terça-feira, 10 de novembro de 2009

A imagem que encima estas linhas corresponde a um antigo moinho de maré na Fuseta que agora se vê ampliado e sem qualquer parecença com o anterior edificado. Não foi possível identificar o dono da obra, que se situa de acordo com o POOC em Espaço Natural não sendo permitido o que ali se está fazendo, sendo certo que carecia em primeiro lugar do parecer prévio do Parque Natural da Ria Formosa.
A obra viola todo um conjunto de restrições.
Francisco Leal, presidente da Câmara, continua cego pois a obra é visível ao sair da rua onde reside.
À falta de outros elementos fica desde já o alerta com a promessa de voltarmos ao assunto.

29 comentários:

Anónimo disse...

Bem isto que aqui está não é FACE Oculta não senhor !Está bem claro.
Assasinato ecológico nas ventas do presidente da camara, a troco de quê ? quais as contrapartidas ? que quantidade de envelopes ? que valores envolvidos para os mesmos?
Ai Ai povo que andas cego .Que disciplinas ensina este Prof.Alberto ? quem lhes vai dar cobertura legal? Imagino que seja um advogado jovem !

Anónimo disse...

Por andam as organizações que supostamente defendem o património o ambiente,será que existem? ou já receberam algum para estarem caladinhos !Pareçe que em Olhão há pelo menos duas .Realmente Leal tem muita força.

mateus disse...

É só destruição. Aonde está o enquadramento paisagistico?
Assim, temos e devemos continuar a dar louvoures à orientação da CMO.
De facto, é deveras intrigante quem
conseguiu construir e não reconstruir o prédio que ali se encontrava.
E a lixeira deixada pela construção em curso, visivel na fotografia?
Se te tivesses vendido ao Francisco Leal, as "coisas" eram-te mais fáceis joão mateus. Seu grande otário, parvo que tens sido em não colaborares, és mesmo estúpido.

Anónimo disse...

o que está, há vista de toda a gente, segundo o que ouvi, no 18, bar da Fuzeta, o povo diz pertença de um Alemão, dizem, muito rico, só assim, se explica, esta aquisição e transformação, do moinho em casa,naquele lugar. Como, dizem que no próximo ano em Agosto, haverá un Tsunami, pode ser que assim, aconteça algo, talvez uma varridela?

Anónimo disse...

Como vai o cacique-mor,explicar ás pessoas que têm casas nas ilhas que irão provalmente ser derrubadas,estas construcções ?Então qual a moral disto! Num local faz mal ter casa por causa do ambiente e noutro vão construír em zonas proíbidas,o que move estes senhores que autorizam isto?
Revolta popular é o que Olhão precisa.

Anónimo disse...

Tambem na vida não há amigos j mateus o que existe mais na vida são pessoas estúpidas como tu ,que não sabem dizer uma palavra a não ser falar mal do leal. assina neves militante activo do ps e grande defensor do leal

mateus disse...

Coitadinho, tenho pena mas não sou a pessoa indicada para o tratar.

Lima disse...

Oh! amigo Neves e o que é que tem a dizer sobre este tema? ou acha que o assunto não é sufecientemente importante para o seu interesse? a mim parece-me que houve aqui corrupção, trafico de influencias! Uma vez que está assim tão ligado ao engº leal talvês nos pudesse explicar como é possivel transformar um moinho de maré numa residencia para estrangeiros, numa zona supostamente protegida pelo parque natural da ria formosa.
Desde já ficaria muito obrigado pela resposta.

Anónimo disse...

O que é ilegal para a CMO???
JMateus

Anónimo disse...

