segunda-feira, 6 de abril de 2009

UM PAÍS A CAIR DE PODRE...

A cada legislatura que passa, o cidadão anónimo vai ficando cada vez mais descrente na democracia que temos, se é que a isto se pode chamar democracia. Na Educação, na Saúde e na Justiça vamos constatando o falhanço das políticas dos sucessivos governos, todos eles com base no P"S" ou no PSD e, por vezes uma "coisa" que se dá pelo nome de CDS.
Ao longo dos anos vamos vendo os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Vamos vendo gente que notóriamente ostenta uma riqueza que não se sabe de onde provém. A par disto, é vulgar encontrarmos na comunicação social situações que nos fazem pensar seriamente se vale a pena viver com honestidade.
Os politicos são pródigos em dizer que não querem a política misturada com a Justiça. Mas, na prática, o cidadão comum vai constatando precisamente o contrário. É esse o sentimento. Pode Fátima Felgueiras estar inocente que a maioria dos cidadãos deste país não acredita. Pode Valentim Loureiro estar inocente que ninguém acredita. Isaltino Morais, o mesmo. Avelino Ferreira Torres, idém, aspas.
Mas todos eles se vão safando, porque tem um primo que é motorista e a mulher cabeleireira ed esta ganha bem e dá-lhe o direito de o dinheiro aparecer na sua conta caído do céu, porque o apito não é dourado mas avermelhado, porque uns são rosa e os outros laranja, etc, etc.
Casos houve que mostraram alguma seriedade ao estar na política: António Vitorino, Murteira Nabo e até mesmo Jorge Coelho. Mas todos eles acabaram pedindo a demissão e deixaram que a sociedade os "julgasse" pelos "crimes" cometidos e acabaram sendo absolvidos de uma forma honrosa.
Mesquita Machado do P"S", com o que tem em "cima" de si e ao nomear Domingos Névoa para o lugar que nomeou, está a dizer ao Povo Português que vale a pena ser corrupto (foi pelo crime de corrupção que este foi condenado em tribunal). Podem as "contas" de Mesquita Machado estarem todas certinhas mas ficará sempre a dúvida.
O caso Freeport está longe de chegar ao fim. A suspeição, fundada ou infundada, abateu-se sobre o primeiro ministro. A forma como o mesmo contornou as situações, nunca foram cabalmente esclarecidas e as dúvidas quanto ao seu título de engenheiro ficarão sempre no ar. Agora, são as dúvidas no caso Freeport e na central de compostagem da Cova da Beira que também ficarão a pairar, casos estes que, com toda a história das "pressões" ainda mais veio adensar as dúvidas.
Num país normal, o primeiro ministro já devia ter pedido a demissão e permitir que a Justiça seguisse o seu percurso normal. Quem não deve, não teme. Mover processos crime contra os orgãos de comunicação social que tem tratado estes casos só vem aumentar as dúvidas. Era bem melhor que José Sócrates se demitisse, que deixasse a Justiça seguir o seu percurso normal e, depois, sim, se ficasse ilibado, então moveria processos contra quem o teria difamado...

13 comentários:

Anónimo disse...

o presidente da républica já devia ter demitido este governo! e os partidos da óposição ja deviam ter pedido a queda do governo.

7 Estrelas disse...

hoje é mais um daqueles dias que cheira a merda em olhão! será que o presidente leal,mais os vereadores da CMO mário gongalves ana leal joão peres e quejandos não têm cheiro?
pois se tivessem cheiro, bem podiam perguntar o porquê deste cheiro a merda ,que essa ETAR emana para a atomosfera, ao director das aguas do algarve ,que diz que a ETAR de poente funciona bem.
Vergonha é o que esses reponsáveis pelo pder em olhão fazem ás pessoas,obrigando-as a respirar este cheiro enquanto eles estão em gabinetes com ar condicionado e por essa razão não sentem o cheiro a Merda.

Anónimo disse...

