terça-feira, 17 de novembro de 2009

Discusão Pública do Pólis Ria Formosa, em Olhão

A sociedade Pólis Ria Formosa, a 4 dias do fim do prazo da discussão pública (27/11), vai promover pela 1ª vez uma sessão pública no Auditório do P.N.R.F. na Quinta de Marim dia 23 de Novembro às 17 h, para apresentação do Relatório Ambiental Preliminar desse programa.
O curioso é que essa discussão, que devia ser promovida pelas entidades responsáveis (CMO, PNRF,…), só acontece depois do Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhão!" ter endereçado um convite à sociedade Pólis Ria Formosa para a realização de uma discussão pública na Música Nova, sobre o mesmo tema. Em resposta a este convite a Sociedade Pólis viu-se obrigada a tomar essa iniciativa.
O plano de pormenor do que vai ser feito em Olhão, no âmbito desse programa, não foi discutido nem dado a conhecer à população local. Parece que a opção da CMO é gastar o dinheiro do Pólis a fazer um parque de estacionamento na zona poente de Olhão junto ao Marina Village, à conta da destruição de mais uma zona húmida da Ria Formosa, em vez de acabar com os esgotos sem tratamento, reabilitar a zona da praia do Pedro Zé, (que é uma vergonha para a cidade, como podem ver nas fotos) ou apostar noutros melhoramentos que contribuam realmente para a recuperação da Ria.








Pessoalmente, apelo aos proprietários das casas nas ilhas, para uma participação massiva nessa discussão pública e aproveitem para perguntar à responsável máxima do Polis, a Drª Valentina Calixto, qual a









diferença, para o ambiente, entre as casas nas ilhas e nos ilhotes e as casas que se estão agora a construir na Linha do Domínio Público Marítimo (menos de 50 metros do maior preia-mar),na Fuzeta e no Ancão.
Quem for hoje a esta sessão publica ,deve questionar o s responsáveis do Pólis Ria Formosa, se o que faz mais mal à Ria Formosa são as casas ditas clandestinas em cima da Ilhas, ou os aterros que no dia a dia as entidades responsaveis pelo ordenamento, a A.R.H a C.C.D.R. o P.N.R.e o I.C.N.B. permitem fazer, e vão fazer ainda mais aterros ao abrigo do Programa Pólis.
Este artigo do Olhão Livre artigo foi feito em:

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Hoje passados mais de 5 anos o Delmar Village, construi 92 apartamentos de luxo em Dominio Publico Maritimo, mesmo depois das nossos alertas, e impende a passagem das pessoas ao mar, isso tudo com a autorização da CMOlhão da CCDR da ARH e do Parque Natural da Ria Formosa. e da Capitania do Porto de Olhão.

 

Afinal srº Ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva o Domínio Publico  em Portugal, é capuravél pelos poderosos,com a conivência das autoridades publicas,  ao contrário do que disse em declarações à TVI.

 

44 comentários:

costa disse...

para quem não conhece as fotografias que me enviaram .onde está a giro ewscavadoura,e que eu publico,são da horta do Resinde na Fuzeta,onde havia mais de 100 oliveiras, e que conforme podem ver nas imagens o muro faz a confrontação com a Ria e já estão marcadas uma série de casa a 1o metros da ria. a outra é o condominio fechado e já habitado na fuzeta também a menos de 15 metros da ria,a outra éjá celebre vivenda no meio da ria em frente à lota da fuzeta. as barracas estão na zona da antiga praia do pedro zé assim como o entulho que a CMO deixou depositar no local.

F. Leal disse...

cala-te a boca ò costa só dizes é mentiras.

Anónimo disse...

Com tanta miséria e pobreza no concelho, continuam a iludir as pessoas, ganhando tempo para fazerem o que bem lhes apetece, hipocresia soberba.
Tenho tristeza em não estar presente nessa "reunião", que é mais um pró-forma de calendário.
Que assassinos, a estes não há leis que lhes resistam.
Pelo mundo matam tantos inicentes!
É demolidor!
J.Mateus

Anónimo disse...

barracas e lixo no na zona do pedro zé e a cmo vai gastar o dinheiro do polis a fazer um paruqe de estacionamento,para servir o marina vilage?
grande sacana me saiu esse leal,limpemé as margens da ria e acabem com os esgotos sem tratemento para a ria como o esgoto de T e os da docapesca ,que são um matentado à natureza.
é isso que faz mal não é as casas das ilhas e ilhotes

Anónimo disse...

na fuzeta vão fazer prédio dentro da ria e tapar a vistas aos desgraçados dos pescadores que moram no bairro dos pescadores na fuzeta.
será isso lógico?