O João Mateus n~~ao pode construir
uma habitação em lugar próprio, tem de ser filiado como cigano, ir
todos os dias à CMO, pedir um apartamentozinho ao senhor presidente Franciscoooo Lial!
Mendigar a um individuo que encosta
"pistola" ao peito para se não acontecer o que pretende não aprova
o projecto.
A minha honra e dignidade não estão, nem nunca estiveram à venda ou em leilão.
Mas, com isto esse "senhor presidente", ainda não me conseguiu
"matar", e como se diz na Biblía "Deus escreve direito por linhas tortas",vamos ver quem vencerá!
Hipocresia, má fé,"sempre a seu lado".
JMateus

NEVES disse...

Não é por sistema que aqui venho,mas de enquando em vez atrevo-me a ler as atrocidades que aqui são retratadas., Amigo Lima quero-lhe dizer para não acreditar neste blog e em algumas pessoas que vêm para aqui carpir magôas.
Então acham que se houvesse ílegalidades as autoridades já não tinham intervido?., Só doidos iriam construír ou reconstruír,sem pareceres das autoridades que superitendem estes espaços.
Esta desacreditação direcçionada ao nosso Presidente e á autarquia,so pode ser de gente mal intencionada,e já vem desde a campanha eleitoral,que como sabem não tiveram o sucesso que pretendiam o PS voltou a ganhar as eleições,recordo ! o resto são tretas para enganar o povo de Olhão

Neves (Militante Socialista)

ol disse...

Um labrego que se dá por Neves entende que é tudo mentira. Só o seu dono, o Leal, é que diz a verdade. Claro que cada um tem a verdade que quer e merece. Vamos ver se as coisas questionadas a outro nível não terão outro impacto. Esse lambedor de pés, que já há muito que diz que deixa de vir aqui, ainda não foi capaz de criar um blog para defender a teoria da conspiração contra o seu dono. Mal ou bem, aqui tem tido espaço para se pronunciar ainda que erradamente. Vai continuar a apanhar nas orelhas, pois claro...

Anónimo disse...

Ao Neves:
O seu amigo presidente não precisa de ser desacreditado mas sim do contrario. Como sabe tudo tem um momento proprio e o dia dele chegará, mais tarde ou mais cedo.As denuncias serão tantas junto da Procuradoria Geral que um dia virão investigar. De qualquer forma se temduvidas quanto às aqui levantadas porque não questiona o seu amigo a proposito da casinha do Dr. Tito Barra?
Sabe que na Quinta da Nau o Ministerio Publico detectou irregularidades?
Todos as outras questões estão a ser tratadas apesar do seu amigo recusar o acesso aos processos; dê tempo ao tempo.

Anónimo disse...

Esta obra mostra a promiscuidade da Camara com o Parque Natural da Ria Formosa. Qual das duas instituições estará mais podre? Por estar ligada ao ambiente utilizarão envelopes verdes? Por acaso pensam que a corrupção relacionada com as areas protegidas acabou no processo Freeport? Desenganem-se!

Lima disse...

Oh! amigo Neves, eu tambem acho difícil de acreditar que alguem tenha tido a ousadia de subornar os nossos políticos ao ponto de construir uma casa mesmo em cima da ria formosa; Apagando do mapa um interessante item da nossa história (o moinho de maré). Mas parece que a evidencia está lá! como se explica o desaparecimento do Moinho, e a construção da casa no seu lugar?
Quanto ao representante do OL., se me permite gostaria de lhe perguntar se já alguns passos foram dados no sentido de alertar as identidades competentes. porque não é com injurias que isto se eslarece!

Anónimo disse...

Um amigo que vive perto da Siroco, informou-me que atrás da escola primária deste local estão a ser construídos 3 prédios com 4 andares, quando o PDM não permite para além do 3º.
Se nos deslocarmos ao local podemos ver que é assim e que os outros prédios já construídos nas redondezas não ultrapassam o 3º andar. Se é verdade que o PDM o proibe aqui temos mais uma ilegalidade.
Repare-se que Francisco Leal já foi confrontado com esta informação na última assembleia municipal, respondeu que em Olhão é possível até ao 4º andar ( e de facto é mas noutros locais...) e isso está gravado!

Furão disse...

