os interesses de uma classe que se encontra à beira da ruína.
Veremos também, qual será a posição do presidente da CMO.
Uma coisa é certa se o estado não tomar medidas, pode por estar causa, a sobrevivência de muitas pessoas.
Ontem fui ver uma palestra sobre o aproveitamento das águas residuais, dada pelo drº Manuel Costa, não vi lá ninguém da CMO, com certeza não estão interessados nestas coisas que afectam ,um grande numero de Olhanenese e que afecta também o ambiente e a biodiversidade.

43 comentários:

Anónimo disse...

srº presidente leal não diz nada?
ou pouco lhe interessa o assunto.
na bela olhão falou falou e nada fez na quota da pescada falou falou e nada fez e agora nem fala,nem nada faz.
fosse para falar de hoteis e cegonhas de churasco e vinha logo falar.

Anónimo disse...

ora boas vinha comunicar que no dia 18 de abril vai se realizar a 3ªprova de motocross em minimotas de belo-romão para quem nao sabe situa-se em bias do norte perto da igreja de são sebastiao,perto do café picopau

para quem se desloca na 125 no cruzamento antes da macoter em bias vire á esquerda (sentido olhao tavira)e siga sempre em frente ao passar a escola primaria e cerca de 1km afrente.
não perca entradas gratis
vai ver a miudagem a dar o seu melhor

Anónimo disse...

em faro a vivmar já exigiu uma audiência com a governadora civil.
e em olhão a formosa o que fez?
e o sindicato dos pescadores?
ninguém faz nada?
porra que merda de dirigentes existem?
o ps não se manifesta e o psd a cdu ,só estão á espera das eleições?

Anónimo disse...

O comunicado do IPIMAR é de facto muito interessante. Está proibido por ter sido detectada a toxina ASP. Só não diz as causas eventuais do aparecimento daquela toxina. Pois bem, parece que a dita cuja tem o nome quimico de acido domoico e é produzida pela pseudonizschia, uma microalga da familia das diatomaceas. Aparece devido ao uso de fertilizantes agricolas e não só, desenvolvemdo-se a grande velocidade, consumindo o oxigenio da agua, sendo natural que em excesso possa tornar a agua avermelhada. Não deixa de ser curioso que este fenomeno aparece relacionado com o crescimento urbano e industrial junto do litoral associado ao tratamento das aguas residuais mas também ao desnvolvimento dos campos de golfe, de tal forma que uma instancia balnear nos states encerrou devid ao perigo daí resultante. Não deixa de ser curioso que a monitorização tivesse sido feita no animal e não ás aguas. Será que o IPIMAR poderia dizer quais as causas provaveis da ocorrencia ou isso é muito incomodativo? Na situação em que se encontram os mariscadores não estariam estes em condições de exigir indemnizações de um estado lesto a exigir os impostos e muito parco em soluções? Francisco Leal poderá lavar as mãos tal como Pilatos mas não deixa de ser o rosto proximo da maquina estatal que nos consome e é a ele que os mariscadores e comerciantes devem agora exigir empenho na defesa dos olhanenses que vivem da RIA

Floripes disse...

De facto o IPIMAR podia e devia ser mais esclarecedor.pois se os bivalves tem as tais biotoxinas ASP,deviam de investigar donde provêm e o que fazer!
mas de facto aquele edificio que está próximo do cano de esgoto do T pouco faz para acabar com as fontes de poluição da RIA FORMOSA.
se fosse feito um estudo de quanto ganham o total desses investigadores que trabalham nesse edificio ,devia ser uma soma interresante e para quê? as pescas são uma vergonha agora vão dar licenças aos pescadores da Ilha da Culatra para pescarem com malha de 0.25 mm,para cpapturarem as linguas e os pescadores de Olhão,não têm direito a essas licenças?
qual vai ser o efeito dessa pesca?
é uma arte altamente predatória,pois não apanha só as linguas como destroi juvenis de muitas outras espécies.
tenham vergonh a pois autorizam essa arte predatória e deixam os pescadores do anzol da fuzeta e de olhão sem quota para capturarem a pescada.

