quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FOME E MISERIA PARA OLHÃO!

Já por varias vezes chamamos a atenção para o facto das politicas seguidas por diversas entidades visarem sobretudo o afastamento dos olhanenses da Zona Ribeirinha e da Ria Formosa. Agora o que se prepara é algo bem mais grave e que porá em causa a sobrevivencia de muitos viveiristas.
O ICNB através da Portaria 1245/2009 de 13 de Outubro eleva as taxas de licenciamento dos viveiros para os 1000 euros, com actualizações anuais a rever em Março de cada ano; tal significa na pratica o aniquilamento dos pequenos viveiristas. Seguem-se ainda as taxas de recursos hídricos e inertes (areias).
Quanto a isto, os mariscadores têm de se levantar, e encetar formas de luta capazes de anular tal portaria.
Francisco Leal, promete desenvolvimento e aí o temos, mais fome e miséria para o Povo de Olhão. Primeiro arranjou verbas para tirar o pessoal da pesca e reconvertê-lo nomeadamente com cafés. Agora, conjuntamente com o ICNB, parceiro no POOC e no Polis, a dar mais uma machadada na população olhanense, e virando a Ria Formosa quase exclusivamente para o turismo, como se as duas actividades não fossem compatíveis.
É este o modelo de desenvolvimento sustentável que nos querem impor? Altera-se a vida das pessoas por decreto? Como vão os olhanenses reagir a isto?

21 comentários:

Anónimo disse...

como sempre não vão fazer nada pois o leal controla as cooperativas de viveirista.
ou seja além de cacique com aspirações a ditador é mafioso.

Pulga disse...

fome e miséria em olhão ? isso é tudo invenções vossas olhão cada vez está mais desenvolvido,e tudo graças ao nosso presidente.
o nosso presidente é melhor que o deus nosso senhor pois ele mata a fome a muita gente,só os más linguas é que falam mal dele.

Anónimo disse...

pulga em pais vives?

L.Rocha disse...

esse pulga deve ser aquele que vive há conta dos envelopes.

viveirista na miséria. disse...

sendo olhão uma terra que vive do mar e da ria,o que dizem a essa nova cobrança de taxas os novos vereadores,e o presidente da CMO?
sei inclusive que dois vereadores do novo executivo tem explorações de ostras,e que o pai de um deles tem explorações de viveiros,será que o drº pina e o engº c.martins não tem opinião.ou aceitam tudo como aceitam a mortandade das ostras,e das amêijoas.
há um ditado que diz "quanto mais te baixas mais o cu te aparece"
ou seja quanto mais eles fizerem para acabar com a actividade na ria e as pessoas não se mexerem mais gravosa serão as medidas seguintes e o resultado está à vista.
as amêijoas e as ostras morrem,e nimguém pede responsabilidades.
pois agora tomem lá essas novas taxas,e paguem e não bufem,pois
o ps e o presidente leal estão ao vosso lado.a rir da vossa cara de parvos.
atenção em frança as ostras estão a morrer mas o governo francês já tomou medidas assim que isso aconteceu.em portugal as ostras morrerem as amêijoas morrem e o que faz o governo aumentem as taxas.
toma lá e paga.

Anónimo disse...

deixem lá o pulga,para outro dia pois o que interessa é discutir as novas tachas do parque mas parece que não é só para os viveiros há muito mais.
há presidentes de camara que já levantaram a voz contra essas novas tachas,será que em olhão o chico leal vai fazer alguma coisa ,eu pessoalmente não acredito pois ele não quer fazer ondas pois sabe bem a merda que joga para a ria.

Anónimo disse...

Falar mal é o que melhor sabem fazer aqui neste blog, mas a verdade é que o leal já esperava isto e pôs dois vereadores especialistas em mar ou não sejam eles sócios no negócio das ostras.Agora está apreparar um elemento da assembleia para tratar tudo oque diga respeito a compras e vendas da parte da camara vejam lá se adivinham quem é?dou uma dica ,tal pai tal filho são ambos anôes.

Anónimo disse...

O que há em olhão são uns batoteiros e bebados e depois vêm dizer que há fome tenham mas é vergonha.Um farense que há muito tempo não vai a olhão nem pensa faze-lo breve

Anónimo disse...

As pessoas tem memória curta. O que fez José Apolinário pelas pescas de Portugal? NADA, subsidiou abates, comparticipou as vendas de embarcações a países de Africa e pôs o mar contra nós e a favor dos outros.
É prática do PS destruir o que dá proveitos colectivos e na Ria Formosa vai - se passar o mesmo.Quem fez o POOC? o actual José Socretes(PS).Quem idealizou a Soc. Polis? Os socialistas de 2ª linha como o Patrão e outros.Quem gere a Polis da Ria? A Valentina Calixto que é como o Alberto Almeida,éra PSD e virou PS, tem uma empresa a ALGARCER que limpa o lixo e o dinheiro das Camaras Socialistas como a de OLhão e o Leal, do PS e presidente da Camara de Olhão vai entregar a nossa Ria e as nossas Ilhas aos resort que lhe derem suites e tudo o resto vai ficar a ver navios de luxo.É O PS que temos, é o PS em que temos votado e são os SOCIALISTAS que queremos, porque eles continuam a existir e a dominar com o nosso VOTO.
A culpa é nossa.

Anónimo disse...

fare é fare .
olhão é olhão mas continua a cheirar mal antes era a peixe hojecheira é a merda
gaiana

Carlos Abreu Amorim, Jurista disse...