Eu não serei capaz certamente, de arranjar maneira de informar esse alemão que está a comprar gato por lebre, Agora se houver alguem que lhe faça chegar a mensagem dando a entender um escandalo na comunicação social. O alemão rendesse aos aliados

Furão disse...

isto é mesmo assim, uns acreditam em DEUS, outros em JEOVÁ, a maioria em ALÁ, mas a verdade está na evolução da espécie humana e mais nada. Isto para dizer que são culpados sim senhor das merdas que autorizam a construir e na corrupção existente.

Anónimo disse...

Ao Lima:
Este assunto já chegou ao parlamento

pulga disse...

isso é tudo mentiras então o nosso presidente alguma vez autorizava uma casa em cima da ria?
e o parque ,só sabem é inventar,a fotografia deve ser trabalhada,então querem jogar as casa abaixo da ilhas e dos ilhotes dizendo que fazemmal ao ambiente e agora autorizavam essa construção?
se fosse o presidente punha o blog em tribunal pois isso é uma autêntica atrocidade ao ambiente.

tórico disse...

esse pulga deve ser o dos envelopes pois só assim se compreende que venha acusar este blog de mentiroso, e defender os responsaveis,quando as pessoas que vivem na fuzeta sabem que é verdadea construção desse moino e dessa urbanizaçãom dentro de agua

Anónimo disse...

é verdade o que esta a vista o alemão comprou as ruinas sete ou oite anos e desde ai tem gasto rios de dinheiro com projetos e advogados e muitos envelopes mas conseguiu e vai rializar um sonho por o moinho a trabalhar, não sou contra o alemão sou contra a corrupção .

Anónimo disse...

Senhor prisidente da CMO
Venho por este meio que é publico, e, cujo acesso é livre e sem quais-
quer encargos, pedir se me arranja para aí, um apartamentosinho para eu viver com a minha mulher e filho de tenra idade.
Não tenho dinheiro para gastar com advogados, para obrigá-lo a despachar um projecto que o sinhor indeferiu e que era para eu viver numa casa decente.
Senhor prisidente, sei que deu uns apartamentisinhos aos ciganos que
viviam perto da estação da Fuseta, são muito bonitos. Foi vocemecê que os mandou construir, bonito lugar e muito bom gosto, pelo menos não parecem pombais, como se fazem na cidade, todos muito juntos
Ali, têm boa ventilação e não cheira mal.
Sinhor prisidente, ajude,para quando chover não apanhe chuva. Se quizer, no Verão, na altura dos bailes populares, logo me disponho a fazer um pedido junto às portas do mercado de Olhão, para arranjar algum dinheirinho para dar ao Partido. Não leve a mal, pois tenho boas intemções.
Um aperto de mão deste cidadão.
João Mateus

Anónimo disse...

o melhor é que o presidente deu os apartamentos aos ciganos mas eles continuam a morar no mesmo sitio onde moravam.ou seja ao pé da ria.então se deu os apartamentos qual o motivo que os ciganos,continuam a viver nas barracas ao pé do prf salvador,na arte nova?
negócios estranhos não é srº leal será por causa que os ciganos metem medo ou outros negócios de erva?
não é por acaso que olhão é a capital do trafico da erva.

Anónimo disse...

esperto é que é o alemão.
mas nas salinas do baltazar preparam-se para fazer o mesmo negócio

Anónimo disse...

Bom, eu não sou cigano, mas posso vir a ser se por conveniência ou necessidade.
Também tenho o mesmo direito de ter
uma arma, ilegal, pois legalmente não a posso ter, e andar aos tiros na Fuzeta, como já presenciei e nada aconteceu.
Pelo que se assiste na sociedade e nomeadamente na politica,quem tem
"habilidade", vai para lá.
Grande "chico"
J Mateus

Marreco disse...

