domingo, 15 de novembro de 2009

CMO destrói zona húmida da Ria Formosa

A C.M. de Olhão mais uma vez é apanhada com as calças na mão e à revelia de tudo o que são leis e normas, procede ao entulhamento de mais uma parcela húmida da Ria Formosa.


Mão amiga, de um observador de aves, fez chegar às minhas mãos as fotos de um camião da C.M.Olhão, a descarregar entulho no Sábado dia 14 de Novembro.



Pelas fotos pode-se observar que o camião da Câmara Municipal, entra pelas oficinas da C.M.O., e vai descarregar o entulho proveniente de obras de construção civil nas salinas ali ao lado.

O presidente da CMOlhão fala em turismo da natureza mas na prática permite, sistematicamente, que se cometam crimes ambientais e que se destrua o nosso património natural. Isso é como matar a galinha dos ovos de ouro à nascença.

Sabe-se bem que a atitude do actual presidente F.Leal face ao ambiente é má, pois persiste em não acabar com os esgotos clandestinos e autoriza a construção de novos edifícios nas margens da Ria Formosa.

No entanto, admitam, é preciso mesmo descaramento para, em plena discussão pública sobre a avaliação estratégia ambiental do Programa Polis Ria Formosa, a própria C.M.Olhão entulhar mais uma zona húmida da Ria Formosa. Será que o objectivo é roubar mais uns metros à Ria com o intuito de fazer um parque de estacionamento, para servir o empreendimento privado Marina Village?

Deixo no ar as seguintes perguntas: podem, a C.M. Olhão e o seu presidente, estar acima da lei? O que diz a isso o director do PNRF? O que pensam os partidos da oposição? O que diz a isso o P.S. local e nacional? Será que o P.S. local é, cada vez mais, só o F.Leal? O que dizem a isso as associações ambientais Quercus e Almargem?

49 comentários:

Atento disse...

parabens ao fotografo,pois as aves por enquanto estão ali mas quando for feito o parque de estacionamento de certeza que vão fugir para outro local.
tem de desmascarar os governantes que dizem uma coisa e fazem outra,e francisco leal conforme mostram as imagens é cada vez mais um destruidor da natureza.
será que ainda vão haver vozes que concoradam com essas atitudes de f.leal.

Anónimo disse...

só sabem falar mal o nosso presidente é o maior.olhão é o melhor concelho do algarve,onde há menos desemprego e fome,vocÊS QUEREM É TACHO.SE FOSSE O PRESIDENTE MATAVA ERA AS GAIVOTAS TODAS.SÓ SABEM É CAGAR OS CARROS

mateus disse...

Anarquia para o maior assassino-mor do concelho de Olhão.
Viva a miséria!
Viva a pobreza!
Vivam os incompetentes!
Viva a "evolução"!
Viva a destruição!
Viva a pouca vergonha!
J Mateus

Anónimo disse...

então porque não vão perguntar à D. Fernanda Luz ou intitulada Dra Fernanda luz quais os negocios que ela tem com o Sr. joão Pereira para saber tudo da vida dela ou porque não lhe perguntam quais os negócios com o Dr. Pina vereador da CMO

Anónimo disse...

A filial da Quercus é em Olhão, penso que o autor deste blogue devia enviar esta informação para Quercus, para ver o que fazem.

Anónimo disse...

Se eu fosse gaivota cagava era em cima de ti e do teu presidente hó anonimo das 20.01.
Como já há poucos cães para matarem agora querem destruir os passaros.Então pategos agora isto tambêm é mentira é invenções.
A isto chama-se FACE ÁS CLARAS nem é preciso escutas,palhaços vestidos á leal.

Anónimo disse...

Boas fotografias para mostar a Dnª Valentina Calixto no dia da discussão publica no parque.
Que tipo de AAE querem fazer com cenas destas ? Ou será que estamos enganados,não será uma DESVALIAÇÃO AMBIENTAL por parte da Camara.

Anónimo disse...

Estas fotos deviam ter uma publicação mais ampla,sei lá BRISAS DO SUL,envio para a ALMARGEM E QUERQUS,e jornal o SOL então a tal jornalista que publicou a vida empreserial do J.P.
agora tem aqui um assunto melhor.

Anónimo disse...

Este assunto merecia queixa á GNR departamento do ambiente.
Pelo que se afigura com o tempo nãp temos ria formosa.

Anónimo disse...