Anónimo disse...

Tudo é válido para encher,encher,encher, durante 4 aninhos...
Na zona fotografada neste bblog, sita na Fuzeta, boa em termos agricolas, cimento para cima, outra Albufeira, nas mãos desse regente agricola.
Mas, contudo, tem em mente um desenvolvimento que traz do tempo de infância, cuja visão e amplitude
não se inserem no presemte, quanto mais no futuro. É pena.
Aonde se encontra a oposição que faz parte do elenco camarário?
Podridão, miséria e pobreza a todos os níveis nesse concelho.
Digam que o Mateus é má lingua...
Hipocresia e sinismo correm pelas vozes da sociedade desse concelho.
Com tantas necessidades que as pessoas vivem, não há processos de
habilitação em vista.
J Mateus

Anónimo disse...

as casa dos ricos não fazem mal ao ambiente as casas dos descamisados naturais de olhao é que fazem.
pouca vergonha

Anónimo disse...

vão fazer isso para marim e em hora de trabalho para as pessoaS não irem.
porque razão não fazem no NOVO auditÓrio da cmo?
NÃO DEVEM QUERER MUITQAS PESSOQAS NÃO É?

Anónimo disse...

requalificar devia de ser limpar sem roubar espaço à ria,ora o que a CMO quer é roubar espaço à ria para fazer umparque de estacionamentom para servir o vilage marina.
pois estacionamento na zona não faz falta nenhuma. por falar em estacionamentoe o parque do levante está sempres às moscas,e só serve o pingo doce e os vips que não pagam nada.

Olho Vivo disse...

Essa Ria devia era ser toda entulhada, para dar acesso à costa! Ao preço que está o terreno frente ao mar, o municipio de Olhão ficava rico! Mas em olhão não há inteligencia para essas coisas só vêem o que está em frente aos 0lhos, e malamente.

F:Luz disse...

ó olho vivo o leal ainda é novo, e pelo andar, ainda vai conseguir ligar a fuzeta ao mar.
este ano já conseguiu que o edgar das carreiras tivesse prejuizo,pois conseguiu comprar a valentina calixto a dar a bamdeira azulà praia dos tezos.
por esse andar ainda a praia dos cavacos vai ter bandeira azul,quando o bernardes conseguir vender o terreno com o hotel aprovado.ao pé da aldeia de marim.

Anónimo disse...

Se o parque do Levante está às moscas, é porque a policia não faz o seu trabalho! Não se justifica ver carros estacionados em cima dos passeios, em segundas filas, quando existe um parque gratuito ali bem perto!

Anónimo disse...

marim também não é assim tão longe, e podem ir mais cedo, e ver as arvores que plantaram e que deixaram secar.
e podem ir ver o aterro que o parque fez, no charco de observação das aves na zona nascente do parque,onde abriu o portão para os camions de grande porte passarem. de um caminho de pouco mais de 1 metro fez uma estrada de 6 metros de largura.
o pnrf já aprendeu com o leal a aterrar zonas humidas.

laborim disse...

2ª feira todos ao plenário .
vamos desmascarar esses ambientalistas da treta onde as nossas casa fazem mal mas as dos ricos dentro de agua da ria já não fazem.

Anónimo disse...

pelo sattélite do goglle vê-se bem o que eram esses terrenos onde hoje o PNRF e a CMO deixammconstruir.eram hortas umas de regadio e outras de regadio e arvrenses a horta do resinde tinha mais de 200 arvores que a empresa que esta lá destruiu e está a servir de aterro junto ao muro,que confina comma ria,
ora se uma situação dessas é possivél porque querem jogar as casas das ilhas abaixo?
carito

Olho Vivo disse...