Hoje, a estação elevatória de Bias Entrou em colapso e derramou toneladas de caca na Ria Formosa. Desta vez o narigudo em presidente não deu a cara para as camaras da TVI declinando a responsabilidade e assacando-a às Aguas do Algarve. A verdade é que a cada dia que passa a Menos Formosa Ria é alvo de toda a espécie de atentados. Olhos que não vêem não sentem e desta vez não foram tão lestos a mandar os camiões transferir as toneladas de efluentes derramados directamente na Ria. Longe do olhar dos cidadãos eleitores e por isso sem impacto visual; um crime que passa despercebido

Anónimo disse...

Não estou bem de acordo com a leitura feita pelo autor porque para Jorge Coelho é mais importante ser ex do que ministro. Também ele de um momento ficou rico e veja-se os negócios que o Grupo Lena tem feito. É dele a compra da maioria dos orgãos de comunicação social regionais; é um dos mentores da nova censura silenciando as vozes discordantes nas várias regiões. É certo que os administradores deste país são pagos principescamente mas o desmesurado e rápido crescimento são factor de desconfiança. A dispersão no mundo dos negócios em tempos de crise, com a pujança com que se apresentam deixam muito a desejar. A aposta na construção civil neste momento é boa para quem tem óptimas relações dentro do aparelho de estado. Veremos o que nos dirá o futuro

simão disse...

ora boas!
entao já há novidades das cegonhas ó nada?

quanto as elevatorias como a de bias não consigo perceber como equipamentos novos estao a dar tanta barraca!!!!!
pedia que se alguem tem imagens dessa falha de bias que as envie para pescaolhao@gmail.com e para o olhao livre

costa disse...

Hoje foi a estação elevatória de Bias amanhã será a da praça,e assim contunuaremos, no meio da merda, que essa vereação e todas as outras form incapazes de resolverem!
Mas para eles tudo está bem,a nivél de saneamento básico e nós cidadãos todos os meses lá vamos como ,cordeirinhos pagar a taxa para a CMO tratar dos esgotos mas esses, continuama não serem tratados.
Está na hora das pessoas pedirem contas, do que se tem feito,durante os 30 anos que o ps está à frente dos destinos de Olhão.
Hoje leal e companhia não sairam da toca, nem chamaram as televisões, para dizerem que defendem o ambiente!

R.Madeira disse...

há meses atrás foi a estação da caca, que fica junto à praça do peixe que deu o berro .andaram mais de 10 camions que servem para a limpenza de fossas durante 2 dias a passear a merda,que tiravam de 3 ou 4 sitios para a estação da caca ao pé dos estaleiros.
a merda devia era rebentar nas instalalções da CMO no largo sebastião joaquim mestre,podia ser que viessem esses camiões e levassem a merda toda daqueles autarcas merdosos.
que falam em turismo mas que não se lembram, que os turistas ,não gostam do cheiro a merda que olhão tem.

Floripes disse...

a ser verdade que a estação elevatória de bias colapsou,a quem pedir as responsabilides por mais este crime ambiental?
ao que sei as obras ainda não têm 5 anos e devem ter garantias?
mas quem vai ser responsabilizado? concerteza que nimguém aliás como acontece diáriamente no T na Marina,de olhão, na ribeira ao pé do macdonalds,na horta da CMO,na docapesca de olhão,e em tantos casos que os esgotos descarregam para a ria sem tratamento.
eles falam falam em defesa do ambiente mas nada fazem para o defenderem.
Não é verdade srºengenheiro,F.Leal?

Anónimo disse...

Diário da República, 2ª Série, nº51, 12 de Março de 2008


PORTUGAL NO SEU MELHOR

MESTRE EM GESTÃO E MANUTENÇÃO DE CAMPOS DE GOLFE

Diário da República, 2ª Série, nº51, 12 de Março de 2008

(Encontrado aqui e podem confirmar em
http://www.dre.pt/pdf2sdip/2008/03/051000000/1067010674.pdf

Leiam bem:

Mestrado em Gestão e Manutenção de Campos de Golfe

Não é curso profissional, nem licenciatura, é mestrado! O doutoramento
virá a seguir.

Na cauda da Europa, mas com todo o requinte - e com os nossos impostos. Isto só mesmo num país do 4º Mundo.
Deve haver um filho da p--- dum familiar qualquer do Sócrates encarregue a um campo de golf algures.
Meus amigos isto precisa de SANGUE e ONTEM (não já).
VOLUNTÁRIOS?