Não me posso identificar,por motivos obvios de interesse profissional, mas quero que me levem a sério no que vou transmitir.
AS OFICINAS /PARQUEAMENTO/CANIL
portanto instalações da camara,irão em breve mudar de sitio
isto é assunto assente na agenda presidencial e dos vereadores da confiança.Dois possíveis sitios para estas instalações: Novo parque industrial Quelfes .
Ou despropiação de terrenos junto a João de Ourém (junto ao novo traçado variante).

Fonte Segura.

tórico disse...

como é que vai haver discusão publica com crimes dessa natureza.
1º comete-se o crime de entulhar a ria e depois vai-se discutir?
ó D.valentina será que a ARH não sabe desse aterro e dos atentados na fuzeta? ou será que a algarcer que tem negócios sujos com a CMO, é de algum familiar da D.Valentina Calixto?
como é que está o processo da poluição das aguas das piscinas municipais de olhão? em águas de bacalhau não é D.valentina?
será que a judiciária não sabe o caminho de Olhão,ou o leal é como o zézito que pode prevaricar à vontade?

Anónimo disse...

boa olhão livre.
é assim que o leal está sempre ao seu lado.
já aconteceu um caso de arranque de laranjeiras por um camião da CMO para o srº ex.vereador j.peres,agora é para aterrar esta zona humida,onde as gaivotas de Houdini vem descansar.
o que mais irá acontecer em matéria de ataques À NATUREZA ?
continuem na denuncias do que está mal em olhão,pois o psd partido em quem eu votei nada faz.
um psd descontente.

Anónimo disse...

deviam de haver mais pessoas como essa,onde se visse que a CMO estava a fazer merda era logo comunicar ao olhão livre.só assim é que se pode parar esse cacique do leal.
o cacique leal faz dos vereadores gato sapato e as reuniões da CMO é só abanar a cabeça,e assinar reuniões de camâra com 30 e 45 minutos e onde o presidente diz que só responde por escrito, ao unico vereador que lhe faz perguntas.

NEVES disse...

Como vem sendo hábito ultimamente os meus comentários não são publicados,mas não deixo de dar a minha opinão sabendo de ante-mão que vão usar a censura.
O que aqui está demonstrado,trata-se de um aterro dentro das instalações da própria camara, como tal em terrenos privados,se repararem estão dentro da vedação das oficinas-parque da camara.
Não é nada de tomar zonas HUMIDAS.

NEVES

ol disse...

oh miudo, oh neves, soice mil e qualquer coisa do ps, censura faz o teu dono, o Leal quando não responde aos cidadãos e nem a um vereador eleito democraticamente. Na tua miopia não vês, talvez porque não tenhas ampliado a foto da traseira do camião, que não está a vedação a que te referes. De qualquer modo, entulho é entulho e está dentro de uma zona onde tal não deveria acontecer. Claro que nunca verás porque também não há pior cego que aquele que não quer ver.
Queixas-te de censura e nós até publicamos algum do "lixo" que nos envias quando na realidade deveríamos era enviar-te a ti para a lixeira porque é lá o teu lugar. Vem sempre assim, zequinha, desculpa, nevesinhe

Anónimo disse...

mom ió neves deves ser é cego.ou então o cara dura, endrogou-te com o xá de pintelho,da tal.
mas costuma-se dizer que o maior cego é aquele que não quer ver então a CMO agora é dona das zonas humidas?
podesa é dizer que há muito que a cmo anda a roubar espaço á ria pois há edificios do mnarina village que estão em cima da antiga estrumeira e outros onde dantes era sapal,
como é que o marina village comprou esses terrenos é que era bom saber.
pois os unicos armazens eram 2 como podes ver no goglle.
o que o leal quer é aterrar a zona para mais tarde vender a outro grupo de hoteleiros que mandem uns envelopes.

L.Guia disse...

camião da CMO a trabalhar ao sabado,com a matricula 47-46-DS,e a jogar entulho para zonas humidas .
o que estão á espera os partidos da oposição?
está a decorrer um debate publico sobre a zona e o leal manda logo aterrar antes de se saber se é aprovado ou não?
então isso não é crime ambiental?
esse neves deve ser ummlacaio de todo o tamanho do leal,deve ser daqueles que abana a cabeça e come umas sobras.

Marreco disse...