Anónimo disse...

Vao dar autorização aos pescadores da culatra para pescarem com malha 0.25 para a lingua e no jornal do algarve da semana passada fala-se na construção de um recife artificial em frente a culatra no lado da costa tal como o que esta ao largo de faro , feito ha uns anos.
A ilha da culatra é um importante bastião na decisão de votos no concelho de faro e estamos em ano de eleições autarquicas !! esta associação podera parecer disparatada mas é a realidade !

Marau

Anónimo disse...

Já agora ; repararam que o ultimo post do blogue cor de rosa foi removido ? aquele que fazia referência ás cegonhas e ao preço de recuperação da chaminé e o facto deesta ser um para-raios ?
foi o lapis azul ( neste caso o cor de rosa )...

Marau

tóino disse...

moss ò Maraués mesmo uma má língua
a página que dizes ter sido rosamente censurada está aqui, e basta só clicar em cima.
http://209.85.129.132/search?q=cache:lxXsH00hG3sJ:olhaoleal.blogspot.com/

Camejim disse...

essa de censurarem o blog rosa é o máximo.
andam às turras uns com os outros e já não se entendem.
mas ainda não percebi bem como é que uma recuperação de 1 ninho de cegonhas custa tanto como um T3.
ainda por cima quando as cegonhas estão em risco de virarem churasco ,pois os responsáveis pelo lindo(e carissimo) trabalho de restuaração da chaminé esqueceram-se de repôr o pára-raios.

J.Luis disse...

o homem da vila de amêijoas não diz nada?
não é presidente de uma associassão?
ou também esta censurado?

C.Martins disse...

lhão já é o concelho do algarve com maior percentagem de desemprego,no algarve,agora com esta paragem , da apanha de bivalves ,de tempo indeterminado,e sem que os responsáveis pelo governo façam nada vai ser bonito. entretanto os nossos autarcas estão preocupados com festas feirinhas e as resoluções reais da população olhanense vai sendo adiada para as calendas gregas.
degladiam-se entre eles para os tachos que vão dar acesso ao lugare de poder nas próximas eleições mas resolverem problemas da poluição da bela olhão e agora este,tá quieto ó chico.
estão mais preocupados em censura de blogs cor de rosa.
e em inaugurações de 3 escolas que já deviam estar acabadas assim que começou este ano lectivo.
este governantes não valem nada,mas a óposição é igual.e nada faz.

Luis disse...

quando é que os responsáveis do governo apostam na riqueza,que pode ser a ria formosa e as pescas em Olhão.
os portugueses consomem em média 60 Kg de peixe cada ,a maior parte é importado,ora se o governo tivesse tino,via onde devia de reduzir as importações,e na pesca e na agricultura podia e deve ser uma alternativa,de se inverter o que importamos ,com aquilo que podemos produzir.
claro que os tubarões da U.E. não iriam gostar que os seus paises reduzissem as exportações para portugal.
mas em tempo d crise os governos tem de arranjar,soluções.

Homem que Guia disse...

a feira de vaidades que é a expomar está à porta depois é ver chico leal mais os lacaios,a fazerem de conta que em olhão tudo está bem,e a acenar com mais uns milhões da U.E., para os do cartãozinho cor de rosa,e para o homem da boina,que em situações dessas cala-se e não defencde os interesses da classe.
o que o chico leal está à espera que lhe aconteça é levar umas tacadas de ovos, ou então com uns baldes das águas "limpas do esgoto do T e da ETAR de poente.
pois ele fala fala mas a fome desemprego e mortandade de bivalves, é cada vez maior n ria formosa.
já só falta uma semana podemos ecomendar os ovos ao chico cara dura, pois ele já andou a distribuir ovos e sabe onde se compram mais baratos.
ou então ecomenda-se ao bruxo,do blog rosa,que depois do post das cegonhas de churasco calou-se e numca mais disse nada.