Oh Dª. F. Luz! a praia dos cavacos, bem merecia uma cosmeticazinha, Limpando toda aquela areia das marismas,Mandar lá o navio draga do Brazinho afundar um pouco e pôr a areia na praia, ia ver como a bandeira azul era um instanto! É pena é esta "raia miuda" que não deixa o homem fazer nada; agarram-se a ele, como "pulga a Macaco".

Anónimo disse...

vão refazer a praia dos cavacos? então e a praia do pedro zé?
ou só vão refazer a praia dos cavacos por causa do hotel com 450 quartos que querem fazer perto da praia dos cavacos?
é só negoices,cambada é fartar vilangem ,aprederam todos na mesma universidade do vara e do zézito

Olho vivo disse...

Ora eu tenho lido aqui, que existe uma semilariedade entre as construçôes que se fizeram nas ilhas, e as que se estão fazendo na Fuseta. Nada é mais diferente! as que se estão fazendo na Fuseta, Têm terreno proprio, Têm plano aprovado. as das Ilhas, foram feitas em terreno alheio, sem plano, ou autorização da autarquia,e de acordo com a lei devem ser demolidas!

floripes disse...

ó olho vivo então diga lá qual a diferença entre as casas das ilhas e ilhotes que vão abaixo e as casas das ilhas que ficam em cima?
e já agora diga-me lá como é que um alemão é dono de terreno publico maritimo?
e se quiser responda lá como é que fazem esgotos dentro da ria para mais tarde entulhar a ria?
as casas das ilhas estão em cima das ilhas,mas se estão é porque o ps o psd e o pcp deixaram construir!ou seja os governos foram permisivos a essas construções.mas essas casas não aterraram zonas humidas da ria, para fazerem estradas para possibilitar a construção de casa em dentro das aguas da ria.
a urbanização que estão a fazer na fuzeta inde era a horta do resinde com mais de 200 arvores está emm cima da agua e a agua só não entrava na horta por causa do muro.
agora destroi-se o muro entulha-se a ria e os prédios já não ficam dentro de agua.é assim que se fazem as jogadas.para se receberem os envelopes.
e o PNRF nada faz,ou antes faz que não sabe.para favorecer quem prevarica.

Anónimo disse...

a obra da fuzeta está ilegal.
não tem cartaz que é obrigado por lei.
o motivo disso é para não se saber o que vai lá fazer e quem é o dono da obra.
será que a fiscalização da CMO também não vê essa obra como não viu a mansão do barra brita?
é melhor a fiscalização ir ao oftalmologista,ou fazer uma averiguação ás contas deles e terrenos que tem comprado ultimamente na zona de tavira,ai pulga pulga, se saltas da balança vais parar ao meio de frança.
envelopes é o que gostas não é?

Olho Vivo disse...

Óh Dª. Floripes! eu não disse aqui que algumas casas da ilha deviam ficar e outras ser demolidas! isso seria descreminação, eu sou contra a descreminação! o que eu disse, foi que todas as casas, que foram construídas, em terreno alheio, sem o proprio plano aprovado pela autarquia, devem ser demolidas.E não se venha dizer que a culpa foi dos partidos, porque as pessoas que construiram lá as casas, sabiam muito bem o que estavam fazendo.(é como dar um sôco em alguem e depois dizer a culpa foi dele poque deixou).
O terreno onde o Sr. Alemão está construindo a casa, é sua propriedade, porque comprou o velho moinho de maré, e parece que louvàvelmente, tenciona pô-lo de nôvo a funcionar.
Quanto a entulhar a ria devo dizer-he que metade de olhão é ria entulhada! Eu vi entulhar o jardim Patrão Lopes, Vi entulhar o Jardim Pescador Olhanense; Mas qualé o problema de roubar espaço à agua? A Holanda tem metade do seu territorio roubado ao mar!

floripes disse...

Olho Vivo escusa de estar com esse tratamento galanteador com essa da Dª Floripes.
Essa da Holanda está boa, mas não compare o que não é comparável.
Na Holanda a norte da beira mar tem, mais mar, e para sul não é deles.
Em Olhão a norte da beira ria tem 700 Quilómetros mas para sul só tem Ria que é limitada.