A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa irá realizar uma sessão publica de apresentação do Relatório Ambiental Preliminar do Plano Estratégico da Intervenção de Requalificação e Valorização da Ria Formosa no próximo dia 23 de Novembro, pelas 17 horas , no anfiteatro do Centro de Educação Ambiental de Marim, no Parque Natural da Ria Formosa.

Anónimo disse...

mas antes da discusão publica leal já se antecipou e entulha zonas humidas.que depois deixarão de ser humidas e por vontade do leal a parque de estacionamento do marina vilage

Olhanense Preocupado disse...

E já alguém reparou no entulho que existe na Praia do Pedro Zé? Fica quase dentro do recinto do Parque Natural! Isto só demonstra a falta de vergonha na cara do Xico Leal e do Director do Parque!!!

Anónimo disse...

francisco leal tem sido o presidente da cmo que mais espaços tem ganho à ria.
por esse andar qualquer dia não temos ria.é casas de um lado e do outro fica a canal para a merda das etars sair para o oceano

Anónimo disse...

ao comentador olhanense preocupado.aconselhoºo a ler o post de 12 de julho de 2009 publicado por mim e que refer o estado em que se encontra a antiga praia do pedro zé.
mas essa zona não interresa ao leal reabilitar,pois os negocios com os hoteis são do lado de poente,a esses grupos é que interresa servir
olhão foi despojada da ultima praia que tinha,que era o pedro zé.
e as salinas da zona foram aterradas o PNRF nada fez e a CMO construiu aí a etar de nascente destruindo mais uma parcela da ria e tudo isso no mandato do leal.

Anónimo disse...

pedro zé ilha da lebre e do knitra foram as praias de olhão que fizeram desaparecer,em troco de envelopes.
agora com o noivo hotel em marim querem refazer a praia dos cavacos para servir não a população mas os clientes do hotel.a população é escorraçada para detrás do cerro da cabeça.e os ricos de lisboa,e do norte, atacam as margens da ria.

Anónimo disse...

faz hoje duas semanas estive na oficina do meu pai, depois das obras que foram feitas por nós na reparação do telhado, a remover entulho. A pergunta que se pôs ; onde é que vamos jogar isto ?
Ligamos a uma dessas empresas de recolha de residuos e entulhos , mas a quantidade que nos tinhamos para entregar não justificava segundo eles o envio de um contentor , além de o preço ser exorbitante. Depois de alguma pesquisa soubemos que os estaleiros da sofareia, a empresa de dragagens de faro, recolhe entulho que tritura e depois envia para a cimenteira . Resumindo ; pagámos três euros para a entrega de uma tonelada e meiade entulho e ficámos de consciência limpa , agora ao ler esta noticía a vontade que tenho, sinceramente, era agarrar no mesmo entulho que já entreguei e despeja-lo em frente á porta da camâra e junto ao volvo do Sr Leal e ainda lhe deixar um cartãozinho no topo do monte , daria um belo espetáculo , causaria por certo algum "impacte " nos passantes, e havia de ser comentada a proeza ou a maluquice nos cafés, só assim é que a coisa vai lá , pela força .

Marau

Anónimo disse...

Claro que o poder está acima da lei, na nossa cidade um exemplo disso são os nossos bombeiros que desde final de setembro não tem comando, acabou a comissão de serviço dos que estavam e nada se sabe. tá a cãmara à espera de quê com um corpo de bombeiros profissionais que tem dois bombeiros de 1ª classe, um de 2ª classe e o resto de 3ª classe? isto é unico no pais, e tornasse numa irresponssabilidade do CARRAÇAS.Mas não faz diferença, pois o responsavel maximo da segurança no concelho é em qualquer lado do pais o presidente da camara.Deus nos livre de acontecer uma desgraça qualquer.

Anónimo disse...

Ai que soudades do pedro zé, bela praia, Por vezes quando vou dar um passeio nas salinas do conquenão que ficam logo ali ao lado, é uma senssação de paz junto à cidade, mas depois logo pensso quando é que tambem aquelas são destruidas para a construção. Por favor não destruam o pouco que nos falta salvem o que ainda pode ser salvo.Deixem um bom legado aos nossos filhos e netos.

Anónimo disse...

ora aÍ ESTÁ UMA BOA IDEIA.DESPJAR O ENTULHO À PORTA DA cmo

Anónimo disse...

então e negoicio da jardinhagem? agora a algarcer também já fornece plantas à CMO? começou no lixo e já vai nas plantas negócios sujos e floridos é o que está a dar
para o P.S. (partido das sucata).