J.Luis disse...

A CMO está tão habituada a lidar com merda, que já não liga a nada do que o vosso blog diga.
a óposição não existe pois está toda junta na merda.

Somos Olhão! disse...

ao Simão que comentou aos
6 de Abril de 2009 18:11
O SO! informou a CEPNA e o PNRRF do ninho de cegonha na grua na 125.
Do PNRRF, recebemos a seguinte resposta:
Exmos Srs.

O ninho em questão já se encontra identificado pelo Parque Natural da Ria Formosa, visto nesta área protegida, ser realizado anualmente censos dos casais nidificantes desta espécie.
Quanto ao desmontar de grua, por ter sido permitido a construção do ninho, o proprietário fica agora obrigado a pedir autorização para a remoção do ninho quando pretender retirar a referida grua. Esta operação só poderá ser autorizada fora da época de nidificação.
Agradecidos pela atenção.

Com os melhores cumprimentos

O técnico superior

Armando Moura
PNRF - Armando Moura [xxxxx@icnb.pt]

simão disse...

peço ao SOMOS que guarde o mail com essa resposta para caso o construtor derrube o ninho, veremos se alguem sofre consequencias ou se sai impune como o do riashopping,

agradeco a vossa atençao e quero que saibam que estou ao vosso dispor, continuarei a avisar de casos que saiba.

obrigado.

um olhanense disse...

Terça-feira, 7 de Abril de 2009
Queixa-crime sobre o Recadogate
O Movimento para a Democracia Directa - DD apresentou hoje, 7-4-2009, conforme noticiou a TVI no seu Jornal Nacional das 20 horas de hoje (além do video, a notícia em texto no Diário IOL), uma queixa-crime na Procuradoria-Geral da República para apuramento de eventuais responsabilidades criminais do primeiro-ministro José Sócrates, do ministro da Justiça, dr. Alberto Costa, e do procurador-geral adjunto presidente do Eurojust, dr. Lopes da Mota, relativamente a alegadas pressões, alegadamente exercidas através do procurador Lopes da Mota, sobre os procuradores titulares do inquérito ao Freeport, dr. Vítor Magalhães e dr. Paes Faria, para o arquivamento do processo. A serem confirmados os graves factos denunciados, os alegados comportamentos destes dirigentes, tidos no exercício das suas funções, e noticiados nos media, podem constituir a prática dos crimes de coacção agravada, tráfico de influências, favorecimento pessoal, denegação de justiça, prevaricação e abuso de poderes. Como fundamento da queixa estão as notícias, publicadas nas ultimas semanas em diversos media - CM, Sol, DN, Público, IOL Diário, 24 Horas, TVI, JN e outros -, de alegadas pressões, exercidas para o arquivamento do processo Freeport, sobre os magistrados titulares do processo Freeport.

O princípio 7.º da Declaração de Princípios do Movimento para a Democracia Directa - DD estipula a defesa da "real separação dos poderes legislativo, executivo e judicial". As notícias de alegadas pressões sobre os magistrados titulares de um inquérito, onde o primeiro-ministro é referido por alegada corrupção, para o seu arquivamento rápido, não pode ser ignorada, nem as autoridades fingirem que não existem ou não têm relevo, nem os cargos e o Governo ficarem debaixo dessa suspeita. Portanto, importa ser consequente com os princípios defendidos e suscitar a investigação do caso pelo Ministério Público.

Aberto necessariamente um inquérito pelo Ministério Público, se nenhuma das denúncias dos procuradores for confirmada, ficam os governantes e dirigentes políticos livres da suspeita pública; se for apurado algum comportamento indevido, devem responder por isso. Em qualquer caso, o Movimento contribui para o esclarecimento da verdade e para o reforço da dignidade do Estado.

De qualquer modo, à parte o eventual relevo criminal, está em causa, por acção e omissão, o regular funcionamento das instituições democráticas. É responsabilidade indeclinável dos cidadãos contribuir para a protecção da democracia de qualquer tentação ditatorial. Os cidadãos não devem ter medo