Anónimo disse...

porque será que cada vez se comercializa menos amêijoas na ria formosa?
será porque os viveirista em vez de as venderem as comem todas?
ou será que cada ano que passa a mortalidade é maior?
A RIA FORMOSA É RESPONSÁVEL POR 90% da produção de bivalves mas até quando?
as ostras que vêm de França,não serão espécies exóticas?
quem controla essa importações de ostras?
visto que na ria não podem ser cultivadas espécies exóticas!
ser´que vêm com outro nome?
em tempos a importação de amêijoas da tunisia trouxe problemas aos viveiristas será que não há regulamentação para as ostras?
srª engenheira edite o que diz a isso?

Anónimo disse...

afinal o governo já tomou medidas drásticas.
se passarem 8 dias o governo dá uma esmola equivalente a 1/3 do ordenado minimo,a quem marisca, ou tem viveiro.a quem anda em barcos,como os da ganchorra o governo só dá o subsidio se decorrerem mais de 30 dias de interdição.
grandes medidas,deste governo miserável.que investe milhões na banca e nas empress estrangeiras tipo quimonda e Yzaqui saltano e aos nossos conterâneos que não tem culpa nenhuma das águas estarem com toxinas só passado 9,ou 30 dias é que lhes dá um miserável subsidio.
entratnto eles governantes enriquecem com negócios pouco claros,como foi o do zézito.
e ninguém se revolta.povo de merda que tem os governantes que merece e escolheu.

Anónimo disse...

É verdade ,o povo português tem o que merece.
Quem enveredou pelo caminho da política conseguiu superar a crise
actual. Não importa se tem cultura,
é idóneo ou tem qualidades para de-
sempenhar funções públicas.
Tudo o que se disser é repetição,
uma vez, que se assiste diariamente
a uma continuidade de problemas que
de uma forma ou de outra nunca fo-
ram anteriormente reparados.
Perante a passividade das pessoas
"povo", aqueles que podem, aproveitam-se para enriquecerem, sem que nada aconteça.Pois, justiça
continua sem funcionar, e, em que se assiste à intromissão da politica na gestão daquela.
Continuo a afirmar que, embora não partilhe desta idéia, isto só vai a tiro.
Está tudo "contente", com o acabar do sigilio bacário. Esperem para verem que tipo de Lei vai sair, vai ser só para rir, porque para além de ser tardia a sua decisão,já
é extemporânea porque os "valores", já cá não estão, e essa Lei não tem efeitos rectroactivos.
Porém, as que tinham interesse serem feitas,nomeadamente sobre os "paraisos fiscais",foram para o cesto dos papéis. Podera, é lá que estão os "justificativos" dos politicos.
Esta nova Lei é mais uma palhaçada
eleitoral.
Quanto aos mariscadores sediados na "Ria Formosa", não chorem, pois
têm o que merecem. Agora esperem até que os "competentes", etendam em dar por finda o periodo de interdição.
O povo português tem como prática
"depois de casa arrombada, trancas na porta". E, quem, por iniciativa própria tenha a idéia de fazer algo preventivamente, está condenado à partida.
Cultura, educação e principios.
De pequenino se torce o pepino.
O povo não quer nada disto, quer é baldas, anarquia e facilidades, o resto está à vista.

Anónimo disse...

ò Toino clikei no link que pos ai no seu comentário e o post das cegonhas continua a não aparecer !!! estamos a falar do mesmo post ? má lingua eu ?

Marau

Anónimo disse...

o toino só quis divulgar o blog olhaoleal

Anónimo disse...

Ó pá estejam descansados que 4a feira já acaba a proibição da apanha de bivalves; é que a partir daí eles têm de pagar, mal, mas têm de pagar; por outro lado no proximo fim de semana comrça a Expomar e o Pencas não quer a feira estragada e corre o risco de, se o pessoal não f^r para o mar ir lá perguntar-lhe como é

Anónimo disse...

