segunda-feira, 13 de abril de 2009

PALESTRA/DEBATE: COMO COMBATER OS ESGOTOS

4ª feira, 15 de Abril, na Recreativa Rica, pelas 21,30 vai realizar-se uma palestra seguida de debate sobre o aproveitamento das águas das Etar.

O palestrante é o Dr. Manuel Costa.

Breve perfil do palestrante:

Engenheiro Agrónomo
Mestrado em Aquacultura
Doutoramento em Agro-Ecologia
Investigador e docente com colaboração prestada na CCDR; UALG e Águas do Algarve
Actividade profissional exercida em:
-Dinamarca, Suécia, Noruega, Itália, Polónia, Quénia, Moçambique, Holanda, Egipto,
Espanha e Guiné.

Todos temos algo novo para aprender e que nos ajuda a pensar na melhor forma de
salvar a Ria Formosa.

Aparece e participa.

19 comentários:

Anónimo disse...

será que a cmo vai lá mandar alguém para saber como se deve fazer?

Anónimo disse...

a CMO e o F. Leal querem lá saber disso, o aproveitamento das águas é negócio de cêntimos, não dá para comissões nem entrada no saco azul

a impressao que se tem de olhao disse...

texto retirado de um blog

O pontão de Olhão
A minha passagem pela marina/porto de recreio de Olhão foi objecto de umas considerações num post anterior.
Passei por lá em Agosto passado, a marina/porto de recreio tinha uns bons 500 lugares, dos quais metade estavam livres.
A água e a electricidades estavam desligadas e a porta de entrada para os pontões estava escancarada por estar avariada.
O cheiro a esgoto era intenso, devia existir alguma descarga por perto.
Atraquei num dos lugares livres e procurei a recepção ou alguém responsável, a minha intenção era sómente passar ali a noite e sair logo de manhã, eram cerca das 1500.
Apareceram dois solícitos funcionários do IPTM que me obrigaram a sair imediatamente.
De nada valeu dizer que sairia logo de manhã, que pagaria, como é lógico, o que me pedissem, nada demoveu o zeloso IPTM.
À argumentação de que o lugar que ocupava tinha dono, respondi que me indicassem então outro e que, se o dono aparecesse, eu sairia imediatamente. Nada demoveu o zeloso IPTM.
Devo dizer que os funcionários lamentavam, aparentemente, o que estava a acontecer, e que, à minha frente, ainda telefonaram para uma doutora qualquer que mandava naquilo, mas a resposta foi firme, o Veronique tinha de sair e já.
Linda resposta, tanto mais que outros veleiros, estrangeiros, nas mesmas circunstancias, por lá foram ficando.

Soube agora que uns amigos que lá tem um lugar para um veleiro, tendo o encalhado para manutenção, ocuparam o lugar com um pequeno barco, também deles. O zeloso IPTM escreveu-lhes a pedir mais dinheiro, pois o barco que ocupava o lugar não era o mesmo que estava inscrito na marina/porto de recreio.

Lindo e justo este critério tipicamente politicó-corruptó-autarquicó-xulo. Triste País este de marinheiros, dizem, que têm gente desta a mandar num instituto que gere as coisas do Mar. Será que essa gentalha sabe onde é o Mar, alguma vez o viram??????

Que diferença para o pontão da Avela, este feito com o dinheiro dos sócios e não como o do IPTM de Olhão, que o fizeram com o dos Portugueses.

NUNCA um veleiro ficou sem lugar no nosso pontão, sem todo o apoio que precisasse, sem a nossa companhia, sem as nossas caldeiradas, OFERECIDAS, sem os nossos presentes e recordações. Leiam, senhores do IPTM o que a Bateaux, a Voile et Voiliers e a Macmillan Reeds dizem a respeito de Aveiro e da Avela.