Mas com esse olho vivo deve ter-me visto a trabalhar à jorna para a Câmara a entulhar o Jardim dos Patinhos.

Olho Vivo disse...

Hó dª. Floripes,(desculpe tratá-la assim, mas como figura mitológica de Olhão, merece todo o meu respeito) continuo a discordar consigo, porque para sul da ria existe o glorioso mar de que a ria tão sorrateiramente nos priva!

Anónimo disse...

hÓ Snrº Olho Vivo, a mim pareçe-me que é mais olho de Camões,sim o olho cego.
Então pela vossa visão, a ria deveria ser toda atulhada, talvez não saiba o são áreas protegidas, ai abundam especies de peixes unicos,tambêm aves, que até nidificam e vêm de muito longe.
Mas já vi que para si a Biodiversidade é uma batata doce,não vale a pena destapar-lhe o outro olho, que cegueira olho vivo.

Anónimo disse...

Ao Olho Vivo:
Se começarmos pela peninsula do Ancão verificamos que o ICNB, entidade que elaborou e gere o POOC resolveu uma ilegalidadezinha tipo Freeport ao criar uma UOP que atravessa a Ria para legalizar um campo de golfe instalado em dominio publico maritimo; não sei se sabe mas os campos de golfe são particularmenntes poluentes para a Ria pois os nitratos neles utilizados provocam a eutrofização. As zonas Ribeirinhas estão incluidas na reserva ecologica, e o proprio POOC determina que as Zonas Urbanas se desenvolvam em forma de cunha para não afectar aquelas reservas e no caso de Olhão fazem um aterro em area abrangida pelo POPNRF e não podia ser feito o crime que ali estão cometendo.
No Pedro Zé atulharam até mais não com a anuencia do ICNB sabe porquê? Por estar lá um vendido da CDU!
No interior do Parque fizeram um aterro com cerca de 6 metros de largo e mais de 100 de comprimento sabe paraquê? Para enterrar o saneamento para as ilhas. E sabe que mais? Aquilo precisava de estudo de impacto ambiental que não fizeram.
Em Marim num trabalho nitidamente encomendado resolveram "refazer" a praia dos cavacos sabe porquê? Porque um sr. engenheiro da familia socialista que tudo consegue aprovar tem um projecto para um hotel de 400 camas ao lado do aldeamento.
Tambem os "protectores" da Ria detectaram um conflito de ordenamento e deixaram que prevalecesse o PDM para se poder construir em terrenos, outrora agricolas, que estavam no POPNRF.
Como umtal sr. João Alves tambem diz que a Zona Ribeirinha da Fuseta é Espaço Urbano Consolidado.
Tal como o moinho de maré que o Leal diz não saber que estava em obras.
Dê um saltinho à Praia do Lacem, mais conhecida por Caiana e verá o crime ambiental que ali se comete; é que as represas estão vazias e a agua corre no ribeiro, sabe porquê? São escorrencias do campo de golfe.
Na barra velha passaram a tubagem do saneamento por cima do leito da Ria e sabe o que acontece? É que nunca mais será dragada e em menos tempo do que pensa estará completamente assoreada.
E por aqui me fico mas pode ser que ainda lhe diga mais alguma coisa acerca do "impacto" negativo que você descortina nas casas.

Olho Vivo disse...

Meus senhores! Diz-se que "o pior cego é o que não quer ver". Nós até à pouco tempo Tinhamos aqui no Algarve uma economia muito rasoàvel; Tinhamos a industria conserveira, Tinhamos a agricultura, que fornecia o país todo de produtos horticolas, exportavamos amendoa e alfarroba, tinhamos as pescas, mas reparem que eu disse; "tinha-mos", porque a gora já não temos! os tempos mudaram! Agora temos o turismo. No enquadramento geo-ecnomoco que estamos inseridos, o turismo é a nossa unica hipotse de sobrevivencia. Para tirar vantagem do nosso clima preveligiado, e da nossa excelente posição geografica, temos de construir estrutuas de apoio ao turismo. A nossa ria não é mais do que uma lingua de mar que corre para trás e para a frente conforme as marés. Atualmente só produz umas toneladas de sal e umas toneladas de ameijoas; já pensaram se olhão fosse ampliado,com uma "baixa" nova que se estendesse até ao mar, repleta de Hoteis, casinos cinemas casas de espectaculos, restaurantes
, centros comrciais, teatros etc.?
Nós temos de decidir se queremos no futuro um pais com muitas taínhas, com muitas gaivotas e seus derivados, e cheio de dividas, ao ponto de qualquer dia se acabar o credito e morrermos de fome, ou se queremos deixar aos nossos fihos e netos um País viàvel, e co pernas para andar!