é esse o grande mal da ria .nunguém quer resolver os problemas.
as associações só querem saber de subsidios para a areia e o calhau.
os viveiristas querem apanhar as amêijoas e nisso se leva há que anos sem que as entidades responsaveis façam nada e a cada ano que passa se apanhem e exportem menos amêijoas.
e está tudo bem no parque natuarl da ria formosa.pois esta cada vez tem mais apartamentos turisticos campos de golfe a despejarem os quimicos para a ria e nós a comermos veneno.

J.Carlos disse...

há quase uma semama que a funcionários da CMO andam adespejar herbicidas na zona oeste da marina.
será que os turistas do marina vilage podem cheirar o cheiro a merda da etar ,mas não podem ver ervas na zona?

quanto mais cavo menos vejo. disse...

afinal qual é a verdade das biotoxinas asp?
dizem à boca cheia em olhão que as análises às amêijoas foram tiradas a amêijoas de uma depuradora.
a ser verdade qual o motivo que se interdita a ria formosa toda?
onde estão publicados os dados da água analizada e onde foram recolhidos?
será que os técnicos podem brincar com uma classe?
se as entidades competentes quisessem resolver o problema chamavam as associassões de viveiristas e mariscadores ,e corriama ria toda a fazer várias análises.
em especial á boca das etars e canos de esgoto para ver se não é originada por isso,ou pelas águas dos campos de golfe que correm para a ria.
mas como isto é um país faz de conta quem se lixa é o mexilhão.
e os verdadeiros culpados ficam a gozar com os desgraçados.

Anónimo disse...

cavas e nã ves nada? fala com os gajos da corperativa que se te inscreveres no partido rosa, logo levas um subsidio para não falares mais.e á´o assunte resolide

cascabulho disse...

tá o problema resolvido o governo vai apoiar os viveiristas e mariscadores colectados,com 15 euros por dia.
ao BON dão centenas de molhões ao BPP preparam-se para darem mais 150 milhões de euros,e ao mariscadores que estão parados por causa da saude publica diz Jaime silva assim "estjam descansados pois o governo vai-lhes apoioar " e depois o que fazem?passados 9 dias da interdição tem direito a 15 euros,se andarem nos brcos da ganchorra então terão de esperar 30 dias.
será que o srº ministro alimenta uma familia de 5 pessoas com 15 euros?
vergonha de ministros e presidentes de camaras que nós temos.e ninguém lhe dá uma tacada de ovo quando vierem à inauguração da expomar,pois é isso que eles merecem.

Miguel Cardoso disse...

As analises aos moluscos bivalves fazem-se através de amostras recolhidas na zona A (oceano) e na zona B (aguas interiores/Ria formosa),e são realizadas pelo IPIMAR (instituto devidamente credênciado e qualificado),apartir de uma determinada % de tóxinas detectada nos moluscos bivalves, há risco de intóxicação para o humano, logo é preferivel a sua interdição como medida de prevenção, as tóxinas em questão ocorrem por causas naturais, e são provocadas por microalgas que por vezes eclodem ou passam pela costa, quando em grandes quantidades ocorre a sua detecção nos bivalves, visto que estes seres alimentam-se por filtração da agua. Agora, quando se diz que ninguem fáz nada, é porque não se tem conhecimento de causa, a organização de produtores(armadores) de pesca do Algarve, sediada em Olhão, está em constante contacto com o Ministerio da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas, de forma a encontrar contrapartidas/apoios aos armadores abranjidos por esta interdição, o governo é sensivel a esta questão. Alias, o sector da pescas e aquicultura é dos sectores económicos mais apoiados.
Como ponto de conclusão, dá-me a sensação que aqui, tudo serve para criticar o que se fáz (dentro das possibilidades) e quem fáz em prol da sociedade e muitas vezes sem conhecimento correcto das situações e depois á aproveitamento das situações para achincalhar. Isto não é cidadania.