7 Estrelas disse...

ao comentador das 18.15 o porto de recreio de olhão,ao contrário do que pensa não foi executado com o dinheiro do IPTM mas sim com fudos comunitários, e devia ser entregue para exploração a uma entidade,que tivesse essa actividade que em olhão seria logicamente o GNO pois é a unica entidade que tem actividade resportiva,na área da nautica de recreio e desportiva-
contráriamente a isso o IPTM aproprou-se de uma obra comunitária para servir a população local e destibuiu lugares aos amigos e os que sobraram entregaram indiscrimunadamente,sem regras e sem concurso sendo que a maior parte dos donos dos lugares são de lisboa de faro ou de fora de olhão.
diz você e muito bem que devia haver lugares de cortesia quem nos visita ou a quem está com avarias,mas nem isso existe ao contrário os estrangeiros usam e abisam dos lugares e nimguém lhes passa cartão chegandoa abandonar as embarcações e indo para o seu país e quando chegam nada lhes acontece.
contas dos lucros e das receitas dessa exploração indevida não existem.a CMO deve de estar à espera que os amiguinhos do hoel inaugurem omhotel para lhe dar de mão beijada a exploração do porto de recreio.
o esgoto é bem verdade pois existem vários esgotos a despejarem sem tratamento para esse porto de recreio.
mas a CMO sabe e nada faz ,pois p presidente da CMO e os vereadores tem o nariz e os olhos avariados e não sentem o cheiroa merda nem a vêm correr.
mas os de fora bem sabem que essa triste realidade acintece em olhão numa cidade que o presidente da CMO diz que quer transformar numa cidade de 5 estrelas mas que não consegue ou não quer acabar com o cheiro a merda .

Anónimo disse...

a CMO quer lá seber desse drº.
o que a CMO quer é feiras e feirinhas.
e dizer que defende o ambiente.
e depois faz das cegonhas churrasco como vem no blog rosa.

Anónimo disse...

Todos os portos de recreio têm de ter pelo menos dez por cento da capacidade total livre para os barcos que estão de passagem e nao ficam mais de duas noites.
O organismo neste momento que gere o porto de recreio,o IPTM fa-lo apenas porque teoricamente a obra nao esta concluída , devendo esta ser terminada pela empresa / grupo que venha ou viria a concessionar o porto assim como todas as infraestruturas de apoio , armazens , lojas etc .
Acontece que logo quando se iniciou a construção da marina existia uma lista de inscricôes por ordem de chegada no IPTM que rapidamente se esgotou. Talvez um indicador da necessidade de lugares e amarrações que fazem falta na zona do sotavento algarvio , no entanto muito boa gente viu a possibilidade de fazer um bom negocio e mesmo sem possuir barco ou apenas utilizando um mês por ano, adquiriu lugar , daí a explicação para tanos lugares vazios, mas pedindo informações no iptm dizem que a marina esta lotada .Depois obviamente , para não sermos diferentes do resto do país existem os tais amigos e conhecidos de , etc.etc (bastantes por sinal )
Se souberem tornear o senhor José da gloria com jeitinho talvez lá para o verão consigam amarrar o barco...


Marau

Anónimo disse...

E sete estrelas : nao pense que éo grupo naval que tem capacidade para gerir uma infraestrutra do genero , além de ja não se entederem com o que têm ,falta-lhes o "tacto" para a coisa... e depois essa de ter actividade desportiva , deve ser só pesca e como disse bem de recreio , porque quanto as restantes modalidades so la estão para dizer que são instituição de utilidade pública .

Marau

Anónimo disse...

estão é à espera do amiguinho certo para lhe untarem as mãos.

Olhão cheira a Merda disse...

querem saber como funcionam as coisas para arranjar um lugar na vistosa Marina de Olhão que só foi construída para se venderem melhor os apartamentos do marina vilage e favorecer o futuro hotel.
para arranjarem um lugar perguntem ao ex. vereador da cultura e actual administrador da fesnima como se faz.
pois ele não tinha lá lugar tinha o barco em espanha e de um momento para o outro conseguiu lá um lugar.
aliás só lá pôs o barco depois de terem contratado uma empresa de segurança para o local.
já agora quem paga essa empresa de segurança? o IPTM ou a CMO?
coisas estranhas se passam nessa marina ,desde esgotos directos a despejarem para o local como favorecimento de amigos e trocas de lugares a troco de dinheiro.
sendo que segundo os regulamentos os lugares não são efectivos,pois quando houver uma empresa que tome conta do local, pode pôr toda a gente na rua.