Anónimo disse...

Despejava o entulho em cima do cara dura de maneira a ficar o nariz de fora como antena.

Anónimo disse...

mom o leal tácagando pra vocês bando de más linguas,só sabem é dizer mentiras essa do aterro é mais uma.
se calhar o motorista da C.M.O. é que tava a fazer uns biscates.

Anónimo disse...

um dia a casa vai abaixo e o leal, terá de fugir e não marchar.

Anónimo disse...

então não vem que as fotografias são falsas, as casas em olhão são branquinhas e com açoteias e os mamarachos que aparecem nas fotografias, quando se clica em cima delas, são cor de laranja e cinzento.
isso deve ser em albufeira pois F.LEAL É UM GRANDE DEFENSOR DO CUBISMO.
VOTA PS POIOS LEAL ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO.

Anónimo disse...

Com o LEAL o entulho está sempre ao seu lado,patego.

Anónimo disse...

Um dos Boss da face oculta acha que e a face da justiça que esta em causa !
E ele "Mario" , sera que esta limpo? Quantos anos tem o partido dele e ele proprio de poder?
Tambem nao foi ele presidente da Republica? Que fez?
Que tem feito o Ps? Mandou o Cravinho para Londres! Porque? Possivelmente para o calarem! pois naquela altura estava a levantar muitas ondas! A e o menino que era deputa, esta parece e que e a justiça do bloco central com o tal dos submarinos e dos chaparros do BES.
Preparem-se porque esta corja tem uma rede muito bem montada, Watergate em Portugal e impossivel mas pode ser que um dia venha a acontecer como no Benfica com o Vale tudo.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 15:31:
Sabia que o novo presidente da CM, vai fazer um corpo único de bombeiros, sendo que o treinamento de ambas as corporações (municipais e voluntários), terão um só comando.
Ao que foi afirmado pelo actual presidente da Câmara, em seu devido tempo será construido um novo quartel.
Essa lâmpada fundida de Olhão que copie o que se vai fazendo na casa do vizinho.
J Mateus

Anónimo disse...

parece que o leal vai ter de se justificar pela merda que tem andado a fazer em olhão,pois isso já chegou ao parlamento.pelo b.e.
e os outros partidos ditos da oposição tão dormindo?e a cdu ? que tanto fala quando há eleições está a pensar para onde foram parar os votos?ou só fala daqui a 4 anos?
foi assim no avisar toda a gente e tentou fazer o mesmo com o somos olhão mas saiu-lhe o tiro pela culatra.
o psd esse não vale a pena falar pois o leal ao dar dois partimes aos vereadores do psd mais um lugar na administração das praças ao prfº alberto acabou por se deixar silenciar.
o cds ainda é o que faz alguma coisa na cloligação

Anónimo disse...

a cdu tá cagando para o olhão livre ,foi por vossa causa que nós não elegemos o camarada castanheira

Anónimo disse...

Senhor J.Mateus esse comentario era correcto se estivessemos a falar dos bombeiros de faro. Não é correcto tando a falar dos de olhão que sempre foram mistos. Se não sabe do assunto, neste caso pelo menos não fale.

Anónimo disse...

os novos vereadores eleitos concordam com a politica do leal de ataque à ria formosa?
sei por ser amigo do drº abundio que ele um dia esteve para comprar um terreno com uma vista espectacular para a ria entre marim e bias sul.até era barato. falou com o dono do terreno e inquiriu o porquê de vender o terreno tão barato,ao que este respondeu:não se pode construir!
o drº abundio desistiu da compra do terreno e passado meses quando passou por lá estavm a fazer um casa.
será que o dº abundio que passou por isso não tem uma palavra a dizer sobre as ilegalidades que estão a cometer ao permitir que se construa em cima da ria?

Anónimo disse...

ó drº abundio quer fazer uma casinha ,com vista para a ria? fale com o seu amigo e colega prfº alberto que ele consegue.como aliás tem conseguido tudo o que quer.
o drº abundioagora como vereador, só tem é de não levantar a voz contra o leal, e assinar tudo sem discutir muito.
vai ver que consegue.ponhqa os olhos no prfº alberto e no homem das farmácias

Anónimo disse...

tá o carcanhol em monte .
nos viveiros do pininha e do chalana.
leal e companhia carrega do outro carcanhol.

Anónimo disse...