J.Luis disse...

ao srº miguel cardoso.quem é apoiado nos projectos de aquicultura?
os mesmos de sempre!
invesitgue e veja que os subsidios vão sempre parar aos mesmos bolsos.
e normalmente aos que têm os bolsos grandes ou que têm cartão cor de rosa.
conheço muitos viveiristas que me dizem que não precisam de subsidios precisavam é que as amêijoas não morressem.
diga-me lá srº miguel, qual o motivo que a produção de amêijoas tem vindo a decair de ano para ano?
já alguém se dedicou a apurar os factos verdadeiros?
as normas comunitária obrigam,que não existam esgotos sem tratamento e nós em olhão temos esgotos desse tipo mesmo ao pé da sede do IPIMAR,ou seja ao pé do T os investigadores do IPIMAR dormem descansados sabendo que estes esgotos podem afectar a saude publica?
e quanto ás ETARS as normas comunitária dizem que essas devem ter para águas de produção conquicula ,estações de tratamento com vários tratamentos a aetar de poente de olhão não pssa de uma estação de decantação,assim como a de faro nascente.
e depois admiram-se das biotoxinas aparecerem.os campos de golfe também despejam para a ria as escorências carregadas de quimicos que favorecem o aparecimento e desenvolvimento dessas algas.
ou estarei enganado?

Miguel Cardoso disse...

Se os produtores da aquicultura de Olhão, Fuzeta e Faro tem sido apoiados ou não, não sei, não tenho conhecimento de causa, mas que os apoios/programas axistem, existem e estão em vigor, agora, provavelmente não tem uma estrutura organizativa propria para os encaminhar, não acredito que o respectivo gabinete de apoio da C.M.O por exemplo não abra a porta a todos.
Quanto ao saneamento e tratamento dos esgotos em Olhão é verdade que há muito para fazer.
Relativamente a produção aquicula, é muito dificil saber/conhecer os niveis de produção ao certo, porque muito do marisco produzido/vendido em aguas interiores não é facturado, logo,a redução de produção verificada pode estar relacionada com o aumento de fuga aos impostos.

Anónimo disse...

O sr. Miguel Cardoso não diz o que vem defender, mas diz que se aproveita a situação para um campanha negra contra tudoe todos. Pois bem o sr. Cardoso devia saber que não se sabe exactamente a origem da toxina, mas que uma das causas provaveis será a presença de azoto, factor que permite o desenvolvimento das microalgas Pseudonistschia em quantidades apreciaveis. Associado a este factor outro não menos grave é a presença de ureia o que tem efeito multiplicador da toxina. A ureia é utilizada por exemplo para resina nos aglomerados de madeira e pode ser produzida industrialmente como no Barreiro. Mas é bom não esquecermos que as toxinas foram em primeiro lugar detectadas no sul de Espanha; convem lembrar que em Huelva existe uma celulose. Se estabelecermos a relação causa efeito é provavel que as correntes maritimas tenham trazido as toxinas para a nossa zona; também é provavel que tenha ocorrido um acidente ambiental que esteja na origem do problema; também é provavel que não se questione nuestros hermanos sobre a situação no outro lado para não criar melindres. Certo é que está posta em causa a sobrevivencia dos nossos mariscadores. O sr. Cardoso atira-se aos mariscadores por fuga ao fisco quando não facturam as ameijoas mas esquece que ainda não há muitos anos a situação era bem pior pois aí sim ninguém declarava o quer que fosse; o proprio IPIMAR estimava sem facturas uma prudoção média anual de 7000 toneladas, mas agora que tem facturas não é capaz de dizer para quanto desceu a produção. Se o IPIMAR divulgasse os resultados das análises das águas e os pontos de monitorização fazia melhor figura. A organização de armadores não pode falar em nome dos produtores, e é muito estranho que o sr. Cardoso não diga que o maior problema dos armadores tem que ver com a ganancia já que se pudessem traziam num só dia todo o marisco da costa não respeitando cotas nem o ciclo de vida das especies que capturam e não será com as curtas paragens biologicas que resolvem o problema mas sim usando artes alternativas, fazendo defesos de 6 meses para cada arte utilizada. è a sustentabilidade da pesca. Cabia ao IPIMAR promover encontros com os profissionais da pesca e educá-los nesse sentido. Mas também sugerir ao Poder que investisse no sector subsidiando as artes alernativas. Como vê sr. Miguel Cardoso o objectivo não é falar mal por falar mal. Cada macaco no seu galho e nós só queremos participar discutindo os problemas da nossa terra e das nossas gentes.