Floripes disse...

uma boa iniciativa, de quem se preocupa pelos problemas da ria.
porque não vão os responsáveis locais a essa palestra, para debaterem,com quem sabe? pois pelo curriclum, de quem vai fazer a palestra ,o homem sabe da poda.

Atento disse...

será que os candidatos à CMO do ps ,psd, cdu, be , mrpp e do cds,vão lá estar presentes?
Pois não é só concorrer às eleições é preciso conhecer as soluções para o concelho!
Veremos!

tóino disse...

A Câmara quer lá saber dessa coisa de evitar amandar com esgotos para a Ria.
Até as Etars constrídas, foram-no porque era obrigatório e dava acesso à mamada de fundos comunitários.
Agora o que vai ser defendido nos cafetantes é um negócio de caca sobre a caca que este gajo do leal anda a fazer e de certeza não vai lá, porque é negócio que não dá para assacar pró azul.
O torra cegonhas tem mais com que se preoucupar.

Anónimo disse...

acabou agora a palestra do drº manuel da costa.foram cerca de 40 pessoas e de responsáveis da CMO nem vê-los.
mas fiquei a saber nessa palestra que está proibida a apanha de molusculos em toda a ria formosa.
lá saberá o chico leal o motivo.assim como o IPIMAR.deve ser por causa da água da ria estarem muito limpas.

Atento disse...

a ser verdade o facto da interdição,da apanha de molusculos em toda a ria formosa, fome vai fazer valado,não só em olhão mas também em faro,tavira e vrª de stº antónio..
pois muita gente depende da ria para sobreviver.
mas a isso os nossos governantes não ligam ,pois sabem que têm responsabilidades por não terem feito aquilo que era sua obrigação ,ou seja o combate à poluição que existe na Ria Formosa.
entretanto leal e companhia vão fazendo feiras feirinhas e petiscadas,em nome do ambiente da ria formosa,e as pessoas cada vez com mais fome.
E os ditos democratas e Homens de "esquerda",ficamm em casa a coçar os tomates.

Presente na Palestra/Debate disse...

Tb lá estive. O Prof. Manuel Costa chegou a uma conclusão bastante interessante e que, a custo reduzido, evitaria toadas as descargas para ria: As águas residuais misturadas a 50% são boas para a rega de plantas, inclusive agricultura.

Quanto às "politiquices", claro que não estava ninguém da CMO, pelo menos que eu conhecesse. Do PSD tb penso que não. Estava o candidato do PCP e pelo que se diz nas entrelinhas, pessoas que estão a tentar impulsionar o aparecimento do BE em Olhão.

Quanto à iniciativa e os "movimentos" que a organizaram são bem vindos e apoiadissimos.

A Democracia não é só votar de 4 em 4 anos e só nessa altura é que os políticos se preocupam.

Anónimo disse...

os gajos do ps estão mais interresados emm$

Anónimo disse...

já não bastava a poluição da ria agora são as toxinas asp.e que faz leal e companhia feiras musica e churasco de cegonha.
gasta-se mais de 200 000 euros em perservar um ninho de cegonhas e não se consegue acabar com os esgotos do T.porca miséria.

Anónimo disse...

Os Olhanenses têm o resultado dos
políticos que escolheram. O signatário, também está incluido, pois considera-se traído por pessoas sem qualquer tipo de vergonha, educação e principios.
Votei numa equipa de vendilhões.

Anónimo disse...

o drº manuel da costa foi convidado da ARH para discursar numa discusão publica sobre a solução dos esgotos.~,na universidade do algarve.
sinal que os cafetantes tiveram visão das alternativas positivas que podem ser implementadas na ria formosa para se acabar com as descargas das etars na ria.
pena que leal e seus acólitos não fossem á palestra pois teriam aprendido qualquer coisa.