Anónimo disse...

Sera que e so o turismo?
Em todo o mundo isso existe , mas , ha que preservar o que ja existe!
Em lado nenhum do mundo existe as nossas ameijoas,berbigoes,pes de burro, polvos, etc. de tudo o que nos ainda temos!
Sera que isso tudo nao pode existir com o turismo? E mentira tudo isso pode e deve continuar a existir com o turismo! De que maneira?
1- Ensinar aos turistas como se come os diversos mariscos e a maneira de os preservar
2-Se for necessario obrigar ao defeso de certas e determinadas especies
3-controlar os preços dos mesmos na fonte : ou seja nos intermidiarios, tipo o que se usa em Olhao os chamados "armazens"

Anónimo disse...

Em resposta ao "Olho vivo", com essa visão de projecção, gostaria de saber se a antecedente exposição
é com base num turismo de qualidade
ou o tipico portugu~es turismo selvagem?
Sabe-se que o €uro, nomeadamente na CMO, é flutuante e transforma-se em função das idéias de meia dú-zia cimenteiros, assentadores de tijolos, que têm feito de Olhão a terra dos "pombais", não do Marquês de Pombal, das aves, pombos.
Ao que me parece, os profissionais
da arquitetura em funções na CMO só
levantam obstáculos, aos tecnicos que estão fora do circulo de influência, criando , por vezes, sérios obstáculos, a que lavaram alguns técnicos a saírem do país.
Esses Técnicos, fora do país são BONS, no seu pais não singram.
J Mateus

ol disse...

Ao Olho Vivo:
Agora temos o turismo? O turismo já há muitos anos que existe no algarve. Não é de agora. Ninguém é contra o turismo. Há, sim, que conciliar as coisas e não é destruindo a natureza que vai chegar lá. Hoje, nesta data, o presidente da república falou do turismo de ambiente. Porque será? Em nome do turismo não se pode matar tudo. O que tem estado a acontecer é que há muitos interesses no imobiliário e isso, sim faz com que destrua as condições de vida. Será que o Olho Vivo não terá algures por aí um terreno que gostaria de construir qualquer coisa e assim não dá?

Atento disse...

mom ió olho vive precura ós gajes de amefera pertimao e á quarteira como é que sobrevivem agora no inverno ?
cidades deserrtas onde a insegurança é tanta e os roubossão mais que muitos motivo de cidades deserta como deu hoje na televisão.
o turismo trabalha 3 meses de verão os empregados saõ despedidos e nós é que pagamos o subsidio de desemprego.
é isso sustentabilidade?
ou é dar de mamar aos hoteleiros gananciosos?

Olho vivo disse...

Não meu caro OL.
Eu tudo o que disse aqui, foi do coração! eu não quero tirar proveito algum desta conversa cujo o intuito, é fazer as pessoas pensar! Eu já sou um reformado (com uma pensão do estrangeiro), não tenho aspirações a especulador imobiliàrio.
Turismo já há, mas tem de haver mais porque em cada hora que passa, o nosso Dèfice aumenta quase meio milhão de euros. E não é com patas de burro que isto vai lá!

ol disse...

Ao Olho Vivo:
As minhas desculpas se fui desagradavel mas a questão do turismo já aqui foi abordada po diversas vezes. O turismo sempre foi e continuará a ser uma actividade sazonal. Temos o exemplo de Quarteira: de verão, uma cidade cheia de vida. E no inverno? Assaltos e mais assaltos, droga, prostituição, etc. Mas se formos às outras localidades onde o turismo está mais implantado é um pouco do mesmo que em Quarteira. Naturalmente, faz falta, gera riqueza e algum emprego mas também não é menos verdade que são mais as falsas expectativas do que os benefícios. Repare que nem o "falso" emprego na hotelaria fez diminuir o desemprego no Algarve e se não sabe, pois fique sabendo que neste verão, o "emprego" em hotéis, deu-se através de empresas de trabalho temporário, ou seja, na realidade os hotéis não empregavam ninguém, as pessoas tinham trabalho, é verdade, mas trabalho temporário, ou seja as pessoas tem que aceitar a sua "escravização". Penso que não concorda com este tipo de situações e nós também não.