Camejim disse...

se não é facturado é que alguem grande lucra com isso (não foi para isso que fizeram as depuradoras?),pois os que tem viveiros e e mariscadores cada vez estão piores.
limpem a ria de poluição ponhama ria em zona A e os viveiristas podem fazer centros de expedição e comercializar o marisco deles. e verão a facturação aumentar.
Agora depuradors que fazem o que querem e lhes apetece.
onde vão essas depuradoras buscar a água? quem controla a qualidade da água dessas depuradoras?
como funcionam os selos?
até dizem que há selos a fazer viagens de alvor para olhão.
porque será?
se o sector é dos mais benefeciados porque morrem tantas amêijoas ,e porque motivo a produção vai descendo a cada ano que passa? e porque razão as organizações de productores não questionam as entidades responsáveis?será que não podem ?estão de mãos atadas ao poder para poderem organizar as festasda vila de amêijoas, e ter bancas no festival do marisco para os vereadores e presidente irem lá encher o pandulho sem pagarem nada.

Anónimo disse...

Para os políticos, o povo quer-se ignorado, quanto mais inculto melhor.
Neste país, há legislação suficiente para todos os problemas que surgem na sociedade.Porém,a sua
aplicação´só se concretiza quando há "valores" que estão em causa, só
para alguns,como é evidente.
Para os projectos, subsídios e demais inscrições está o país cheio
mas não são utilizados, ninguém se
ousa a candidatar. Que pena... Faz-me recordar a fábula da "Raposa e da cegonha", quando esta última foi convidada pela raposa.

Anónimo disse...

a merda é que as toxinas existem e são reais e se ninguém fizer nada ,qualquer dia a amêijoa vale menos que o berbigão.
a cmo tem um gabinete de aquacultura e o que faz?
por muito que se busque não se vê ou ouve um palavra da CMO sobre o caso gravissimo dessa paragem não só para os viveiristas como para aqueles que não estando declarados matam a fome na ria.
a ria sempre foi o mata fome de olhão ,pois os desempregados em olhão são muitos mais que aqueles que estão inscritos no fundo de desemprego.
em tempo de fome qualquer pessoa vai á maré e apanha marisco para matar a fome aos seus .é melhor que ir roubar ou não será?pois de gatunos estamos nós fartos a começar pelo zézinho e a acabando no paco.

Severriano disse...