1– O caso ‘Face Oculta’não compromete o PS tal como o processo BPN não inculpa o PSD. O que nos deve fazer pensar é o modo como a presença obsidiante do Estado no mundo dos negócios favorece o tráfico de influências exercido por aqueles que a ‘politiqueirice’ promoveu sem mérito.

Quando Guterres ascendeu ao poder, a esperança socialista era Vara e não Sócrates. A similitude dos percursos foi estorvada pela Fundação e por Sampaio mas ficou a amizade e a intrínseca identidade de valores.

2 – Quaisquer dúvidas acerca do facto de Armando Vara não ser um banqueiro ‘à séria’ ficam desvanecidas pela quantia por que se terá deixado subornar: dez mil euros! Os casos BCP, BPN e BPP ensinaram--nos que um verdadeiro homem da banca não se aventura por menos de 1 ou 2 milhões…

Anónimo disse...

Este individuo destrói tudo o que é rentável ou produtivo no concelho de Olhão.
Viva o Partido Socialsta!
Viva o concelho de olhão!
Viva a pobreza!
Viva o presidente da CMO!
J.Mateus

Anónimo disse...

Os numeros não iludem; com tanto desenvolvimento, Olhão é só o concelho do Algarve com a maior taxa de desmprego, a maior taxa de subsidio social de desemprego e a maior taxa de rendimento minimo. Se isto não é sintoma da fome e miseria que grassa no concelho, então o que é?
Quando há falta de profissionais na pesca e se pretende reconvertê-los na hotelaria, não se estará a querer aniquilar o sector da pesca? Dos profissionais que optarem por uma tal medida a percentagem que poderá ter algum sucesso não chega aos 25% segundo dados estatisticos, mas entretanto acabam com um sector economico com grande peso para todo o concelho.
As taxas ora impostas não contemplam a dimensão dos viveiros pelo que os mais pequenos serão os mais penalizados e mais receptivos a abandonar a actividade. Que se pretende então com esta medida?
Se juntarmos a legislação dispersa como o POOC, o Plano de Ordenamento do Parque,o Polis, mais estas taxas e as que virão a seguir pela mão da engª Valentina Calixto, e a que se prepara, então os olhanenses serão metidos em autenticos guetos a norte da 125 de preferencia e toda a Ria ficará disponivel para uma especie de turismo nada sustentavel. O que as autoridades, eleitas com o nosso voto, nos oferecem é uma actividade sazonal e mal remunerada.
Quanto a isto os viveiristas de Olhão devem ir pensando em fazer uma concentração à porta da Câmara e convidar Francisco Leal a tomar posição junto do ICNB no sentido da revogação destas taxas.

Anónimo disse...

Para Anónimo das 15.19

É por causa do cheiro que o Olhanense está na 1ª divisão e o Farense na 3ª. Toma e vai-te tratar ó filho de Faro.

Anónimo disse...

o sco tá na 1ª divisão masmopatrimónio vai ir todo à vida.
até o presidente já quer receber ordenado.
nãovende pópós ?e os outros vendem,

Anónimo disse...

Esse querido presidente, que na campanha utilizou o slogan "sempre ao seu lado", para colher votos, presumo,pois, aos que estariam ao seu lado dá-lhes benêsses e muito mais, aos restantes cria-les dificuldades, nega habitação e trava investimento e progresso.
Está visto que terei de ir ocupar o local onde se encontravam os "ciganos", que residiram junto^à estação de comboios da Fuzeta, uma vez que para estas familias arranjou-les apartamentos.
Vivam os pobres de Olhão!
Ao que me parece são muitissimos poucos, apenas um ou dois.
J.Mateus

Anónimo disse...

Este senhor PULGA, ou não tem vergonha nenhuma, ou é um miseravel mental.
Ao fazer aquelas afirmações das 10:45, anda a gozar com as pessoas que neste periodo estão com graves e sérias dificuldades económicas.
Desgraçado que se deve estar a congratular com algumas benesses ou contrapartidas do presidente da CMO.
Cá se fazem, cá se pagam. Com isto não lhe desejo mal a si ou a qualquer ser vivo, mas com as afirmações que tem feito, "não cuspa para o ar, que lhe pode cair em cima.
JMateus

Anónimo disse...

Eu não queria dizer mais nada a esse j mateus mas em defesa da honra sempre lhe digo que não saber viver com saias só dá no que deu com ele, ela agora nem quer ouvir falar em j mateus e diz logo que nem na cama prestava quanto mais a gerir os negocios.não falas mais em mim e esquece que me conheceste.

Anónimo disse...

A Terra :vai lá saber como é que naquele prédio azul em frente aos bombeiros se fizeram agora depois de passar a vestoria umas garagens na cave e logo me dizes quem foi o fiscal que lá foi chamado e recebeu um envelope para se esquecer do que viu. do mano rui

Anónimo disse...

Qual delas é que disse isso?
J.Mateus

Anónimo disse...

O que é ilegal para a C.M.O.???
Quem tem, não se preocupa, faz e é assim que se ganha dinheiro ("legalmente"), pois quem trabalha honestamente é dificil de viver.
Quanto aos mariscadores,os que produzem, mais tarde ou mais cedo serão aniquilados, pois há valores mais "fort€s".
Não tenho dúvidas e não me cansarei de dizer, que findos os próximos 4 anos,assistirei a miséria e pobreza nesse concelho.
Mas também não perdi a esperança de ver os ditos cujos senhores a pagarem por o que têm feito de mal à sociedade. O TEMPO É O GRANDE MESTRE!
J.Mateus