Polis promove sessão sobre Plano de Intervenção na Ria Formosa


A Sociedade Polis Litoral promove uma sessão de esclarecimento sobre o Relatório Ambiental Preliminar do Plano Estratégico da Intervenção de Requalificação e Valorização da Ria Formosa, dia 23 de Novembro. Documento está em consulta pública.


O Relatório, que “avalia o Plano Estratégico em que se baseiam todas as intervenções da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa”, segundo aquela entidade, vai manter-se em consulta pública até 27 de Novembro, período após o qual será redigido o Relatório Ambiental Final, tendo em conta os comentários e sugestões recolhidos durante a fase de consulta.

A sessão pública de apresentação do Relatório Ambiental Preliminar vai decorrer no dia 23 de Novembro, às 17h00, no anfiteatro do Centro de Educação Ambiental da Quinta de Marim, em Olhão, com vista a esclarecer dúvidas e a promover a participação dos cidadãos.

Anónimo disse...

Hó Patego das 22.43 quando é que tiveste um vereador na camara.

31 disse...

"Portugal desceu novamente no ranking anual sobre a percepção da corrupção, segundo um relatório hoje divulgado pela organização não-governamental Transparency International. O país obteve 5,8 pontos, numa escala de zero (altamente corrupto) a dez (altamente limpo), contra 6,1 pontos no ano passado, caindo da 32ª para a 35ª posição, entre 180 países avaliados."

Anónimo disse...

olha o nosso querido camarada filipinho ramirez,foi vereador da merda.e hoje é presidente da A.M.
(Assembleia da Merda)como vês continua na Merda.mas já foi do PCP.ele e a mulher esmeraldinha ramirez que já deputou na A.R..embora nada fizesse por olhão.
mas eram os dois camaradas do PCP.O drº antonio pina ex.uma carrada de coisas também era do PCP.mas já se sabe os tachos estavam dificeis, e mudando para o partido da manita foi um ver se te havias.

Anónimo disse...

O homem não "estava" ao lado do motorista, pois caso contrário ele
não descarregava ali o entulho, mas sim um pouco mais à frente.
De facto são todos uns maus linguas
J Mateus

Anónimo disse...

Em resposta, terei de afirmar que de facto são informações colhidas respeitantes aos Bombeiros de Faro.
Porém, daqui se tiram algumas ilações;
-Naquele concelho o novo presidente tomou posse, e, começou, não sei se era por aqui que deveria começar, o que me ultrapassa, sendo certo que,começou
por unir duas corporações, pois o "combate" é o mesmo, criou forma de um corpo único treinar todos aqueles elementos, apenas e tão somente com um unico objectivo, qualificá-los para servirem melhor a sua população.
Também terá manifestado a construção de um único Quartel, o que é de enaltecer.
Assim,pelo exposto,penso que seria um bom exemplo para o presidente de Olhão tomar em conta e consideração como estão os bombeiros de Olhão.
Ao que me consta, pelo que tenho lido no blog, os bombeiros de Olhão
encontram-se sem comandante, sem que as categorias estejam actualizadas, com instalações que não são as melhores, também ao que li aqui no blog foi-lhes prometida
um quartel, mas esse, só no papel.
A menção de tal artigo, tem como único objectivo, dar conhecimento de como se trabalha, de como há alguém, que embora não seja natural do concelho, trabalha em prol desse concelho, não se agarra a meras politiquices só para passar o tempo de mandato.
Com isto, não quero, nem me interessa, que se passa na casa do vizinho, mas quero e tenho interese
em ver que num governa um cavalo e no meu concelho governa um BURRO.
Penso que esplanei o que tinha em mente transmitir, sendo esta a minha convicção.
Cumprimentos
J.Mateus

L .Chicarro disse...

o que a CMO está a fazer é proibido por pela lei da água, pois está a aterrar uma linha de água,será que a ARH está a par da situação?? as fotos por satélites são esclarecedoras do que a CMO está a fazer com esse aterro.
parabens ao blog pela denuncia publica desse atentado ao ambiente.

Anónimo disse...

o leal quer que se faça ali o parque de estacionamento para servir o village marina,pois estes eram para fazer caves para estacionamento mas como os prédios estão em cima da antiga estrumeira não fizeram as caves argumentando ser muito caro.
assim o leal resolve o problema aterra a ria e faz o parque de estacionamento.
depois o pai natal logo manda o envelope.