o problema das pescas e dos bivalves só não é resolvido porque os nossos investigadores não sabem das coisas.
e o que investigam não chegam ao conhecimento dos pescadores viveiristas e mariscadores.
veja-se o problema do polvo.houve um ano que fizeram defeso,e em vez de pagarem aos armadores e pescadores a paragem biológica não pagaram como fazem em espanha.vamos lá saber porquê?
no ano seguinte já não houve paragem biológica.ninguém reclamou porque,todos ganharam com isso,mas como ninguém regulou a apanha do polvo ,houve barcos que chegaram a ter e tem cerca de 10 000 covos dentro de água.
mataram o povo grande e ao mesmo tempo o pequeno,hoje vive-se uma crise do polvo,e os pescadores que deixaram de andar á pescada,com anzol, para andar ao polvo(pois tinham licenças para tal)hoje não tem direito a capturar pescadas com anzol pois perderam esse direito porque nos ultimos dois anos não fizeram vendas em lota daquela espécie.alguém avisou os pescadores que isso podia acontecer?
ao mesmo tempo a CMde faro de parceiria com o IPIMAR estã a autorizar os pescadores da ilha da culatra financiando redes assasinas de emalhar em nailon de
0.25 mmm, para a captura da lingua.ora essa arte de pesca é só uma das artes mais assassinas que existem pois,não capura só a lingua como besugos bicas juvenis que não podem ser comercializadas.
afinal quem manda e investiga não sabe disso?
as amêijoas e agora também as ostras morrem,na ria e ninguém faz estudos sobre as causas,e como resolver esse grave problema.
já viram que o futuro de olhão está nas pescas e na ria e não noutras actividades,que podem existir mas sempre com as pescas e a moliscicultura em 1º lugar.
a ria é riquissima,se for tratada em menos de nada recupera,e toda a ria pode ser considerada zona A e com isso pode-se criar uma amêijoa ou ostra certificada,que dá outro valor aos bivalves assim como o pescado capturado com anzol devia ser certeficado,pois o peixe capturado com anzol é o que mais valor tem.mas os nossos governantes autarcas e investigadores falam disso na expomar mas a realidade é bem diferente.
por isso é que a fome em olhão faz valado.claro que os investigadores não passam por isso assim como os governantes e autarcas e os lideres das associassões que pouco ou nada fazem para resolverem os problemasda classe.

Anónimo disse...

continua a proibição da apanha e comercialização de bivalves na Ria Formosa.
A VIVMAR está na frente da luta pela distribuição de apoios ás pessoas,que dependem da ria,e dessa actividade, estejam colectadas ou não,pois muita gente desempregada recorre á ria para matar a fome.
e as associações de productores de olhão o que fazem?
Não há gravissímos problemas em olhão por causa desta paragem obrigatória?
A CMO e o seu gabinete de aquacultura existem,ou é só para subsidiosda U.E. aos mesmos de sempre?

Floripes disse...

Petição a correr contra a poluição na ria formosa, de iniciativa do Movimento de cidadania activa "Somos Olhão",quem estiver contra que assine,pois não é só falar,é preciso mais do que falar .
Será que é dessa que os responsáveis vão ter medo e acabam de vez com os esgotos do T e acabam com as descargas das ETARS para a ria? eos cheiros destas para a atmosfera?
Veremos!
Eu já assinei.espero que muitos mais assinem,para mostrar a força que as pessoas, podem ter em defesa daquilo que é nosso, e que queremos que se preserve.

Miguel Cardoso disse...

Hoje, dia 22/04/2009, foi levantada na sua totalidade a interdição de captura e comercialização de bivalves por obtenção de resultados negativos nas analises de biotoxinas ASP. No fim de contas e para o bem de todos, parece que a nossa costa não está assim tão poluída... como fazem transparecer...

um viveirista farto de incompetentes disse...

mas quem fez transparcer e fez a interdição não foi o IPIMAR?
mas já se previa que a interdição não chegava aos 9 dias, tempo necessário para pagarem compensações,a quem foi obrigado a parar.
parece que não é a 1ª vez que acontece nem vai ser a última.
já agora qual foi a origem?

Miguel Cardoso disse...

Foi comunicado pelo IPIMAR. Esta agora..., a interdição foi levantada para não atingir os 9 dias de inactividade com o intuito de não haver direito ao apoio financeiro, enfim... então é melhor encerrar mais uns dias...

Anónimo disse...

porra os gajos do viveiros queriam enriquecer com os 15 euros diários do estado,mas tiveram azar pois os 15 euros cada são capazes de fazer falta,para darem 150 milhões ao bpp.cambada de nojetos se se parou por causa da saude publica porque não dar essa miséria a quem esteve impedido de governar a vida?

Anónimo disse...

então queriam que a paragem continuasse com a expomar á porta para irem chatear o leal?
vão mas é cavar.
e ver se tem muitas cascas.

Anónimo disse...