Anónimo disse...

Turismo no algarve há muito! aqui em olhão é que não há, a não ser os que estão nas rolotes junto à doca, dando um mau aspecto a quem passa! sem contribuirem para o orçamento. O governo ou alguma identidade privada já devia ter construido um parque para relotes onde eles pagassem uma taxa diària como se faz no país deles!

Anónimo disse...

Ao Olho Vivo:
Você pode ter andado no estrangeiro e tem direito a ter a sua opinião, mas tem de admitir também que haja quem pense diferente.
O problema nesta discussão não se põe em termos de discutirmos tanto a actividade economica mas sim essencialmente o problema ambiental. Já levámos anos a mais sem discutir as vantagens de um bom ambiente e tudo o que nos tem trazido este desenvolvimento sustentado no imobiliario é a degradação do ambiente com custos ´`a vista de todos. Nos dias que correm coloca-se cada vez mais o regresso a praticas menos intensivas da produção agricola ou marinha, pois é a pratica excessiva que tem levado à exaustão dos recursos naturais. Por outro lado estima-se que a industria do turismo entre em declinio nos proximos 20 anos não só pelos destinos emergentes como pelo excesso da oferta. O que o sr. propõe levaria a que daqui mais uns anitos ficassemos com uns mamarrachos de betão abandonados. Se a isto juntarmos a desertificação das zonas ribeirinhas, a sazonalidade do trabalho e o desvio das mais valias para outras paragens não me parece a melhor opção. Noutros locais onde seguiram esse caminho verificou-se um aumento da criminalidade, acompanhada de guetos criados nas periferias. Não se pode porem dizer que no caso português que o turismo não seja bastante benefico na conjuntura economica pois ele ajuda e de que maneira ao equilibrio da balança de transações com o exterior, embora isso tenha tambem que ver com a destruição do aparelho produtivo.

Anónimo disse...

Os países "estrangeiros", são aqueles que não fazem parte da UE.
Assim, já é mais aceitável a opinião e conselho do comentarista "Olho Vivo".
Como exemplo e sem comentários, olhe para a vizinha Espanha.
Nos restantes países europeus, salvo excepções dos recentes, têm
o cuidado de criar zonas de lazer preservando os locais com os costumes e tradições dessas localidades. É o volte face do famigerado lucro fácil e rápido, não olhando a meios para atingir fins.
As mais-valias de determinadas zonas, são para serem esbanjadas pela classe politica, pelo que será melhor, prevenir do que remediar, sendo o custo assim de zero.
J Mateus

Anónimo disse...

O que se irá "cozinhar" pela CMO nestes próximos 4 aninhos em cimento. Vai ser um tirar a barriga da miséria.
Nem tempo terão para chorar.
J Mateus

Olho Vivo disse...

Meus senhores esta discução já vai longe, e parece que ainda não surtiu efeitos! Nós não estamos aqui a escolher a economia que queremos! porque nós não temos escolha. nós só temos o turismo! e uma vez que temos de jogar com o turismo é mehor jogarmos bem. O turismo que eu preconiso, para olhão, não é o de quarteira,(onde os reformados de um sindicato qualquer com um pacote de 300 euros, vem passar quinze dias a um hotel de 5 estrelas,Pouco cá deixando, até porque a maioria das vezes o pagamento é feito em inglaterra, e só vandalisam) o turismo viàvel, é o de Las vegas,Reno, Monte Carlo, acapulco, Miami, Nova york, Turismo que atraia gente com dinheiro para gastar, e que tenha onde gastar, dando às pessoas aquilo que elas querem.