Abaixo segue a copia dum requerimento das Senhoras deputadas do Bloco de Esquerda no parlamento


Assunto: Atentados ambientais no concelho de Olhão afectam Ria Formosa
Destinatário: Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Parte importante do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) situa-se no concelho de Olhão, onde está localizada a sua sede. As riquezas naturais e paisagísticas da Ria são de extrema importância para este município, seja para as actividades de lazer e recreio da população, as oportunidades de promoção do turismo ecológico (observação de fauna e flora, passeios pedestres, entre outros), como para a economia local através da pesca e produção de mariscos e bivalves.
Acontece que ao longo dos anos tem-se assistido, neste concelho, ao abandono da Ria Formosa, sendo evidentes os sinais de degradação e poluição, como seja a deposição ilegal de resíduos, conforme atestam as fotografias em anexo.
Igualmente, a pressão urbanística e turística, associada à complacência da autarquia e das entidades públicas competentes, tem sido responsável por destruir parte significativa das riquezas da Ria Formosa. Muitos erros têm sido cometidos, permitindo-se a construção onde ela, por lei, é por princípio interdita em nome do interesse público e da salvaguarda dos bens comuns.
O Bloco de Esquerda denuncia dois casos de obras em curso em pleno PNRF, as quais devem ser de imediato embargadas, por colocarem em causa os valores naturais desta área protegida, e repostas as condições de origem.
Na Fuseta, junto à Rua da Nossa Senhora do Carmo, existe uma obra de grande dimensão a menos de 10 metros da Ria Formosa, sem que a mesma se encontre devidamente identificada através de anúncio de alvará como exige a lei. São visíveis movimentações de terras, marcações de cotas de soleiras e colocação de estacas de topografia, assim como a presença de uma misturadora e contentores de obras, conforme é comprovado pelas fotografias em anexo. Também na Fuseta, por cima de um antigo moinho de maré, estão-se a executar obras que desvirtuam completamente o edifício original, nomeadamente pelas suas dimensões exageradas, não existindo qualquer afixação de alvará (ver fotografias em anexo).

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, as seguintes perguntas:

1º) Como justifica o Ministério a deposição ilegal de resíduos, a poluição e a existência de obras de movimentação de terras e edificação junto à Ria Formosa, no concelho de Olhão?
2º) Tem o Ministério conhecimento sobre as obras referidas, actualmente em curso na Fuzeta, e que não têm qualquer identificação do tipo de intervenção, responsável da obra e sua duração?
3º) Pondera o Ministério embargar as obras atrás referidas e obrigar à reposição das condições de origem?
4º) Que medidas o Ministério vai adoptar para impedir a construção no Parque Natural da Ria Formosa e promover a requalificação e valorização ambiental desta área protegida?
Palácio de São Bento, 13 de Novembro de 2009.

As Deputadas:


Rita Calvário Cecília Honório

mateus disse...

Só faço votos para que não se deixem adormecer.
A defesa dos interesses publicos estão acima das oportunidades de qualquer particular.
Preservar o que ainda resta, é dificil mas não impossivel.
Pelo menos haja quem se oponha à anarquia do cimento dessa CMO.
Desrespeito pelo próximo, sem vergonha e despejo por ninguém.
As organizações que supostamente defendem "qualquer coisa", só massacram quem trabalha e produz.
Que descrédito em que se vive, miséria e pobreza, vamos lá chegar mais depressa do que se pensava.
J.Mateus

Anónimo disse...

Ao(s) comentadores que afirmam que o presidente Francisco Leal está a cagar-se para todos nós,não é bem a verdade que se vive no concelho de olhão.Por isso, o presidente que está sempre, sempre ao seu lado
(lado dele), para gerir um concelho de merda durante 4 aninhos
e o resto são conversas.
Os senhores não querem acreditar que o homenzinho se dedicou unica e exclusivamente ao betão por aquele periodo, tendo como apoio os "amigos" da construção, já se tinham esquecido do jantar da Colina Verde antes das eleições?
J.Mateus