Ó sr. Miguel Cardoso o problema não será a falta de trabalho de qualidade do IPIMAR. O que falta é a ligação do IPIMAR aos profissionais de pesca, afinal a razão de ser desse instituto. A divulgação publica dos estudos; os resultados das analises das aguas e os pontos de monitorização; a relação causa/efeito dos problemas, etc, etc. Seria muito interessante haver uma discussão publica sobre a sustentabilidade da pesca; qual o papel das alterações climaticas na biodiversidade costeira; os ciclos de vida das diferentes especies; se deveria ou não ser obrigatorio a utilização de artes biodegradaveis ou até novas artes. Por ora passa-se à frente mas quanto mais tempo omitirmos os problemas mais dificil será a resolução dos mesmos, se é que alguem quer avançar para um desenvolvimento sustentavel. Já agora aproveito para dizer que inicialmente a autarquia olhanense aderiu à Agenda 21, mas se formos procurar pelas cidades algarvias com aquela Agenda, Olhão não aparece citada. Será que desistiu? Pense e verá que não é mera maledicencia

Miguel Cardoso disse...

Mas eu concordo com muita coisa que aqui se denuncia, só não aprovo o aproveitamento de uma situação que não é nova, que é o caso das interdições da captura e comercialização de bivalves por presença de biotóxinas, que já ocorre há muitos anos, para criticar tudo e todos etc.. Eu não tenho cor politica, nem quero ser advogado do diabo, já ouvi muitas versões de cientistas biologos e por aí fora, sobre o que provoca o aparecimento destas tóxinas, pessoalmente tenho as minhas ideias e convicções, no que se refere aos bivalves oceanicos considero que estas tóxinas são provocadas por causas naturais, já nos bivalves de aguas interiores e nesta caso na Ria Formosa "que já não vai formosa" não sei,não, de facto a Ria tem sido muito mal tratada.

J. Carlos disse...

a ria tem sido muito mal tratada e continua a ser.pois ainda ontem as águas de portugal que é o organismo que gere as águas que bebemos e o tratamento de esgotos,anuciou que duplicou os lucros.
ora se duplicou os ~lucros podia aplicar parte desses lucros em fazer novas ETARS na Ria Formosa,com o aproveitamento dessas águas para a rega e evitando que o ar que respiramos fosse contaminado por causa do mau funcionamento da ETAR de poente de Olhão,que está ao abandono.
Se houvesse lei a sério neste portugal há muito que 1º a CMO e agora as águas do algarve tinham levado uma multa pelo não cumprimento da lei no que toca ao funcionamento das ETARS face ás normas europeias.pois elas despejam
todos os dias esgotos mal tratados ,para aguas de produção conquicula e a U.E. tem normas que devem ser
cumpridas.
mas em Olhão compram-se as pessoas certas, nos lugares certos, para que estes assuntos não se discutam e a verdade vá sendo escondida.
Até quando?

Anónimo disse...

se houvesse lei a sério neste portugal em vez dos tribunais julgarem 3 estudantes de Penamacova por terem fechado a escola a cadeado,na altura da luta dos estudantes,contra o estatuto do aluno
,onde se veio provar que os estudantes ou tinham razão ou a ministra teve medo dos ovos.
pois o tribunal julgou os estudantes e deu-lhes de pena 20 horas de trabalho comunitário,aqui a "justiça"
foi célere e já julgou os estudantes.
pergunto eu quando será julgado o agente técnico Francisco Leal,por ser o responsável pela poluição na ria ,casos dos esgotos sem tratamento que a CMO manda diáriamente para a ria?
gostava de ver um tribunal julgá-lo e que ele fosse obrigado a limpar a merda que tem feito ao longo dos anos que está á frente da CMO .concerteza que devia de morrer e não limpava a merda toda que tem feito desde a matança dos cães,até á destrição do nosso património.passando por aprovações esquesitas, para licenseamentos de arquitectura duvidosa.como no parque do levante e frente ao auditórioe no marine vilage que deixou construir em cima de uma estrumeira.