Anónimo disse...

ao comentador olho vivo,acapulco ,las vegas, monte carlo, e nova yorque,ao pé de olhão não tem nada.
olhe o presidente da CMO fala em turismo de 5 estrelas ,e depois deixa construir uns mamarachos como o vilage marina em cima da ria , e por cima de uma estrumeira.sendo que está a agredir aquilo que ele diz defender que é a natureza.

Anónimo disse...

O olho vivo pelos vistos esteve em Las Vegas a trabalhar!
Para quem se encontrar em muitos paises europeus e mais barato ir a Las Vegas que ao Algarve! Em hoteis da mesma categoria o Algarve e neste momento um dos destinos mais caros da Europa!
De vez em quando aparece entre nos um slogan entre nos que da vontade de rir
"O ALGARVE E QUALIDADE"
Pergunto eu -Que qualidade?
Mas sera que os homens ligados ao turismo nao saem de Portugal?
Para alguns comentadores o turismo nao e so arranha ceus pois tamben se pode e se deve passar sem eles!

Anónimo disse...

turismode qualidade? com esgotos a céu aberto em olhão,e as etars a mandarem o cheiro a merda para a atmosfera e envenenando as pessoas com gás metano?tenham dó que essa gente não dabe o que os turistas gostam de ver.
o esgoto do T da docapesca são uma vergonha para a cidade e os autarcas metem nojo ao deixar que eles persistam.
ou é incompetência ou ignorância.

Atento disse...

se as casa em cima das ilhas fazem mal,o que fazem os aterros que a CMO está a fazer na ria,na zona da fuzeta e na horta da CMO?
se as casas das ilhas fazem mal o que fazem as ETRS que estão a envenenar a ria em vez de tratarem os esgotos?
se o que está em causa é o meio ambiente e a protecção da natureza porque deixam aumentar a carga humana na ria,assim como o nº de embarcações dos turistas,que com as pinturas anti-vegetativas envenenam cada vez mais as aguas da ria formosa.
é isso que os responsáveis pelo polis não são capazes de responder.

Anónimo disse...

temos é o azar das pessoas de garra da fuzeta estarem doentes e sem sáude,sim porque sei bem de homens que de certeza nao deixavam ir isso assim tao facil,so conseguiram apenas enganar,porque o dinheiro falou mais alto,mas antes nao compravam as pessoas nao,e nao era preciso ser juiz, nem advogado,temos pena,os donos dos terrenos precisam mesmo do dinheiro,faz jeito nos dias de hoje,mas com futuro vai se ver,se faz bem ou mal,nao sou a favor,nem contra,porque vejo construçoes serem nos dias de hoje autenticos fracaços,façam o que quiserem da terra onde nasci,porque neste país alguma vez la terei direitos,so aviso é uma coisa,nao se cheguem muito a minha casa,nao me metam ao pé toxicodepentes,ladroes,prostitutas,estraguem as oliveiras,choroes,mais o raio que vos parta,mas nao me estraguem o meu pinheiro,tem mais idade que qualquer humano,e vale mais que esse dinheiro mal gasto.é sim mal gasto,quando falam em falta de saude,comidinha,está a vista.bla bla bla bla,até posso estar falar mal de um meu futuro sustento,mas uma coisa sei,sou inteligente,nao cobiço,existe lugar para todos,mas tem coisas que nao fazem sentido,uns podem e outros nao,isso nao é assim,nesta terra eu cá nao tenho nada,o presidente é ele,eis mais um caso meus senhores,so me dao razao,mais um porque ainda nao votei e nunca irei votar,e finalizo nunca digas desta agua nao beberei. voto em mim,saudinha e cumprimentos é um prazer ver algo que aprendemos sempre mais,continuem.

emigrante com coracao fuzetence disse...

opa o nosso presidente esta no ultimo mandato, nao precisa de mais votos, quer receber dinheiros da polis, e ja tem o minist ambiente em cima por causa de descargas ilegais entre outras coisas.. e so pintar o panorama de tuddo o q se passa no municipio.. e as casas da ilha que estavam em mais harmonia com o ambieente do que as casas da armona de olhao foram levadas por falta de reforco do cordao marinho que e essencial em qualquer arriba fossil (caparica e sao jacinto em aveiro sao exemplos)..

Anónimo disse...

gostaria de saber onde fica esta quinta sou porto concelho gondomar o meu conctato e 224760610